
1 minute read
Danças Circulares Meditativas
from Me Editar 2023
Com Betânia e Israel
O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/ polonês Bernhard Wosien, em 1976. Mas dançar em roda é uma atividade muito mais antiga, sendo praticada por diversos povos de diferentes locais do planeta. A atividade promove a consciência corporal, desenvolve o ritmo e a coordenação e valoriza atitudes cooperativas. A prática vai proporcionar aos participantes da roda a compreensão de que é totalmente possível uma meditação em movimento. A Dança Circular é uma meditação ativa e exige dos dançantes uma presença plena. Os participantes experimentarão a beleza de unir música, dança e a arte de meditar.
Advertisement
Betânia e Israel
São praticantes de Danças Circulares Meditativas há sete anos, sendo focalizadores de rodas semanais em São Paulo, além de levarem oficinas de Danças Circulares e diversos encontros no estado paulista. São coautores de dois livros sobre Dança Circular: “O ser dançante e o espaço que dança (danças circulares no espaço público Estado de São Paulo)” e “Danças circulares sagradas no SUS-SP”.
Dia 19, sábado, 9h30 às 11h
ESPAÇO CÊNICO
Imersão Meditativa Através do Kundalini

Yoga
Com Subagh Kaur e Gobind Singh
Também conhecida como Yoga da Consciência, pois desperta particularidades da consciência corporal, emocional, mental e espiritual com exercício de purificação que envolvem práticas respiratórias, travas energéticas e movimentos corporais que fortalecem o sistema nervoso central e geram equilíbrio do sistema endócrino para assim preparar o corpo para a experiência meditativa. Kundalini é uma palavra que vem do sânscrito que significa enrolada como uma serpente, e segundo as escrituras védicas é um fenômeno bioelétrico e espiritual, dito ser uma energia adormecida que fica concentrada na base da coluna. Quando se ativa essa energia é possível obter maior disposição física, vitalidade, rejuvenescimento e o despertar de outros sentidos, como intuição e clarividência. e espiritualidade que a Índia exala.
Dia 19, sábado, 16h às 17h
Gin Sio
Meditação do Pôr do Sol

Meditar contemplando o pôr do sol é uma forma de desenvolver o senso de gratidão do dia que se encerra e celebrar a noite que se aproxima, aproveitando as horas ambrosiais do entardecer.
Com as educadoras do Sesc, especialistas nas práticas corporais, com foco em saúde integral aliada aos conhecimentos ancestrais.
Dia 19, sábado, 17h às 17h30 PRAIA
Foto: Acervo Pessoal