BOLETIM METAL NEWS - Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região

Page 1

Pagamento do Abono Salarial sofreu alteração e prejudica trabalhadores O PIS/PASEP - Programa de Integração Social foi criado em 1970 com o objetivo de aumentar a distribuição de renda através do Abono Salarial e do Seguro-Desemprego. O PIS é destinado aos que atuam no setor privado e o PASEP aos funcionários e servidores públicos. O Abono Salarial é uma espécie de 14° salário pago aos trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos. Para ter acesso o trabalhador deve estar inscrito há pelo menos 5 anos no PIS. Quem faz o cadastro é o empregador no seu primeiro dia de emprego do trabalhador, através da Caixa Econômica Federal. Logo após o cadastro, o empregador recebe um cartão com o número de inscrição, que deve ser entregue ao trabalhador. É através desse cartão que o trabalhador tem acesso ao FGTS, ao Seguro-Desemprego e ao Abono Salarial. Até o ano passado o Abono Salarial era pago de julho a outubro de cada ano, sendo o valor de um salário mínimo vigente para os trabalhadores com pelo menos 30 dias de registro em carteira e que receberam até dois salários mínimos no ano anterior. Mas o Governo Federal alterou as regras do jogo no começo de 2015, prejudicando todos os trabalhadores do país e estendeu esse prazo para pagamento do PIS em 12 meses, ou seja, passou de julho de um ano a junho do ano seguinte.

Essa alteração prejudicou 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que contavam com esse dinheiro e só receberão em 2016 (Confira na Tabela ao lado). Além disso, foi inventada uma nova regra que impede que grande parte dos trabalhadores recebam o valor integral do benefício a partir de 2015. O cálculo do valor do Abono 2016, será proporcional aos meses de trabalho, da mesma Tabela de recebimento do PIS ano base 2014. forma que é calculado o 13° salário. Esse é o Governo que se diz dos Ou seja, o trabalhador não receberá o trabalhadores e até agora só retirou valor integral do salário mínimo vi- direitos e benefícios de quem mantêm gente, mas sim valor de acordo com o esse país em pé. número de meses que trabalhou com carteira assinada no ano base. Essa ação reduzirá ainda mais os valores que contribuiriam para a manutenção das famílias brasileiras em busca de qualidade de vida. Mais uma vez, os trabalhadores, estão pagando a conta pelos erros cometidos pelo Governo Federal e tiveram seus direitos de recebimento adiados e prorrogados, comprometendo o orçamento de milhares de famílias que contavam com uma remuneração a mais, que com certeza ajudaria nas contas de casa.

Essa alteração prejudicou 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que contavam com esse dinheiro e só receberão em 2016”

Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto


Confira se você tem direito ao Abono Salarial

Elaboração: Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região.

Mudança deixou de injetar 10 bilhões de reais na economia A alteração do PIS fez com que a economia do Brasil deixasse de ter circulando 10 Bilhões de reais. Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador

Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, explica que um montante “dessas proporcões, com toda certeza contribuiria para o aquecimento da economia, já que as famílias teriam mais uma renda”, enfatiza.

“Com mais consumo das famílias, a produção teria que aumentar e empregos seriam mantidos”, frisa Edmilson, que lamenta os últimos números de trabalhadores que perderam seus posto de trabalho em todo o país.

Expediente: Voz Metalúrgica é um jornal periódico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Fábricas e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de material Elétrico, Eletrônico de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis - Presidente: Edmilson Domingues - Jornalista Responsável: Andreza A. Bazalha-MTB: 40978/SP - Tiragem: 500 exemplares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.