3 minute read

Na rota certa do crescimento do grafeno

Caros leitores, a sexta edição da Revista Grafeno marca o início do ano de 2023 e coloca em prática a “Revista Grafeno de Cara Nova”, slogan escolhido para alinhar as expectativas da comunidade brasileira de grafeno.

Quando idealizamos a estratégia para 2023, pensamos em alcançar um maior número de participantes e apoiadores para que a nossa mensagem atinja até os locais mais distantes em nosso território e confirmo que está sendo desta forma que continuaremos no foco de nossos propósitos.

Advertisement

Uma iniciativa que começamos a praticar este ano foi o uso das redes sociais com a criação do site Revista Grafeno no Linkedin (1) e já estamos vendo resultados emocionantes de novos leitores, todos sendo monitorados nas métricas do site; o nosso crescimento de acessos está atingindo valores excelentes de participação, resultado de uma ampla divulgação de nossos colaboradores e pela qualidade que estamos colocando em nossas publicações.

Ao mesmo tempo que crescemos na mídia, atingimos um maior protagonismo na área; neste ano corrente, já definimos a criação do Simpósio Grafeno da SAE BRASIL, o qual vai ser realizado junto com o Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade. Esta união faz parte da conexão dos temas que, de certa forma, estão alinhados no setor e porque não dizer que o grafeno também é um material novo e faz parte da programação dos dois eventos. Vejam ainda nesta edição o flyer de divulgação do simpósio Grafeno e entendam como será esta união de esforços e compartilhamento de espaço e apoiadores.

Também estamos avançando em caminhos diversos na área de grafeno, como por exemplo na propagação do conhecimento junto com a iniciativa do Grupo Grafeno do Inmetro, grupo que está dedicando esforços para tornar esta tecnologia regulável, confiável e controlável, a partir da criação de conceitos e procedimentos visando a viabilização da comercialização em massa do grafeno, aproveitem e vejam nesta edição o artigo do Inmetro. Mas o trabalho será enorme e por isso, qualquer apoio neste tema será muito bem-vindo e todos estão convidados para participar.

A sexta edição da revista conta com temas diversos de colunistas e artigos técnicos voltados para o setor, e nesta edição em específico com um caráter industrial. Um tema muito interessante é o de segurança ocupacional relacionada ao manuseio dos nanomateriais, artigo publicado pelo Dr. Marcelo Tirelli; ainda pouco se sabe das implicações técnicas e dos EPIs recomendados para proteção, mas estamos certos de que a evolução do grafeno se dará junto com os avanços neste campo de proteção ocupacional. Hoje sabemos que as máscaras tradicionais não são eficazes para barrar partículas da ordem de grandeza em nanômetros e também os efeitos que estas partículas podem causar nos seres vivos. Os estudos estão abordando o seu processamento, manuseio, mistura, lixamento, corte, reciclagem e o ambiente industrial onde se manuseia produtos com grafeno.

Em adicional, como sempre dedicamos em nossas edições, a publicação de uma atividade estudantil brasileira, pilar importante da nossa iniciativa e espaço para divulgação dos futuros engenheiros, mostrando suas habilidades em lidar com situações adversas do meio; na edição presente, assistiremos um grupo da UNICAMP focado no estudo do aerodesign da SAE BRASIL; vamos prestigiar esses garotos(as), orgulhos da geração técnica que está vindo. Também apresentaremos o grupo Eldorado, ICT localizada em Campinas, que despontou na comunidade do setor eletroeletrônico, pilar importante dos campos da mobilidade e do futuro da conectividade e eletrificação brasileira, e em paralelo e para dar maior vazão na divulgação das ICTs brasileiras, vamos apresentar o IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas de São Paulo, com ênfase na área de materiais, unidade responsável por lidar com os materiais de fronteiras nos setores industriais e de saúde, e por isto merece uma atenção especial, sendo um deles o grafeno utilizado em capacitores, tema que publicaremos em uma futura edição da revista, não percam estes artigos. Minha mensagem para este ano é enfatizar a nossa paixão presente em um campo de grande relevância ao nosso país e que tem tudo a ser um produto de diferencial brasileiro, por isto, vamos manter a chama acessa e porque não dizer: “ vamos colocar lenha na fogueira”. Aproveitem esta edição repleta de material de primeira linha e continuem acreditando em nosso trabalho, a próxima edição será no final de junho e focaremos no setor da mobilidade, aquele que posso dizer com propriedade, temos muito que fazer neste presente-futuro.

Mentor do Núcleo Grafeno da SAE BRASIL. Diretor da Regional São Paulo da SAE BRASIL. Engenheiro Metalurgista e Doutor em Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-USP, pós-doutorado pela EESC-USP. Professor titular do curso de Engenharia de Materiais da Fundação Santo André e professor da pós-graduação em Engenharia Automotiva do Instituto de Tecnologia Mauá. Colaborador associado da SAE BRASIL com mais de 35 anos de experiência no setor automotivo nos campos de especificações de materiais, análise de falhas, P&D e inovações tecnológicas.

This article is from: