Issuu on Google+


DIA MUNDIAL DO TURISMO........................04 TURISMO SOCIAL.......................................07 MEIO AMBIENTE........................................08 CINEMA E VÍDEO........................................09

site oficial: www.sescsp.org.br

TEATRO.....................................................09

críticas e sugestões: email@riopreto.sescsp.org.br

MÚSICA.....................................................10

programação on-line: www.issuu.com/sesc_rp *

LITERATURA...........................................14

CRIANÇA...................................................12

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS........................14

drops da programação: www.twitter.com/sescriopreto*

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS...................15 INTERNET E MULTIMÍDIA............................16 SAÚDE E ALIMENTAÇÃO..............................16 ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS...............17 SERVIÇOS........................................21 DESTAQUES.............................................22

Legenda de Valores: l Comerciário matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos, usuário MIS u Inteira

Classificação Indicativa

L

10

12

14

16

18

livre para todos os públicos

não recomendado para menores de 10 anos

não recomendado para menores de 12 anos

não recomendado para menores de 14 anos

não recomendado para menores de 16 anos

não recomendado para menores de 18 anos

* O Issuu.com e o Twitter.com são websites que oferecem serviços gratuitos de compartilhamento e troca de informações e arquivos. Para ter acesso a todo o conteúdo disponível é necessário se cadastrar. O SESC Rio Preto não se responsabiliza por danos ou possíveis transtornos causados pelo acesso à estes sites.

índice

Os símbolos coloridos com um número inscrito nas páginas seguintes representam a classificação indicativa de espetáculos, shows e filmes. O número inscrito corresponde à idade a partir da qual a programação é recomendada. Fique atento!


_passeio Cana nossa de todo dia

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Lurdinha de Castro, historiadora, filósofa e docente nos cursos de turismo, comunicação e pós graduação da Unilago.

Um convite à reflexão sobre o canavial, a principal paisagem que permeia nossa região. Visitas ao Engenho Tamanduá, Engenho Santo Mário e Usina São Domingos. 11, sexta, às 8h. No Auditório. Grátis. _multimídia Festival do Minuto Canal Rio Preto

http://riopreto.festivaldominuto.com.br

4

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Canal Rio Preto no Portal do Festival do Minuto, traz este mês o tema “Brasileiro que nem eu”. Para participar basta produzir um vídeo de 60 segundos e enviar pela internet. O melhor vídeo concorre a um prêmio especial. Grátis.

imagem: re...fazenda_divulgação

_exposição Re...Fazendas: Do café à cana-de-açúcar Conjunto de 40 imagens do fotógrafo Essio Pallone Filho, realizadas com filmes em preto e branco e imagens digitais, que retratam importantes fazendas localizadas interior de São Paulo. Fazendas que nos séculos XIX e XX eram predominantemente voltadas para produção de café (principal produto de exportação do Brasil e responsável por transformar São Paulo no estado mais importante da nação), e que a partir 1950 se renderam à cultura da canade-açúcar colocando o Estado novamente em destaque, desta vez como o maior produtor de açúcar e álcool do país. As imagens apresentam uma releitura da diversidade de informações desses grandes conjuntos arquitetônicos que ainda preservam as principais características de seus tempos de glória. 11 de setembro a 1 de novembro. Terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h. Na Lanchonete. Grátis.

dia mundial do turismo_

A 30ª edição do Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, tem como objetivo destacar a diversidade cultural brasileira. A identidade local das comunidades anfitriãs, sua relação saudável com os viajantes e com o turismo sustentável são alguns dos temas abordados neste ciclo de atividades especiais. 11 a 27 de setembro. Todas as atividades são gratuitas.

Patrimônios da Humanidade no Brasil Uma viagem virtual pelos atrativos turísticos brasileiros que integram a lista da UNESCO de patrimônios da humanidade. 11 a 30, terça a sexta, 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45. Na Sala de Internet Livre. Grátis.


_filmes comentados 14

Ciclo de filmes

Amarga Cana Muitas décadas se passaram desde a abolição da escravatura, mas o trabalho escravo continua fazendo parte da realidade de milhares de brasileiros, principalmente daqueles que atuam na base do ciclo produtivo da cana. Embora haja grande dificuldade para que violências humanas e trabalhistas sejam reconhecidas como escravidão pelo poder público, casos sérios de violações à dignidade e aos direitos dos cidadãos não são raros no país. Este ciclo é um convite à reflexão sobre o assunto. 15, terça e 18, sexta. A partir das 19h30. No Teatro. Grátis.

Cana no Pontal?

Brasil, 2007, 25 min. Direção: Antonio Thomaz Júnior, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) de Presidente Prudente. Produzido em parceria entre o Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT), o Departamento de Geografia da FCT, e o Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes”.

