BOLETIM METAL NEWS - Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região

Page 1

Trabalhador sofre impactos da crise que o país passa

Elaboração: Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região.

Nosso país passa nos dias atuais uma grave crise financeira, economica e política: o PIB - que é a soma de tudo que o país produz deve encolher 1,5% este ano em relação ao ano de 2014, ou seja, o Brasil deve produzir menos produtos e menos serviços, diminuindo assim o movimento na economia. É esse encolhimento na produção de bens e serviços, um dos motivos que o desemprego já chega no país a 7,5%, ou 1,8 milhão de pessoas procurando uma ocupação.

da mesa e pagarem mais caro pelo seu dia-a-dia como transportes, vestuários, energia elétrica, tendo cada dia que passa o seu salário cada vez mais desvalorizado. E além de tudo isso, os direitos conquistados ao longo dos anos está em constante ameaça por aqueles que só veêm nos trabalhadores uma fonte de mais impostos. Precisamos dizer um basta! Requerer uma política de valorização do trabalhador, valorização da indústria brasileira. Com geração de empregos, melhores condições e qualidade de vida, e assim mais oportunidades. o Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região conclama os trabalhadores para reagirem e unirem as forças e energias, pela defesa de nossa indústria e de nossos empregos!

Agora é de se perguntar: quem está pagando a conta de todos esses problemas? Mais uma vez, quem está pagando a conta por erros do Governo Federal, por erros de administração e também por supostos envolvimentos em casos de corrupção, é a família trabalhadora, que é a base da sociedade brasileira. São os trabalhadores e trabalhadoras, que mantêm o país em pé, com muito trabalho e suor que estão sendo obrigados a diminuirem a comida

Mais uma vez, quem está pagando a conta por erros do Governo Federal, por erros de administração e também por supostos envolvimentos em casos de corrupção, é a família trabalhadora.”

Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto


Sindicato lista algumas medidas que podem ser tomadas contra a crise

Elaboração: Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região levantou algumas medidas que podem contribuir para atingir melhorias no momento em que o país esta passando. Edmilson Domingues presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que “as medidas tem como objetivos fortalecer e pressionar o Governo Federal pelas ações necessárias para a valorização da indústria e dos empregos que o país e nossa região estão perdendo”. “Precisamos reagir, mostrar que não somos meros expectadores do desmantelamento de nossa economia, o que prejudica toda a sociedade. Precisamos defender nossos empregos e nossos direitos que conquistamos com muita luta”, conclui Edmilson.

Ribeirão Preto registrou maior número de demissões desde 2003 De Janeiro a Julho de 2015 Ribeirão Preto registrou a demissão de 2.515 trabalhadores e trabalhadoras, principalmente das áreas de comércio, serviços e indústria, inclusive metalúrgicas. Se a somatória for feita de junho de 2014 à junho de 2015, o total de demissões é de 4.784 trabalhadores e trabalhadoras. É a primeira vez desde

de 2003, que o saldo do primeiro semestre do ano é negativo. Edmilson Domingues presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que isso “é reflexo do momento que passamos na economia, com falta de crescimento e falta de incentivo para investimentos. E

principalmente pela falta de uma política de fortalecimento e valorização da indústria nacional com geração de empregos”, enfatiza Edmilson. “Enquanto nossa indústria não for valorizada, amargaremos números negativos como estes. No Brasil já foram fechados 600 mil postos de trabalho e a previsão é de que até o final do ano esse número chegue a 1 milhão”.

Inflação deve fechar 2015 em mais de 9% A inflação do ano de 2015 deve ultrapassar os 9%, segundo previsão de especialistas do Banco Central. Edmilson Domingues presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que a inflação “consiste no aumento generalizado dos preços, ou seja, quando os preços dos produtos e serviços sobem”.

“A inflação está descontrolada, as políticas do Governo Federal não estão sendo suficientes e quem está pagando são os trabalhadores, que estão perdendo o poder de compra”, enfatiza Edmilson. Ainda segundo Edmilson, de cada 100 reais que o trabalhador receber, até o final do ano de 2015, ele terá poder de compra de apenas 91 reais. “É a corrosão sofrido pelos salários e

ganhos da família trabalhadora brasileira”, afirma. Além da inflação em patamares altos, outra previsão para o ano é referente ao PIB - Produto Interno Bruto, que deve registrar queda de 1,5%. “Isso significa que o país vai produzir 1,5% menos que o ano passado, e todos sabemos que quanto menos produção de produtos e serviços, menor é a oferta de empregos”.

Expediente: Voz Metalúrgica é um jornal periódico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Fábricas e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de material Elétrico, Eletrônico de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis - Presidente: Edmilson Domingues - Jornalista Responsável: Andreza A. Bazalha-MTB: 40978/SP - Tiragem: 8.000 exemplares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.