livro A TROVA E O TROVADOR

Page 282

A TROVA E O TROVADOR -2010

Castro, carioca nascido em 18 de julho de 1916 e falecido em 1977. Além de incansável TROVADOR, foi responsável pela criação de JOGOS FLORAIS em várias partes do País. Presidente Perpétuo da UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES e PRÍNCIPE DOS TROVADORES DO BRASIL, mais que qualquer outro, incentivou o movimento trovadoresco brasileiro, com ação e com palavras: “Por estar na solidão, tu de mim não tenha dó; com TROVAS no coração eu nunca me sinto só.”

Era o seu passatempo e a sua ocupação espiritual. Ele e seus demais IRMÃOS TROVADORES não estão encurralados neste vasto mundo pleno de ameaças. Captam o que existe de melhor e que é ao mesmo tempo mais simples: a natureza, o cândido sorriso das crianças, a alegria de viver e o amor. Como o ascendente medieval, não se deixam tomar pelo pânico que invade cada época.

“A TROVA tomou-me inteiro! tão amada e repetida que agora traça o roteiro das horas de minha vida.”

Não obstante já tenha sido instituído o “Dia Nacional do TROVADOR”, comemorado a 18 de julho, é nosso propósito homenagear, de modo especial, os TROVADORES MINEIROS, propondo a instituição do “DIA ESTADUAL DO TROVADOR” a ser comemorado naquela mesma data.

Ao postularmos a instituição do 18 de julho como o “Dia do TROVADOR”, desejamos homenagear o nascimento de Luiz Otávio, que amava trovar. Um afazer tão simples, mas que lhe bastava.

Que a nossa homenagem sirva como uma lição de simplicidade (tão bem transmitida pelos TROVADORES BRASILEIROS) aos que querem valorizar a todos custo as coias Sílvia Araújo Motta-BH-MG-Brasil

Página 282


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.