Fora Temer, diretas já!

Page 1

Fora temer, diretas já! o jornal expressão é uma publicação do

orlando maurício jr. brinquinho presidente - Gestão 2016 •2021

Filiado à

R. Jaiminho, 215 . V. Progresso . Fone: 2441.3442 • www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br • Dezembro 2016

adeus Fidel

Com o temer...

Página 05

Página 02

Campo dos ouros e viação atual regulariza pagamentos Página 03

atenção: Férias Coletivas encerraremos nossas atividades no dia 23/12 e retornaremos no dia 04/01/2017. para emergências manteremos diretores plantonistas em nossa sede.

Clube de Campo FeChará nos dias: 25/12/2016 e 1º/01/2017 e nas segundas-Feiras para manutenção


2

Dezembro 2016 www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

editorial

peC do Fim do mundo

aprovada

Sem nenhum pudor, o governo golpista aprova PEC que acabará com qualquer perspectiva de um Brasil melhor

Maurício Brinquinho - Presidente

D

epois da aprovação da PEC 241, apelidada de PEC do Fim do Mundo, não restam dúvidas de que o governo golpista tem a prioridade clara de manter os privilégios da mais alta elite financeira do país.

que congela os investimentos do governo em saúde, educação e proteção social por 20 anos foi aprovada no Senado. Um relator da ONU chegou a dizer que isso representa o sacrifício de uma geração inteira.

A todos aqueles que ficaram em dúvida durante o processo de afastamento da presidente Dilma de seu cargo, agora vem a certeza de que foi um golpe, mas um golpe não contra um governo. Foi um golpe de uma classe política corrupta contra Nenhuma panela bateu, nenhum a maioria do povo brasileiro, com a indignado vestindo a camisa da sele- ajuda de redes de comunicação como ção reclamou. Enquanto isso, a PEC a Globo e a Band.

“Enquanto retira direitos do povo, governo e congresso gopista não se envergonham de manter seus altos gastos, inclusive com jantares luxuosos pagos com o dinheiro público”

“Relator da ONU chegou a dizer que isso (PEC) representa o sacrifício de uma geração inteira”

se envergonham de manter seus altos gastos, inclusive com jantares luxuosos pagos aos deputados e senadores para a aprovação das leis que ferem os brasileiros. É como se quando uma família estivesse em dificuldades financeiras escolhesse comprar um carro novo e cortar a comida e a escola dos filhos. E O governo golpista de Michel Te- pior: querem fazer parecer que isso é o mer retira direitos de trabalhadores melhor para todos. a cada dia, sem nem mais disfarçar. A única coisa que pode dar um Conquistas históricas como a aposentadoria estão sob séria ameaça. basta a esse crime contra o povo Agora grande parte dos brasileiros brasileiro é a pressão popular nas morrerá antes de completar idade ruas. É preciso que todos nós deimínima para se aposentar. E esse xemos claro que não aceitaremos mesmo trabalhador não terá o au- a destruição dos direitos sociais xílio do SUS, nem escola e universi- em benefício de lucros de bancos e dade pública de qualidade para seu grandes empresários. filho. Sequer terá carteira assinada, Juntos somos fortes. Juntos somos porque a própria CLT está com os SINCOVERG dias contados. Forte abraço, Enquanto retira direitos do povo, Orlando Maurício Jr. - Brinquinho Presidente SINCOVERG o governo e o congresso golpista não

expediente presidente orlando maurício jr. brinquinho Gestão 2016 • 2021

textos e edição

secom sincoverg

fotos: divulgação | impressão: seven gráfica | tiragem: 10.000 exemplares | www.sincoverg.org.br | contato: comunicacao@sincoverg.org.br

www.sincoverg.org.br


Dezembro 2016

3

www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

em trânsito

Campo e atual se comprometem a regularizar

todos os pagamentos Com os trabalhadores

É

Toda questão de pagamento é tratada em nossa Convenção Coletiva. Não há uma vírgula fora do contexto e é isso que exigimos, que as empresas honrem com o que assume

do conhecimento de toda categoria que as empresas vêm alegando dificuldades para realizar os pagamentos aos funcionários. Entre as reclamações por parte das empresas, a que mais escutamos é o atraso do repasse do subsídio realizado pela prefeitura.

