Uma Experiência Singular

Page 46

Exposições As diferentes exposições realizadas resultaram de trabalhos em oficinas participadas pelos moradores de Couros, com exceção da exposição de fotografia que foi um trabalho de retratos de moradores realizados por um fotógrafo.

Presépio Comunitário Para o Natal de 2011 foi construído um Presépio Comunitário num antigo sequeiro de couros outrora pertencente a uma fábrica de curtimenta e que foi recuperado fazendo agora parte das instalações da Fraterna. Foi convidada uma cenógrafa que orientou e acompanhou um pequeno grupo de moradores na construção do Presépio. Para a sua criação foram utilizados restos de couros, na verdade algumas dezenas de quilos,

fornecidos por uma empresa local fornecedora de couro para sapatos e botas. As tradicionais figuras do presépio foram todas modeladas em arame e cobertas pelos restos de couro, num padrão de cores limitado às do tingimento que aquela fábrica produz. Os moradores forneceram alguns dos restantes materiais utilizados, como restos de tecidos. Musgo recolhido na Pena e palha foram os restantes materiais utilizados. Após a sua construção o Presépio ficou em exposição pública no período de 20 de dezembro a dia 6 de janeiro de 2012. Esta atividade foi a primeira a ser proposta pelo Conselho de Comunidade.

Mapa da Comunidade e Soletas Resultado das oficinas “Mapa da Comunidade de Couros” e “Artesanato Ecológico – Soletas”foi realizada uma exposição, em duas salas distintas do Instituto de Design de Guimarães, durante um mês. Foi uma oportunidade de mostrar à cidade o trabalho que estava a ser feito em Couros e um modo de atrair mais visitantes áquela zona da cidade de Guimarães. 45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.