As consequencias socioeconômicas da expansão da agroindústria canavieira no Pontal do Paranapanema, região Oeste do Estado, como a degradação ambiental e a fragilização dos movimentos sociais envolvidos na luta pela reforma agrária. Dia 18: O Caminho do meio

Brasil, 52 min. Direção: André Amparo.

Dia 15:

Desde os anos sessenta, moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, se deslocam de suas cidades para trabalhar na colheita de canade-açúcar nas grandes fazendas do interior paulista. O boom dos bio-combustíveis aumenta ainda mais a necessidade dessa mão de obra sazonal e barata.

Cana de mel, preço de fel

Migrantes

Brasil, 13 min. Produzido em parceria entre a Secretaria de Educação à Distância do MEC e a TV Escola.

Parceria entre as universidades Federais do Piauí, Rio de Janeiro, São Carlos e Maranhão.

O documentário aborda o universo da casa-grande e da senzala nas proximidades da Vila de Olinda.

O trabalho e a vida dos trabalhadores que migram de diferentes regiões do país para os canaviais das modernas usinas paulistas.

Cana amarga

Do Bagaço à Liberdade

Brasil, 2002, 19 min. Direção: Paula Fabiana. Melhor Filme Júri Oficial para Finalização em Vídeo, no 8º Festival de Super-8 de Campinas. Melhor Direção, no 3º Goiânia Mostra Curtas.

Mostrando o cotidiano dos personagens de forma crua, o filme conta a história de um triângulo amoroso entre cortadores de cana.

Brasil, 18 min.

A resistência dos camponeses contra a violência do latifúndio canavieiro no Nordeste do Brasil. Neste processo, o marco mais importante é o que eles chamam de “conquista da liberdade”, obtida através da luta pela terra e por um modelo agrícola voltado para a produção de alimentos.

5

imagem: cana amarga, o caminho do meio, cana no pontal?__divulgação

dia mundial do turismo_

dia mundial 4 do turismo


dia mundial 4 do turismo _bate-papo Os impactos socioambientais da cana-de-açúcar

O empobrecimento do solo resultante da monocultura, a poluição do ar com a queima da cana (emissão de gases, problemas respiratórios) e a condição de semi-escravidão dos cortadores de cana serão temas deste encontro. 18, sexta, logo após as exibições do Ciclo de Filmes Amarga Cana. No Teatro. Grátis. _vivência Arte com Bagaço

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Josiane Spolidoro Arakaki Ozaki, da Associação dos Artesãos de Fronteira (MG).

6

Com o objetivo de fomentar o artesanato local por meio da geração de renda e da preservação do meio ambiente, a atividade propõe técnicas artesanais com a utilização do bagaço de cana-de-açúcar, matéria-prima abundante na região. 12 e 19, sábados, às 14h30. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

imagem: divulgação

_oficina Sabores da cana-de-açúcar

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Elenice Alves Sanches, culinarista.

Você já experimentou bolo de rapadura? E caipiroska de cana-de-açúcar? Aprenda estas e outras deliciosas receitas elaboradas com derivados da cana, como: rapadura, açúcar mascavo, garapa, melado e mel de engenho. 16, quarta e 17, quinta, às 19h30. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

dia mundial do turismo_

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Wilson Rodrigues da Silva, do Sindicato dos Empregados Rurais de Guariba-SP e Lurdinha de Castro, historiadora, filósofa e docente nos cursos de turismo, comunicação e pós graduação da Unilago.


Informações sobre valores e condições de pagamento na Central de Atendimento.

VIAJE COM O SESC!

_outubro

A rede SESC oferece aos seus matriculados a possibilidade de provar novas e inesquecíveis experiências. Todas as viagens incluem acompanhamento de um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, transporte em ônibus padrão turismo, seguro viagem e passeios conforme o roteiro. Informe-se sobre nossas excursões e programe suas férias com qualidade e segurança. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Central de Atendimento.

Bertioga (SP) 14 a 18

Hospedagem no Centro de Férias SESC Bertioga, com pensão completa.

Localizada entre o oceano e a Mata Atlântica, a cidade ainda conserva as características de um verdadeiro santuário ecológico, com mangues e praias de águas límpidas. É neste cenário que o SESC possui um dos maiores centros de férias do país, com completa infra-estrutura de lazer e recreação.

Brotas (SP) 23 a 25

_setembro

Monte Verde (MG) 25 a 27

Hospedagem no Áustria Hotel, com pensão completa.

A cidade reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. Ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. A influência européia é visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e suas comidas típicas.