Em meio às declarações desencontradas entre empresas concessionárias e prefeitura, com diversos jogos de esconde, ocultando as planilhas de custos e lucros das empresas, faltando sempre com transparência do dinheiro público, quem sempre paga o pato somos nós, trabalhadores. Entre as empresas, a pior situação está na Campo dos Ouros e na Viação Atual, que vêm atrasando os salários de todos os trabalhadores e prejudicando toda sua família. Esses trabalhadores, que mesmo sem receber no dia correto, cumprem com suas obrigações, levando a população ao serviço, nossas crianças para as escolas, enfim, realizam a sua parte no contrato de trabalho. Toda questão de pagamento, vale, ticket, PLR, são tratadas em nosso Acordo Coletivo, firmado entre as empresas todo ano no mês de maio. Não há uma vírgula fora do contexto e é isso que exigimos, que a empresa honre com o que assume. Os trabalhadores já perceberam que o problema está na má administração das empresas e em chefetes que perseguem os trabalhadores. O maior patrimônio da empresa são os seus trabalhadores e o sindicato irá agir toda vez que os empresários não respeitarem essa máxima.

“Esperamos que as

Trabalhadores da Campo dos Ouros e Viação Atual cruzaram os braços para receber pagamentos atrasados

REGULARIZAÇÃO É inevitável ressaltar que a proposta do SINCOVERG não mudou. Pagamento todo 5º dia útil e vale após 15 dias, porém, com todo histórico apresentado por essas administrações, mais uma vez os trabalhadores salvaram as empresas. Em assembleia realizada com todos os trabalhadores da Campo dos Ouros e Viação Atual, foi aprovado um calendário de pagamentos para que as empresas pudessem regularizar suas contas e, assim, voltar ao pagamento como é determinado na Convenção Coletiva. Nós do SINCOVERG, conhecendo os administradores das empresas, estamos como São Tomé, só acreditamos vendo. Esperamos que, com esse ato de humanidade dos trabalhadores, a empresa Campo dos Ouros e Viação Atual honrem com suas palavras e cumpram o que prometeram.

empresas honrem com suas palavras e cumpram o que prometeram aos trabalhadores” Nossos trabalhadores suam a camisa dentro de um ônibus, e não podem ser penalizados por supostas dificuldades que as empresas alegam ter. Ainda mais num final de ano nebuloso, já que o trabalhador não tem certeza se a escola que seu filho estuda vai fechar por causa de um governador nefasto, que rouba merenda e planeja fechar salas de aulas ou com um governo ilegítimo que está aprovando pacotes de maldades que atingirão diretamente a família desses trabalhadores. Não são raros os trabalhadores que usaram a primeira parcela do seu décimo terceiro para pagar contas, já que seus salários estavam atrasados, impossibilitados assim de planejar a festa de final de ano, o presente para seu filho etc.

NENHUM TRABALHADOR PENALIZADO Destacamos que durante os três dias de paralização nenhum trabalhador teve seu direito retirado. Graças a essa direção combativa, que tem à sua frente Maurício Brinquinho como presidente, todo movimento de greve é respeitado e nenhum trabalhador tem os dias descontados na folha de pagamento ou demetido pela empresa. Juntos somos mais fortes, juntos somos SINCOVERG.

aCordo sÓ vale para a CaMpo doS oUroS E viação atual Ressaltamos que essa exceção não substitui a Convenção Coletiva, esse acordo de emergência feito com as empresas Campo dos Ouros e Viação Atual não influencia nos pagamentos das outras empresas. É um acordo feito para que a Campo dos Ouros e Viação Atual regularizem seus débitos com os trabalhadores, as outras empresas seguirão normalmente com o calendário de pagamento acordados em nossa Convenção Coletiva. Qualquer irregularidade procurem imediatamente o SINCOVERG.


