Caderno de Resumos do VII CMELP

Page 173

O CONTO DE FADAS NO ENSINO DE LP: ACENTUANDO A IMAGINAÇÃO E DESESTABILIZANDO PRECONCEITOS Francisca Ramos LOPES Ana Gabriella Ferreira da SILVA PRADILE/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte A pesquisa, em fase exploratória, objetiva problematizar a sala de aula de língua portuguesa como um dos possíveis espaços no qual em sua prática efetiva o docente pode fazer uso de contos variados para acentuar a capacidade criativa dos discentes, desmitificando temáticas que circulam nas práticas discursivas como jogos de verdade espelhados por microlutas entre o bem e o mal, os ricos e os pobres, beleza e feiúra, dentre outros elementos ilimitados em sua capacidade de produzir efeitos de sentidos entre os sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa insere-se no âmbito da linguística aplicada e observa um paradigma qualitativo interpretativista. A análise preliminar dos dados apresenta sequências narrativas dos clássicos Branca de Neve e Soldadinho de Chumbo. Inicialmente, os contos estão sendo pensados com foco nas etapas” travessia, encontro, conquista e celebração” (CASHDAN, 2000) as quais podem indiciar um caminho de autodescoberta, construção e desconstrução de imagens de verdade ou falsidade circulante nas práticas sociais. Há pistas de que os contos podem ser um instrumento facilitador das aulas de linguagem contribuindo para ajudar a criança a compreender e enfrentar (pré) conceitos construídos socialmente. Palavras-chave: Contos. Práticas discursivas. Desconstrução. Preconceitos.

Caderno de Resumos do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura 173


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.