Caderno de Resumos do VII CMELP

Page 316

TRANSFORMANDO O SACRIFÍCIO EM PRAZER: UM NOVO OLHAR SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO Djeim Nunes de Freitas SILVA Ariane Aparecida de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O livro paradidático exigido bimestralmente nas escolas é, muitas vezes, considerado pelos alunos como uma leitura apenas para teste avaliativo, o que torna sua leitura desmotivadora. O trabalho tem como objetivo geral motivar a inserção, no meio discente, de uma leitura crítica e construtiva, onde os frutos sejam colhidos posteriormente. Para isso, pretendemos analisar a construção dos conhecimentos nos discentes, por meio de um livro paradidático e sua retextualização. A pesquisa foi realizada em uma instituição privada com duas turmas de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, cuja faixa etária é de 10 e 11 anos. Uma das turmas era composta de 37 alunos e outra com 35 alunos. A teoria tem como fundamento os postulados propostos por Freitas e Costa (2002), Isola (2007), Marchuschi (2008), dentre outros. Com base nas aulas e nas retextualizações, observou-se que os alunos melhoraram a escrita. No geral, vê-se que trabalhar de forma planejada e engajada nos gêneros é um das melhores formas de exercitar a prática de linguagem e de escrita, uma vez que, eles circulam em nosso meio social. Palavras-chave: Livros paradidáticos. Gêneros textuais. Retextualização.

Caderno de Resumos do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura 316


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.