4

Dezembro 2016 www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

em trânsito

O

só o dória que não sabe! Quitaúna

que acontece quando é eleito um prefeito que desconhece a cidade que governa e as demais cidades no entorno? Simples, ele piora o que já não estava bom.

que os levará ao trem ou ao metrô, só para aumentar a receita da SPTrans. Adivinhem só quem pagará a conta? O trabalhador que mora mais longe. Tratase de um aumento de cerca de R$ 170 por mês.

A última das ideias mirabolantes de Dória é fazer com que os trabalhadores que vão todos os dias das cidades da Grande São Paulo para a Capital sejam forçados a tomar mais um ônibus num trajeto diário que já é penoso.

Fora o aumento desnecessário nas despesas de trabalhadores que já sofrem perdas de direitos todos os dias por parte do governo golpista, o efeito mais imediato da medida descabida de Dória vai ser o aumento da demora no percurso do trabalhador, porque também todos sabem, menos o Dória, que a transferência de um veículo para outro causa perda considerável de tempo.

Como todos sabem, os ônibus intermunicipais fazem ponto final em estações de trem e metrô, porque os trabalhadores já podem embarcar mais rapidamente no metrô ou no trem que, mesmo com superlotação, permitem aos usuários atravessar a cidade com maior rapidez. Pois agora o prefeito que nunca subiu num ônibus decidiu que os ônibus intermunicipais não vão poder transitar na capital. Eles terão de parar nas fronteiras da cidade e os usuários terão de tomar um ônibus

Pelo visto não serão só os habitantes da capital que sofrerão com um prefeito que não conhece a própria cidade. A capacidade de Dória de piorar as condições de vida dos habitantes das cidades vizinhas é evidente. Todo usuário do sistema da EMTU sabe dos problemas que o sistema tem. Menos o Dória, que nunca andou de ônibus.

parada

C

omo confiar em quem não cumpre o que promete? Depois de reuniões de negociação e do acordo firmado, a Quitaúna não cumpriu o prometido e não pagou o que deve aos trabalhadores. Os trabalhadores não tem culpa das mazelas de patrões e governos. O nosso trabalho é realizado e muito bem realizado, nós trabalhadores não podemos pagar pelo pato de quem não sabe gastar ou se planejar. As empresas precisam de uma vez por todas entender que não pagar o trabalhador assalariado é tirar muitas vezes a comida de sua mesa. Quem nunca teve de apertar o cinto e decidir se almoça ou se janta não vai entender o que é ficar sem o dinheiro que lhe é devido. Isso não pode acontecer! Depois da campanha salarial fechada, nenhum empresário no meio do ano chama o trabalhador para repor suas perdas ou até mesmo aumentar nossos salários, por que na bagunça causadas por eles temos que pagar o pato? Exigimos não mais do que nossos direitos. Não vamos recuar.

direção sinCoverg presente! O empenho de nosso presidente e direção é essencial para que pudéssemos realizar paralizações a favor de toda categoria e sem prejuízo a nenhum trabalhador

É

nas horas difíceis que um sindicato e sua direção mostram o seu verdadeiro valor. O SINCOVERG se orgulha de ter uma direção combativa, atuante e presente. Durante o ano inteiro tivemos diretores plantanistas nas garagens, inclusive nos finais de semana, dando suporte aos nossos trabalhadores e resolvendo os diversos problemas que enfrentamos no dia a dia. O empenho da diretoria foi essencial também para que pudéssemos realizar as paralisações ao longo do ano, pois esses diretores sabem muito bem que as ações de protesto propostas pelo seu presidente têm a finalidade maior de garantir o cumprimento das obrigações das empresas com a nossa categoria. Como diz o ditado, mares calmos não fazem bons marinheiros. Ao final desse ano longo e turbulento, nossa diretoria não desanimou nem por um minuto e não fugiu de nenhuma batalha. Ao contrário,

www.sincoverg.org.br

ela comprovou sua força e experiência. Nossa diretoria é exemplo do que deve ser uma equipe unida e que trabalha em sintonia por um objetivo comum, a defesa dos trabalhadores.

