Revista SINCOR-GO - Edição 112

Page 1

REVISTA EDIÇÃO Nº 112 ABR | MAI | JUN 2018

S I N D I C AT O D O S C O R R E T O R E S D E S E G U R O S D O E S TA D O D E G O I Á S

CRUZADA CONTRA AS

ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO VEICULAR Setor de seguros, sob a liderança nacional do deputado e presidente do SINCOR-GO Lucas Vergilio, vai às maiores autoridades públicas em busca de ação efetiva contra a atuação, à margem da lei, das associações de proteção veicular. Ministérios da Justiça e da Economia e Procuradoria-Geral da República receberam denúncia formal contra o segmento não regulamentado.

Sincor-GO | 1


GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM

GESTÃO DE

SEGUROS CONCLUA EM 2 ANOS

ONLINE Estude na Escola Nacional de Seguros - ENS, instituição que capacita profissionais há mais de 47 anos, e ingresse rapidamente em um dos setores econômicos mais importantes do País: o de Seguros!

profissaosegura.com.br

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES: RIO DE JANEIRO Rua Senador Dantas, 74 - Centro | Rio de Janeiro | RJ (21) 3380-1524 / 1531 SÃO PAULO Rua Augusta, 1600 - Consolação | São Paulo | SP (11) 2739-1029 / 1059 2 | Sincor-GO vestibular@ens.edu.br


Rápidas do Mercado Porto Seguro fala sobre corretores digitais A Porto Seguro Seguros, parceira do SINCOR-GO, promoveu no primeiro semestre palestra para corretores de seguros associados ao sindicato. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a presença do palestrante Jean Santos, profissional de marketing. Ele abordou o tema Corretores Digitais. Na ocasião, o palestrante levou os participantes a refletirem sobre as ferramentas digitais existentes para uso pelo segmento e como usá-las de forma estratégica. Após a palestra, os corretores reuniram-se em um delicioso happy hour. Participou da palestra o gerente Regional da companhia, Wagner Bisi.

Sompo tem agenda em Goiânia A SOMPO Seguradora promoveu dois grandes eventos em Goiânia no último trimestre. O primeiro foi em 11 de abril, no Mercure Hotel, para o lançamento do novo Produto Automóvel da seguradora, e contou com a participação de Fernando Grossi, diretor Executivo de Produção Brasil; Marcelo Araújo Braz, diretor Regional de Produção MG/GO/DF/MS/MT; e Rogério Santos, diretor Produto Automóvel. Em 18 de junho, a seguradora promoveu a palestra A Importância do Gerenciamento de Riscos nas Empresas, com Jairo Cardoso, Engenheiro de Riscos, e Thiago Prado, inspetor de Risco. As atividades, capitaneadas por Fabio Tomain, da Gerência Filial GO/MT, foram prestigiadas pela diretoria do SINCOR-GO.

Sincor-GO | 3


Curtas Sincor Solidário O SINCOR-GO concluiu a entrega dos alimentos arrecadados durante o 6º Circuito Vida Segura, realizado em 19 de maio, no Parque Areião. A participação no evento era condicionada à doação de 1 kilo de alimento não-perecível e, ao todo, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos. As instituições contempladas neste ano com os donativos foram as Obras Sociais da Colônia Espírita Nosso Lar, no Jardim Bela Vista, que atende 170 crianças; o Núcleo Social Mãe Dolorosa, na Vila Pedroso, que presta assistência social a crianças, idosos e a toda a comunidade da Região Leste; e o Núcleo Social Dona Judith, no bairro Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, que oferece cursos profissionalizantes para jovens e presta assistência social a crianças e idosos da região.

Aprimoramento profissional Escola Nacional de Seguros, unidade regional em Goiás, dá início a dois novos cursos técnicos: Vistoriador de Sinistros de Automóveis e Direito e Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros. O primeiro, de modalidade presencial, terá 6 horas de aulas práticas (datas a definir), com um total de 39 horas/aula. As aulas serão ministradas por Júnio Marcos de Andrade, corretor de seguros com mais de 30 anos de experiência. O segundo, também de modalidade presencial, conta com 12 horas/ aula e será ministrado por Hilda Sayuri.

Pela legalidade

P

ossivelmente estamos vivendo um dos mais importantes momentos da história recente do mercado de seguros no Brasil. De forma inédita, conseguimos, nos últimos meses, mobilizar corretores de seguros de todo o Brasil em uma verdadeira cruzada contra o mercado irregular das associações de proteção veicular. E mais: esta batalha em defesa do corretor de seguros, do consumidor e pela legalidade ultrapassou os limites dos Sincor’s e da Fenacor. Unindo forças, estivemos, em Goiás, em Brasília e em vários outros estados com as principais autoridades responsáveis por adotar medidas coercitivas contra quem continua atuando para ludibriar a população. Você, corretor de seguros, verá, nas páginas desta edição da Revista SINCOR-GO, que temos trabalhado junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário para banirmos do mercado empresas que oferecem produtos como se seguro fosse. É nosso compromisso defender o setor de seguros e alertar a sociedade sobre atividade tão nociva e prejudicial ao cidadão. Além da reportagem de capa, esta edição traz uma entrevista inédita com o presidente da Porto Seguro Seguros, Roberto Santos, que aborda vários aspectos relacionados às mudanças experimentadas pelo mercado de seguros brasileiro, bem como a relação da companhia com o corretor de seguros. A revista nos brinda, também, com a cobertura de importantes eventos realizados pelo SINCOR, sozinho ou em parceria com outras entidades, neste ano. Uma delas é do 1º Congrecor, que foi realizado em Uberlândia em maio. Fique por dentro de tudo que aconteceu por lá! Outras coberturas presentes nesta edição são do Circuito Vida Segura, também de maio, e do Arraiá du Sincó, nossa tradicional festa junina no mês de junho. Por fim, alerto os corretores para a proximidade de mais uma edição do Prêmio Bandeirante, em 2019 completando 20 anos de existência. Nosso compromisso, ao votar no prêmio, é eleger as melhores companhias seguradoras que atuam no Estado, colaborando, diretamente, para a melhoria dos serviços prestados aos corretores de seguros. Boa leitura.

Lucas Vergilio PRESIDENTE DO SINCOR-GO

4 | Sincor-GO


P.10

P.6

capa

Mercado de seguros declara guerra contra segmento que atua à margem da lei P.32

Circuito Vida Segura e Arraiá do Sincó: eventos movimentam sociedade e corretores

P.44

Goiás já se prepara para a segunda edição do Congrecor

Programação imperdível aguarda corretores na Costa do Sauípe

P.46

Entrevista: conversamos com o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos

Conecte-se O SINCOR-GO está presente nas mídias sociais. Acompanhe. @sincorgoias fb.com/sincor.go issuu.com/sincorgo

Vem aí a 20ª edição do Prêmio Bandeirante

P.8 Sincor-GO | 5


Pensou no futuro, pensou no presente, lembrou que pode contar com a gente.

comvoc Com a Bradesco Seguros, seus Clientes podem sempre contar com as melhores soluções em Auto, Dental, Residencial, Saúde e Vida.

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 727 9966 SAC – Deficiência Auditiva ou de Fala: 0800 701 2708 Ouvidoria: 0800 701 7000

6 | Sincor-GO


êsempre

Sincor-GO | 7

CNPJ: 33.055.146/0001-93


Mercado

Vem aí o PRÊMIO BANDEIRANTE 2019 20ª edição de premiação tradicional do SINCOR-GO abre votação em 1º de agosto

J

á está chegando a 20ª edição do Prêmio Bandeirante, iniciativa do SINCOR-GO com o objetivo de premiar as melhores companhias seguradoras por ramos com atuação no Estado de Goiás através da avaliação das atividades realizadas pelos seus gestores, colaboradores e prestadores de serviços. Para o Prêmio Bandeirante 2019, algumas mudanças foram introduzidas, mas é o voto do corretor de seguros que continua definindo os vencedores. Todo corretor, associado ou não, pessoa física e jurídica, escolherá o melhor dentre os seguradores indicados em cada categoria, no período de 1º de agosto a 18 de outubro de 2019. A votação, como no ano passado, será eletrônica. “A estratégia é de destacar as companhias mais atuantes e efetivas e incentivar o aprimoramento do atendimento dessas empresas em nosso mercado. A concessão do Prêmio Bandeirante representa o reconhecimento do SINCOR-GO, dos corretores e das empresas corretoras de seguros de Goiás ao desempenho das companhias e dos profissionais que dirigem as sucursais e filiais das seguradoras, como também as assessorias e as companhias em home office no Esta-

8 | Sincor-GO


do”, explica o presidente do SINCOR-GO, deputado federal Lucas Vergilio. “O voto do corretor de seguros, que é secreto, é uma ferramenta importante e eficiente no apontamento do desenvolvimento das companhias, visando à melhoria do serviço prestado pelo mercado de seguros”, acrescenta o presidente da entidade. “A credibilidade do Prêmio Bandeirante deve-se à lisura do processo de votação,

tornando-o uma das premiações mais tradicionais do mercado. É com muita satisfação que o SINCOR-GO promove este projeto. Para apresentar um quadro mais representativo da realidade do mercado em Goiás, nesta edição a premiação será dividida em dez categorias”, explica Lucas Vergilio. “Apesar das alterações, a essência do Prêmio Bandeirante, de beneficiar os corretores e as empresas corretoras de seguros, não muda”, frisa o parlamentar.