7

imagem: brotas_divulgação

Hospedagem na Pousada Broto d’água, com meia pensão. Brotas (SP) – 23 a 25

Esta pequena cidade do interior de São Paulo é conhecida por suas cachoeiras e esportes radicais, e proporciona aos seus visitantes muitas aventuras e emoções. Um dos destaques é o famoso Rio Jacaré-Pepira, um dos poucos rios ainda não poluídos do estado. Outra característica importante são os esforços para a preservação de recursos naturais, já que a cidade detém uma grande parcela de mata nativa, abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal.

turismo social_

4

turismo social


CALENDÁRIO DO SESC BERTIOGA Solicitações para estada sem transporte. Mais informações pela internet: www.sescsp.org.br . Novembro | Inscrições até 10/09 30/10 a 2/11 – 3 diárias 4 a 10 – 6,5 diárias 4 a 11 – 7,5 diárias 10 a 16 – 6,5 diárias 11 a 16 – 5,5 diárias 12 a 17 – 5,5 diárias 24 a 30 – 6,5 diárias 24/11 a 1/12 – 7,5 diárias

_bate-papo e exibição de vídeos

Como proteger as crianças do consumismo?

Dezembro | Inscrições até 13/10

30/11 a 6/12 – 6,5 diárias 1 a 7 – 6,5 diárias 2 a 8 – 6,5 diárias 7 a 13 – 6,5 diárias 8 a 14 – 6,5 diárias 9 a 15 – 6,5 diárias 14 a 20 – 6,5 diárias 23 a 27 – 4 diárias Natal - Acréscimo de 30% sobre a diária* 30/12 a 3/1 - 4 diárias Ano Novo - Acréscimo de 30% sobre a diária*

Janeiro (2010) |Inscrições até 10/11

Com a psicóloga Maria Helena Masquetti, coordenadora do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana (SP).

Pare. Pense! Pequenos vídeos de 30 segundos, de cinco consequências do consumismo na infância: obesidade, erotização precoce, alcoolismo, estresse familiar e violência. Criança, a alma do negócio

Brasil, 2008, 59 min. Direção: Estela Renner.

5 a 11 – 6,5 diárias 5 a 12 – 7,5 diárias 5 a 13 – 8,5 diárias 12 a 18 – 6,5 diárias 13 a 19 – 6,5 diárias 14 a 20 – 6,5 diárias 19 a 25 – 6,5 diárias 20 a 26 – 6,5 diárias 21 a 27 – 6,5 diárias 26/1 a 1/2 – 6,5 diárias 27/1 a 2/2 – 6,5 diárias 28/1 a 3/2 – 6,5 diárias * Os acréscimos são efetuados em períodos que compreendem feriados e datas comemorativas.

8

4

meio ambiente

O documentário mostra como a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. O resultado é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola maquiadas e deixaram de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas dos celulares mas não sabem o que é uma minhoca. 29, terça, às 19h30. No Teatro. Grátis.

imagem: sesc bertioga_divulgação

turismo social_meio ambiente

4

turismo social


4

cinema e vídeo

_exibição de filmes

É DIA DE CINEMA Exibição de filmes e curtas em praças e centros comunitários, com o objetivo de facilitar o acesso ao lazer e aproximar a comunidade do cinema. Este mês: As aventuras de Azur e Asmar

França, 2006, 99 min. Direção: Michel Ocelot. Retirar ingressos no local a partir de 1h antes da exibição.

Azur e Asmar são irmãos de criação separados na infância que se reencontram adultos como rivais na busca pela Fada dos Djins, o que os leva a atravessar o reino encantado do Maghreb, repleto de perigos e aventuras. 11, sexta, às 15h. No Ielar.

4

teatro

_oficina

Criação e Montagem

Atividade formativa sobre o processo de criação a partir do trabalho do ator com suas relações de reconhecimento externo. Relato da experiência e processo de montagem do espetáculo infantil Marcelo, Marmelo, Martelo. 7, segunda, 10 às 19h. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

9

imagem: pare. pense!_divulgação

cinema e vídeo_teatro

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Jorge Vermelho, diretor e ator.

L


CABOCLOS DA TERRA

música

_shows

MÔnICA SALMASO, TECO CARDOSO E nELSOn AYRES Aproveitando a formação erudita e jazzística dos músicos Nelson Ayres e Teco Cardoso e a curiosidade do trio pela música brasileira em geral, o repertório reúne obras de Villa-Lobos, valsas do começo do século passado (repertório de Orlando Silva), sambas escondidos, músicas líricas de Tom Jobim. fala muito do Brasil, de maneira elegante, mas também divertida. No repertório: Lábios Que Beijei (J. Cascata E Leonel Azevedo), Ciranda Da Bailarina (Edu Lobo/ Chico Buarque), Construção (Chico Buarque), Véspera De Natal (Adoniran Barbosa), Derradeira Primavera (Antonio Carlos Jobim / Vinicius De Moraes), Camisa Amarela (Ary Barroso) Beatriz (Edu Lobo / Chico Buarque), Trem Das Onze (Adomiran Barbosa), entre outras. 17, quinta, às 20h30. No Teatro. lR$5,00 nR$10,00 uR$20,00

