Page 1

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA SESC VERÃO VEM PRA PISTA!

São Carlos

PROGRAMAÇÃO

Janeiro | 2019


Empregados com registro em carteira profissional, estagiários, desempregados há até 12 meses, e pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. titular falecido: o dependente cujo trabalhador, estagiário ou aposentado do comércio de bens, serviços e turismo é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de titular e dependentes, deverão apresentar também a certidão de óbito. • DEPENDENTES cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


esporte e atividade física

6

turismo

32

especial

22

música

33

jovens

24

alimentação

35

circo

26

literatura

36

cinema e vídeo

38

tecnologias e artes

40

teatro

27

crianças

28

idosos

31

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial atividades

Atenção

Horário de funcionamento: Dia 1/1, terça (feriado) Sesc fechado.

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos

Alteração nas datas de vendas de ingressos para o Sesc São Carlos:

Não recomendado para menores de 10 anos

Atividades do dia 1 ao dia 10 de janeiro Internet: as vendas começam no dia 18 de dezembro, terça a partir das 14h. Bilheterias: as vendas começam no dia 19 de dezembro, quarta, a partir das 17h30.

Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Atividades do dia 11 ao dia 31 de janeiro Internet: as vendas começam no dia 2 de janeiro, quarta, a partir das 14h. Bilheterias: as vendas começam no dia 3 de janeiro, quinta, a partir das 17h30.


Foto: Dani Sandrini

Inscrições em janeiro Programa educativo que oferece gratuitamente ações culturais, corporais e ambientais, para crianças de 07 a 12 anos, com foco no seu desenvolvimento integral. A convivência, diferentes experiências e o brincar buscam a formação de cidadãos éticos, solidários e cooperativos. Mais informações nas unidades ou em: sescsp.org.br/curumim


editorial Bem-vindos e bem-vindas ao Sesc! Em avisos sonoros antes de um espetáculo ou show, nos cartazetes de avisos sobre o funcionamento dos espaços e serviços, ou mesmo ao conversar com funcionários dedicados à recepção do público nas Unidades do Sesc SP, certamente você já ouviu, leu ou se deparou com essa frase ou outras expressões de boas vindas. Práticas como essa fazem parte do que se pode chamar de ritos de acolhimento, indispensáveis para a construção de relações pautadas pela hospitalidade, que se operam quando, apesar das possíveis diferenças (de características, experiências, hábitos, culturas), quem “visita” e quem “recebe” se abrem para o contato, a troca, num movimento capaz de criar vínculos, despertar empatia e sentimentos de pertencimento. Para cumprir sua missão, contribuir para a cidadania e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e das comunidades, o Sesc lança um olhar cuidadoso para seus públicos, buscando criar um ambiente acessível, seguro, inclusivo, heterogêneo, onde sejam considerados e convivam modos diversificados de agir, pensar, ver e sentir o mundo. Nesse caminho, além das ações de educação permanente e difusão cultural em si, cada gesto, postagem na rede social ou mediação, se dá no sentido de valorizar a dignidade humana, estimular a participação e inspirar relações de reconhecimento e respeito entre pessoas tão diversas quanto seus interesses, idades, estratos sociais etc, que circulam em nossas Unidades. Por isso, ao falar de valores como hospitalidade e acolhimento, são as sutilezas que compõem essa experiência de convívio social, real e concreto que buscamos ressaltar. Afinal, é também por meio dessas interações cotidianas (e potencialmente transformadoras) que acontecem nos vestiários, espaços de estar e espera, comedorias e áreas de convivências, que reafirmamos diariamente nosso convite para que todos e todas entrem, fiquem, desfrutem e voltem sempre!


Wagner Carmo

esporte e atividade física

6

Sesc Verão Vem pra Pista! Neste verão o Sesc São Carlos convida o público a vir pra pista e mergulhar num universo de conhecimento, de possibilidades e experiências corporais e esportivas como o skate, patinação, corrida, caminhada, dança e outras tantas quanto a criatividade permitir. Aproveite as diversas atividades que estão programadas e foram pensadas para promover a sociabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida para pessoas de todas as idades. Então, VEM PRA PISTA! XXDe 5 de janeiro a 5 de março. GRÁTIS.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA E VIVÊNCIA Na abertura do projeto os atletas Alan Fonteles, velocista, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012; Fabiana Murer, do salto com vara,

duas vezes campeã mundial e campeã pan-americana no Rio em 2007; e Vicente Lenilson, velocista, duas vezes medalhista Olímpico no revezamento 4x100 em equipes diferentes, apresentam suas provas

do atletismo, uma das mais antigas modalidades olímpicas. XXDia 6, domingo, a partir das 14h. Ginásio de eventos. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.


