Page 1


ÍNDICE

4 HOJE É DIA DE CIRCO

6

8

10

CRIANÇA

TERCEIRA IDADE

MÚSICA

12

13

14

15

JOVEM

ARTEMÍDIA E CULTURA DIGITAL

SORRISO É COISA SÉRIA

TEATRO E DANÇA

16

18

19

20

LITERATURA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

CINEMA E VÍDEO

ARTES PLÁSTICAS

21

21

22

27

AÇÃO EXTERNA

NATUREZA E MEIO AMBIENTE

ESPORTE

TURISMO SOCIAL

28

29

SERVIÇOS

GUIA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO FERIADO DE 12 DE OUTUBRO: 9H ÀS 19H.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: TERÇA A SEXTA: 13H ÀS 22H. SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: 9H ÀS 19H. LEGENDAS:

l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos u Inteira

imagens: divulgação/arquivo sesc


hoje é dia de

CIRCO!

ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

Brincadeiras e brinquedos circenses, corda bamba, técnicas de malabaris, tecidos, perna de pau e muito mais! 12. Quarta. A partir das 10h. Em vários espaços do SESC.

Confira a programação: #VIVÊNCIA

BRINCADEIRAS

Venha experimentar e se divertir com as técnicas que são utilizadas nos circos, como malabaris, acrobacia, perna de pau, entre outras.

10h às 16h.

Com Grupo Mon’onírico.

10h às 16h.

4

#RECREAÇÃO

ESTRIPULIAS DE CIRCO

Jogos, brincadeiras e muita diversão! Venha conhecer e brincar de dança da cadeira, corrida do ovo, corrida do saco, acerte o alvo e muito mais.

#OFICINA

#VIVÊNCIA

#INTERVENÇÃO

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

CORDA-BAMBA

CHARANGA BUBIÔ DANÇÔ!

Com equipe com Altitude – Esportes Radicais. Venha testar seu equilíbrio e brincar na corda-bamba.

Venha brincar e dançar com essa palhaçada musical.

Diversas oficinas para você conhecer divertidos brinquedos e brincadeiras: Bilboquê, Dobradura, Máscara de Palhaço, Bichos de bexiga, Barangandão, entre outras. 10h às 16h.

•••

10h e às 13h.

Com Cia BuBiÔ, FicÔ LÔ!

11h e às 14h. Em vários espaços da unidade.

imagens: divulgação


5

#ESPETÁCULO

REPRISE Com Cia La Mínima.

Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro tomam uma decisão: por honra de seu fiel público, realizarão este trabalho juntos. 16h. No Teatro. #SHOW

AZUL COR-DE-ROSA COM SABOR DE CHOCOLATE

Com Fernanda Vital (vocal), Filipe Murbak (Percussão/vocal), André Fernandes (Violão/vocal) e Vinícius Rocha (Percussão).

A intérprete Fernanda Vital - acompanhada de violão e percussão - apresenta neste projeto, clássicos da música popular brasileira. A partir do repertório especialmente elaborado para os pequeninos e que agrada muita “gente grande”, o espetáculo musical conta com canções de compositores e intérpretes já consagrados como Toquinho, Palavra Cantada, Marisa Monte, Chico Buarque, Balão Mágico, Adriana Calcanhoto e finaliza com “Azul Cor-de-rosa com Sabor de Chocolate”, canção inédita de Filipe Murbak, que dá nome ao projeto.

CRIANÇA

17h. Na Lanchonete.

•••


TEATRO PARA CRIANÇAS

A programação busca incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica, de forma lúdica e prazerosa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Em outubro, as cias que apresentam seus espetáculos são a Cia Suno e o Circo da Vinci, que desenvolvem trabalhos na linguagem do Circo. Domingos.15h30. No Teatro. Grátis. Retire seu ingresso, a partir das 14h30.

CRIANÇA

ESTRIPULIAS NO CIRCO Com a Cia Suno.

LA METEREOLÓGICA Com o Circo da Vinci .

A BAILARINA E O PALHAÇO Com a Cia Suno.

O espetáculo traz o resultado de uma profunda pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica. Num clima romântico e delicado, um romance se desenvolve de maneira singela, permeado por muita música e acrobacias. Dividido em três pequenos atos, o espetáculo é narrado pelo público, e conta com participação constante do mesmo. Dia 2

6

A grande família argentina do Circo da Vinci faz uma diferente fusão de show musical e números circenses, trazendo cenas com malabarismo, monociclo, equilíbrio e palhaços, permeando a apresentação com muita interação com o público. Dia 9

O BURACO

Com a Cia Suno.

O espetáculo mostra o quanto pode se arriscar um palhaço. Aqui, Fiorela, uma palhaça acróbata que prepara seu último número, num cenário composto por uma corda bamba e um buraco, sob o prisma da comicidade, brinca com os conflitos psicológicos de um palhaço que vive uma situação limite. Dia 16

•••

Inspirado nas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo traz a vontade de um grupo de artistas de resgatar a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Dia 23

O CIRCO DE UM HOMEM SÓ Com a Cia Suno.

O espetáculo trata da relação cotidiana de um palhaço solitário que abandona o circo e tenta se adaptar à vida na cidade com objetos do seu novo dia-a-dia. Suas atitudes e relações são sempre cômicas e desastradas, como se o palhaço não conseguisse viver sem representar, fazendo da sua vida cotidiana um verdadeiro espetáculo de circo. Dia 30 imagens: divulgação


OFICINAS DE CRIATIVIDADE

Para crianças de 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições no local.

Atividades recreativas direcionadas a pais e filhos, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a criatividade. Grátis.

BARANGANDÃO Confecção do brinquedo popular utilizando retalhos de tecido e fitas coloridas. 2. Domingo. 30. Sábado. 14h. Na Sala de Expressão Artística.

CIRCO

Com Eduardo Brandão Carneiro – Instrutor de Atividades do SESC São Carlos.

Construção e vivência de malabares com alpiste e bexigas. 8. Sábado. 14h. Na Sala de Expressão Artística.

CORRUPIO Confecção de brinquedo popular. 9. Domingo. 14h. No Espaço Oficina1.

BRINQUEDOS POPULARES Vivência de brincadeiras com objetos presentes no universo do circo. 12. Quarta. 14h. No Ginásio de Esportes 1.

CARTEIRA DE CAIXA LONGA VIDA Confecção de carteira estilizada com tecidos e caixa longa vida.

15 e 16. Sábado e Domingo. 14h. Na Sala de Expressão Artística.

DIABOLÔ E DIABLETE Vivência dos brinquedos populares.

22 e 23. Sábado e Domingo. 14h. No Espaço Oficina 1.

VAI-VEM Construção do brinquedo popular vai-vem utilizando garrafas pet. 29. Sábado. 14h. Na Sala de Expressão Artística.

