
1 minute read
As Origens da Meditação e Suas Implicações Contemporâneas
from Me Editar 2023
Com Roberto Simões
Os diversos povos do oriente desenvolveram tecnologias e seus próprios especialistas em meditação, assim como a cultura Ocidental as suas. Entrementes, nunca é demais relembrar, que nós, não somos nem um ou outro, mas latino-americanos, herdeiros de nossos ancestrais ameríndios, imperialistas europeus e africanos em diáspora. Meditar, portanto, nunca foi uma prática e teoria exclusiva de cartografias espirituais e filosóficas específicas, mas, repito, mantémse viva coletividades humanas, sempre dispostas em tramar singulares tessituras na artesania de corpos e agenciamentos de formas de co-exististir. Na contemporaneidade, a meditação precisa antes se desacoplar da ideologia neoliberal capitalista que a transformou, de revolucionária em docilizadora de corpos/mentes.
Advertisement
Meditar hoje seria um novo “analgésico” ou panacéia potente transformadora de vidas sem sentido que buscam algum enquanto entoam cânticos estranhos de culturas distantes da sua?
Roberto Simões
Prof.Roberto Simões, é mestre e doutor com posdoutoramento em Ciência da Religião pela PUC-SP. É também autor dos livros Neurobiologia e Filosofia da Meditação (Phorte Ed. | coautoria) e Yoga Malandro: Sofrimento, Libertação e outras ficções (Ed.Dialética), e pesquisador do Centro de Estudos em Religiões Alternativas. Atualmente edita o site Yoga Contemporâneo. com e está no perfil @yoga_ contemporaneo do IG.
Dia 18, sexta, 15h às 16h
GINÁSIO