Pedro Abude

7

VIVÊNCIA CIRCUITO DE ATLETISMO O ex-atleta Rogério Amante e os instrutores do Sesc São Carlos convidam o público à experimentar atividades do atletismo, como saltos, arremessos e pequenas corridas trazendo a criança para o universo esportivo e e o conhecimento do próprio corpo. XXDia 6, domingo, a partir das 14h. Ginásio de eventos.

INSTALAÇÃO VEM PRA PISTA DE ATLETISMO!

VIVÊNCIA VEM BRINCAR DE ATLETISMO

Venha conhecer um pouco mais sobre o universo do Atletismo, principalmente das provas que acontecem em pistas. Neste espaço as crianças poderão aprender sobre a modalidade, brincando, correndo e saltando. XXDe 5/1 a 24/2, terças a sextas, das 13h às 21h30, sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Área de Convivência.

Qual a melhor estratégia para uma corrida ou um salto? Nestas vivências, as crianças irão aprender e explorar os diversos movimentos corporais do atletismo num ambiente lúdico que favorece o desenvolvimento integral. XXDe 5/1 a 24/2, terça a sexta, 14h, 15h, 18h e 19h. Sábados e domingos, 11h, 14h e 16h. Área de Convivência. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Para crianças de 3 a 6 anos. Agendamento de grupos: agendamento@scarlos.sescsp.org.br


Divulgação

8

TURMA DE FÉRIAS

Vem Brincar na Pista!

Nas férias de janeiro, as crianças estão convidadas a entrar no universo dos Esportes, especialmente os que acontecem em pistas. Por meio de oficinas e vivências os pequenos poderão conviver, aprender, praticar atividades físicas e principalmente brincar e se divertir para valer! Vagas limitadas. Para crianças de 6 anos completos a 12 anos.

TURMA 1

TURMA 2

TURMA 3

XXDe 8 a 11, terça a sexta, das 14h às 18h.

XXDe 15 a 18, terça a sexta, das 14h às 18h.

XXDe 22 a 25, terça a sexta, das 14h às 18h.

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES

XXDia 3, quinta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena. XXDia 4, sexta, a partir das 19h: não credenciados. (sujeito à disponibilidade de vagas).

XXDia 10, quinta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena. XXDia 11, sexta, a partir das 19h: não credenciados. (sujeito à disponibilidade de vagas).

XXDia 17, quinta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena. XXDia 18, sexta, a partir das 19h: não credenciados . (sujeito à disponibilidade de vagas).

IMPORTANTE: - Não será realizado atendimento antes do horário previsto. - As inscrições deverão ser realizadas somente por pai, mãe ou representante legal da criança - Para a categoria Credencial Plena é obrigatória apresentar a Credencial Plena atualizada do responsável e da criança.


Paulo Charaba

9

APRESENTAÇÕES E VIVÊNCIAS VEM PEDALAR! Abreviação do termo em inglês Bicycle (B) Moto(M) Cross(X), este esporte possui diferentes modalidades. Podem ser corridas, manobras em rampas ou obstáculos ou simplesmente o desafio de manobrar a bicicleta e testar os seus limites no estilo livre. Quadra externa inferior. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

APRESENTAÇÃO BMX COM PAULO CHARABA

OFICINA BMX

Com Paulo Charaba e equipe Obstáculos numa pista se tornam desafios a serem superados. Sempre de alguma maneira inusitada o atleta transpõe barreiras com manobras radicais e muita técnica. Paulo Charaba é ex atleta profissional, instrutor de bike, realiza e participa de eventos esportivos. XXDia 20, domingo, às 14h30.