7

SESC CURUMIM

Para dependentes de matriculados no SESC. Informações na Central de Atendimento. Vagas Limitadas. Grátis.

Programa socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades do Programa Curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças frequentam o Programa Curumim duas vezes por semana, em que participam de diferentes linguagens artísticas, cultura digital, meio ambiente, saúde, físico-esportivas, entre outras, indispensáveis ao desenvolvimento infantil, de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando sua expressão e a vivência de experiências de participação e cidadania. Turma de terça e quinta. 14h às 17h30. Turma de quarta e sexta.14h às 17h30.

Este mês:

MÊS DA CRIANÇA GRUPO DE TEATRO CURUMIM Por iniciativa das crianças criou-se o Grupo de Teatro Curumim, que em sua primeira atividade terão como foco a pesquisa sobre manifestação folclórica Catarinense “o Boi de Mamão”, desde a história até a confecção de seus personagens.

ATIVIDADES CIRCENSES Atividades de Acrobacias de Solo e Malabares serão contempladas pelas crianças do Curumim nos dias 06 e 07, com o Eduardo Brandão Carneiro, Instrutor Atividade Curumim do SESC São Carlos.

BRINQUEDOS POPULARES Atividades com Brinquedos Populares, confeccionados pelas próprias crianças.

TEM CURUMIM NA REDE! Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores.

CRIANÇA

27 e 28. Quintas e sextas. 14h15.

•••


TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

TERCEIRA IDADE

Trabalho Social com Idosos é um programa do SESC de educação informal que visa à promoção da cidadania, bem-estar e desenvolvimento cultural por meio do conviver com arte, esporte, práticas corporais, reflexões sociais, dentre outras atividades. A programação é gratuita e destinada às pessoas acima de 60 anos.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO O dia 1º de outubro, por meio da lei federal 11.433 de 28 de dezembro de 2006, foi instituído como Dia Internacional do Idoso. O SESC SP propõe uma variedade de ações voltadas ao público idoso com objetivo de promover e estimular a educação permanente, a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, além de registrar a data como uma forma de reconhecer as positivas transformações que ocorreram em nosso meio social, no que tange às conquistas dos idosos. #EXIBIÇÃO

Bailão Direção: Marcelo Caetano. Brasil, 2009, 17 min.

O tema da homossexualidade e do envelhecimento são os pontos de partida deste curta-metragem, uma reflexão sobre preconceitos, discriminação, repressão, frustrações e desejos independente da idade e gênero e de como lidar com estas questões considerando a realidade de uma população idosa cada vez mais ativa. Após a exibição bate-papo com Telma Abrahão, psicóloga e psicanalista do GADA – Grupo de Amparo aos Doentes de Aids. 8

1. Sábado. 16h. No Teatro. Grátis.

•••

#ENCONTRO

MINHA ÉPOCA É AGORA Programação destinada ao público idoso matriculado do SESC e Grupos da 3ª Idade da Prefeitura de São José do Rio Preto. Integração dos participantes por meio de atividades físicas, culturais e recreativas, bate-papo “Preparando o Corpo e a Mente Para Uma Vida Saudável” com Dr. Antonio Caldeira e show musical com Jair Rodrigues, cantor, compositor e precursor do rap no Brasil, com mais de 50 anos de carreira, interpreta grandes sucessos. Realização SESC Rio Preto , Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Saúde e Fundo Social de Solidariedade. 7. Sexta. 15h às 19h. No Ginásio dos Esportes. Grátis.

imagens: divulgação


9

#CURSOS #BATE-PAPO

ENCONTRO MENSAL Espaço aberto para o diálogo, a troca de ideias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos. 28. Sexta. 16h30. Na Sala de Uso Múltiplo. #CURSOS

PASSOS E COMPASSOS Atividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança. Neste mês: Dança de Salão

Com Celso Aparecido Jacinto, professor. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

A dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social.

Terças e quintas. 14h às 15h30. Na Sala de Expressão 2.

#CURSOS

CORES DA VIDA O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Neste mês: Marchetaria

Com Paulo Roberto de Carlos Nogueira, artesão. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Noções práticas e teóricas dessa arte que inclui composição, colagem e acabamento de caixas e outros objetos com motivos geométricos em diversas cores de madeira 5,19 e 26. Quartas. 16h30 às 18h30. Na Sala de Expressão Artística. #AULA ABERTA

3ª NA WEB Navegação livre com orientações para dúvidas básicas sobre uso do computador.

ABC DA WEB Orientações voltadas ao público iniciante. Duração de três meses. 5, 19 e 26. Quartas. Módulo I: 14h30. Módulo II: 14h30.

SESC GERAÇÕES #CURSO

CANTO CORAL

Com Daniel de Souza Silva, regente. Inscrições na Central de Atendimento.

A prática que proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento. Quintas. 15h30 às 17h. Na Sala de Uso Múltiplo.

TERCEIRA IDADE

Terças. 15h30. Na Sala da Internet Livre.

•••


#SHOWS

TARDES MUSICAIS

Apresentações de estilos diversos, com o objetivo de divulgar e estimular a cena musical independente.

MÚSICA

Domingos e feriados. 17h. Na Lanchonete. Grátis.

AZUL COR-DE-ROSA COM SABOR DE CHOCOLATE Leia a sinopse na página 3. Dia 12.

BARATAZUL

Com Leka Silva (voz, violão e gaita), Adriano Amendola (voz e violão), César Amendola (baixo), Kairo Bittencourt (bateria), Kaio Bittencourt (guitarra e voz).

A banda Baratazul traz no repertório uma combinação inusitada de canções pertencentes a diversos estilos musicais, passando por nomes como Ray Charles, Beatles, Eric Clapton, Tim Maia, Ed Motta, Jorge Ben Jor e Raul Seixas, além de canções autorais, que lhes renderam premiações em diversos festivais brasileiros. Dia 2

UNIVERSO PARTICULAR

Com Rubens Rocha (voz e teclado), Marisa Roveroni (baixo) e Fabio Rocha (percussão, violão e voz).

10

No projeto “Universo Particular” o intérprete e músico Rubens Rocha apresenta canções de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Ivan Lins, Tom Jobim, Marisa Monte, Maria Gadú, entre outros; acompanhado de teclado, baixolão e percussão. O músico também traz em seu repertório músicas dos pioneiros do rock and roll Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Dia 9

•••

ANDERSON VIANA Dessa vez o violão de Anderson Viana trás o samba dos morros cariocas, bem acompanhado por cavaquinho, pandeiro e surdo. Não apenas clássicos de Cartola, Wilson das Neves, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho, mas também o samba cadenciado de Paulinho da Viola e Martinho da Vila e muito mais. Dia 16

PROJETO ROCK ACÚSTICO

Com Rodrigo Braida (voz), Rodolfo Ventura (violão) e Danilo Gallucci (bateria).

O vocalista Rodrigo Braida traz neste projeto uma seleção entre mais de 150 músicas - nacionais e internacionais – de seu repertório, com nomes consagrados nos estilos rock e pop-rock que vão desde U2, Live, Red Hot Chili Peppers até nomes clássicos do rock nacional, como Legião Urbana. Dia 23

NEI CANDIDO Músico riopretense, violonista de formação clássica, busca uma variedade de ritmos e estilos. Durante sua carreira gravou 02 Cds, “Nei voz e Nei violão” e “Nei voz e Nei violão2”, interpretando as melhores canções do Pop e da MPB. No repertório, músicas que marcaram o rock nacional, samba e MPB num estilo descontraído. Dia 30.

imagens: divulgação


11 #SHOWS

SONORA

Apresentações de estilos diversos, com o objetivo de divulgar e estimular a cena musical independente. Quartas. 21h30. Na Lanchonete. Grátis.

VIVENDO DO ÓCIO Gênero: rock.

OVERAL

Gênero: pop rock.

Originalidade, energia, amor a música e desprendimento. São adjetivos e ações que fazem da banda Overal uma das grandes revelações do cenário pop/rock brasileiro. Formada por jovens músicos que destilam inspiração, composições originais e uma pegada contemporânea, a banda traz pressão e sonoridade em suas letras e músicas. Com uma formação clássica do rock; baixo, bateria, guitarra solo e guitarra base, o grupo traz influências do ska, dub, hip-hop, reggae, sem esquecer o bom e velho rock. Dia 5.

Sob a influência de Arctic Monkeys, Strokes, Clash e Hermanos quarteto “Vivendo do Ócio” conta histórias sobre meninas malvadas e amores desencontrados e tiram de letra a difícil arte de misturar os elementos do novo rock britânico com as origens garageiras baianas e as novas experiências de viver em uma das maiores metrópoles do mundo moderno, que faz destes garotos uma das melhores novidades do rock brasileiro. Dia 19.

GENERAL BLUES Gênero: blues.

Formada em 1998, na cidade de Franca a banda de Blues e Soul é formada por tatiana Braganhilo (vocal), Ismael Denucci (baixo), Fabiano Coelho (guitarra), Ricardo Fadul (bateria) e Vinicius Grecco (teclado). Com 13 de estrada a banda consolidou-se no cenário MÚSICA bluseiro e vem agradando o público por onde passa. Com composições próprias a banda mescla estilos que marcaram gerações em uma mistura contagiante. Dia 26.

marcos boi e mad dog blues

•••


O projeto (im)Pulso tem como objetivo proporcionar a troca de ideias e experiências entre músicos jovens e adolescentes, além de oferecer atividades que incentivem as produções novas e independentes, como bate-papos e workshops com músicos profissionais.

#SHOWS

#WORKSHOPS

SHEETS ZERO UM

BATERIA

Uma banda jovem, com um som forte e envolvente, que conquista novos fãs a cada show. Uma introdução pertinente para descrever cinco jovens nascidos no interior de São Paulo, que há mais de um ano vem se destacando no cenário rock and roll nacional. A banda acaba de lançar seu segundo EP Virtual entitulado “Sheets Zero Um”. O trabalho conta com três músicas inéditas, compostas por Arthur Angelotte e Rafa Nogueira, vocalista e guitarrista da banda. Não haverá venda ou consumo de bebida alcoólica durante o show. 12

8. Sábado. 17h. Na Lanchonete. Grátis.

•••

Com o baterista K-Reca, da banda Overal.

Bate-papo e demonstração de bateria. K-Reca, como ele mesmo diz, sempre teve vontade de tocar bateria, e foi a partir desse desejo que aos 17 anos começou a dar as primeiras batidas em um móvel velho de sua avó. Daí para tocar uma bateria foi um pulo só, e ele fez dessa vontade a sua profissão. 5. Quarta. 17h. No Teatro. Grátis.

BAIXO

Com baixista Luca Bori, da banda Vivendo do Ócio.

Bate-papo e demonstração de baixo. 19. Quarta. 17h. No Teatro. Grátis.

#ESPECIAL

(im)PULSO MOSTRA ESTUDANTIL DE MÚSICA

Inscrições: 23/8 a 21/10. Inscrições na Central de Atendimento. Para estudantes do ensino médio e fundamental, a partir de 12 anos.

Você tem uma banda? Toca algum instrumento? Venha apresentar seu trabalho, na mostra estudantil que tem como proposta incentivar a troca de ideias e experiências, além de oferecer atividades que incentivem as produções novas e independentes, como bate-papos e workshop´s com músicos profissionais. A Mostra acontece em novembro e as atividades formativas nos meses de setembro, outubro e novembro. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 18h30. Grátis.

imagens: divulgação


13

Programação voltada ao público jovem e adolescente, que tem como objetivo propiciar o desenvolvimento e estimular a criatividade, a cidadania e o senso crítico por meio de apresentações artísticas, oficinas, vivências, etc.

JOVENS ANIMERP

Atividades dedicadas à cultura pop japonesa e suas diversas manifestações.

#OFICINA

#OFICINA

MANGÁ - BÁSICO Técnicas básicas para desenhar mangá.

FANZINE Técnicas para desenhar histórias em quadrinhos.

4, 11, 18 e 25. Terças. 16h. Na Sala de Expressão Artística. Grátis.

ARTEMÍDIA E CULTURA DIGITAL

1, 15 e 29. Sábados.15h. No Espaço Oficina 1. Grátis.

Espaço aberto ao público de todas idades, com 22 computadores ligados à rede mundial de computadores, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a cultura digital e as produções artísticas com uso de mídias. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

#AULA ABERTA

#OFICINA

#RECREAÇÃO

NOSSO TEMPO

ESCOLA NA REDE

GAMES INFANTIS Para o público infantil se divertir com vários jogos.

Especial: Festival da 3ª Idade Navegação dirigida para conhecer os principais acontecimentos dos anos 1940, 1950 e 1960. 5. Quarta. 15h15. #OFICINA

TEM CURUMIM NA REDE!

Para escolas da rede pública. Vagas limitadas. Agendamento na Central de Atendimento.

Oficinas, navegação dirigida, experimentações por meio da rede de internet, com a proposta de apresentar aos estudantes o universo digital e as suas possibilidades de uso. 6, 13, 20 e 27. Quintas. 15h30.

Para inscritos no Programa Curumim.

Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores.

#NAVEGAÇÃO DIRIGIDA

SITES DIVERTIDOS Navegação dirigida para conhecer e brincar em sites divertidos.

21 e 28. Sextas. 15h15.

GINCANA VIRTUAL ESPECIAL CIRCO Forme sua equipe e venha brincar nesta gincana virtual que une tecnologia e muita diversão. 22 e 29. Sábados. 15h15.

11 e 18. Terças. 13h15.