Atenção para as mudanças O Prêmio Bandeirante SINCOR-GO foi aprimorado. Em sua 20ª edição, a premiação foi organizada com os seguintes critérios: Cia. Seguradora que atua no ramo seguro Auto com e/ou sem o centro de autoatendimento; Cia. Seguradora que atua nos ramos seguro de Pessoas; Cia. Seguradora que atua no ramo seguro Residencial; Cia. Seguradora que atua no ramo seguro Empresarial; Cia. Seguradora que atua nos ramos seguros RD e Agrícola; Cia. Seguradora que atua nos ramos seguros Engenharia e Garantia; Cia. Seguradora que atua nos ramos seguro Aeronáutico, Condomínio, Náutico, Responsabilidade Civil, Transporte e Outros; Cia. Seguradora mais Inovadora e Empreendedora; Cia. Seguradora que aceita riscos no mercado e agrega melhorias para a sociedade; Profissional da Cia. Seguradora que mais foi Amigo do Corretor de seguros em 2019.

Solenidade de entrega do prêmio 2019 A entrega do Prêmio Bandeirante 2019 será realizada em conjunto com a Confraternização Anual dos Corretores de Seguros do Estado de Goiás, uma reivindicação dos próprios associados. A solenidade promovida pela diretoria do SINCOR-GO será no dia 23 de Novembro de 2019, no Memoratto Eventos, em Goiânia. Sincor-GO | 9


Capa

10 | Sincor-GO


Cruzada contra a proteção veicular e em defesa do consumidor Susep propõe mais de 300 ações civis públicas para suspender as atividades de associações e/ou cooperativas que comercializam o produto sem regulamentação

O

mercado de seguros, liderado pelo deputado federal e presidente do SINCOR-GO Lucas Vergilio, trava uma cruzada contra o mercado das associações e cooperativas de proteção veicular, que insistem operar ilegalmente no Brasil, provocando prejuízos muitas vezes irremediáveis à população. Em Goiás, autoridades públicas foram alertadas oficialmente pelo SINCOR Goiás quanto ao risco da operação dessas empresas, que atuam à margem da lei. A Procuradoria da República em Goiás, Procuradoria-Geral do Estado, Detran-GO

e Procon Goiás foram alguns dos órgãos visitados recentemente pela Diretoria do sindicato. Os dirigentes da entidade requereram a adoção urgente de medidas enérgicas contra a atuação irregular das associações e cooperativas de proteção veicular. Antes, o deputado e presidente do SINCOR-GO Lucas Vergilio esteve com os ministro da Justiça, Sérgio Moro, da Economia, Paulo Guedes, e com a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge. “Essa situação envolvendo as associações e cooperativas de proteção veicular tem tomado proporções alarmantes, com

Sincor-GO | 11


alto grau de nocividade para o público de Goiás e de todo o País, que contrata esse tipo de cobertura com total desconhecimento dos prejuízos que poderão incorrer e que não oferecem nenhuma garantia ou segurança”, alerta Lucas Vergilio. “A Susep vem apurando, sistematicamente, através de vários processos administrativos, originários de denúncias a ela formalizadas, que diversas associações e cooperativas estão atuando como se sociedades seguradoras fossem”, completa. Segundo informou o presidente do SINCOR-GO em todas as reuniões que realizou com autoridades locais e nacionais, essas associações, embora venham recebendo multas por parte da autarquia, continuam exercendo suas atividades ilegalmente, proliferando sua atuação em vários Estados e no Distrito Federal, inclusive com a abertura de novas associações e/ou cooperativas e clubes de benefícios.

Consumidor, por se tratar de relação de associativismo”, explica Lucas Vergilio.

Presidente da Fenacor, Armando Vergilio lembra que o debate envolvendo o setor vem sendo travado no âmbito do Congresso Nacional, estando em tramitação um Projeto de Lei na Câmara Federal tratando da matéria (PLP “No caso de cobertura de automóvel, a 519/2018, originalmente, PL 3139/2015), forma simulada de oferta da proteção de autoria do Deputado Federal Lucas veicular não é clara e induz o associado Vergilio. “Após finalizada a discussão a contratar na crença de estar aderindo a em Comissão Especial, com polêmicas cobertura securitária regular. O ‘contra- e controvérsias, o texto do substitutivo tante’ não possui a dimensão e o enten- foi aprovado e encontra-se, atualmente, dimento de que, nessa operação, ele não com a Mesa Diretora da Câmara Fedeé um consumidor e, portanto, não goza ral, reforçando, assim, a inexistência de das prerrogativas e proteções estabelepermissão para o exercício da atividade cidas no Código de Proteção e Defesa do de ‘proteção veicular’”, frisa o dirigente.

Clubes de Futebol goianos são alertados O presidente do SINCOR-GO, Lucas Vergilio, encaminhou carta aos clubes de futebol Goiânia Esporte Clube e Goianésia e também à Federação Goiana 12 | Sincor-GO

de Futebol manifestando a preocupação e perplexidade do sindicato com o fato de associações de proteção veicular patrocinarem os clubes e os uniformes da arbitragem goiana. Lucas Vergilio divulgou, na ocasião, vídeo em que repudiava ação de dito Sindicato das Empresas de Proteção Veicular do Rio de Janeiro, que processou uma corretora de seguros de Niterói (RJ), por danos morais, em razão de a profissional ter

Providências buscadas junto ao ministro da Justiça, Sérgio Moro


enviado uma nota ao presidente do Vasco da Gama manifestando seu repúdio ao fato de o clube ter aceitado patrocínio de uma associação de proteção veicular. Nas cartas encaminhadas aos clubes, Lucas Vergilio informa que as associações agem irregularmente no mercado, pois não têm regulamentação, atuam sem provimento técnico ou cálculo atuarial e não dão garantia aos consumidores nem pagam impostos. “O SINCOR, que zela pelos direitos dos corretores de seguros, que agem de acordo com a legislação e princípios éticos é, como todos os SINCORs do País, vigilante quanto ao mercado irregular. Não podemos nos abster de nosso dever e lembramos aos clubes de futebol e à federação que, ao aceitar o patrocínio das referidas associações de proteção veicular, acabam por contribuir para a desinformação do consumidor”, destaca o presidente do SINCOR Goiás.

Ministro da Economia aciona Receita Federal Ao ser recebido pelo presidente da Fenacor, Armando Vergilio, e o presidente do SINCOR-GO, Lucas Vergilio, em Brasília, o ministro Paulo Guedes, da Economia, braço direito do presidente Jair Bolsonaro, anunciou que acionará a Receita Federal para cuidar do tema. O ministro garantiu que determinará ao órgão uma profunda análise em relação à atuação irregular das associações de proteção veicular, que não respeitam os marcos regulatórios nem os princípios básicos que devem ser seguidos, como a constituição de reservas. “As associações e cooperativas que ofertam “proteção veicular” deliberada e indistintamente não possuem mecanismos que se destinam a pulverizar os riscos assumidos pelo mercado segurador, que são o cosseguro, o resseguro e a retrocessão. Um risco em série comprometerá esse sistema e recairá sobre os associados/cooperados, que, infelizmente, desconhecem o alcance do problema”, afirma o presidente da Fenacor Armando Vergilio.

“A Fenacor seguirá seu trabalho de combate a essas práticas convicta de que o propósito é o de proteger os consumidores de seguros, muitos dos quais trabalhadores humildes que almejam contratar cobertura para o seu veículo, em geral adquiridos em longas prestações para a quitação do bem”, completa Armando Vergilio.

Armando Vergilio e Lucas Vergilio se reúnem com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com a superintendente da Susep, Solange Vieira

Sincor-GO | 13


Mobilização evita inserção de dispositivo em MP A rápida e intensa reação dos corretores de seguros e de suas lideranças, como o deputado federal e presidente do SINCOR-GO, Lucas Virgilio, e o presidente e vice-presidente da Fenacor, Armando Vergilio e Celso Vicente Marini, surtiu efeito e o relator da MP da Liberdade Econômica, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), retirou do parecer a legalização das associações de proteção veicular, como estava previsto no relatório preliminar. Segundo o parlamentar, “não há um ambiente jurídico” dentro do governo e tão pouco no Congresso para o avanço de tal proposta. “Todo mundo reconhece a importância do mutualismo, mas daí que eles possam vender seguro há uma dúvida jurídica.” Tema foi discutido por autoridades do setor no 1º Congrecor Ações de enfrentamento à ameaça do mercado das associações de proteção veicular foi tema também de talk-show do 1º Congresso Regional Centro-Oeste e Minas dos Corretores de Seguros (CONGRECOR). O deputado federal e presidente do Sincor Goiás, Lucas Vergilio, mediou o debate, que contou com a participação do presidente da Fenacor, Armando Vergilio; presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; e o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano. “Declaramos guerra ao mercado irregular. Vocês, corretores de seguros, são os soldados. Façam as denúncias contra quem age contra o mercado regulado e legalizado. Não estamos defendendo apenas a integridade do corretor de seguros, o que já valeria essas ações, mas também o patrimônio da população com menor poder aquisitivo, que são as principais vítimas destas associações”, afirmou Lucas Vergilio na ocasião. Ele postulou ainda por um maior en14 | Sincor-GO

volvimento das seguradoras nas ações contra esse mercado. “Nós, corretores, perguntamos quais as ações da Cnseg para combater essa questão, mas não temos tido respostas efetivas.” “Estamos juntos aos outros agentes do setor de seguros na defesa por um mercado legalizado e regulamentado. No Congresso, as seguradoras apoiaram o projeto 3139 e também a PLP 519. Entramos com dezenas de ações civis públicas junto à Susep contra quem atua irregularmente”, respondeu Marcio Coriolano.

