página 3 A campanha vai ajudar as vítimas das chuvas no ABC e no litoral e foi aprovada por unanimidade em reunião da Diretoria Plena ontem. SINDICATO INICIA CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE EDIÇÃO 5074 | SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023| SMABC.ORG.BR | 11 97407-3791 foto: adonis guerra
São Caetano sertanejo
O trabalhador na Delga e cantor, Leandro Souza, se apresenta hoje, às 20h. Nascido em São Paulo e criado em Remanso, no sertão da Bahia, o companheiro apresenta um show intimista, apenas voz e violão, com o melhor do sertanejo raiz e universitário, como ‘Temporal de Amor’, ‘Fio de Cabelo’ e composições próprias como ‘TBT’ e ‘Alguém me explica’. Sigam @sertanejoleandrosouza. Super Copão, Av. Senador Roberto Simonsen, 26, Centro.
São Bernardo Voz, Violão e Brasilidades
O músico Fabrício Ramos apresenta hoje, às 19h, o show solo “Voz, Violão e Brasilidades”, um passeio pelo cancioneiro brasileiro. Além de interpretar clássicos de artistas como Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho, traz canções autorais, como “Se você for embora”, composta por ele e Raimundo Ramos. Acompanhe em @fabricioramos_oficial. Restaurante Nordestão, Avenida Lucas Nogueira Garcez, 111, Centro.
SOLIDARIEDADE: SENTIMENTO QUE UNE OS TRABALHADORES
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Departamento de Formação
A solidariedade é um sentimento que sempre caminhou ao lado do movimento sindical, desde o seu nascimento. Nos primeiros anos da industrialização quando a exploração do trabalho de mulheres e crianças era intensa e a fome a miséria predominavam entre os trabalhadores, surgiram as Associações ou Sociedades de Socorro e Auxílio Mútuo, para auxiliar os trabalhadores desempregados, que
perdiam a vida ou se acidentavam, livrando suas famílias da fome e do desamparo.
Os sindicatos mantiveram essa cultura de solidariedade e a praticam até hoje em diferentes contextos. Em campanhas internacionais contra a violação direitos humanos. Em denúncias às perseguições e assassinatos praticados contra dirigentes sindicais. Em apoio aos trabalhadores imigrantes e refugiados,
vítimas de guerras. A solidariedade diante de tragédias humanitárias que flagelam grande número de pessoas em todo o mundo também tem tido a solidariedade do sindicalismo.
O Sindicato há muitas décadas cultiva essa tradição solidária. Só para citar os exemplos recentes: na pandemia mobilizou sua base para coleta de alimentos e roupas para a população carente. No inverno do ano passado,
abriu suas portas para abrigar os moradores de rua que sofriam com o frio e a fome. Mais uma vez, o nosso Sindicato se mobiliza para ajudar as vítimas das chuvas que atingiu o litoral norte de São Paulo nestes últimos dias. Sabemos que o combate à desigualdade social é uma tarefa de toda a sociedade, mas a empatia com a dor do próximo é a primeira condição que nos mobiliza para mudanças mais profundas e estruturais.
Reunião de cúpula
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa até amanhã, em Bangalore, na Índia, da cúpula do G20. Ele terá como principal foco a recolocação do Brasil nos fóruns internacionais, com destaque a questões climáticas no contexto das projeções econômicas e investimentos.
Outra agricultura
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) fará amanhã a festa da colheita de soja orgânica e livre de transgênico no Paraná. O grão servirá de ração para galinhas poedeiras à Cooperativa do Vale do Ivaí, vendido às empresas parceiras e comercializado na região.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA ESPECÍFICA PRESENCIAL DOS TRABALHADORES NA EMPRESA GL ELETRO ELETRÔNICOS LTDA “O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa GL ELETRO ELETRÔNICOS LTDA, inscrita no CNPJ sob o número 52.618.139/0030-31, com endereço na Avenida Pirâmide, nº 661 – Eldorado, Diadema – SP, 09970-330, a participarem da Assembleia Específica, que será realizada no dia 24 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), às 15h00, nas dependências do Sindicato (Regional de Diadema - Av. Encarnação, 290 - Piraporinha, Diadema - SP, 09960-480). A ordem do dia será: a) deliberação sobre a proposta de indenização pelo fechamento da planta fabril da empresa; c) autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho e aditamentos; d) outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. Diadema – SP, 23 de fevereiro de 2023. Moisés Selerges Júnior. Presidente.”
2. sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023 fotos: divulgação adonis guerra adonis guerra Notas e recados Sede São Bernardo | Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo | CEP: 09721-100 – Tel: 4128-4200 | www.smabc.org.br – imprensa@smabc.org.br Regional Diadema | Av. Encarnação, 290 – Piraporinha | CEP: 09960-010 – Tel: 4061-1040 Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra | Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires | CEP: 09400-130 – Tel: 4823-6898 Diretor Responsável: Claudionor Vieira. | Coordenadora: Luciana Yamashita. | Repórter: Cinthia Fanin. | Arte e Diagramação: Rogério Bregaida Jr. /SMABC SINDMETALABC @SMABC
SINDICATO COMEÇA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO LITORAL PAULISTA E ABC
Sede,RegionaiseCSEsnasfábricasrecebemalimentosnãoperecíveiseoutrositens.