10

12

Em meio à reprodução de uma “vendinha” do interior de São Paulo, convidados fazem uma “Roda de Viola” em homenagem a um nome expressivo da história da música caipira. Este mês: Irmãos Binatti homenageiam Vieira & Vieirinha Irmãos nascidos em Itajobi-SP, e junto aos primos Zico & Zéca e Liu & Léu, estavam presentes em todas as festas do interior de São Paulo, sempre cantando e dançando catíra. O irmãos Binatti nasceram em Cedral, mas residem em Uchoa-SP. Hoje estão entre os melhores luthiers (criadores de instrumentos de corda de forma artesanal) do país. 25, sexta, às 20h. Na Área de Convivência. Grátis. L

CLOnES DO ROCK Apresentação de bandas cover, com o objetivo de eternizar clássicos que marcaram épocas ou novos grupos musicais com repertórios nacionais e internacionais. Este mês: The Beatles One São Carlos - SP

Criada em 2003, a banda mudou-se para a Inglaterra em 2006, onde realizaram mais de 200 shows e participaram dos principais festivais de bandas cover da Inglaterra, como o Tribfest e a famosa Beatleweek em Liverpool. 27, domingo, às 17h. No Ginásio. Grátis. 12 imagens: mônica salmaso, vieira e vieirinha, the beatles_divulgação

música_

4


4

música

_shows

TARDES MuSICAIS

SOnORA

Intervenções musicais de diferentes gêneros.

Apresentações musicais de estilos diversos. Este mês: xotirado | forró Na estrada desde 2002, a banda de Ribeirão Preto - SP, já dividiu palco com nomes como Peixelétrico e Circuladô de Fulô. Em 2008, lançou seu primeiro álbum independente, Flor do Alecrim. 9, quarta, às 21h30. Na Lanchonete. Grátis. 14

Este mês: Trem das Onze | samba Grupo de Samba de São José do Rio Preto-SP, formado por: Kleber, Luis, Elisangela, Robson e Danilo. Com influência de Adoniram Barbosa, o grupo mostra sambas consagrados pelos Demônios da Garôa e também por outros compositores e intérpretes. 7, segunda, às 17h. Na Lanchonete. Grátis. L

Steve guyger | blues Gaitista americano natural da Philadélfia, considerado um dos principais nomes da gaita blues mundial. Acompanhou por vários anos em turnês o grande Jimmy Rogers, coleciona elogios de músicos como William Clarke e Mark Hummel. Neste show, Steve Guyger fará uma apresentação intimista, explorando as sutilezas da gaita tocada acusticamente, acompanhada pela guitarra. 30, quarta, às 21h30. Na Lanchonete. Grátis.

Kelly Boschetti | voz e violão Com um repertório que vai da MPB ao rock e também composições próprias influenciadas pelos grandes nomes da música popular brasileira, Kelly Boschetti consegue unir o entretenimento ao lirismo em apresentações sempre ovacionadas pelo público. 20, domingo, às 17h. Na Lanchonete. Grátis. L

11

música_

14

imagem: steve guyger, tres das onze, kelly boschetti_divulgação


teatro para 4 crianças Retirar ingressos no dia da apresentação a partir das 15h. L

Com Teatro Vento Forte, São Paulo-SP. 50 min.

MARCELO, MARMELO, MARTELO

Cia Azul Celeste, S. J. do Rio Preto-SP. 55 min.

Marcelo é um menino como tantos meninos, que faz mil perguntas para entender o mundo à sua volta. Mas um dia ele resolve questionar por que as coisas têm os nomes que têm. Sem respostas que satisfaçam sua aguçada curiosidade e inconformado, Marcelo começa a criar sua própria linguagem: o leite vira “suco de vaca”, a casa é a “moradeira” e o cachorro Godofredo passa a ser “Latildo”, causando grande confusão. 6, domingo, às 16h. No Teatro. Grátis.

MÁgICO POR ACASO

Com Teatro de La Plaza. São Paulo-SP. 50 min.

Em uma singela homenagem aos diferentes tipos de mágicos da história e aos seus truques característicos, o Grande Patrick – típico ilusionista de cartola e black-tie, com sua famosa varinha mágica– apresenta-nos uma fascinante trupe: o Professor Boff, o misterioso mágico chinês Chung Ling Yu, Tony, o “escapista” e a exótica Isis, vinda do distante Egito. 13, domingo, às 16h. No Teatro. Grátis.

Um barco pequeno ancorado que nunca tinha navegado se apaixona por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue se libertar, ele também é levado pelas correntezas e quase naufraga no mar, mas é salvo por um marinheiro que lhe ensina a usar a âncora para navegar e saber parar frente aos que ama. 20, domingo, às 16h. No Teatro. Grátis.

MARAVILHOSAS HISTóRIAS PARA ALBAK Com Grupo Caixa de Histórias, São Paulo-SP. 45 min.