“Não estamos defendendo apenas a integridade do corretor de seguros, o que já valeria essas ações, mas também o patrimônio da população com menor poder aquisitivo, que são as principais vítimas destas associações.” Lucas Vergilio, deputado federal e presidente do SINCOR-GO

“As associações e cooperativas de proteção veicular têm crescido estrondosamente. Eles começaram com proteção para caminhões e táxis mas hoje estão agindo no mercado como um todo: é claro, não pagam impostos nem obedecem aos mesmos regulamentos que nós, corretores de seguros, temos de obedecer”, frisou Armando Vergilio durante o evento. “Esperamos contar com a união de toda a categoria nesta cruzada. Levem as denúncias ao seu sindicato que a Fenacor estará fazendo o seu papel contra a atuação ilegal das associações de proteção veicular”, completou.


PROTEÇÃO VEICULAR NÃO É SEGURO

Seguro O corretor é o profissional legalmente habilitado a intermediar o contrato entre o segurado e a companhia seguradora. Orienta, oferece consultoria e auxilia o segurado em caso de sinistro. O perfil do condutor é cuidadosamente analisado para cálculo do valor do prêmio. Assim, condutores com menor risco potencial pagam menos.

É uma prática comercial prevista em lei que conta com regulamentação e fiscalização do Governo e proteção dos órgãos do consumidor. O risco é assumido pela companhia seguradora, que dispõe de reserva técnica, exigida por lei, para honrar possíveis indenizações em caso de sinistro. Condutores recebem bônus ano a ano devido a não ocorrência de sinistros.

A cobertura de furtos simples está prevista.

O pagamento em caso de perda total ocorre 30 dias após a entrega de documentos.

Proteção Veicular O consumidor está a mercê do que é oferecido pelo representante da associação, sem qualquer segurança.

Desconsidera-se por completo o perfil do condutor. O cálculo leva em consideração apenas o valor do veículo.

É uma prática não regulamentada e não fiscalizada no Brasil.

O risco é dividido entre os associados, não havendo reserva técnica para pagamento de indenizações. Ou seja, não há garantia de que o consumidor será indenizado em caso de sinistro. Inexiste a oferta de bônus.

Não há cobertura de furtos simples.

Quando é paga, a indenização por perda total pode demorar até mais de 3 meses.

Fonte: Susep, Minuto Seguro, Sincor-GO

Sincor-GO | 15


Espaço do corretor

Comprometimento com o cliente

O relacionamento com o cliente sempre esteve no centro das atenções do corretor Mário Pádua

“Agir de boa fé, ser do bem e só prometer o que tem condições de cumprir são essenciais.” Mário Pádua de Castro

Após 10 anos de atuação como bancário no Bradesco de Caldas Novas, Mário Pádua de Castro voltou à terra natal, Catalão, para investir na carreira de seguros. “Quando comecei, em 2008, foquei os negócios no seguro automóvel, mas assim que adquiri mais conhecimento e me senti mais à vontade na atividade de seguros diversifiquei os ramos e passei a trabalhar também com planos de saúde, odontológico, seguro empresarial e seguro residencial”, recorda o empresário.

manter o cliente, é preciso valorizar o comprometimento desta relação. “Agir de boa fé, ser do bem e só prometer o que tem condições de cumprir são essenciais”, ensina o empresário.

O relacionamento com o cliente sempre esteve no centro das atenções do corretor. “Como sou daqui e minha família também, somos muito conhecidos no município, o que favorece o boca a boca. Porém, a gente não se acomoda -- não somos balconistas e buscamos os clientes, a gente vai atrás mesmo”, conta Mário Castro.

Outra procura -- o reconhecimento profissional -- o levou ao SINCOR-GO e hoje Mário Castro é diretor Territorial da Região Sudeste. “O SINCOR é uma forma de, juntos, conseguirmos conquistas para a categoria e difundir o seguro. Como diretor Territorial, procuro agregar os colegas. Desde o início a prioridade foi trazer mais reconhecimento para a categoria, promover a união entre os corretores de seguros e também estimular a qualificação profissional”, conclui.

Com cerca de 35 colaboradores atualmente, o corretor defende que, para 16 | Sincor-GO

A busca pelo cliente inclui, ainda, o constante aprimoramento profissional. “Estou sempre fazendo cursos, participando de congressos, palestras, treinamentos. É preciso se manter atualizado, pronto para os desafios e para aprender”, destaca o corretor.


Trabalho árduo para garantir o patrimônio dos segurados A dedicação de quase 30 anos do corretor de seguros Marcos Carneiro Arruda à profissão começou em 1990. Recém-formado em Ciências Econômicas, ele decidiu fazer um curso de formação de corretores de seguros. “Após um período trabalhando em sociedade, em 1999 dei um importante passo, abrindo a Brava Corretora de Seguros”, conta Marcos. Estar atento, estudar e manter-se atualizado é um dos segredos do sucesso nesta atividade. “Frequentar congressos, cursos e palestras são essenciais no desenvolvimento profissional. É fundamental que o corretor tenha domínio sobre o tema”, observa. A relação com o cliente é um dos pilares da administração na Brava Corretora de Seguros, que, embora trabalhe com todos os ramos, tem no ramo de automóveis e property a maior participação na carteira. Para o empresário, os corretores de seguros devem fazer a manutenção constante de contato com seus clientes. A representatividade sindical foi uma das primeiras preocupações de Marcos Arruda na carreira. “Assim que consegui o registro de corretor de seguros na SUSEP me filiei ao SINCOR-GO e, desde então, estive presente quando solicitado a contribuir. A categoria sempre foi muito bem representada e nosso sindicato é tido como referência nacional pelo trabalho desenvolvido ao longo de seus mais de 30 anos”, destaca, lembrando de grandes conquistas do sindicato para a categoria, como a inclusão no Simples. “Foi um trabalho árduo, muito bem costurado pelo então presidente Armando Vergilio e que trouxe benefícios e vantagens a todos corretores de seguros do Brasil.”

“É fundamental que o corretor saiba tudo sobre os produtos que negocia; que tenha domínio sobre o tema.”` Marcos Carneiro Arruda

Marcos Carneiro Arrauda, da Brava Corretora de Seguros: importância da representatividade sindical

Sincor-GO | 17


Espaço do corretor

Estilo mineiro na relação com o cliente

Qualificação profissional é uma prioridade para o corretor e diretor Territorial do SINCOR-GO, Antônio Almeida

“A atualização é essencial no mercado de hoje, que cresceu bastante em comparação com 30 anos atrás.” Antônio Aparecido de Almeida

O estilo de trabalhar dinâmico, mas sempre deixando o cliente à vontade para fazer suas escolhas é a marca registrada do corretor de seguros Antônio Aparecido de Almeida, mineiro radicado em Goiás. Somando já 34 anos de carreira, ele começou a vida profissional na antiga Finasa, em Uberlândia, e depois foi transferido para Itumbiara, onde fixou residência. Após se desligar da empresa, ele fez o curso de corretor de seguros, foi colaborador e sócio de corretora até fundar sua fundar sua própria empresa, a Goiaceg, há 18 anos. “Depois da minha família, claro, digo que o seguro foi a melhor coisa que já me aconteceu”, resume. Na relação de respeito com o cliente, ensina ele, é preciso ter em mente as diferenças de cada um. “Tento pontuar, com o conhecimento as melhores opções para o meu segurado.” Este zelo, defende Antônio Aparecido, é fundamental para quem, capta clientes

18 | Sincor-GO

notadamente por meio de indicações. Além do relacionamento, destaca o corretor, a qualificação profissional é uma preocupação constante na carreira. “Cursos e treinamentos oferecidos pelas seguradoras ou pelo sindicato, muita leitura técnica e também geral são importantes para a gente se manter atualizado. A atividade sindical, conta o corretor, vem de muitos anos. “Quando fui me filiar, o SINCOR Goiás ainda fazia parte do sindicato de Minas Gerais. Lembro que a sede era numa salinha num edifício no Centro de Goiânia”, recorda-se o empresário, que já foi diretor territorial do SINCOR no início dos anos 2000 e retornou à função a partir da gestão de Joaquim Mendanha e, agora, de Lucas Vergilio. “Na Diretoria Territorial pude estar perto dos problemas e demandas dos corretores da região e sempre tivemos retorno da presidência”, destaca.


Crescimento com responsabilidade Com 28 anos de idade e 13 de mercado, o corretor de seguros Edmo Edmundo Pinheiro Neto é um dos empresários mais jovens do setor em Goiás. A Pinauto Corretora de Seguros, da qual é o proprietário, foi criada em 2006. Se no início a corretora naturalmente era concentrada no ramo automóveis, logo a carteira se diversificou. “Ao longo dos anos, proporcionalmente ao aumento do número de clientes, passamos a atuar também nos ramos de saúde, previdência e empresarial”, afirma Edmo Neto. “Nos primeiros anos, a corretora atendia aos clientes da concessionária, mas eles passaram a nos indicar para cada vez mais pessoas e então passamos a atender ao público geral.” A gestão da corretora, explica o proprietário, tem como base o foco no cliente. “Toda a equipe trabalha com esta perspectiva, de estar ao lado do cliente no momento em que ele mais precisa. Não vendemos por vender -- a responsabilidade para a proteção do segurado, em qualquer ramo, com transparência e eficiência, é nossa maior preocupação”, destaca Edmo Neto. Para atingir estas metas, a tecnologia entra como uma forte aliada. “Da gestão da corretora ao contato com o público nas mídias sociais, passando pelo sms alertando o cliente sobre o vencimento de sua CNH, por exemplo, a tecnologia nos auxilia em vários aspectos, mas sem jamais questionar o valor inestimável do corretor neste processo”, observa o empresário. A busca pelo reconhecimento do papel do corretor neste mercado foi o que mais aproximou Edmo Neto do SINCOR-GO. “Um dos nossos maiores desafios é mostrar ao cliente que o seguro

O corretor Edmo Edmundo Pinheiro Neto é um dos mais jovens do mercado goiano

é fundamental não apenas para proteger seu automóvel, mas também sobre a importância do seguro na vida dele em geral, para proteger sua residência, sua empresa, sua saúde, a aposentadoria ”, frisa o corretor. O empresário integra, desde 2018, a convite, a Diretoria Auxiliar do sindicato. “A união da categoria é essencial, também, na luta contra o mercado irregular e para a proteção do consumidor. As associações de proteção veicular prestam um verdadeiro desserviço à população quando vendem um produto que não é seguro, colocando patrimônios em risco”, alerta.