27 e 28. Quinta e sexta. 14h15.

•••


Reflexões sobre o conceito de saúde, considerando vários aspectos para a qualidade de vida, inclusive a relação com um meio ambiente saudável por meio de atitudes conscientes de cidadania. A proposta de 2011 parte da reflexão de que cada um de nós é uma cidade como organismo vivo e que para se manter saudável é preciso estar consciente de suas atitudes. O público, por meio de atividades lúdico-educativas, poderão relacionar a importância de atitudes conscientes e positivas, individuais e coletivas, na promoção da saúde e bem estar, fazendo uma alusão e comparando o funcionamento do corpo humano e seus órgãos vitais com o do sistema e os setores de uma cidade.

#INSTALAÇÃO

MEU CORPO, MINHA CIDADE Em forma de corpocidade a instalação abriga diversas atividades lúdicas e interativas que transmitem informações sobre saúde geral e meio ambiente. Nela, o cérebro é como a prefeitura de uma cidade, pois é de lá que devem sair as ideias e as ações para melhorar o município. O pulmão é comparado à área verde urbana, pois significa aquilo que vai preservar o ar renovando-o constantemente. O estômago a um local de armazenamento de alimentos, como supermercados; o intestino pode equivaler ao saneamento básico de uma cidade e os rins a um sistema de filtragem da água que abastece o município, entre outras analogias. Até 20/11. Terça a sexta, 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h30. Agendamento de grupos: 20/9 a 11/11: Terça a sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Agendamento de grupos escolares de 06 a 10 anos para visitas monitoradas pelo telefone (17)3216-9300.

14

•••

#EXIBIÇÕES DE VÍDEOS para grupos escolares agendados

MEU CORPO, MEU MUNDO

Roteiro, Direção e Produção: Érica Valle. Brasil: 2009, 16 min. Animação. Financiamento: FIOCRUZ vídeo.

Este vídeo pretende mostrar que qualquer ação tem consequências, e que cabe a cada um optar por padrões responsáveis, escolhendo alternativas que podem ser saudáveis, práticas e até modernas.

CALANGO LENGO: MORTE & VIDA SEM VER ÁGUA Roteiro, Direção e Animação: Fernando Miller. Produção executiva: Érica Valle. Brasil: 2008, 10 min., Animação.

Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato?

O PLANETA DE PIPSQUEAK

Direção: Baltasar Pedrosa. Espanha: 3 min. Animação.

No planeta de Pipsqueak diversas questões ambientais são discutidas: o consumo indiscriminado de recursos naturais, o aquecimento global e a poluição. As soluções para os problemas são apresentadas em episódios de 3 minutos de duração.

imagens: divulgação


15

(AN)DANÇAS

O Programa busca aproximar a platéia da dança e estimular essa forma de arte através da apresentação de espetáculos que tragam novas referências e linguagens coreográficas, que valorizam o intercâmbio artístico e investigam conceitos sobre infinitas possibilidades de expressão. Dessa forma, o público participante será convidado à “andar” pelos vários caminhos da Dança Contemporânea e aproximar-se ainda mais dessa forma de arte. #ESPETÁCULO

DIÁRIOS DE VIAGEM Com Núcleo Omstrab.

Mistura ficção e realidade num espetáculo de Dança Contemporânea e Música especialmente composta e executada ao vivo. As imagens do espetáculo percorrem situações vividas pelo Núcleo em viagens pelo Brasil e outros países, através de depoimentos dos artistas e situações cênicas que abordam a percepção espacial do tempo traduzida em movimento. 6. Quinta. 20h. No Ginásio de Esportes. Grátis.

AULA ESPETÁCULO Com Núcleo Omstrab.

Elementos de dança de rua e dança contemporânea numa aula com música ao vivo. 5. Quarta. 14h. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

OFICINA PARA PROFESSORES E BAILARINOS Com Núcleo Omstrab.

A Oficina será focada no processo investigativo do espetáculo ‘Diários de Viagem’. 6. Quinta. 14h. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

RIO PRETO EM CENA

Espaço reservado à apresentação e ao diálogo das artes cênicas produzidas em Rio Preto e região. Apoio: Associart. #ESPETÁCULO

A COR SILVA

Cia. Cênica. Texto: Homero Ferreira, Direção: Fagner Rodrigues, Elenco: Vanessa Palmieri, José Neto Chiacchio e Roberto Brito como Silva.

Na noite em que a realidade parece estar diferente o velho Silva passeia por sua história relembrando as coisas belas de sua infância simples na roça, contando sua paixão pelas cores e seu encontro com a arte de pintar num delírio poético que antecipa a criação de uma nova cor, a cor Silva. Nessa viagem ele contará com a ajuda de seus leais cães, Zé Bedeu e Fidalga que darão vida aos personagens dessa fábula caipira.

DANÇA E TEXTO

29. Sábado. 20h30. No Teatro. lR$2,50 nR$5,00 uR$10,00

•••


#BATE-PAPO

BEM LIDO!

Análise e interpretação das obras selecionadas para os vestibulares de universidades públicas. Grátis.

LITERATURA

Este mês:

HISTÓRIAS E LETRINHAS

Espaço para leitura, contação de histórias e brincadeiras literárias. Venha ouvir, contar e criar histórias. Durante os meses de setembro e outubro o SESC apresenta ao público infantil diversas histórias da cultura popular brasileira, inspiradas no livro de Ariana Lopes. Grátis.

Este mês:

CAPITÃES DE AREIA de Jorge Amado

Com Nilze Reguera, doutora em Literatura pela Unesp. #ENCONTRO

IDEIAS

Ciclos de discussão referentes a temas contemporâneos que suscitem a reflexão crítica sobre a sociedade e o sujeito, o papel da arte e a produção artística em seus aspectos estéticos e sociais na construção de uma sociedade cidadã e democrática. Participação de diferentes profissionais, pesquisadores e artistas.

Um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de menores abandonados, os “Capitães da Areia”, nome pelo qual eram conhecidos os “meninos de rua” na cidade de Salvador dos anos 1930. 4. Terça.19h30. No Teatro.

ARTES VISUAIS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Reflexão sobre o processo de criação artística em suas diferentes atuações, os caminhos percorridos pelos artistas de Rio Preto e região e suas novas direções. 16

25. Sexta.19h30. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

•••

TEXTO E ORALIDADE

Com Ariana Lopes, educadora, escritora e narradora de histórias.

Diferentes formas de mediar leituras direcionadas à crianças. 4 e 5. Terça e quarta. 19h30. Na Sala de Uso Múltiplo. #NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

CURTA HISTÓRIAS NAS ESCOLAS Com a Cia Forrobodó.

Narrações de histórias da cultura popular brasileira. Para grupos escolares agendados.

25 a 28. Terça a sexta. 10h e 15h. Nas Escolas Agendadas.