No meio de um deserto de um tempo imemorial, quatro histórias, quatro personagens maravilhosos que se cruzam entre mercados, viagens de camelo, mares e colinas: Amina, a menina que comprava o mundo, Harun, o incomparável, Abud, o homem que ninguém vê e Badna, a princesa de mármore. Todos eles tinham grandes desejos e aprenderam a viver ouvindo Albak, o coração. 27, domingo, às 16h. No Teatro. Grátis.

imagens: marcelo, marmelo, martelo, mágico por acaso, maravilhosas histórias para albak_divulgação

teatro para crianças_

estréia!

12

uM RIO quE VEM DE LOngE


SESC CuRuMIM

criança

_oficinas Para crianças de 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições no Local.

PAPEL MACHÊ Modelagem de objetos com papel machê. 12, sábado e 13, domingo, às 14h30. Na Área Externa 2. Grátis.

MATERIAL RECICLÁVEL Decoração de caixas de papelão utilizando tintas, estêncil e massa acrílica. 20, domingo, às 14h30. Na Sala de Múltiplo Uso. Grátis. _vivências

Programa de desenvolvimento infantil com atividades integradas em diversas áreas. Turma de terça e quinta, às 14h. Turma de quarta e sexta, às 14h. Atividades do mês: DE OnDE VÊM AS COISAS? Você já pensou como se faz um queijo? Como o açúcar branquinho vai para dentro do saquinho? Venha descobrir de onde vem as coisas nas atividades proposta neste projeto. Neste mês: 4Pesquisa Virtual 10 e 11, quinta e sexta, às 15h15. 4Passeio: Fazendinha Educativa 2il 24, quinta e 25, sexta, às 13h30. 4Delícias de Leite

JOgO DE BETS Vivência do jogo conhecido também como taco. 6 e 26, sábados; 7, segunda e 27, domingo, às 14h30. Na Área Externa 2. Grátis.

BRInCADEIRAS DE RODA Rodas de danças coletivas ao som de cantigas populares. 19, sábado, às 16h. Na Área de Convivência.

Com a culinarista Elenice Alves Sanches.

17 e 23, terça e quarta, às 14h30. MODELAgEM EM ARgILA Elaboração de formas a partir da modelagem do barro. 15, 16, 29 e 30, terças e quartas. OFICInA DE FOTOgRAFIA Princípios básicos da fotografia. 1, 15 e 29, terças; 2, 9, 16 e 30, quartas, e 3, quinta, às 15h. OFICInA DE CuLInÁRIA Um convidado pelos curumins vem ensinar suas receitas. 29, quinta e 30, sexta, às 14h30. MATERIAL RECICLÁVEL Decoração de caixas de papelão utilizando tintas, estêncil e massa acrílica. 8 e 11, domingos, às 15h.

13

EnCOnTRO DE PAIS 15, terça, às 19h30. No Auditório. imagem: arquivo sesc

criança_

4

7 a 12 anos. Informações na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.


literatura

Histórias e Letrinhas

EXERCÍCIO DO OLHAR

Programa de literatura infantil que promove atividades lúdicas para incentivar à leitura por meio de narração de histórias, leituras dramáticas e releituras das histórias em outras linguagens artísticas.

Este mês:

Este mês: lançamento editorial

O Dia do Amigo Saci De Hamilton Luiz Pereira. Ilustrações: Mileny Goto.

Um grupo de animais vivia tranquilo em um lindo lugar chamado O Bosque da Amizade. Um dia, alguém muito diferente resolveu morar ali: o Saci - Pererê. Como o Saci tem a fama de arteiro, os bichos decidiram expulsá-lo do bosque. 26, sábado, 11h às 18h. Na Área de Convivênia. Grátis. _oficina literária

Trilhando os caminhos do Texto Módulo I

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Rosimar de Fátima Schinelo.

14

Oficina para estimular a produção de texto através de jogos lingüísticos para despertar o interesse pelo processo de criação textual. A partir do dia 15, terça. Terças, às 19h30. No Auditório. Grátis.

imagem: o dia do amigo saci_ mileny goto; flores de fibra de bananeira_divulgação

Atividade para ampliação do conhecimento sobre as artes plásticas e visuais. História da Arte

A partir de 16 anos. Vagas esgotadas. Com Marcos Sestini, artista plástico e professor.

Em encontros semanais, o participante conhece a produção artística de diversos períodos históricos por meio de projeções e comentários. Até 29 de outubro. Quintas, às 19h30. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis. _recreação

ATELIÊ ABERTO Espaço para expressão a partir das linguagens plástica e visual independente da idade e conhecimentos anteriores. Compartilhamento de idéias e expressões também são propostas do espaço. 5 e 19, sábados, às 14h30. Na Externa 2. Grátis. _oficina

ARTÍFICES Oficinas de produção artesanal como estímulo ao conhecimento e a prática de diversas técnicas. Este mês: Flores

A partir de 16 anos. Vagas limitadas. Com Josiane Spolidoro Arakaki Osaki, artesã.