“Não vendemos por vender. A responsabilidade com a segurança do segurado é a nossa maior preocupação.” Edmo Edmundo Pinheiro Neto

Sincor-GO | 19


Espaço do corretor

“Precisamos nos reciclar constantemente e fazer novos cursos para lidar com tantas transformações.” José Veríssimo da Silva

Vendedores de confiança De office-boy a superintendente e depois empresário, o corretor José Veríssimo da Silva já passou por vários cargos e estágios no mercado de seguros. O início da carreira foi no final anos 1970. “Trabalhei na Itaú Seguradora por 19 anos, exercendo diversas funções. Do serviço como contínuo cheguei a superintendente comercial de Goiás e Tocantins”, conta ele, que em 1993 abriu a Santa Izabel Administradora e Corretora de Seguros. “Os valores familiares, o que aprendi com meus pais foram determinantes para a minha vida profissional, orientada pela seriedade, honradez, o respeito com todas as pessoas e o zelo com o patrimônio alheio”, destaca José Veríssimo. Seu estilo de trabalho, define, caracteriza-se pela perseverança, atenção e dedicação a tudo o que se propõe a fazer. “Não tem como ser diferente, pois nós, corretores, vendemos confiança”, acrescenta. Ao longo da carreira, descreve José Veríssimo, a adaptabilidade tem sido outro requisito fundamental. “Há quase 40 anos, quando comecei a trabalhar, os cálculos eram feitos a mão. Era preciso muito conhecimento para exercer todo o trabalho de corretor. Felizmente, hoje, com a informatização, está tudo mais facilitado, das tabelas de cotação ao contato com os clientes”, compara. No entanto, ressalta ele, a tecnologia da informação também exige muito. “Precisamos nos reciclar constantemente e fazer novos cursos para lidar com tantas transformações. Por mais que eu tenha experiência, nunca poderei dizer que sei tudo sobre seguro”, ensina Veríssimo, de 67 anos.

20 | Sincor-GO

Gilson A de Souz

Fernanda: persistência e determinação para crescer

Outra lição dada pelo empresário é o respeito à categoria. “O respeito aos colegas e a valorização da profissão corretor de seguros e de seu papel no mercado segurador são fundamentais para o êxito de todos. Por isso, sempre desenvolvi uma relação de muita cordialidade com todos no SINCOR-GO, que tão bem nos representa”, conclui José Veríssimo.


Antônio za

Foco na segmentação “Há muitos ramos em que a figura do corretor de seguros nunca poderá ser substituída.”

“Acordar cedo, trabalhar e gostar do que faz”. É assim, sem rodeios, que o corretor de seguros Gilson Antônio de Souza, com 30 anos de carreira, resume o segredo para ser bem-sucedido no mercado. “O resto é consequência. Relacionamentos, trabalho e dedicação são imprescindíveis também para se destacar”, acrescenta este mineiro que se mudou para Goiás no início dos anos 1970 e é proprietário da GWS Corretora de Seguros, especializada no atendimento de seguros para caminhões, rebocadores e guindastes. Para ele, a segmentação é outro fator primordial para o êxito profissional do setor. “O mercado de seguros é muito amplo. Acredito que quando nos focamos e nos dedicamos a algum segmento, temos mais condições de oferecer um trabalho mais eficiente e satisfatório”, diz Gilson Antônio, que se voltou para os veículos pesados há cerca de 15 anos. “Isso não quer dizer que a minha corretora nunca faça atendimento em outros ramos. Temos seis funcionários efetivos e seis colaboradores. Se não pudermos oferecer o seguro procurado, encaminhamos aos colegas corretores de confiança”, acrescenta o empresário, de 59 anos.

“O SINCOR-GO é a nossa casa, a casa do corretor de seguros”, afirma o corretor Gilson Antônio

Gilson Antônio acredita que as vendas pela internet podem ameaçar o futuro do chamado seguro de balcão. “Quem foca, como a maioria, apenas no seguro auto de passeio, por exemplo, que é justamente o tipo de seguro que pode ser efetuado pela internet, está fadado a desaparecer. Há outros ramos, como de responsabilidade civil ou frota, entre outros, em que a figura do corretor nunca poderá ser substituída”, aponta.

Em sua trajetória, destaca o empresário, a união da categoria sempre esteve entre as prioridades. “Sou sindicalizado desde 1995. As conquistas na minha carreira passam pelo SINCOR-GO, seja pelo apoio ou pelas oportunidades de aprimoramento profissiona. Sempre indico aos mais novos, que o SINCOR-GO é a nossa casa, a casa do corretor de seguros.” Sincor-GO | 21


Imprensa

Prêmio de Jornalismo do SINCOR-GO promove visibilidade ao setor Sindicato premiará as três melhores reportagens inscritas nas cinco categorias existentes no concurso SINCOR-GO lançou em junho a quinta edição do seu Prêmio de Jornalismo. O concurso, destinado a fomentar a imprensa sobre temas relacionados ao setor, torna-se, cada vez mais, um instrumento de visibilidade para o corretor de seguros que trabalha de forma legal e ética. Assim, o prêmio acaba cumprindo também um papel social importante ao orientar corretamente o consumidor sobre produtos e serviços do segmento.

O

Neste ano, o tema central do prêmio é Seguro: essencial para uma vida com segurança. Os jornalistas se inscreverão exclusivamente pelo hotsite da premiação até 20 de setembro de 2019. Cada autor poderá concorrer com até três trabalhos e as reportagens deverão contemplar, como fontes de informação, corretores de seguros que atuam em Goiás legalmente habilitados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Jornalistas de todo o País já podem se inscrever para concorrer ao 5º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo. Em sua quinta edição, o concurso premiará as três reportagens mais bem avaliadas em cinco categorias: Mídia Impressa; Telejornalismo; Radiojornalismo; Webjornalismo; e Mídia Especializada. Ao todo, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios.

Para auxiliar os profissionais de comunicação no desenvolvimento de reportagens sobre o tema do concurso, o SINCOR-GO disponibiliza um banco de pautas com várias sugestões que podem ser trabalhadas pela imprensa. Desse modo, o sindicato alimenta os veículos de comunicação com temas de relevância para a sociedade e o setor de seguros.

5º PRÊMIO SINCOR GOIÁS DE JORNALISMO Tema: Seguro: essencial para uma vida com segurança Categorias: Mídia Impressa Telejornalismo Radiojornalismo Webjornalismo Mídia Especializada 22 | Sincor-GO

Período de inscrição: até 20 de setembro Premiações: 1º lugar R$ 6.000,00 2º lugar 3.500,00 3º lugar 2.500,00


CORRETOR,

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

para o 21º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros e 5º Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar. Inscreva-se em www2.fenacor.org.br/congresso/21

Sincor-GO | 23


Azul Seguro Auto Leve.

É tudo que Confiança em todas as horas, qualidade na prestação de serviços e preço mais leve. O Azul Auto Leve combina tudo o que é indispensável para quem busca custo e benefícios na hora de contratar um seguro de automóvel. Coberturas para roubo, furto, batida e incêndio; Assistência 24 horas com guinchos em todo o país; Centro de Atendimento Rápido (CAR) para vistoria e liberação do carro em caso de sinistro;

Pagamento em até 10 vezes sem juros.

Consulte seu Gerente Comercial ou acesse: azulseguros.com.br Azul Cia. de Seguros Gerais. CNPJ: 33.448.150/0001-11. Processo SUSEP 15414.001055.2004-84. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Informações reduzidas de caráter promocional. Para mais informações, consulte as condições e formas de pagamento vigentes. 24 | Sincor-GO


cliente Babel-Azza

quer.

Sincor-GO | 25


Bem-Estar

Vitória para a Vida Saudável Circuito Vida Segura, promovido pelo SINCOR-GO, foi realizado com sucesso em Goiânia, em 19 de maio

T

endo como cenário o Parque Areião, um dos maiores pontos turísticos de Goiânia, a 6ª edição do Circuito Vida Segura, realizada na manhã de 19 de maio, teve gosto de vitória para o SINCOR-GO, organizador do evento. Ao todo, 1,2 mil atletas corredores participaram da corrida, entre corretores de seguros, seguradores, atletas profissionais e pessoas da comunidade, mais um recorde do evento desde o seu lançamento.