Este mês:

Com Aguinaldo Gonçalves, pesquisador das relações inter-semióticas, poeta e crítico de arte.

#OFICINA

#BATE-PAPO

ANTOLOGIA POÉTICA de Vinícius de Moraes

Com Nilze Reguera, doutora em Literatura pela Unesp.

Antologia poética reúne a produção de um dos autores que mais influenciaram a cultura brasileira do século XX, tanto na literatura quanto na música popular. 18. Terça. 19h30. No Teatro.

CONHECENDO O ESCRITOR: ARIANA GOMES LOPES Bate- papo com o escritora e narradora de histórias que fala sobre as histórias que ouvia na infância e como elas foram parar nas páginas de seus livros. 25 a 28. Terça a sexta. 10h e 15h. Nas Escolas Agendadas.

imagens: divulgação


17

BIBLIOTECA

Os matriculados no SESC agora têm à disposição um acervo de livros, incluindo obras clássicas e novos autores, para consultar e levar para casa por até 1 semana.

Terça a sexta, das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h30. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

DICAS DE LEITURA

LEITURAS

Obras selecionadas do acervo do espaço de leitura serão apresentadas e lidas para o público da unidade. Com Isaac Ruy e Edivaldo Vitorino. Sábados e domingos.14h30. Em vários espaços do SESC. Grátis.

LANÇAMENTOS EDITORIAIS

O SOFÁ ESTAMPADO Lygia Bojunga

Sessão de autógrafos seguida de bate-papo, com os professores do livro Celso Carvalho, Marcelo Lapuente Mahl e Raquel Discini de Campos, organizadores do livro Terra (In)cógnita: novos estudos sobre Rio Preto.

O livro conta uma história aparentemente singela (a paixão de um tatu por uma gata angorá), abrindo em suas páginas um leque de personagens pitorescos, que pincelam com suas ações e diálogos um quadro divertido e emocionante de crítica social.

No Teatro. 14. sexta.19h30. Grátis.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Lewis Carrol

O livro conta a história das aventuras de Alice que ao cair numa toca de coelho, chega a um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas e lhe apresentam enigmas.

O PEQUENO NICOLAU Jean-Jacques Sempé

As divertidas aventuras do Pequeno Nicolau, um menino igual a muitos outros, são narradas com humor perspicaz por Goscinny, o inesquecível roteirista de Asterix, e ilustradas pelo genial Sempé.

LITERATURA

•••


Preços da Alimentação - da Crise à Estabilidade

Dia Mundial da Alimentação O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro será lembrando por meio de diversas atividades socioeducativas, propostas com a finalidade de chamar a atenção do mundo para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhares de pessoas em todo mundo. O tema definido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para o ano de 2011 é “Preços da Alimentação – da crise à estabilidade. Grátis.

#EXIBIÇÃO EM DVD

#OFICINA

GARAPA

RECEITAS CONSCIENTES E NUTRITIVAS

Direção: José Padilha. Brasil: 2009, 110 min. Documentário.

Segundo a ONU, mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. Para que se compreenda o real significado do problema, é necessário conhecê-lo de perto. Dirigido por José Padilha, mesmo diretor de Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, o premiado documentário acompanha a vida de três famílias no Ceará em suas buscas por estratégias de sobrevivência diante da fome. 13. Quinta. 20h. No Teatro. #OFICINA

SABOR CONSCIENTE

Com Regiane Aparecida da Silva, Nutricionista do SESC Rio Preto.

Com o preparo de receitas são propagadas informações para conscientização dos participantes sobre sua responsabilidade social e como por meio de uma alimentação integral podemos consumir os alimentos de forma consciente. 18. Terça. 16h, para o grupo do programa de Trabalho Social Com Idosos.

Com Elenice Alves Sanches, culinarista.

Nessa oficina serão preparadas receitas aproveitando integralmente os alimentos e abordados os princípios nutricionais dos alimentos, orientações para compra, armazenamento e seu preparo conscientizando dos participantes sobre sua responsabilidade social ao combate a fome e ao desperdício de alimentos.

15. Sábado. 10h às 12h. Na Sala de Expressão Artística. #OFICINA

CURUMIM As crianças do Programa Curumim têm a oportunidade de conhecer sobre algumas frutas da estação aprendendo a escolher alimentos mais frescos, saborosos e baratos, ajudando assim a economizar e incentivar o consumo consciente do alimento, por meio de preparo de uma deliciosa tortinha de frutas.

#BATE-PAPO

AGRICULTURA ORGÂNICA E FAMILIAR: CONCEITOS E VALORES Com o Dr. Oscar Luiz Gardiano, médico e consultor em agroecologia.

Os alimentos orgânicos conhecidos por muitos apenas pelo não uso de agrotóxicos em sua produção agregam valores essências ao nosso dia-a-dia: sustentabilidade econômica e ecológica, valorização da agricultura local e a preocupação com a saúde de produtores e consumidores. O palestrante abordará um pequeno histórico da agricultura orgânica até os dias de hoje no Brasil e no mundo e seus conceitos. 26. Quarta. 19h30. No Teatro.

27 e 28. Quinta e sexta. 16h. Na Sala de Expressão Artística.

18

•••

imagens: divulgação


19 #FILMES

SALASESC DE CINEMA

Exibição de filmes de diferentes países e contextos sociais e de importantes festivais com o intuito de aproximar o público destas produções e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica. Quintas. 20h. No Teatro. Grátis.

INVASÕES BÁRBARAS

Direção: Denys Arcand. Canadá: 2003, 94 min. Drama. Exibição em DVD.

STELLA

Direção: Sylvie Verheyde. França: 2008, 102 min. Drama. Exibição em DVD.

1977. Stella (Léora Bárbara), de 11 anos, vive com seus pais em um bar na periferia de Paris, onde atendem trabalhadores da região. Admitida em uma famosa escola parisiense conhece Gladys, filha de um judeu intelectual. Por meio dessa amizade, é apresentada a um novo mundo, oposto a tudo que conhece. O filme trata de todas as novas experiências que irão transformar a vida de Stella. Dia 6

GARAPA

Direção: José Padilha. Brasil: 2009, 110 min. Documentário. Exibição em DVD.

Esta exibição integra a programação do Dia Mundial da Alimentaçào. Leia a sinopse ao lado. Dia 13

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO

Direção: Denys Arcand. Canadá: 1986, 97 min. Drama. Exibição em DVD.

Numa casa de campo na região dos lagos canadenses, quatro professores universitários preparam almoço enquanto conversam sobre os mais variados temas, de historiografia à sexualidade; ao mesmo tempo, num clube, quatro mulheres (esposas, amigas e amantes dos professores) também conversam sobre temas parecidos. À tarde, os oito se encontram na casa, onde as visões de cada um entram em conflito. Filme indicado ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro e Prêmio da Crítica no Festival de Cannes. Dia 20 Após a exibição, bate-papo com Márcio Scheel, professor de Teoria da Literatura do Ibilce/Unesp.