Com Paulo Charaba e equipe Oficina voltada aos amantes da modalidade de bike BMX Estilo Livre: manobras radicais, saltos e muita coreografia. XXDe 16 a 18, quarta a sexta, das 19h30 às 20h30.

VIVÊNCIA BMX Com Paulo Charaba e equipe Vivenciar em grupo o pedalar, transpondo uma pequena pista em forma de circuito, testando a habilidade do praticante. XXDia 19, sábado, das 14h30 às 16h30. XXDia 20, domingo, das 15h30 às 17h30.


Divulgação

10

VEM ANDAR DE SKATE! Modalidade que consiste basicamente em deslizar sobre o solo em uma prancha com rodas e com a possibilidade de fazer muitas manobras! Entrará no programa Olímpico em 2020 em Tóquio, no caminho traçado pelo Comitê Olímpico Internacional - COI de oficializar modalidades de características jovens e urbanas. Ginásio. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

APRESENTAÇÃO SKATE COM MINEIRINHO

VIVÊNCIA SKATE

Com Sandro Dias Uma pista que simula obstáculos de rua é o ponto de encontro de grandes skatistas da atualidade, incluindo o hexa campeão mundial Sandro Dias (Mineirinho). XXDia 27, domingo, às 14h30.

Com equipe Switch Skate ou esqueite pode se tornar uma diversão quando percebemos que os desafios podem ser superados. Experimente seu corpo em equilíbrio. XXDia 26, sábado, das 14h30 às 16h30. XXDia 27, domingo, das 15h30 às 17h30.

OFICINA SKATE Com Equipe Switch Uma prancha em cima de 4 rodas promove desafios de equilíbrio e quando provocados por obstáculos tornam a atividade mais estimulante! XXDe 23 a 25, quarta a sexta, das 19h30 às 20h30.

OFICINA SHAPES ARTESANAIS DE SKATE Com Radamés Góis Ver página 39. XXDia 26, sábado, das 13h30 às 17h30.


Divulgação

11

Galpão Esportivo Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas de forma lúdica e divertida. Galpão. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

CIRCUITO DE ATLETISMO

BOLICHE

MINI BOCHA

Com Rogério Amante e instrutores do Sesc Experimentar atividades do atletismo, como saltos, arremessos e pequenas corridas trazendo a criança para o universo esportivo e a conhecimento do próprio corpo. XXDia 5 e 12, sábados, das 14h30 às 16h30. XXDia 13, domingo, das 15h30 às 17h30.

Com Equipe Simon Praticado em uma pista que conduz uma bola para derrubar o máximo de “pinos” do outro lado, o boliche desafia a pontaria e a concentração do praticanete. XXDia 19, sábado, das 14h30 às 16h30. XXDia 20, domingo, das 15h30 às 17h30.

Com Instrutores do Sesc Jogo de estratégia e precisão que praticado a partir do lançamento do “bolin” estabelece-se qual será o ponto em que as outras bolas devem se aproximar. XXDia 26/1 e 2/2, sábados, das 14h30 às 16h30. XXDia 27/1 e 3/2, domingo, das 15h30 às 17h30.


Divulgação

12

Aulas Especiais Elaboradas com o objetivo da melhora do condicionamento físico dos participantes, as aulas irão proporcionar também momentos de convívio, trocas de experiências, relaxamento e principalmente muita diversão! Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

PERCUSSÃO NA BOLA

VEM DANÇAR!

VEM CORRER NA PISTA!

Com instrutores do Sesc Venha se exercitar criando diversos ritmos nas bolas de ginástica. XXDe 6 a 27, domingos, das 10h às 11h. Sala de atividades corporais.

Com Grupo Embalanço Diferentes ritmos que antecedem a apresentação do Projeto Sons da Tarde como aquecimento para o participante “Cair na Pista”. XX13 - Forró XX20 - Soul XX27 - Rock e rockabilly XXDomingos, das 15h às 16h. Convivência externa.

Com instrutores do Sesc Aulas de corrida em diferentes pistas da cidade. XX30/1 - Pista do Kartódromo XX31/1 - Pista do Campo do Rui XX1/2 - Pista em frente ao Sesc XX2/2 - Pista da Saúde - UFSCar - Participação da professora Paula H. Lobo da Costa - UFSCar. XXQuarta a sexta, das 19h30 às 20h30 e sábado, das 15h às 17h. Convivência externa.