Confecção de flores com fibra de bananeira. 26, sábado, às 16h30. Na Sala de Uso Múltiplo. lR$2,50 nR$5,00 uR$10,00

literatura_artes plásticas

4

artes plásticas 4 e visuais


trabalho social 4 com idosos

_encontro

Encontro mensal Espaço aberto para diálogo, troca de idéias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos. Apresentação da programação do mês. 29, terça, às 16h. No Auditório. Grátis. _curso

Passos e compassos

_curso

Cores da Vida O fazer artístico como processo de expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Este mês: Modelagem em argila: Escultura

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Marcos Sestini, artista plástico.

Construção de formas por meio da modelagem em argila. Até 29 de outubro, quintas, às 16h. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis. _aulas abertas

3ª na web Orientações básicas para o uso do computador e navegação na internet. Terças, às 15h15. Não haverá atividade no dia 8, terça. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

A dança é uma das linguagens que acompanha o homem desde a antiguidade. É a arte do movimento que se traduz em gestos, sentimentos e ideias. Terças e quintas, 14h às 15h30. Na Sala de Expressão Corporal.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Acompanhe as atividades do SESC Rio Preto. De 1 a 8 de outubro.

15

imagem: arquivo sesc

trabalho social com idosos_

O SESC Rio Preto desenvolve o programa de Trabalho Social com Idosos desde 1993. São realizadas atividades multidisciplinares que estimulam a socialização, a prática de habilidades, a reflexão sobre o envelhecimento, a atualização de conhecimentos e os projetos de vida, em um ambiente de integração. Destinado ao público maior de 60 anos.


_especial

FESTIVAL DO MINUTO

Canal Rio Preto Agora a cidade conta com um canal exclusivo no Portal do Festival do Minuto. Para participar basta ter uma boa idéia a partir dos temas apresentados, produzir um vídeo de 60 segundos (amador ou profissional) e enviar pela internet. O melhor vídeo concorre a um prêmio especial. Acompanhe os temas propostos e os vídeos já enviados pelo site: riopreto.festivaldominuto.com.br. Até 18 de outubro. Grátis. _ curso

Cinema em qualquer lugar

A partir de 12 anos. Com Pedro Lucínio, diretor cinematográfico, roteirista e ator. Especialista em Broadcast, Comunicação e Arte Eletrônica, criador do projeto “Eu na TV” e fundador da Academia de Estudos Audiovisuais do Vale do Itajaí - SC.

16

Encontros que pretendem estimular a criatividade dos participantes e mostrar que cinema se faz em qualquer lugar, e não só com grandes produções e muitos equipamentos. A oficina se apresenta como ação mediadora para participação do público no “Festival do Minuto - Canal Rio Preto”. Até 3 de setembro, quartas e quintas, 18h30 às 21h30. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

imagens: arquivo sesc

_curso

VIDEOCLIPE: TEXTO FRAGMENTADO

Vagas limitadas. Inscrições na Sala de Internet Livre. Com juny kp!, artista visual, fotógrafo, professor de artes e design, produtor cultural e pesquisador. Graduado pelo IBILCE/UNESP e especialista em Artes pelo IA/UNESP.

Oficina de interpretação da linguagem do videoclipe e que propõe um olhar crítico e analítico deste produto cultural criativo e inovador. 23 de setembro a 26 de novembro, quartas e quintas, 18h30 às 21h30. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

TEM CURUMIM NA REDE!

Para inscritos no programa Curumim. Com acompanhamento de instrutores.

Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. 10 e 11, quinta e sexta, 15h15 às 16h45. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

saúde e 4 alimentação MESA BRASIL SESC RIO PRETO Criado em 1994, o Programa Mesa Brasil é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. Seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. Informações: 0800 7700640 Segunda a sexta, 8h às 17h.

internet e multimídia _

internet 4 e multimídia


atividades 4físico-esportivas Atividades com objetivo de promoção da saúde e do lazer, a partir da integração de movimentos do dia a dia com a cultura corporal. Ginástica Multifuncional

Acima de 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Necessário apresentar atestado médico, no ato da matrícula, liberando para a prática de atividades físicas.

Prescrição individualizada de exercícios aeróbios e integrados de força, equilíbrio e agilidade, a partir de acessórios alternativos. O aluno também pode participar de aulas em grupo, com diferentes temas e horários a cada mês. Terça a sexta: 7h às 9h / 9h às 12h / 16h às 17h30 / 17h30 às 19h30 / 19h30 às 21h30. Sábados: 10h às 13h. R$ 40,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes); R$ 27,00 (MIS); R$ 20,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes); R$ 10,00 (maiores de 60 anos)

17

imagem: divulgação

_aula aberta Ciclo Alternativo

A partir de 12 anos.