DoaçõesemdinheiropodemserfeitasviaPIX
Os Metalúrgicos do ABC iniciam hoje a campanha de arrecadação em solidariedade às vítimas das chuvas, que causaram alagamentos e desabamentos, no litoral paulista desde o último sábado, dia 18. A ação foi aprovada por unanimidade em reunião da Diretoria Plena ontem na Sede. Até o fechamento desta edição da Tribuna, a Defesa Civil confirmava 49 mortes, cerca de 50 pessoas desaparecidas e mais de 3.500 desabrigadas.
No ABC, a Prefeitura de Mauá decretou estado de emergência após desmoronamento de um muro de proteção de uma garagem de ônibus que deixou três pessoas feridas e uma morta na terça-feira, dia 21. Em Diadema, um muro desabou sobre um carro em movimento no bairro Eldorado. Felizmente, não há vítimas.
“Quero saber o que podemos fazer por todos e todas que precisam de nós agora”, chamou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.
“Quero chamar atenção, em especial, para a situação das mulheres que é ainda pior. Vamos supor que arrecademos um quilo de feijão, óleo, açúcar, macarrão, por exemplo, mas ninguém traz absorventes nem
PARA DOAR VIA PIX
roupa íntima descartável, que são itens básicos necessários para a mulher. Ninguém lembra. Por isso, peço em nome de toda a categoria que sempre foi solidária: é hora de nos levantarmos para salvar vidas e apoiar quem mais precisa”.
Segundo Moisés, tanto a categoria quanto a sociedade têm que praticar a solidariedade. “Quando vemos aquelas imagens da lama em cima das casas
• Abra o aplicativo do seu banco;
• Clique em PIX;
• Selecione a função ler/pagar com QR Code;
• Digite o valor a ser doado e a senha;
• Pronto!
• Se preferir, use a chave PIX: 11975306377
PARA DOAR VIA DEPÓSITO BANCÁRIO
a primeira coisa que penso é ‘E se fosse um de nós?’ Como iriamos reagir ao ver a nossa casa ou a de quem amamos cheia de lama?”, disse, emocionado.
“Então temos que nos colocar no lugar das pessoas que perderam tudo: casa, bens, famílias inteiras. Solidariedade é a gente se colocar no lugar de quem mais precisa”.
Ações conjuntas
Na manhã de ontem, Moisés conversou com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama, Janja, para articulação de ações e apoio. A coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC, Maria do Amparo Ramos, e o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, serão os responsáveis pela ação.
“Somos um Sindicato Cidadão, que pensa além dos muros da fábrica, no próximo e, neste momento, nas companheiras que precisam do nosso apoio que estão sem condição nenhuma tanto no litoral quanto no ABC. Vamos fazer essa arrecadação chegar até quem mais precisa, doe o que puder. É, mais uma vez, hora de ser solidário e não soltar a mão de ninguém”, disse Amparo.
Como ajudar
As arrecadações podem ser feitas na Sede, nas Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e nas fábricas por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas).
O primeiro drive-thru acontecerá sábado, dia 4 de março, na Sede. Além de fazer as doações de produtos, quem preferir colaborar com um valor em dinheiro pode fazer um PIX (confira ao lado). Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de produtos de higiene básica às mulheres vítimas das chuvas.
O que doar
• Material de limpeza: saco de lixo, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde.
• Produtos de higiene: pasta, escova de dentes, sabonete e papel higiênico. Para as mulheres: absorventes e calcinhas descartáveis.
• Água potável.
• Alimentos não perecíveis.
• Roupas, fraldas, sapatos e roupas de cama e banho, além de cobertores, mantas e colchões.
Banco do Brasil Agência: 3131-3 | C/C 23798-1 | CNPJ: 71.535.520/0001-47 sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023 .3
foto: adonis guerra
“Vamos fazeressa arrecadação chegaraté quemmais precisa.É, maisumavez, horadeser solidárioenão soltaramãode ninguém”
“Peçoem nomedetoda acategoria quesempre foisolidária: éhoradenos levantarmos parasalvar vidaseapoiar quemmais precisa”
ConheçaaschapasparaosCSEs (ComitêsSindicaisdeEmpresas).
O1ºturnodaeleiçãoseránosdias 14E15DEMARÇO
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023 4. fotos: adonis guerra
Tadeu
Wilsão
Célio
Nildo
Reginaldo
Cleitinho
Rogério
Chileno
Valdir
Vanderlei
Paulo
soma fledlaz unitec Oiram (estampfer) metalpart usimatic aperam YOFC poliron vmg fiamm r. castro weg
ZédaPonte