VEM PRA PISTA DE DANÇA! Com instrutores do Sesc Neste verão venha vivenciar diversos estilos, para melhorar o condicionamento físico, conhecer novas pessoas e se divertir na nossa pista de dança! XXDe 8 a 29, terças, das 19h30 às 20h30. Galpão.


Pedro Abude

13

Atividades Aquáticas Com férias e calor, nada mais refrescante do cair na piscina, e claro que ela não poderia ficar de fora das nossas atividades. Programação para quem quer manter os treinos, se exercitar de forma lúdica e brincar com a família e amigos. Necessários Credencial Plena do Sesc e exame dermatológico válidos. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas Limitadas.

VIVÊNCIAS TREINO AUTÔNOMO: NATAÇÃO Aproveite os desafios e treinos diários da modalidade que estarão disponíveis durante todo o dia para ajudar a incrementar sua prática esportiva. Os treinos serão elaborados pelos instrutores do Sesc. XXDe 5 a 31, terças a sextas, das 13h às 21h, sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Piscina aquecida.

RECREAÇÃO AQUÁTICA Com instrutores do Sesc Jogos e brincadeiras na água, que estimulam a prática de atividades físicas, e a convivência de forma lúdica e divertida! XXDe 5 a 27, sábados, às 11h, e domingos, às 15h30. Piscina externa.

AULAS ABERTAS HIDRO RECREATIVA Com instrutores do Sesc Aulas recreativas compostas por exercícios de força e resistência na água, que além de ajudar na melhoria do condicionamento físico permite aos participantes interagirem e matarem as saudades dos hits dos anos 60, 70, 80, 90 e 2000. Passe o protetor solar e venha se divertir com a gente! XXDe 5 a 27, sábados, às 15h30 e domingos, às 11h. Piscina externa.


Fabio Mauricio

14

Copa Sesc Verão Um momento de descontração, diversão, encontro e vivências em modalidades esportivas. Os jogos buscam a participação de todos, além do respeito às regras, aos companheiros e adversários, tornando-se uma ação de competição saudável.

TORNEIOS E CAMPEONATOS FUTSAL Categoria Masculino. XXDe 15/1 a 26/2, terças e quartas, a partir das 19h. Ginásio de eventos.

VÔLEI Categorias Feminino e Masculino. XXDe 17/1 a 1/3, quintas e sextas, a partir das 19h. Ginásio de eventos.

INSCRIÇÕES XXDe 18/12/2018 a 6/1/2019 na Central de Atendimento, somente para matriculados com Credencial Plena. Para o futsal as equipes podem ser formadas por um pool de até 3 empresas.

FESTIVAL BASQUETE 3X3 Ação esportiva-cultural que envolve o Basquete 3x3 com elementos do Hip Hop e utilizando as mesmas regras do Basquetebol tradicional. XXDia 26, sábado, das 14h30 às 17h30. Ginásio de eventos. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

CORRIDA INFANTIL Com instrutores Sesc A corrida é uma das práticas esportivas mais inclusivas e democráticas que conhecemos, e que nos últimos anos tem crescido significativamente o número de adeptos.A proposta da corrida infantil é a ultrapassagem de um circuito divertido de obstáculos, onde haverá tarefas a serem cumpridas, na busca de integrar as crianças e famílias numa grande brincadeira. XXDia 3/2, domingo, das 10h às 12h. Ginásio de eventos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Para crianças de 3 a 12 anos. As crianças menores de 6 anos deverão correr com um adulto responsável.


Divulgação

15

Triatlo Modalidade esportiva olímpica que combina provas de natação, ciclismo e corrida, realizadas sequencialmente, sem interrupções. Surgiu na década de 1970 em San Diego, nos Estados Unidos. Em 1978, foi organizada a primeira grande competição no Havaí.