A busca pela qualidade de vida ultrapassa as técnicas tradicionais da medicina. Equilíbrio, energia e bem-estar são algumas das linhas que guiam as técnicas alternativas. Este ciclo possibilita o contato com algumas delas. Este mês: Exercícios Posturais e Alongamento Terapêutico Exercícios com ênfase na correção postural, fortalecimento e alongamento muscular, conscientização corporal, melhoria do equilíbrio, flexibilidade e relaxamento. 5, sábado, às 17h e 6, domingo, às 10h30. Na Sala de Expressão Corporal. Grátis. Massagem com Alongamentos, Reflexologia e Massagem para os pés Aula composta por exercícios de alongamento, técnicas de massagem corporal e nos pés, além de reflexologia – técnica de tratamento por meio de estímulos em pontos específicos dos pés, correspondentes à órgãos, visando o bom funcionamento do corpo. 12, 19 e 26, sábados, às 17h e 13, 20, 27, domingos às 10h30. Na Sala de Expressão Corporal. Grátis.

atividades físico-esportivas: corpo integrado

Corpo Integrado


atividades 4físico-esportivas Corpo Esporte

_corrida e caminhada

Cultura esportiva que alia a ação educacional à cidadania e ao esporte, utilizando o movimento e as práticas esportivas para o aprendizado, o desenvolvimento motor e o condicionamento físico geral.

Este mês: _passeio ciclístico Estrada de terra

Acima de 16 anos. Informações e inscrições na Central de Atendimento.

Passeio Ciclístico realizado entre as cidades Mirassol e Bálsamo, com o percurso de aproximadamente 25 km. A atividade é considerada de média/alta intensidade e recomendada para pessoas com um bom condicionamento físico. 20, domingo, às 8h30. Saída em frente ao SESC. lR$6,00 nR$7,50 uR$15,00 _palestra Você sabe pedalar?

Circuito SESC de Corrida Araraquara-SP Corrida pedestre de 6 km e Caminhada de 3 km, nas categorias masculino e feminino, com percurso apurado pela Confederação Brasileira de Atletismo. 27, domingo. Saída em frente ao SESC, às 4h30. lR$6,00 nR$7,50 uR$15,00 _torneio Pequeninos do SESC Torneio esportivo de futsal para crianças de 6 a 13 anos. A Copa Pequeninos do SESC é uma atividade de caráter lúdico, que estimula valores educacionais por meio da prática do esporte. Jogos: terças, quintas e sextas, às 19h30, domingos às 10h30. No Ginásio de Esportes.

Com Walter Magalhães, fotógrafo e guia turístico.

18

Uma abordagem descontraída sobre conduta, disciplina, educação respeito e conscientização na utilização da bicicleta e informações sobre o impacto ao meio ambiente. 26, sábado, às 15h. No Auditório. Grátis.

imagem: clube do pedal_arquivo sesc

atividades físico-esportivas: corpo esporte

Clube do Pedal Atividades voltadas para a prática e difusão do ciclismo como esporte e da bicicleta como meio de transporte.


atividades 4físico-esportivas Esporte Criança

De 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Atividade que integra as capacidades e habilidades básicas de diversas modalidades esportivas. Combinados na forma do jogo propriamente dito, de forma lúdica, possibilita vivenciar e explorar os conte��dos da cultura corporal. Em setembro: Atividades circenses e Jogos Recreativos. No Ginásio de Esportes 1. Basquete misto A partir de 12 anos.

Terças e quintas, 18h30 às 20h. No Ginásio de Esportes 2. Tênis misto A partir de 12 anos.

Terças e quintas, 20h às 21h30. Na Quadra Externa 2. Futsal misto A partir de 12 anos.

Quartas e sextas, 18h30 às 20h. No Ginásio de Esportes 1. Badminton misto A partir de 12 anos.

Quartas e sextas, 20h às 21h30. No Ginásio de Esportes 1.

_recreação Para participar é preciso estar matriculado no SESC e com o cartão de matrícula atualizado. Arena esportiva infantil De 7 a 12 anos.

Espaço integrado com diversas modalidades esportivas como futebol caixote, mini-vôlei, esportes com raquetes e outros. Sábados, domingos e feriados, 12h30 às 14h30. No Ginásio de Esportes 1. Badminton Ginásio de Esportes 1: Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 12h30. Basquete Quadra Externa 2: Terças e quintas, 13h15 às 17h. Quartas e sextas, 17h às 21h30. Sábados, 10h15 às 14h30. Domingos e feriados, 14h30 às 18h30.

Ginásio de Esportes 2: Terças e quintas, 17h às 18h30. Sábados, 12h30 às 18h30. Domingos e feriados, 16h30 às 18h30. Escalada esportiva Prática orientada. Parede de Escalada: Sábados, 14h às 16h. Domingos e feriados, 13h às 15h. Futsal infantil Ginásio de Esportes 2: Terça a sexta, 13h15 às 15h.