O diretor Denys Arcand promove o reencontro dos amigos de “O Declínio do Império Americano” dezoito anos depois. Eles estão juntos novamente para se despedir do divorciado Rémy (Rémy Girard), abatido por um câncer raro. A reunião é promovida por seu filho yuppie. Sensível e com um humor afinado, o filme foi indicado ao Globo de Ouro 2004 de Melhor Filme Estrangeiro. Prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marie-Josée Croze) no Festival de Cannes. Dia 27 Após a exibição, bate-papo com Márcio Scheel, professor de Teoria da Literatura do Ibilce/Unesp.

CINEMA E VÍDEO

•••


ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS EXERCÍCIO DO OLHAR

Atividades que proporcionam a ampliação do conhecimento técnico e artístico e a sensibilização dos participantes.

#CURSO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Neste mês: Auto Retrato em Aguada

Com Danila Pinheiro, artista plástica. A partir de 16 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Observação dos traços pessoais através de linhas e contornos. Acabamento em nanquim preto aguado com pincel para aquarela. 6, 13, 20 e 27. Quintas. 19h30 às 21h30. Na Sala de Expressão Artística. Grátis.

#OFICINA

EXPRESSÕES

Proporcionar o conhecimento e a prática de diversas técnicas de produção das artes plásticas, visuais e artesanais.

MARCHETARIA

Neste mês: Relógio

Com Paulo Roberto de Carlos Nogueira, artesão. A partir de 16 anos. Material Incluso. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

Arte de combinar pequenos fragmentos de madeira de diferentes folhas, aproveitando as suas cores naturais, madeira colorida e outros materiais, com o fim de obter motivos ornamentais. 15, 22, 29. Sábados.16h às 19h. Na Sala de Expressão Artística. Grátis.

20

•••

imagens: divulgação


21

AÇÃO EXTERNA

Realização de atividades culturais e esportivas, com a proposta de estender a programação do SESC à população das cidades da região, em parceria com Prefeituras Municipais e Sindicatos do Comércio Varejista.

#TEATRO_ESPETÁCULO

TERRITÓRIO BANAL

Direção: Georgette Fadel e Jorge Vermelho. Com Gerrah Tenfuss, Kelly Simão, Pedro Gabriel Torres e Ronaldo Celeguini.

O texto inédito de Marici Salomão conta a história de uma atriz que precisa comunicar o cancelamento de uma estréia devido ao conflito brutal que envolveu o elenco, diretor e técnicos no camarim. Além de abordar temas pertinentes ao próprio teatro, o texto é pontuado pela reflexão sobre a representação, a hipocresia e a distância entre o discurso e a prática. 7. Quinta: Centro Cultural de Jales. 8. Sábado: Complexo Turístico, Histórico e Cultural Roberto Rolemberg de Santa Fé do Sul. 15. Sábado: Centro de Convenções de Votuporanga. 20. Quinta: Auditório Cândido Brasil Estrela em Mirassol. 20h30. Grátis.

NATUREZA E MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE: MEU AMBIENTE

Encontros e atividades com o objetivo de promover o diálogo sobre questões ligadas ao meio ambiente e a educação para a sustentabilidade. #BATE-PAPO

FÁBRICA DE SABÃO Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o meio ambiente ou se transformar em economia, através de uma receita de sabão caseiro. Participe, o planeta agradece! Com o grupo PET, da UNESP. 21. Sexta. 14h. Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

•••


World Walking Day Dia Mundial da Caminhada ESPORTE ESPORTES DE RUA Com irreverência e criatividade, o evento pretende apresentar e propiciar a prática de esportes de rua como o basquete de rua, o futebol de golzinho, o free-style, além de vários desafios e tudo ao som de dj e apresentações de bboys.

Em outubro de 2011 a TAFISA coordenará o Dia Mundial da Caminhada, onde cerca de 60 países - incluindo o Brasil – promoverão simultaneamente o evento, que tem como principal objetivo reunir participantes de faixas etárias diversas, a fim de conscientizar a população para a importância da atividade física e de uma cidade mais saudável. 1. Sábado. 9h30. Na Represa Municipal. Grátis.

22. Sábado. 11h. Nas Quadras Externas. Grátis.

CICLO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Discussões com entidades e interessados em assuntos do segmento para a construção coletiva de políticas públicas que atendam as demandas em vários aspectos da vida das pessoas com deficiência. Este mês:

EMPREGABILIDADE - MERCADO DE TRABALHO

22

19. Quarta. 13h30. No Teatro. Grátis.

•••

imagens: divulgação


23

A Copa SESC do Comércio e Serviços é uma das ações do Programa SESC Empresa, que visa promover a socialização, o acesso ao lazer e à atividade física, como forma de favorecer o desenvolvimento integral das pessoas que trabalham nas empresas do comércio e serviços. Inscrições a partir de 06 de setembro. Informações: (17) 3216-9341 / 3216-9348 / 3216 - 9323. Grátis.

TORNEIO DE FUTSAL Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio serviços de Rio Preto e região.

FESTIVAL DE TENIS DE CAMPO MISTO Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio e serviços de Rio Preto e região

TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio serviços de Rio Preto e região.

FESTIVAL DE VÔLEI MISTO Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio e serviços de Rio Preto e região.

Início dos Jogos: 11. Terça. No Ginásio de Esportes 1 e 2.

Início dos Jogos: 11. Terça. No Campo de Society.

23. Domingo. 11h. Na Quadra de Tênis.

16. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes.

FESTIVAL DE BADMINTON MISTO Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio e serviços de Rio Preto e região.

EXTENSÃO REGIONAL Acima de 16 anos. Para os trabalhadores das empresas de comércio bens e serviços de Mirassol, Votuporanga e região. TORNEIO DE FUTSAL: MIRASSOL Início dos jogos: 11. Terça.

TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY: VOTUPORANGA

Início dos jogos: 11. Terça.

ESPORTE

30. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes.

•••


CURSOS ESPORTIVOS

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

O SESC oferece aos matriculados diversos cursos esportivos e de expressão corporal, direcionados para todas as idades. Escolha sua modalidade preferida, faça sua inscrição e venha experimentar todos os benefícios das atividades físico-esportivas. Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

ESPORTE

ESPORTE ADULTO ALONGAMENTO E RELAXAMENTO

BASQUETE MISTO A partir de 15 anos.

Terças e quintas.19h. No Ginásio de Esportes 2. lnGrátis

BADMINTON MISTO A partir de 15 anos.

Quartas e sextas. 20h. No Ginásio de Esportes 1. lnGrátis

DANÇA DE SALÃO A partir de 13 anos.

Terças ou quintas. 20h. Na Sala de Expressão 2.

lR$18,00 nR$36,00

VÔLEI MISTO A partir de 15 anos.