26 | Sincor-GO

“A excelente resposta da categoria, dos patrocinadores e do público em geral nos dá muita satisfação, pois o Circuito Vida Segura é um projeto de promoção à vida saudável idealizado pelo SINCOR-GO, cuja preocupação é o bem-estar e a saúde da comunidade”, destacou Lucas Vergilio, deputado federal e presidente do SINCOR-GO. “O circuito já faz parte do calendário esportivo de Goiânia e é aguardado pelo atletas de rua da região. A cada


ano temos um público maior e neste ano não foi diferente”, comemora o presidente do SINCOR-GO. O Circuito Vida Segura foi organizado em trajetos de caminhada e corrida com 3 km, 5 km e 10 km. Resultado do volume de inscrições, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos que foram doados para entidades filantrópicas cadastradas junto ao sindicato. Vera Lúcia Campos Fornari, vice-presidente Social e de Benefícios do SINCOR-GO, responsável direta no SINCOR-GO pela organização do evento junto à Hanker, também manifestou sua satisfação com a edição deste ano e destacou o valor do circuito para a entidade. “Por meio de um evento como esse o sindicato se aproxima da comunidade. É um momento de grande união e confraternização em torno de um tema tão caro na atualidade, que é o incentivo à saúde e bem-estar. E o esporte, a corrida de rua, fazem isso muito bem!”, afirmou.

Vencedores Muito suor, esforço e determinação renderam as principais medalhas do Circuito Vida Segura aos corretores de seguros Jovane Rodrigues Moreira, que ficou em 1º lugar na prova de 10 km, e Luiz Olmando de Melo, vencedor na categoria Corretor de Seguros na prova de 5 km. “Correr é algo que traz saúde e bem-estar. E ganhar, então, é melhor ainda”, comentou sem falsa modéstia o vencedor Jovane, de 52 anos, logo após receber sua medalha. Ele participa do Circuito Vida Segura desde a primeira edição. “É uma bela iniciativa que o sindicato promove muito bem e na qual deve prosseguir”, conclui. Competindo pela segunda vez no Circuito Vida Segura, o corretor Luiz Olmando Melo, de 40 anos, é um exemplo de superação, pois até poucos anos atrás ele não praticava atividades físicas. “Eu era sedentário, estava bem acima do peso, fiquei deprimido e adoeci”, recorda-se. “O choque foi importante: a partir daí, mudei meu estilo

de vida e passei a correr, me dedicando de verdade ao esporte que hoje é uma paixão. Vencer aqui nesta prova, junto com colegas, profissionais da minha categoria, é uma emoção muito grande”, comemora o atleta, que em dois anos participou de 40 provas e conquistou 18 pódios. As mulheres corretoras de seguros também foram modelos de garra, suando a camisa no Parque Areião. Na categoria feminina, a grande vencedora foi a corretora de seguros Júnia Naves Almeida, que dividiu o pódio com Vera Lúcia Campos Fornari. A campeã deu os primeiros passos nas corridas de rua há um ano e meio e esta foi a primeira vez que participou do Circuito Vida Segura. “Essa é uma iniciativa maravilhosa! Já quero participar das próximas edições”, comentou Júnia. “Tive a oportunidade, desde quando comecei a participar de corridas, de estar em várias competições. Por isso, posso dizer que o sindicato está de parabéns.” Sincor-GO | 27


Veja o que falaram representantes das companhias sobre evento no Parque Areião:

Paulo Renato Mendes Domingues, Bradesco Seguros “O Bradesco e o SINCORGO sabem que proteger a vida não significa apenas segurar o cliente, mas também investir em ações e ideias que promovam a saúde e a vida saudável. Esse evento excepcional valoriza a saúde, o bem-estar e promove uma confraternização linda. Já é nosso terceiro ano como parceiro do Circuito Vida Segura”

Parceiros Wagner Bisi, gerente regional da Porto Seguro e diretor regional Sindseg “Trata-se de uma iniciativa que representa a filosofia do mercado de seguros, que é a promoção da vida e da saúde. Nossa missão é a de promover mais uma edição deste projeto do SINCOR, principalmente este evento que é sucesso já há tanto tempo e que já entrou no calendário da cidade e as pessoas ficam esperando por ele. Eu fico muito feliz, como segurador e como SindSeg, em fazer parte de um dia tão importante.”

Jean Bruneto, diretor da Tokio Marine “Quero parabenizar o SINCORGO, a diretoria e os corretores de seguros por este belíssimo evento, que a cada ano está melhor. Seguro tem tudo a ver com qualidade de vida e, com um movimento como o gerado pelo Circuito Vida Segura a gente consegue trazer a sociedade para perto do corretor de seguros e para perto das seguradoras. Outras regiões deveriam ver e seguir este exemplo. Torço para que ele tenha vida longa e se torne cada vez maior.“

28 | Sincor-GO

A realização do 6º Circuito Vida Segura contou com o patrocínio dos seguintes parceiros: Bradesco Seguros, Porto Seguro Seguros, SulAmérica Seguros, Tokio Marine Seguradora, Capemisa, Generali, HDI Seguros, Liberty Seguros, Met Life e Unimed, além do apoio da Fenacor, Escola Nacional de Seguros, Ibracor, Sindseg MG/GO/MT e DF e Ampli Comunicação.

José Carlos Oliveira, SulAmérica Seguros “A companhia já tem um histórico, uma relação forte de parcerias com o SINCOR. Um evento como este agrega muito, pois aproxima a seguradora aos corretores e também aos clientes e à comunidade como um todo. Por meio deste projeto temos a oportunidade de divulgar a relevância do papel social das seguradoras também. Já venho há alguns anos e observo que a cada ano o circuito agrega mais pessoas.”

Ricardo Iglesias Teixeira, Presidente da Centauro-ON “A Centauro-ON incentiva a qualidade de vida, e por isso apoia o evento Circuito Vida Segura, que promove o bem-estar e a saúde. Queremos parabenizar o SINCOR-GO pela iniciativa e pela organização..”


Antoany Menezes, Generali “Esta é a nossa primeira vez como parceiro do projeto Circuito Vida Segura, do qual somos patrocinadores. É uma oportunidade única e só temos a agradecer, pois esta ação significa um grande reforço para a marca e também se configura como excelente estratégia de mercado, num estado tão importante e representativo para a Generali como Goiás. Portanto, nada melhor que selar esta parceria na promoção de um evento que valoriza e estimula o cuidado com a saúde. Sem dúvida, nos próximos anos continuaremos juntos neste projeto.“ Eduardo Paixão, representante da HDI Seguros “A HDI Seguros sempre patrocina o Circuito Vida Segura porque confia no projeto, que ainda tem a qualidade de ser aberto à comunidade. É uma postura que reflete a preocupação da companhia com a saúde em primeiro lugar e é visando isso que a HDI vai estar presente em todos os eventos que o SINCOR-GO fizer com este objetivo.”

Gilberto Martins, Capemisa “O Circuito Vida Segura é muito importante para a companhia, pois contribui de forma especial para divulgar nossa marca. A Capemisa é uma seguradora que se preocupa com a saúde de seus clientes e estar presente nesse evento, do qual participam não só o mercado segurador, mas toda a sociedade goiana, é essencial para nós. Este é o nosso segundo ano com esta parceria e queremos seguir juntos com o SINCOR neste projeto no futuro.“

Gilberto Martins, Capemisa “O Circuito Vida Segura é muito importante para a companhia, pois contribui de forma especial para divulgar nossa marca. A Capemisa é uma seguradora que se preocupa com a saúde de seus clientes e estar presente nesse evento, do qual participam não só o mercado segurador, mas toda a sociedade goiana, é essencial para nós. Este é o nosso segundo ano com esta parceria e queremos seguir juntos com o SINCOR neste projeto no futuro.“

Alexandre Rodrigues Moreira, Diretor Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da Liberty Seguros “Para nós, da Liberty Seguros, o investimento no 6º Circuito Vida Segura foi um grande sucesso, não somente por ser um evento aderente ao mercado de seguros , mas também pela mobilização e participação de toda sociedade goiana. Essas ações recebem nosso total apoio pois contribuem para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, aumentando a consciência sobre a necessidade de exercícios diários e os benefícios que temos com essa mudança de hábito.“

Denise Carvalho, diretora Comercial Regional, RJ, ES e CO da MetLife Brasil. “O 6º Circuito Vida Segura é uma iniciativa que revela o engajamento do Sincor-GO com o corretor e a comunidade ao estimular a prática de atividades físicas, a integração e promovendo a solidariedade. Parabéns por mais de uma tonelada de alimentos arrecadados e doados para pessoas carentes. Estamos orgulhosos em fazer parte deste projeto que tem como propósito o bem-estar de todos!”

Sincor-GO | 29


Comemoração FOTOS: Luciana Lombardi

ARRAIÁ DU SINCÓ

E teve festejo junino na sede do SINCOR-GO em junho! O sábado, 15, foi de pura diversão, alegria, gostosuras, quadrilha e música ao vivo no sindicato. A Diretoria da entidade recepcionou seus convidados - associados, familiares e seguradores parceiros - com comidas e bebidas típicas das festas juninas e decoração impecável! O Arraiá du Sincó ainda foi animado pela dupla Regis e Túlio, que apresentou canções dos anos 70 a 90 e muito forró! E ainda teve apresentação de quadrilha pela Companhia de Arte e Cultura Instituto Tradição e Ritmo. Confira alguns registros da festa mais animada do ano! Ano que vem tem mais! 30 | Sincor-GO


Sincor-GO | 31


Música, encontro das famílias e muita animação no Arraiá du Sincó em 2019

32 | Sincor-GO


Uma nova agência do Sicoob Credseguro perto de você. A unidade da cooperativa fica no prédio da OCB – GO, próximo ao Shopping Flamboyant. O Sicoob Credseguro inaugurou, no início de março, a nova agência da cooperativa em Goiânia. Localizada no prédio da OCB – GO, no Jardim Goiás, as novas instalações da instituição objetivam acolher o cooperado em todas as suas necessidades, como evidenciou Joaquim Mendanha, primeiro vice-presidente da organização. Direcionada pela máxima, “no cooperativismo 1+1 é maior do que dois”, como evidenciou Marcos Arruda, segundo vice-presidente da entidade, a relação da cooperativa com o Sistema OCB/SESCOOP – GO, que é associado ao Sicoob Credseguro, foi um fator motivador da escolha do local. Para Joaquim Guilherme, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, a abertura de

novas agências é importante para a propagação do cooperativismo, o que tem como resultado, o desenvolvimento dos lugares que recebem este modelo social e econômico. Márcia Mendes, corretora de seguros e cooperada há 18 anos, sintetizou, da seguinte forma, a sua relação com a cooperativa: “A minha empresa não tem conta em outro banco devido à confiança que eu tenho na nossa cooperativa, os incentivos, os rendimentos, as taxas que são as melhores do mercado”. A cooperativa, fundada há cerca de 20 anos, norteia suas práticas pelo propósito de prover soluções financeiras sustentáveis aos seus associados, fomentando o cooperativismo goiano, ao ofertar segurança econômica aos seus membros.