19

imagem: arquivo sesc

atividades físico-esportivas: corpo esporte

_cursos


atividades 4físico-esportivas ._recreação Futsal Quadra Externa 1: Terças e quintas, 17h às 21h30. Quartas e sextas, 13h15 às 17h. Sábados, 10h15 às 14h30. Domingos e feriados, 10h15 às 14h30.

Ginásio de Esportes 1: Sábados, 14h30 às 18h30. Domingos e feriados, 14h30 às 18h30. Ginásio de Esportes 2: Quartas e sextas, 17h às 18h30. Tênis de mesa Espaço Lúdico: Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, 10h15 às 18h30. Domingos e feriados, 10h15 às 18h30

Corpo Água Desenvolvimento do lazer, da saúde e da cultura corporal, utilizando o potencial lúdico e educacional do meio aquático. _curso Hidroginástica

Acima de 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Condicionamento cardiovascular e muscular por meio de exercícios aquáticos que envolvem a coordenação motora, a agilidade e o alongamento. Terças e quintas, 16h30 às 17h30. R$ 44,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes); R$ 28,00 (MIS); R$ 22,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes); R$ 11,00 (maiores de 60 anos)

_recreação Hidro animação *

Vôlei Quadra Externa 1: Terças e quintas, 13h15 às 17h. Quartas e sextas, 17h às 21h30. Sábados, 14h30 às 18h30. Domingos e feriados, 14h30 às 18h30.

20

Ginásio de Esportes 2: Sábados, 12h30 às 18h30. Domingos e feriados, 14h30 às 16h30.

Aula aberta de hidroginástica com componentes lúdicos e recreativos. Na Piscina Semi Olímpica: 3, 17 e 31, domingos, às 16h30 Jogos aquáticos * Acima de 12 anos.

Jogos coletivos aquáticos como biribol, basquete e pólo aquático. Na Piscina Semi Olímpica: 2, 16 e 30, sábados, às 15h30 Recreação aquática infantil * 4 a 12 anos Recreação aquática voltada ao público infantil. 3, 17 e 31, domingos, às 15h30 Na Piscina Infantil: 4 a 7 anos Na Piscina Redonda: 7 a 12 anos * Para participar das recreações no Parque Aquático é preciso estar com o exame dermatológico atualizado.

imagem: arquivo sesc

atividades físico-esportivas: corpo esporte/corpo água

Acima de 12 anos.

Tênis Quadra Externa 2: Terças e quintas, 17h às 20h. Quartas e sextas, 13h15 às 17h. Sábados, 14h30 às 18h30. Domingos e feriados, 10h15 às 14h30.


4serviços Horário de Funcionamento do SESC Rio Preto: Terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h. Assessoria técnica para eventos esportivos Para empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação. Terça a sexta, 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Central de Atendimento Informações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Lanchonete Oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos. Terça a sexta, 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45. Locação de Ginásio e Campo Society Para práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Informações na Secretaria da programação. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

Parque Aquático Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Exame dermatológico Exame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 3 meses. A taxa de exame dermatológico será cobrada para crianças a partir de 4 anos. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. - Quartas e Quintas : 16h00 às 19h00 - Sextas: 17h00 às 19h00 - Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 12h30 e 13h30 às 16h45 R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC, dependentes e maiores de 60 anos) R$ 7,00 (MIS) R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes)

Sala de Internet Livre Espaço aberto ao público de todas idades, com 22 computadores ligados à rede mundial, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital. Agendamento: Mediante apresentação do cartão de matrícula do SESC é possível realizar até 3 agendamentos de 30 min. Aos não matriculados é permitido até 2 agendamentos de 30 min. Há também um computador exclusivo para uso rápido de 15 min. Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábado, domingo e feriado, 10h15 às 18h45. Odontologia Clínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos. Segundas, 8h às 12h e 13h às 17h.Terça a sexta, 13h às 17h e 17h30 às 21h30. Empréstimo de material Mediante apresentação do cartão de matrícula. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.


4

Dia Mundial do Turismo Brasileiro que nem eu! 11 a 27 de setembro. Confira a programação na página 2

destaques_ TEATRO PARA CRIANÇAS estréia Marcelo, Marmelo, Martelo Cia. Azul Celeste

6, domingo, às 16h.

MÚSICA Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres 17, quinta, às 20h30.

MÚSICA The Beatles One 27, domingo, às 17h.

MÚSICA Trem das Onze 7, segunda, feriado, às 17h.

CURSO Videoclipe: Texto Fragmentado 23 de setembro a 26 de novembro, quartas e quintas, 18h30 às 21h30.

ESPORTE Clube do Pedal: Passeio Ciclístico em Estrada de Terra 20, domingo, às 8h30



Guia Setembro 2009