Terças e quintas, às 20h No Ginásio de Esportes 2. lnGrátis

TÊNIS MISTO A partir de 15 anos.

Terças e quintas ou quartas e sextas. 20h. Na Quadra Externa. lnGrátis

24

GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL A partir de 12 anos. Prescrição individualizada de exercícios aeróbios, realizados com o apoio de aparelhos e de exercícios integrados de força, equilíbrio e agilidade.

Terças e quintas ou quartas e sextas. Horários: 7h / 9h / 15h30 / 17h30 / 19h30. Sábados, domingos e feriados: 10h às 15h. Na Sala de Ginástica Multifuncional.

lR$25,00 nR$50,00

GINÁSTICA COM ACESSÓRIOS A partir de 13 anos. Aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas. 9h e 19h. Na Sala de Expressão 2.

lR$25,00 nR$50,00

Aulas abertas gratuitas: Sábados,15h.

A partir de 13 anos. Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural. Quartas e sextas. 9h. Na Sala de Expressão 2.

lR$25,00 nR$50,00

Aulas abertas gratuita: Domingos,15h.

YOGA A partir de 13 anos. Enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento. Terças e quintas. 15h30 e 19h. Quartas e sextas.18h30 e às 19h30. Na Sala de Expressão 2.

lR$25,00 nR$50,00

PILATES DE SOLO EM GRUPO A partir de 13 anos. Os exercícios, visam tonificar e alongar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável. Terças e quintas. 20h. Quartas e sextas.19h. Na Sala de Expressão 1.

lR$25,00 nR$50,00

•••

imagens: divulgação


25

CURSOS ESPORTIVOS

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento .Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

Leia a sinopse ao lado.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ESPORTE CRIANÇA Inscrições na Central de Atendimento em agosto. Início das aulas em 16/8.

Oportunidade para crianças experimentarem várias modalidades esportivas de maneira lúdica e descontraída. Através dessas experiências a criança poderá exercitar seu corpo e sua cidadania, pois o esporte será aplicado sob a perspectiva educativa. Turma de 6 à 8 anos: Terça e quinta.14h30 às 17h30. Turma de 8 à 10 anos: Terça e quinta. 14h30 às 17h30. lnGrátis

ESPORTE JOVEM

lnGrátis

Inscrições na Central de Atendimento em agosto. Início das aulas em 16/8.

VÔLEI 13 e 14 anos. Oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra. Terças e quintas. 17h30. No Ginásio de Esportes.

FUTEBOL SOCIETY 13 e 14 anos. Oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte. Terças e quintas. 18h. No Campo Society.

FUTSAL 13 e 14 anos. Oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra. Quartas e sextas. 18h30. No Ginásio de Esportes.

ESPORTE JOVEM De 10 a 12 anos. Aprendizagem de diversificadas modalidades esportivas.

Quartas e sextas. 16h30 às 18h30. Em diversos espaços do SESC.

ESPORTE

•••


CURSOS ESPORTIVOS

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

Leia a sinopse na página 22.

ESPORTE TERCEIRA IDADE Acima de 60 anos.

ALONGAMENTO E RELAXAMENTO Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural. Quartas e sextas.15h30. Na Sala de Expressão 2. Grátis.

GINÁSTICA COM ACESSÓRIOS Aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas.15h30. Quartas e sextas.16h30. Na Sala de Expressão 2. Grátis.

DANÇA DE SALÃO Exercite-se com os movimentos da dança de salão. Terças e quintas.14h. Na Sala de Expressão 2. Grátis.

ESPORTES PARA IDOSOS Esportes como vôlei, basquete, handebol, entre outros.

No Ginásio de Esportes 2. Quartas e sextas. 14h30. Grátis.

26

•••

PILATES DE SOLO EM GRUPO O método, visa tonificar e alongar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável. Quartas e sextas.15h30. Na Sala de Expressão 2. Grátis.

imagens: divulgação


27

VIAJE COM O SESC

A rede SESC oferece aos seus matriculados a possibilidade de provar novas e inesquecíveis experiências. Todas as viagens incluem acompanhamento de guia credenciado pelo ministério do Turismo, transporte em ônibus padrão turismo, seguro viagem e passeios conforme o roteiro. Informe-se sobre nossas excursões e programe com qualidade e segurança suas férias. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados. 9h às 18h30. Na Central de Atendimento.

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

#EXCURSÕES

#EXCURSÕES

#EXCURSÕES

BERTIOGA (SP)

BERTIOGA (SP)

CURITIBA (PR)

Período: 26/10 a 01/11/2011 Hospedagem no Centro de Lazer e Férias SESC Bertioga. Pensão Completa.

Período: 16 a 22/11/2011 Hospedagem no Centro de Lazer e Férias SESC Bertioga. Pensão Completa. Inscrições e sorteio: 5/10.

Período: 13 a 18/12/2011 Inscrições e sorteio: 20/10.

NATUREZA, CONSERVAÇÃO E DIVERSIDADE EM FOZ DO IGUAÇU (PR) De 19/10 a 23/10/2011. Saída às 7h da manhã. Hospedagem no Rafain Plaza Hotel. Meia Pensão. Visita à Hidrelétrica de Itaipu, às Cataratas do Iguaçu com visão panorâmica das quedas, ao Parque das Aves, dentre outros passeios. #PASSEIO

MUSEU DA AVIAÇÃO TAM SÃO CARLOS (SP) 30/10 Visita ao Museu da Aviação Tam, que conta com mais de 20.000 m de área e é o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. Conta com mais de 90 aeronaves, simuladores multimídia, espaço propulsão, torre de controle e espaço para crianças. Almoço (incluso) no SESC São Carlos e visita à Unidade.

RIO DE JANEIRO (RJ) Período: 22 a 27/11/2011 Inscrição e sorteio: 23/9. #PASSEIO

BARCO ODISSÉIA BURITAMA (SP) 20/11 Passeio de 1 dia pelo Rio Tietê na embarcação “Odisséia”, com eclusagem na barragem de Nova Avanhandava com um desnível de 34 metros do lago para o Rio. Inscrições e sorteio: 19/10/2011.

BERTIOGA (SP) Período: 15 a 20/12/2011 Hospedagem no Centro de Lazer e Férias SESC Bertioga. Pensão Completa. Inscrições e sorteio: 19/10

SANTA FÉ DO SUL (SP) Na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), situada no extremo noroeste paulista, a 625 km da capital, um trabalho de decoração produzido com mais de 1,5 milhão de garrafas PET, conhecido como “Sonho de Natal”, atrai centenas de turistas todos os anos, interessados na inovação e criatividade do projeto. Data: 10/12/2011 Inscrições e sorteio: 09/11/2011

TURISMO SOCIAL

•••


SERVIÇOS ASSESSORIA TÉCNICA

Para empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação. Terça a sexta: 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

AVALIAÇÃO CLÍNICA

Exame realizado por um médico com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta ou não à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 14h às 18h. 20h30 às 21h. Sábados: 17h às 18h30. Na Sala Médica. R$ 20,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). R$ 40,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes).