Endereço: Prédio da OCB - AV. Deputado Jamel Cecílio nº 3.527 - Goiânia - GO, Jardim Goiás. Atendimento agência: das 9h30 às 16h. Autoatendimento: das 9h às 17h. Telefone: (62) 3275-0200

Sincor-GO | 33


Eventos

1º CONGRECOR supera expectativas Corretores de seguros e mercado segurador aderem ao projeto pioneiro que reúne Sincor´s de MG, GO, MT, MS e DF

R

esultado dos esforços conjuntos entre os Sincor’s de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, o 1º Congresso Regional Centro-Oeste e Minas dos Corretores de Seguros (CONGRECOR) foi considerado um sucesso pelo público e pelos organizadores em sua proposta de valorizar a categoria e promover o debate sobre as principais questões do setor em âmbito regional e nacional. O evento,

34 | Sincor-GO

pensado a partir do tema Inovação, Negócios e Oportunidades, foi realizado nos dias 2 e 3 de maio em Uberlândia, no Center Convention da cidade, e contou com palestras, debates, talk shows e feira de exposição e negócios. A programação contemplou aspectos relevantes relacionados ao setor de seguros, da macroestrutura econômica e política e o impacto do novo governo às mudanças e inovações da


legislação. atua sem regulamentação e as mudanças de comportamento do consumidor, bem como a influência da tecnologia na dinâmica do mercado de seguros foram outros temas que dominaram os painéis e debates. A abertura do Congresso, no dia 2, foi com uma palestra de peso: o jornalista João Borges, comentarista de economia da GloboNews, abordou o tema Quatro Meses do Governo Bolsonaro. Na palestra, ele apresentou um retrospecto dos fatos que foram destaque no novo governo e, a partir daí, comentou sobre as principais perspectivas do cenário econômico brasileiro. O talk-show Atualidades do Mercado Segurador abriu a programação do segundo dia do evento e levou a Uberlândia as principais lideranças do setor de seguros do país: o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergilio, que conduziu o debate; o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; e o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras

“Alcançamos nossas metas: o envolvimento dos corretores de seguros dos estados da região e também a participação das seguradoras e de entidades representativas do setor. Além disso, tivemos avanços nas discussões sobre os nossos maiores desafios, como o combate às associações de proteção veicular.” Lucas Vergilio, deputado federal e presidente do Sincor-GO

Quer fazer mais negócios? Conheça o novo Portal do Corretor MetLife. O nosso Portal do Corretor está mais simples, rápido e fácil de usar. Tudo isso para você focar no que realmente importa: gerar ainda mais negócios. Acesse agora e confira as novidades: www.metlife.com.br/para-corretores

Busca por associados

Consulta de faturas emitidas e clientes inadimplentes

Envio de 2ª via da fatura

Atualização de dados cadastrais de forma simples e rápida

Sincor-GO | 35


(CNseg), Marcio Coriolano. O lugar do corretor de seguros frente aos avanços da tecnologia e à crise econômica, além do combate ao mercado irregular, conduziram as falas dos participantes da mesa. “Vivemos um momento diferente no setor de seguros e, portanto, temos oportunidades diferentes. A tecnologia está incorporada em praticamente todas as atividades do nosso cotidiano e nossa missão como instituição de ensino é proporcionar a melhor formação para os corretores de seguros manterem-se competitivos e relevantes”, destacou Robert Bittar. “Estamos estudando novas formas de inserir a Escola Nacional de Seguros no mercado, desenvolvendo seu papel de escola de negócios e gestão”, afirmou Robert Bittar. Já o presidente da CNseg ressaltou que, atualmente, um dos grandes desafios do mercado segurador no Brasil são os índices de distribuição de renda. “Cerca de 85% da população ganha até 5 salários mínimos, ou seja, é uma população com poder de consumo restrito. Precisamos incorporar esse público ao mercado de seguros”, frisou Márcio Coriolano. A relação das seguradoras com os corretores de seguros e, por tabela, com os consumidores, foram contempladas no painel Inovação e Desafios no Mercado de Seguros, que contou com a participação dos presidentes e diretores das maiores seguradoras que atuam no País. A inclusão digital do corretor de seguros, a demora na retomada da economia, o envelhecimento da frota de veículos no País, a reformulação dos produtos já existentes e o lançamento de novidades no mercado foram os principais tópicos abordados no painel. Bastante concorrida, a palestra A Velocidade da Transformação e os Caminhos para Inovar, com o consultor Silvio Eduardo Andrade, surpreendeu a plateia do 1º CONGRECOR , que aplaudiu em peso a apresentação. “A cada dia, aceleram-se as transformações não só na tecnologia, mas também na 36 | Sincor-GO

“Um dos aspectos mais importantes do CONGRECOR foi que, em toda a programação, buscouse a valorização do corretor de seguros como a principal força de distribuição de seguros no Brasil.” João Pereira da Silva, presidente do Sincor-DF

forma como consumimos e temos nossas experiências. Essas mudanças têm influência na economia em geral e, em particular, no mercado de seguros, que precisa se adaptar às novas demandas”, alertou o consultor. Para encerrar o evento, profissionais que são exemplos de empreendedorismo em seguros no País foram os convidados do painel Cases de Sucesso. Rogério Araújo, da TGL Consultoria; Duilly Cicarini, da Velo Seguros, a


primeira corretora de seguros especializada em bicicletas no Brasil; e Bóris Ber, da Asteca Seguros e vice-presidente do SINCOR-SP, prenderam a atenção da plateia ao contar suas histórias pessoais de luta, perseverança e ousadia rumo às posições de destaque que ocupam hoje no mercado. Todos os inscritos no 1º CONGRECOR participaram do sorteio de um carro zero KM. Durante os dois dias do encontro, foram sorteados 8 nomes, que ganharam 8 chaves. A expectativa só terminou no encerramento do evento, no final da tarde de 3 de maio. O vencedor foi o corretor Eduardo Otávio Siqueira, de Patos de Minas, Minas Gerais. Também foram sorteados pacotes para o Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, que será realizado em outubro , na Costa do Sauípe, Bahia, e para o 2º CONGRECOR, que será realizado em 2021, em Rio Quente (Goiás).

Sincor-GO | 37


Aproveitamento total Maria Filomena Branquinho, presidente do Sincor-MG, foi a anfitriã desta iniciativa pioneira e considera a experiência uma vitória. “Por termos realizando a primeira edição, já sabíamos que seria difícil. Começamos com dúvidas relacionadas à parte financeira, se o projeto iria vingar, se iria despertar o interesse não só dos corretores mas também dos parceiros seguradores. Mas tudo foi caminhando bem e esse grupo fantástico, que são os cinco presidentes dos Sincor’s, trabalhou quase um ano numa sinergia perfeita. Nós estabelecemos áreas de atuação e dividimos tarefas”, conta a presidente. “Nós fomos felizes em reunir este grupo e na formatação do evento, que ficou enxuta, sem deixar o Congresso cansativo. Além disso, os painéis e 38 | Sincor-GO

palestras tiveram temas interessantes e foram dinâmicos. Como dirigente sindical, avalio que o 1º CONGRECOR teve 100% de aproveitamento”, frisou. A pesquisa de opinião realizada, acrescenta ela, confirmou a aprovação dos participantes ao 1º CONGRECOR. “Essa pesquisa mostrou que o projeto dá certo e que veio para ficar. Tanto é que a gente já está começando esse mesmo modelo para trabalhar na segunda edição, que será aí em Goiás, em Rio Quente”, informa Maria Filomena. A presidente do SINCOR-MG ressaltou ainda a importância das similaridades entre os quatro estados e o Distrito Federal. “Embora Minas Gerais não seja do Centro-Oeste, somos um Estado muito ligado a Goiás e reunimos, os cinco juntos, um número expressivo


de corretores de seguros”, destacou. “Os próprios corretores avaliaram que, com este modelo de congresso regional, eles conseguem participar de um evento maior, mais robusto e ter acesso aos grandes dirigentes de seguradoras. Por outro lado, a troca de experiências, a oportunidade de conhecer o que um corretor de determinado estado está fazendo e seus desafios enriquece o dia a dia de cada um. Já tem corretores em MG procurando pelo próximo”, comemora Maria Filomena. “O balanço é positivo, pois alcançamos nossas metas: o envolvimento dos corretores de seguros dos estados da região e também a participação das seguradoras e de entidades representativas do setor. Além disso, tivemos avanços nas discussões sobre os nossos maiores desafios, como o combate às associações de proteção veicular”, avalia o presidente do SINCOR-GO, deputado federal Lucas Vergilio. “O resultado excelente deste 1º CONGRECOR é um sinal de que estamos no caminho certo para a realização da segunda edição do evento, que será no nosso estado”, acrescenta o parlamentar, já convidando os leitores para o evento que será realizado em 2021, em Rio Quente, Goiás.