Todas essas ações só nos prepararam às próximas batalhas que virão, sabemos que nos próximos períodos todos os trabalhadores sofrerão ataques e golpes ainda maiores.


Dezembro 2016

5

www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

opinião

! e t n a d n a m o C , prrizeonte da esquerda latinoamericana haosfatlecimaenstoideeFim del e o ho

T

ido como o último grande líder vivo do século XX, Fidel Castro Ruz faleceu no último dia 25 de novembro aos 90 anos de idade. A notícia de sua morte foi amplamente divulgada pela mídia e discutida em redes sociais, onde opiniões radicalmente distintas se colocaram a respeito do líder da revolução cubana de 1959. Fidel Castro iniciou sua carreira política no movimento estudantil em 1945, quando entrou para o curso de direito na Universidade de Havana e se candidatou, sem sucesso, para a presidência da Federação de Estudantes Universitário com uma plataforma crítica ao então presidente Ramón Grau. Em 1947, Fidel entrou para o Partido Socialista do Povo Cubano. Como opositor ao governo, Fidel passou a receber ameaças de morte de líderes de gangues e milícias que defendiam o governo Grau. Depois de graduado, Fidel passou a se dedicar à defesa dos trabalhadores e dos sindicatos contra a corrupção do governo, que foi derrubado pelo golpe de Fulgêncio Batista em 1952.

“Hoje milhões de

crianças pelo mundo

A Revolução foi o divisor de águas da história cubana. O país caribenho passou de uma simples colônia de férias de verão dos EUA para um país que luta por justiça social e pelo bem-estar de seu povo.

dormirão nas ruas. Nenhuma delas é Cubana.”

Desde os primeiros anos depois da Revolução foram tomadas medidas e atividades para o desenvolvimento do país, como a nacionalização de empresas estrangeiras, as reformas agrária e urbana, o desenvolvimento da indústria nacional e a diversificação agrícola, a campanha de alfabetização, a nacionalização e a gratuidade do ensino em todos os níveis, e a implantação da saúde pública a todos, a melhoria das condições de vida dos setores mais populares, o estabelecimento de vínculos com nações de todo o mundo e todos os sistemas sociais de governo, a definição de uma política exterior independente e a declaração do caráter socialista da revolução em abril de 1961. Cuba passou a sofrer com o embargo econômico dos EUA em 1960, depois das leis de expropriação de terras e empresas feita pelo governo revolucionário e por sua aproximação com a antiga União Soviética, quando o mundo se dividia entre as duas potências na Guerra Fria. Apesar do embargo econômico, Cuba seguiu sendo um dos países com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina, segundo a ONU. Sob o comando de Fidel Castro, Cuba se tornou referência na área de saúde pública, sendo exemplo mundial de formação de médicos e de programas de atenção básica. O país foi responsável pelo envio de médicos para diversas regiões do planeta para assistência em causas humanitárias. Cuba também é reconhecida internacionalmente por ter um sistema educacional com plena participação de crianças e jovens e por ter em poucos anos erradicado o analfabetismo. Fidel deixou um legado precioso para o povo cubano, apesar de toda a propaganda negativa, inclusive no Brasil, Fidel é tido como um dos principais líderes mundiais do século XX.


6

Dezembro 2016 www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

página rosa

C

lutar sempre vale a pena, nós somos a resistência!

ompanheiras, mais um ano que se encerra e nós da secretaria das mulheres só temos a agradecer pelo trabalho realizado durante o ano.

Esse ano tivemos uma campanha salarial difícil, porque os patrões queriam se aproveitar da crise financeira para retirar direitos dos trabalhadores. Graças ao empenho da diretoria do SINCOVERG e da SECRETARIA DAS MULHERES conseguimos manter os diversos benefícios, em especial aqueles que valem não apenas para a trabalhadora, mas também para toda a sua família, como a cesta básica e o convênio médico.