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Informações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos. Terça a sexta: 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 9h15 às 18h30.

EMPRÉSTIMO DE MATERIAL

Empréstimo de jogos, raquetes, bolas, etc. Mediante apresentação do cartão de matrícula. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Catraca da Piscina.

28

•••

EXAME DERMATOLÓGICO

Exame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 6 meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do SESC Rio Preto (confira horários e valores abaixo) ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 18h30 às 20h15. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. R$ 18,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 9,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.

LANCHONETE

Oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos. Terça a sexta: 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h45.

LOCAÇÃO GINÁSIO E CAMPO SOCIETY

Para práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Informações na Secretaria da Programação. Terça a sexta: 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

ODONTOLOGIA

Clínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos. Terça a sexta: 13h às 17h. 17h30 às 21h30. Sábados: 9h às 13h e 14h às 18h. Agendamentos na Central de Atendimento.

PARQUE AQUÁTICO

Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta: 13h15 às 21h. Sábados, domingos e feriados: 9h15 às 18h30.

MESA BRASIL

Criado em 1994, o Programa Mesa Brasil SESC São Paulo é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. Seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. Segunda a sexta: 8h às 17h.

imagens: divulgação


29 7 • sexta _Encontro de Idosos, 15h às 19h _espetáculo: Território Banal (em Jales), 20h30

GUIA

8 • sábado _show: Sheets Zero Um, 17h _espetáculo: Território Banal (em Santa Fé do Sul), 20h30

1 • sábado _esporte: Dia Mundial da Caminhada, 9h30 9 • domingo _oficina: Fanzine, 15h _espetáculo: La Metereológica, 15h30 _exibição: Bailão, 16h _show: Universo Particular, 17h _espetáculo: Território Banal (em 2 • domingo Jales), 20h30 _espetáculo: A Bailarina e o Palhaço, 15h30 _show: Baratazul, 17h 11 • terça _navegação dirigida: Sites Divertidos, 4 • terça 13h15 _curso: Dança de Salão, 14h _curso: Dança de Salão, 14h _aula aberta: 3ª na Web, 15h30 _aula aberta: 3ª na Web, 15h30 _oficina: Mangá, 16h _oficina: Mangá, 16h _bate-papo_BEM LIDO!: Capitães de Areia, 19h30 12 • quarta _oficina: Texto e Oralidade, 19h30 Especial Dia das Crianças

_vivência: Estripulia de Circo, 10h às 16h _vivência: Corda-Bamba, 10h às 13h _recreação: Brincadeiras, 10h às 16h _oficina: Brinquedos e Brincadeiras, 10h às 16h _intervenção: Charanga Bubiô Dançô!, 11h às 14h _espetáculo: Reprise, 16h _show: Azul Cor-de-Rosa com Sabor de Chocolate, 17h _oficina: Brinquedos Populares, 14h 13 • quinta _curso: Dança de Salão, 14h _curso: Canto Coral, 15h30 _oficina: Escola na Rede, 15h30 _curso: Desenho de Observação, 19h30 _exibição: Garapa, 20h 14 • sexta _literatura: Lançamento Editorial, 19h30

5 • quarta _espetáculo: Aula Espetáculo, 14h _curso: ABC da Web, 14h30 _aula aberta: Nosso Tempo, 15h15 _curso: Cores da Vida: Marchetaria, 16h30 _workshop: Bateria, 17h _oficina: Texto e Oralidade, 19h30 _show: Boveral, 21h30 6 • quinta _oficina: Oficina para Professores e Bailarinos, 14h _curso: Dança de Salão, 14h _curso: Canto Coral, 15h30 _oficina: Escola na Rede, 15h30 _curso: Desenho de Observação, 19h30 _espetáculo: Diários de Viagem, 20h _exibição: Stella, 20h

especial Dia das Crianças_espetáculo “Reprise”

•••


GUIA

15 • sábado _oficina: Carteira de Caixa Longa Vida, 14h _oficina: Fanzine, 15h _oficina: Marchetaria, 16h _espetáculo Território Banal (em Votuporanga), 20h30 16 • domingo _oficina: Carteira de Caixa Longa Vida, 14h _espetáculo: O Buraco, 15h30 _show: Anderson Viana, 17h 18 • terça _navegação dirigida: Sites Divertidos, 13h15 _curso: Dança de Salão, 14h _aula aberta: 3ª na Web, 15h30 _oficina: Culinária, 16h _oficina: Mangá, 16h _bate-papo_BEM LIDO!: Antologia Poética, 19h30 19 • quarta _bate-papo: Empregabilidade - Mercado de Trabalho, 13h30 _curso: ABC da Web, 14h30 _curso: Cores da Vida: Marchetaria, 16h30 _workshop: Baixo, 17h _show: Vivendo do Ócio, 21h30 20 • quinta _curso: Dança de Salão, 14h _curso: Canto Coral, 15h30 _oficina: Escola na Rede, 15h30 30 _curso: Desenho de Observação, 19h30

_exibição: O Declínio do Império Americano, 20h _espetáculo Território Banal (em Mirassol), 20h30 21 • sexta _bate-papo: Fábrica de Sabão, 14h _recreação: Games Infantis, 15h15 22 • sábado _vivência: Esportes de Rua, 11h _oficina: Diabolô e Diablete, 14h _recreação: Gincana Virtual Especial Circo, 15h15 _oficina: Marchetaria, 16h 23 • domingo _oficina: Diabolô e Diablete, 14h _espetáculo: Estripulias no Circo, 15h30 _show: Projeto Rock Acústico, 17h 25 • terça _curso: Dança de Salão, 14h _aula aberta: 3ª na Web, 15h30

Fundo de Quintal

•••

_oficina: Mangá, 16h 26 • quarta _curso: ABC da Web, 14h30 _curso: Cores da Vida: Marchetaria, 16h30 _encontro_IDEIAS: Artes Visuais: Processos de Criação, 19h30 _show: General Blues, 21h30 27 • quinta _curso: Dança de Salão, 14h _oficina: Tem Curumim na Rede!, 14h15 _curso: Canto Coral, 15h30 _oficina: Escola na Rede, 15h30 _curso: Desenho de Observação, 19h30 _exibição: As Invasões Bárbaras, 20h 28 • sexta _oficina: Tem Curumim na Rede!, 14h15 _recreação: Games Infantis, 15h15 _bate-papo: Encontro Mensal, 16h30 29 • sábado _oficina: Vai-Vem, 14h _oficina: Fanzine, 15h


31

•••


32

•••

Guia Outubro 2011  

Programação Online de Outubro de 2011 do SESC Rio Preto

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you