“Os painéis e palestras tiveram temas interessantes e foram dinâmicos. Como dirigente sindical, avalio que o 1º CONGRECOR teve 100% de aproveitamento.” Maria Filomena Branquinho, presidente do Sincor-MG

“Considero o 1º CONGRECOR exitoso devido à participação efetiva dos corretores. Esse é ponto que considero como o de maior relevância para a comissão organizadora.” José Cristovão Martins, presidente do Sincor-MT

Sincor-GO | 39


Para o presidente do Sincor-MT, José Cristovão Martins, o evento foi além das expectativas. “Na minha avaliação, o CONGRECOR foi impecável. A começar pelo tema escolhido, que corresponde bem ao momento por que passa o mercado de seguros”, comentou José Cristovão Martins. Além disso, ele elogiou a escolha do local do evento e a rede hoteleira, bastante acessíveis, o que facilitou a logística do congresso. “Sobretudo, considero o 1º CONGRECOR exitoso devido à participação efetiva dos corretores. Esse é ponto que considero como o de maior relevância para a comissão organizadora -- pois esse foi o nosso objetivo na construção do CONGRECOR”, concluiu o presidente do Sincor-MT. Arnol Lemos Filho, presidente do SINCOR-MS, considera que o evento conseguiu atender ao seu propósito, a valorização da categoria e o encontro entre corretores de seguros, seguradores e representantes das entidades representativas da cadeia produtiva do seguro para debater ideias e desafios. “Minha avaliação é super positiva, pois tudo aconteceu de forma tranquila e objetiva. O congresso foi muito produtivo e superou minhas expectativas plenamente “, destacou Arnol Lemos. Para o presidente do Sincor-DF, João Pereira da Silva, o congresso foi uma excelente oportunidade de novos negócios, parcerias e troca de experiências entre corretores, assessorias e seguradoras. “Para nós corretores de seguros do Distrito Federal e para os outros participantes também, acredito, o evento como um todo foi bastante enriquecedor. A participação de algumas das principais lideranças do setor de seguros neste congresso em Uberlândia foi de grande esclarecimento para a categoria”, destacou João Pereira.

40 | Sincor-GO

“Minha avaliação é super positiva, pois tudo aconteceu de forma tranquila e objetiva. O congresso foi muito produtivo e superou minhas expectativas plenamente “ Arnol Lemos Filho, presidente do Sincor-MS

“Um dos aspectos mais importantes do CONGRECOR foi que, em toda a programação, buscou-se a valorização do corretor de seguros como a principal força de distribuição de seguros no Brasil. Os debates e painéis sobre temas de interesse para o segmento em geral, mas sem deixar de lado as características do mercado da região, foram de alto nível”, ressaltou o presidente do Sincor-DF.


SÓ QUEM ACREDITA NO QUE FAZ É CAPAZ DE TRANSMITIR SEGURANÇA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO Desde 1950, representamos o mercado de seguros, ultrapassamos décadas e fizemos, do futuro, a nossa casa. Trabalhamos para que nossas associadas e seus clientes também possam escrever grandes histórias como essa.

sindsegmd.com.br facebook.com/SindsegMG linkedin.com/company/ sindseg-mg-go-mt-df (31) 99922-9351

Sincor-GO | 41


Evento

2º CONGRECOR: agora é a vez de Goiás Segunda edição do evento será em Rio Quente, maior balneário hidrotermal do mundo

42 | Sincor-GO


O SINCOR-GO vai ser o anfitrião do 2º Congresso Regional Centro-Oeste e Minas dos Corretores de Seguros (CONGRECOR), que será realizado em Rio Quente, em 2021. Como na primeira edição, realizada em maio deste ano, em Uberlândia, a realização do evento é administrada por uma comissão organizadora, formada pelos Sincor’s de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. As pré-inscrições já podem ser efetuadas nas sedes dos respectivos sindicatos. A data da segunda edição já foi definida e o público já pode marcar na agenda: dias 29/04/2021 e 30/04/2021 e 01/05/2021. A equipe de organização empreendeu no final de junho uma visita técnica à Pousada do Rio Quente, com o objetivo de avaliar as condições do auditório do local, definir o espaço da feira, bem como conferir logística para alimentação e hospedagem,

dentre outros aspectos mais práticos para a realização de um congresso de tal porte. Palestras, talk shows e feira de exposição e negócios vão ser o carro-chefe da programação. “O modelo do 1º CONGRECOR mostrou-se acertado, pois conseguimos a adesão da categoria e do mercado como um todo. Para o 2º CONGRECOR, nós da comissão organizadora, vamos nos esforçar ainda mais para proporcionar um evento ainda mais enriquecedor para os participantes, discutindo questões de relevância para todos”, adianta o presidente do SINCOR-GO, deputado federal Lucas Vergilio. “Será um evento de primeiríssima qualidade para o mercado de seguros, principalmente para o corretor de seguros. Os pacotes para o 2º CONGRECOR estarão disponibilizados já a partir de julho, com descontos e parcelados”, acrescenta Lucas Vergilio.

Rio Quente Um dos principais pólos turísticos do País, o balneário hidrotermal Rio Quente também se destaca como um importante centro de encontros e eventos em razão de sua infraestrutura hoteleira invejável para negócios e lazer para toda a família. Situado na região central do País, o município é localizado no sul de Goiás, a 30 km de Caldas Novas, a 175 km de Goiânia e a 315 km de Brasília. O acesso é facilitado pela malha viária e a proximidade de Goiânia e da capital federal ampliam a oferta de vôos para a região. O aeroporto mais próximo é o de Caldas Novas, que recebe vôos fretados. Sincor-GO | 43


44 | FOTO: Porto Seguro

Sincor-GO


Entrevista

“O corretor continuará sendo vital para o processo de venda do seguro” Presidente da Porto Seguro Seguros, companhia com mais de 70 anos de mercado e uma das líderes no País, o executivo Roberto Santos destaca nesta entrevista exclusiva a “resiliência” da empresa, assim como do mercado segurador como um todo, diante das turbulências econômicas e políticas de 2018 e 2019. Para ele, o enfrentamento a ameaças como a proteção veicular, que prejudicam a economia e o País, deve se dar por meios institucionais, mas também com a criatividade no lançamentos de produtos para atrair o consumidor fisgado não regulamentado em virtude dos menores preços. A seguir, Roberto Santos comenta também sobre o papel do corretor de seguros frente à informatização dos processos no mercado de seguros e aponta como a seguradora está se adaptando às mudanças de comportamento do consumidor.

Roberto Santos

Qual a visão da Porto Seguro sobre as atividades de proteção veicular? No nosso entendimento essa é uma atividade irregular, pois não faz parte do sistema de seguros do Brasil nem é regulada pela Susep, o que, por consequência, deixa os consumidores brasileiros, atraídos pelo preço, vulneráveis. As chamadas associações de proteção veicular não possuem provisões técnicas que são práticas mundiais da atividade seguradora -- e cujo sentido é a proteção do dinheiro do segurado. Sem essas provisões, o consumidor é submetido a um estado de insegurança muito grande. Além disso, tais associações também não recolhem impostos, o que é muito prejudicial para o País.

O que a Porto vem fazendo para combater este mercado? A Porto Seguro é um player do mercado e entendo que o combate maior deve ser feito pelas instituições do mercado

de seguros, como os sindicatos e as federações, em especial o SindSeg, tendo em vista que a atuação deste mercado não regulamentado é muito mais voltada para o seguro de automóveis. No âmbito de atuação como seguradora, temos conversado com as entidades representativas do setor no sentido de combater essa atividade irregular. Recentemente participamos, como associados da FenSeg, de uma consultoria sobre como agir contra esse mercado. E temos também lançado produtos que possam ser mais acessíveis à população que mais consome os produtos da proteção veicular -- não podemos esquecer que o approach destas associações é o preço menor. Neste sentido, lançamos o Azul Auto Leve, um seguro auto mais enxuto, com preços similares aos praticados pela associações. Temos orientado nossos corretores a combater essas associações competitivamente utilizando produtos de fácil acesso. Atuamos em duas frentes: uma conversando e estimulando as instituições a promoverem o combate junto à Susep

Perfil Com mais de 36 anos de atuação no mercado de seguros, o presidente da Porto Seguro Seguros, Roberto Santos, dedicou 16 anos de sua carreira apenas à companhia, na qual atuou em diversos cargos e passou por diversos ramos operacionais. Na presidência desde março de 2018, o executivo ocupava anteriormente o posto de vice-presidente. À frente de um dos maiores players do setor, ele enfrenta o desafio de manter o destaque da seguradora no mercado e provocar as mudanças necessárias no enfrentamento de crises econômicas e políticas.

Sincor-GO | 45


e a comunicação nos meios, e através da criação de produtos e serviços que possam combater, no quesito preço, os produtos comercializados pelas associações. Estamos falando de 30 milhões de veículos não segurados no País.

