2 minute read

Sadhana Matinal

Sadhana é uma palavra em sânscrito que significa “a prática diária de autodisciplina espiritual”, que permite expressar o Infinito dentro de nós. Diversas tradições do Yoga trazem a prática de um sadhana como forma de desenvolver uma musculatura mental forte, a fim de reduzir as flutuações de pensamentos que levam a mente para o passado (mente depressiva) e para o futuro (mente ansiosa). A atividade é executada conscientemente, quando se assume o autocompromisso de preparar o local e realizar exercícios para antecipar a prática meditativa, com exercícios simples que contemplam pranayamas (exercícios respiratórios), ásanas (práticas corporais) e estímulo à observação dos cinco sentidos.

Com as educadoras do Sesc, especialistas nas práticas corporais, com foco em saúde integral aliada aos conhecimentos ancestrais.

Advertisement

Dia 19, sábado, 6h30 às 7h30

Dia 20, domingo, 6h30 às 7h30

PRAIA

Ritual Meditativo do Cacau – Uma

Experiência Sensorial*

Com Gian Soorya

As cerimônias de cacau já existem há milhares de anos, originando todo o caminho de volta às tradições maias e astecas na Mesoamérica. São usadas para fins espirituais, medicinais e cerimoniais, para o despertar interno e a orientação criativa. As cerimônias de cacau promovem bem-estar físico, mental, conexão com o nosso próprio poder pessoal, abertura para união, amor, êxtase e criatividade aprimorada.

O fruto Theobroma Cacao está chegando ao Brasil como medicina, pois tem diversas propriedades curativas. Uma delas é o alto teor de magnésio, considerado o “segredo para a longevidade”. O cacau também aumenta o fluxo sanguíneo (oxigênio e nutrientes) para o cérebro, além de induzir a liberação de endorfinas. As cerimônias de cacau promovem bem-estar físico e mental, conexão com o nosso próprio poder pessoal, abertura para união, amor, êxtase e criatividade aprimorada.

Gian Soorya

Comunicóloga, filósofa, professora de Kundalini Yoga, coidealizadora e cantante no grupo musical Semente Cristal, também é instrutora do Sincronário da Paz, permacultora e produtora cultural. É guardiã da Medicina do Cacau, superalimento que contém diversas propriedades medicinais, sendo uma das pioneiras no Brasil a abrir círculos transformativos com o cacau em sua forma medicinal.

Dia 19, sábado, 7h às 8h e 8h30 às 9h30

Dia 20, domingo, 7h às 8h e 8h30 às 9h30

VIVEIRO DE PLANTAS

Meditação Zazen*

Com o Monge Daiko Krauss, da Comunidade Zen Budista

Zazen significa “sentar-se em meditação” e é a atividade principal do Budismo Zen. A única forma de compreendê-lo é através da prática, que consiste em sentar-se em uma postura precisa, com a coluna ereta e a respiração consciente, deixando os pensamentos e emoções fluírem livremente. A meditação é o portal principal para o autoconhecimento e permite uma compreensão profunda sobre nós mesmos e a vida.

Iniciou a prática Zen em 2008, sob a orientação da Monja Coen em São Paulo, trabalhou no Templo Tenzui, viveu no mosteiro de Daiyuzan Saijoji, no Japão, e aprofundou os estudos budistas na Europa.

Dia 19, sábado, 9h30 às 10h30

QUIOSQUE YING YANG

Dia 20, domingo, 10h às 11h

QUIOSQUE YING YANG

*Atividade com vagas limitadas.

This article is from: