Page 1

Exposição Filatélica: Portugal e a Europa A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares recebeu a exposição filatélica, Portugal e a Europa: Uma História contada através dos selos portugueses (3ª Edição). Esta, da autoria de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Couto da Rocha Pita e editada pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra.

Esta exposição esteve patente ao público num espaço previligiado no Município da Ribeira Brava, entre os dias 27 de Abril e 6 de Maio (inclusivé), sendo visitada por todos os Alunos da nossa Escola, dos vários níveis de ensino, principalmente, as turmas do Ensino Secundário, bem como, turistas e população em geral.

O sucesso da mesma deveu-se não só à importância do tema, mas, e principalmente, à pertinência do mesmo na actualidade. A nossa Escola realçou a sua importância, inserindo-a no cartaz comemorativo do Dia da Escola e do Concelho (6 de Maio), o que levou a que esta fosse também visitada pelas Entidades Regionais e Autarquicas do nosso Concelho.

Esta temática foi de grande interesse e utilidade para para os nossos Alunos, principalmente, das disciplinas de História e de Geografia, vindo complementar e enriquecer os conteúdos programáticos desenvolvidos nas aulas. Os Docentes que acompanharam os Alunos fizeram


uma abordargem ao tema e conjuntamente reflectiram sobre a importância de Portugal na Europa, entre outros aspectos que despertassem o interesse dos nossos jovens para estas questões. Desta forma, a Escola felicita esta iniciativa estando sempre disponível à participação neste género de eventos... cada vez mais, é importante a consciencialização das populações, das Escolas e dos jovens em geral, para as questões europeias. As Gerações futuras serão, sem dúvida, os impulsionadores da economia, da cultura e da sociedade em geral... das mudanças, inovações e decisões nas mais diversas áreas, daí que a informação e o conhecimento sejam essenciais para o novo conceito de cidadania...cidadania europeia... Um olhar diferente sobre Portugal e a Europa; uma forma cativante e agradável de mostrar uma História comum a todos nós. Este quadro cultural proporcionado pela apresentação desta exposição contribuirá, certamente, para o despertar e para uma maior reflexão do nosso papel e da nossa posição e importância na Europa, da nossa identidade cultural, a ” verdadeira” identidade... de quem fomos, quem somos e para onde caminhamos! Consideramos assim, que esta foi uma exposição criativa, interessante e necessária, uma vez que, é preciso conhecermos e dar-mos a conhecer, valorizarmos e, principalmente, mantermos as nossas raízes como povo, como cultura e ao mesmo tempo, pensarmos o nosso futuro na europa como cidadãos, como profissionais no mundo do trabalho, como “europeus “ no verdadeiro sentido da palavra..... Louvamos iniciativas como esta, apoiaremos no futuro outras do género. A porta da nossa Escola estará sempre aberta, para a informação, o conhecimento...para o futuro...hoje e sempre, nesta “ Aldeia Global” da qual fazemos parte, no “mapa do globo”, num “desenho mundial” a que chamamos EUROPA...

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

Texto sobre a Exposição Europa na Ribeira Brava  

Texto sobre a Exposição: Portugal e a Europa: «Uma História contada através dos selos portugueses» na Ribeira Brava (Madeira)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you