Diretoras da Secretaria da Mulher SINCOVERG

A Secretaria de Mulheres também luta incessantemente por melhores condições no ambiente profissional e por mais igualdade entre homens e mulheres. Infelizmente nossa sociedade ainda tem traços machistas que causam mal-estar principalmente às mulheres, com assédios e situações inadequadas para o local de trabalho. Essas situações não ocorrem apenas em nossa categoria. Até mesmo a presidenta Dilma foi muitas vezes descreditada simplesmente por ser mulher. Quem não se lembra de como ela era xingada com termos machistas, chamada de desequilibrada, de histérica, de burra, enquanto Temer, o golpista que está acabando com nossos direitos trabalhistas, não é tachado de incompetente simplesmente por ser homem. É importante dar voz aqui às ações da Secretaria da Mulher do SINCOVERG, pois ela não visa apenas defender as necessidades específicas das trabalhadoras de nossa categoria, mas também garantir direitos históricos e o seu local de trabalho, já que nos últimos tempos, as empresas têm diminuindo o número de profissionais mulheres em seus quadros.

Ação da Secretaria das Mulheres nas Garagens

Desejamos a todas condutoras e também aos condutores um excelente Natal e próspero Ano Novo e a certeza que em 2017 nossa secretaria continuará atuando pelas mulheres aguerridas de nossa categoria. Participe você também da nossa secretaria das mulheres. Para mais informações entre em contato através do 2441-3442, ramal 111.

Seminário falando sobre o Empoderamento das Mulheres No ato em defesa ao presidente Lula

Quando se descumprem normas de segurança, simplesmente pelo lucro, o resultado é a tragédia.

Toda nossa solidariedade à Chapecoense.


Dezembro 2016

7

www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br

ponto final

por que devemos defender a democracia? Maurício Brinquinho*

Tenho orgulho e honra de representar vocês na Câmara a partir do ano que vem

“Nunca deixarei de ser um trabalhador, como

C

jamais deixarei de

ompanheirada, como todos já sabem, dores e fazer cumprir aquilo que nos é de direito. graças ao reconhecimento de nosso Peço também que estejam ao nosso lado na luta trabalho na defesa dos interesses da pela defesa da democracia e por uma Guarulhos categoria de condutores, dos traba- cada vez melhor. lhadores em geral e da população, fui eleito ve*Maurício Brinquinho é condutor, está presidente do reador sendo o mais votado na história do PT SINCOVERG e vereador do PT pela cidade de Guarulhos. em Guarulhos. Tenho orgulho e honra de representar vocês na Câmara a partir do ano que vem. Quero ressaltar que essa conquista se deu justamente num momento em que a classe trabalhadora sofre o mais duro golpe desde 1964, quando os militares instauraram a ditadura no Brasil. Esse fato aumenta a minha responsabilidade em representar cada um de vocês, porque se trata de uma situação em que não podemos vacilar nem por um momento e que temos de nos manter bem unidos, pois a ganância dos endinheirados não tem limite nem quando nos impõe a miséria. Hoje é a própria democracia que está sob ameaça. Em votação histórica, trabalhadores e cidadãos guarulhenses possibilitaram, pela primeira vez, que um condutor chegasse à Câmara Já está claro para todos que o objetivo do golpe era frear as mudanças sociais que permitiram ao Brasil sair do mapa da fome, colocar os filhos de trabalhadores nas universidades públicas, permitir que todos pudessem viajar de avião, a possibilidade de ter a casa própria, possuir automóveis e o aumento do poder de compra. Foram também essas mesmas condições que permitiram que eu, um condutor, chegasse à Câmara de Guarulhos. Nunca deixarei de ser um trabalhador, como jamais deixarei de defender os interesses dos trabalhadores acima de tudo. Peço a todos aqui que acompanhem e participem de nosso mandato, com informações, sugestões, cobranças, reivindicações, porque nosso objetivo é fortalecer a representação dos trabalhaNossa campanha visitou todas as garagens

defender os interesses

dos trabalhadores acima de tudo”


8

Dezembro 2016 www.sincoverg.org.br • comunicacao@sincoverg.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.