1 minute read

RECONHECER LEGADOS E CONQUISTAS

Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro propõe ações para o reconhecimento e fortalecimento das lutas,

manifestações e realidades do povo negro no Brasil

Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro chega à sua quinta edição ampliando reflexões sobre a história, legados, cultura e identidades da população negra no país. A ação faz alusão aos dias 13 de maio de 1888 e 20 de novembro, datas da assinatura da Lei Áurea e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, respectivamente. A iniciativa acontece de forma presencial e online, de maio a novembro, com oficinas, batepapos e apresentações artísticas em todas as unidades e plataformas digitais do Sesc São Paulo.

"Neste ano, o projeto inspira-se na ideia de ensinagens negras que, para além do compartilhamento de conteúdos negroreferenciados, dá lugar também às cosmopercepções e modos de fazer da negritude, considerando processos e experiências como potencializadores do ensino-aprendizagem e de transformação social. Nesse contexto, caberá ainda observar o marco de 20 anos da criação da Lei 10.639/2003, que decretou a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições educacionais do país”, afirma Fabiano Maranhão, assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação de maio e junho, estão o curso Sobrevivendo no inferno: a obra de Racionais MC´s, realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc; o passeio Quilombo Saracura, que parte do Sesc Avenida Paulista em direção ao bairro do Bixiga, na região central da capital paulista; e a apresentação da peça O Avesso da Pele, baseada no romance do escritor Jeferson Tenório, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Na abertura do projeto, dia 13/5, o Sesc Santana realiza a gira de abertura, seguida da apresentação do espetáculo Malungo IXI - música, tempo e afeto

Do 13 ao 20 - (Re)

Existência do Povo Negro

De maio a novembro. sescsp.org.br/do13ao20

O espetáculo O Avesso da Pele, inspirado na obra homônima do escritor Jeferson Tenório, será apresentado no Sesc Thermas de Presidente Prudente.

No Brasil, aquarelista japonês Takeo Sawada dedicou sua carreira ao ensino da arte para crianças e adultos

POR LUNA D’ALAMA