um sopro de esperança num cenário de desolação .
em comum é a atuação na área socioambiental, valorização e envolvimento da comunidade local, caráter educativo e potencial de reverberação e de transformação em ações concretas.
Esta é a mais forte impressão causada pelas histórias de cada uma das iniciativas socioambientais participantes da Mostra Territórios em Transformação. Os desafios sociais e ambientais são conhecidos em escala global. A exclusão social, a concentração de riqueza e a crescente destruição causada pela exploração da natureza são faces de uma mesma realidade. Recentes conferências mundiais tentaram apontar rumos, com metas focadas nas questões sociais, no que deve ser feito para enfrentar o caos climático e em como financiar os objetivos socioambientais. Vislumbramos caminhos possíveis para a transformação desta realidade: a promoção de mudanças tecnológicas que reduzam os impactos negativos no planeta e criem iniciativas destinadas a inclusão socialmente justa dos bilhões de excluídos.
À descrição dos casos soma-se a contribuição da reflexão clara e afiada de quatro pensadores contemporâneos: Ladislau Dowbor, Luiz A. Ferraro Jr, Neli Aparecida de Mello-Théry e Renato Peixoto Dagnino. O conjunto de suas reflexões expõe as grandes linhas em torno das quais todas as iniciativas tecem as suas redes: Educação, meio ambiente e participação cidadã; território e desenvolvimento local; Economia e formas alternativas de produção e consumo; Diálogos de saberes e tecnologias sociais. Assim, a primeira Mostra Territórios em Transformação, em paralelo com o Seminário Diálogos sobre os Desafios Socioambientais Contemporâneos propõem abordar a crise socioambiental planetária a partir de uma dupla perspectiva: a compreensão do problemático contexto atual e a apresentação de caminhos teóricos e práticos que já estão em curso.
Sesc São Paulo Av. Álvaro Ramos, 991 03331-000 • São Paulo • SP (11) 2607-8000
2 0 1 7
A leitura dessa publicação, incluindo a compreensão do panorama conceitual, o detalhamento das questões cotidianas de cada experiência socioambiental e a percepção de como a imaginação coletiva tem o poder de transformar a realidade, mostra que o atual cenário exige um movimento de mudança. E deixa claro que é preciso coragem para mudar. Não a coragem definida como ímpeto, mas aquela que se entende como a perseverança. Essa coragem de mudar, cultivada sobre o fértil solo do conhecimento e do compartilhamento de saberes, é o que torna possível a existência concreta de tantas iniciativas positivas aqui relatadas.
Como trilhar esses caminhos? Neste exato momento, em todo o planeta, desenvolvem-se iniciativas sociais que materializam no dia a dia os propósitos de sustentabilidade. Há muito o que aprender com cada uma delas, com seus processos coletivos, com sua ação em rede. Reunir e compartilhar saberes e experiências socioambientais é justamente o objetivo dos projeto Ideias e Ações Para um Novo Tempo desenvolvido pelo Sesc São Paulo.
2 0 1 7
O compartilhamento de práticas inspiradoras e a incorporação da leitura do território como tema central ajudou a estreitar o diálogo entre as Unidades e os agentes sociais envolvidos com as iniciativas, permitindo a realização de uma criteriosa curadoria compartilhada que identifica dezenas de iniciativas sediadas no estado de São Paulo — reunidas na Mostra Territórios em Transformação. O que essas experiências trazem
sescsp.org.br
OK CAPA_REV_24052017.indd 2-4
24/05/17 12:38