Quais as outras ações previstas neste sentido? A Porto é antenada com as mudanças e o Azul Auto Leve é um dos nossos melhores exemplos, por atender justamente a parcela de público que não contrata seguro pela questão financeira. Afinal, é nesse vácuo que as associações de proteção veicular atuam. Outra estratégia da companhia tem sido simplificar os processos para que o acesso às ferramentas de cotação fiquem mais simples para que os corretores tenham sua atividade facilitada também. Da mesma forma, temos acompanhado outras 46 | Sincor-GO

mudanças na própria Susep, que colocou em audiência pública uma minuta em que permite uma maior flexibilidade dos produtos, como por exemplo a vigência. Hoje o mercado está muito preso aos contratos de um ano e essa circular vai nos permitir atuar com vigências menos rígidas, algo que não se podia fazer, entre outras coisas. Essa flexibilidade a qual Susep está acenando ao mercado vai ajudar bastante as seguradoras no atendimento às novas demandas do mercado. A Porto está muito atenta a estas mudanças e trabalhando para lançar produtos diferenciados para justamente também atuar neste mercado que é alvo da proteção veicular. Atualmente essa é uma luta inglória, pois elas (associações) não pagam impostos e nem são reguladas, enquanto as seguradoras são extremamente reguladas. Esse posicionamento da Susep em relação à flexibilização de algumas regras a gente vê como uma luz no fim do túnel para poder criar e oferecer


sentido. Nossa preocupação é apoiar os corretores a se adaptarem a esse universo cada vez mais tomado por transformações digitais que afetam a todos nós.

O comportamento do consumidor vem mudando rapidamente em nossa sociedade -- muitos jovens preferem usar o aplicativo de transporte a comprar um carro ou preferem trabalhar num escritório compartilhado. Como vocês estão reagindo a esta nova realidade de consumo?

realmente produtos mais simplificados ao consumidor brasileiro.

Em razão dos avanços tecnológicos, como a internet por exemplo, como fica a posição do corretor de seguros em sua avaliação? O papel do corretor está ameaçado? A gente vê a questão da internet como um facilitador dos processos necessários ao corretor de seguros em seu cotidiano na relação com a seguradora, mas nós, de forma alguma, enxergamos a internet como uma ferramenta de venda direta ao consumidor. A maior parte das seguradoras que utiliza a internet o faz para captar clientes, mas na verdade a venda é feita pelo corretor de seguros, pelo ser humano. O corretor foi, é e continuará sendo extremamente vital para o processo de venda do seguro e a internet não vai provocar alterações neste

A Porto Seguro está antenada com estas mudanças de comportamento de consumo no Brasil e no mundo. O que está por trás disso é o conceito de comodidade. Neste sentido, nós lançamos um produto que está indo muito bem, nas principais capitais: o Carro Fácil, um carro por assinatura. Não é um aluguel e você tem acesso a um carro zero km, com seguro, com IPVA e manutenção pagos e o cliente só paga o combustível e uma eventual multa. Passado um ano este consumidor recebe um carro novo -trata-se de um produto criado justamente para atender a essa mudança da sociedade. Tem sido uma experiência bastante satisfatória para a Porto Seguro e já temos 40 mil clientes do Carro Fácil. Estamos buscando adaptar o seguro de automóvel para o futuro. De um modo geral, procuramos a combinação de serviços e assistências para atender às novas demandas.

Quais são as perspectivas da companhia para o segundo semestre deste ano e para 2020? Nós da Porto somos otimistas. 2018 tinha um prognóstico dificílimo e foi mesmo turbulento, assim como tem sido 2019. Porém, a Porto -- e na verdade o mercado de seguros como um todo -- é muito resiliente e conseguiu passar muito bem por todas estas tribulações. As vendas de veículos estão se recuperando. Estamos bastante otimistas, apesar de todas as turbulências da economia, grande parte delas oriundas da política. Acompanhamos com muita expectativa a necessária Reforma da Previdência, que quando se efetivar, contribuirá bastante para dirimir a crise no País. No entanto, independentemente do que acontecer na política e na economia, o mercado segurador segue confiante em bons resultados. Sincor-GO | 47


Eventos

Congresso Brasileiro será na Costa do Sauípe (BA) Com programação de peso, encontro nacional debaterá temas de interesse da categoria e para o mercado Profissionais de todo o país já estão se preparando para a 21ª edição do Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que será realizada na Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, nos dias 10, 11 e 12 de outubro. O evento agregará também o 5º Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar e a 20ª EXPOSEG – Feira de Negócios. As inscrições estão abertas. Na programação do Congresso serão discutidos, por meio de palestras, paineis, debates e oficinas, temas de grande interesse para a categoria e para o mercado. As últimas novidades em produtos e serviços serão apresentadas na EXPOSEG, feira que tem se configurado, ao longo da história do congresso, como uma oportunidade de networking com corretores de seguros e seguradores de todo o país. “O corretor de seguros não pode perder. Asseguro que será um evento inesquecível. A comissão organizadora vem trabalhando para fazer o melhor e maior evento do setor de seguros”, destaca o presidente da Fenacor, Armando Vergilio. “Vamos deba-

48 | Sincor-GO


ter as alternativas na distribuição, as insurtechs, plataformas digitais e a venda por meio remoto, porém com protagonismo do corretor de seguros, e outros temas relevantes, incluindo a Reforma da Previdência, o Seguro Saúde e o mercado não regulamentado, que está se espalhando por outros ramos, além da carteira de automóveis”, adianta o presidente da Fenacor.

Com shows de Claudia Leitte, Rafael Cortez, Ju Moraes e Araketu, esta edição, começando pela escolha da Costa do Sauípe, traduz a preocupação da organização em promover uma “experiência completa, conciliando atividades técnicas e de lazer para o congressista e toda a família”. Segundo Armando Vergilio o Congresso Nacional terá um “novo formato, mais exclusivo”.

As inscrições serão realizadas pelo site do congresso até o dia 31 de agosto.

O PRA SUPER CAMPEÕES

2019 JÁ COMEÇOU.

CONSTRUA O SEU CASTELO DE VENDAS!

Mostre que você tá com tudo para ganhar cada vez mais! Uma viagem para Praga e Viena e para um resort paradisíaco, 6 carros 0 Km e muitos prêmios esperam por vocês. Acesse pracorretor.com.br e boas vendas!

Sincor-GO | 49


Sincor - GO Rua C-145, 1.036, Qd 337, Lts 21/22, Jd. América, Goiânia-GO | CEP 74255-500

Lucas Vergilio presidente Henderson de Paula Rodrigues vice-presidente Financeiro Deivid Pereira vice-presidente Técnico Roney Almeida Macedo vice-presidente de Marketing e Relações com o Mercado Vera Lúcia Campos Fornari vice-presidente Social e de Benefícios Vinícius de Araújo Porto vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros Wagner Paulo de Oliveira vice-presidente Administrativo Diretoria Admilson Alves de Castro Ana Maria Martins de Oliveira Andrade Carmen Lucy Silva Demerson Gonçalves de Melo Evanira Barbosa de Macedo Jairo Cirilo Amaral Juliana Pena de Paula Rios de Pina Liamar Geralda Martins Ferreira Lucas Paulo Garcia Bittencourt Marinho de Souza Oliveira Júnior Osmar dos Reis de Sousa Silvio Roberto de Sousa Rodrigues Thiago Perilo de Azevedo Silva Wallacy Luiz Silva Oliveira Diretoria Auxiliar Edmo Edmundo Pinheiro Neto Fausto Rodrigues de Godoy Isabella Petini de Oliveira Ludmilla de Mesquita Correira Ribeiro Luiz Olmando de Melo Mariana de Jesus Fonseca Paulo César Fernandes Rosa Renner Araújo Fidelis Ricardo Magalhães Ferreira Ronaldo de Amorim Chaveiro Sérgio José de Melo

Conselho Fiscal Efetivo Amaury Gonçalves da Cunha (presidente) José Sousa Rios Marcos Carneiro Martins Arruda Conselho Fiscal Suplente Gilson Antonio de Souza Inamar de Cássia Borges Samuel Azevedo Barros Sobrinho Delegados representantes junto à Fenacor 1º Delegado: Lucas de Castro Santos 2º Delegado: Henderson de Paula Rodrigues 1º Suplente: Hailton Costa Neves 2º Suplente: Ozório Manuel da Silva Conselheiros efetivos do Comitê de Ética Raimundo Dionísio Ribeiro (presidente) Antônio Oliveira Durães Cláudio Miguel de Paula Daniel Souza dos Santos Julio César Coelho Guilherme José Veríssimo da Silva Conselheiros suplentes do Comitê de Ética Erasmo Pereira da Silva Isaias Fernandes de Paula Edson Costa Souza Reinaldo de Oliveira Batista Filho Anderson Pires Costa Cardoso Antônio Carlos Starling Cavalcanti Diretorias Territoriais Anápolis: Leonardo de Miranda Almeida Diretor territorial auxiliar: Ronaldo Luiz de Miranda Itumbiara: Antônio Aparecido de Almeida Diretor territorial auxiliar: Raimundo Nonato dos Santos Rio Verde: Francisco Rodrigues Pereira Neto Diretor territorial auxiliar: Giuliano Carlos Fernandes da Silva Catalão: Mário de Pádua Castro

Revista Sincor Projeto editorial e gráfico, redação e edição

Ampli Comunicação

50 | Sincor-GO

Jornalista responsável: Deire Assis (GO 01197 JP) Impressão: Gráfica Art 3 Tiragem: 3 mil exemplares


de Autorregulação do Mercado de de Corretagem de Seguros

Reafirme seu compromisso com a ética e as boas boas práticas do Mercado. T enha seu selo de qualidade. ade. Associe-se ao IBRACOR.

40-006 Av. Rio Branco, 147 - 6º andar – Centro - Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20040-006 Sincor-GO | 51 Tel: (21) 3509-7070. www.ibracor.org.br



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.