Page 1

Antropologia

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ANTROPOLOGIA


Informações Gerais Modalidade: Presencial Carga horária: 372 horas Período: março de 2013 à abril de 2014 Local: Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore  Número de Vagas: 20  Público Alvo: Egressos do curso de Ciências Sociais e áreas afins, interessados em construir carreira acadêmica no campo da Antropologia ou em aproveitar o referencial teórico e metodológico da disciplina para qualificar sua atuação profissional.  Coordenação: Sílvia Martins, Ph.D. e Dr. Siloé Amorim    


Justificativa  Existência de uma lacuna na formação de antropólogos

na UFAL no que tange à capacitação específica para atuar junto à populações vulneráveis, na área de direitos históricos e respeito à cidadania.  Execução do Plano de Desenvolvimento do Instituto de Ciências Sociais que prevê a expansão dos cursos de pós-graduação ofertados pela unidade. Nesse sentido, a experiência pretende avançar na direção da construção de um mestrado em Antropologia.  Ampliação das atividades do Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore na área de ensino .


Objetivos  Capacitar profissionais para atuação no campo da

Antropologia aplicada em contextos que necessitam de análise e reflexão crítica sobre as diferentes demandas sociais, políticas e culturais.  Ampliar o engajamento antropológico com questões referentes às minorias étnicas e sociais, aproximando e consolidando os vínculos entre profissionais da área que se encontram dispersos em diferentes instituições de ensino no estado de Alagoas.  Qualificar profissionais que já atuam nas áreas de Sociologia no ensino médio, em instituições de ensino superior e de pesquisa, além de órgãos públicos e privados e em organizações não governamentais;


Matriz Disciplinar

 Elementos de Teoria Antropológica – 60 horas    

 

(semanal) Métodos e Técnicas de Pesquisa – 60 horas (semanal) Etnicidade e Identidades Sociais – 60 horas (modular) Culturas Populares e Patrimônio – 60 horas (modular) Educação e Diversidade – 60 horas (modular) Seminário de Produção Antropológica – 60 horas (modular) Tópicos Especiais em Antropologia– 12 horas (3 encontros, no intervalo entre os módulos)


Calendário Acadêmico Disciplina

Horário

Período

Professores

Elementos de Teoria Antropológica

Quartas feiras 18:00 às 22:00 hs.

17 de abril à 31 de julho

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Quartas feiras 18:00 às 22:00 hs

07 de agosto à 27 de novembro

Siloé Amorim, Sílvia Martins e Gilson Rodrigues Juliana Barreto e Thiago Bianchetti

Etnicidade e Minorias Sociais

Sábados 8:00 às 17:00 hs

23 de março à 01 de junho

Evaldo Mendes, Claudia Mura e Jordânia Souza

Cultura Popular e Patrimônio

Sábados 8:00 às 17:00 hs

15 de junho à 10 de agosto

Wagner Chaves e Fernanda Rechenberg

Educação e Diversidade

Sábados 8:00 às 17:00 hs

06 de julho à 24 de agosto

Amurabi Oliveira e Nádia Meinerz

Seminário de Produção Antropológica

Sábados 8:00 às 17:00 hs

14 de setembro à 16 de novembro

João Bittencourt, Marina Saraiva e Amaro Braga

Tópicos Especiais em Antropologia

Sábados, 8:00 às 12:00 hs

08 de junho de 2013

- Pedro Nascimento

17 de agosto de 2013

- Silvia Martins e José Ribeiro -Ivamilson Barbalho

23 de novembro de 2013


Colegiado do Curso  Titulares       

Sílvia A. C. Martins - Ph.D. em Antropologia Siloé S. de Amorim - Doutor em Antropologia Nádia Elisa Meinerz Doutora em Antropologia Wagner Diniz Chaves - Doutor em Antropologia Fernanda Rechenberg - Doutora em Antropologia Funcionário Técnico-Administrativo (a ser indicado) Representante do Corpo Discente (a ser escolhido)

Suplentes:  João Bittencourt – Doutor em C. Sociais  Evaldo Mendes – Doutor em Antropologia  Amaro Xavier Braga – Mestre em Sociologia  Jordânia Souza – Mestre em Sociologia  (Funcionário Técnico-Administrativo)  (Representante do Corpo Discente)


Especialização em Antropologia 2013  

Curso de Especialização em Antropologia Lato Sensu - 2013 - UFAL

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you