FESTIVAL TRIATLO A cidade de São Carlos é um dos principais polos de prática de triatlo no Brasil, por condições muito propícias para a prática das três modalidades que compõem o esporte. É local de treinamento de atletas olímpicos como Mariana Ohata e Reinaldo Colucci e é sede do time de triatlo do Sesi, um dos mais importantes do país. Este festival é especialmente pensado para quem está iniciando a prática

do triatlo, e tem como objetivo contribuir para a democratização do esporte. O evento é composto por provas de natação 200m, ciclismo 10.2Km e corrida 3.4Km. Categorias: Individual masculina, Individual feminina e Equipes (2 a 3 integrantes). XXDia 24/2, domingo, às 7h.

INSCRIÇÕES XXDe 3 a 13/1, terça a domingo, exclusivo para Credencial Plena. XXDe 15/1 a 8/2, terça a domingo, para outras categorias e não credenciados (sujeito a disponibilidade de vagas). Central de Atendimento. Menores de 18 anos podem participar mediante apresentação do termo de autorização preenchido pelo responsável. XXRetirada de chip e número de identificação dia 23/2, sábado, a partir das 13h.


Michelle Magrini

16

Recreação Esportiva Atividades para crianças, jovens e adultos poderem praticar, experimentar e até aprender uma modalidade nova neste Verão! Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

VIVÊNCIAS ESPORTIVAS

VERÃO JOVEM!

As noites podem ser mais divertidas explorando as pistas, desafiando os amigos em batalhas saudáveis. XXQuarta a sexta, das 19h30 às 21h. Galpão.

Com instrutores do Sesc Nestas férias encontre sua turma e venha praticar esportes com a gente! XXDe 8/1 a 1/2 das 16h30 às 17h30. A partir de 13 anos.

CIRCUITO DE ATLETISMO

TÊNIS DE CAMPO

Com Rogério Amante e instrutores do Sesc XXDe 9 a 11. Boliche Com equipe Simon XXDe 16 a 18. Mini bocha Com Instrutores do Sesc XXDe 23 a 25.

XXTerças. Quadra de tênis.

FUTSAL XXQuartas. Ginásio de eventos.

BASQUETE XXQuintas. Ginásio de eventos.

VÔLEI XXSextas. Ginásio de eventos.

VEM PARA PISTA! BRINCADEIRAS DE ESPORTES Com instrutores do Sesc Circuito de atividades esportivas com elementos do atletismo como saltos, corridas e arremessos, realizados de forma lúdica e com muita brincadeira. XXDe 29/1 a 1/2, terça a sexta, das 15h às 16h30. Ginásio de eventos.


RECREAÇÃO ESPORTIVA Práticas de diversas modalidades esportivas, que estimulam os participantes a realizar atividades físicas regularmente, buscando a socialização por meio do lazer esportivo. Na Recreação Esportiva Livre os participantes se organizam de acordo com orientações do Sesc. Na Recreação Esportiva Orientada os técnicos do Sesc orientam as atividades. GRÁTIS.

Modalidade Faixa Etária

Vôlei

Futsal

Basquete

Tênis

Sesc Empresa

Terça e quinta

Quarta e sexta

Sábado

Domingo e feriado

até 13 anos

13h às 15h (Externa Superior)

9h30 às 12h (Externa Superior)

13 a 16 anos

15h às 17h (Externa Superior)

12h às 15h (Externa Superior)

12h às 15h (Ginásio 2)

acima de 16 anos

19h30 às 21h30 (Externa Superior)

17h às 19h30 (Externa Superior)

15h às 18h (Externa Superior)*

9h30 às 12h e 15h às 18h* (Ginásio 2)

até 13 anos

13h às 15h30 (Ginásio 1)

13h às 14h e 16h às 17h (Externa Inferior)

12h às 15h (Externa Inferior)

9h30 às 12h - (Ginásio 1) 12h às 15h - 16h30 às 18h (Externa inferior)

13 a 16 anos

13h às 16h30 (Externa Inferior) 18h30 às 19h30 (Ginásio 1)

13h às 15h (Ginásio 1) e 18h às 19h30 (Externa Inferior)

9h30 às 12h e 15h às 18h* (Externa Inferior) 12h às 15h (Ginásio 1)

9h30 às 12h - 15h às 16h30 (Externa Inferior) 12h às 15h (Ginásio 1)

acima de 16 anos

16h30 às 18h30 (Externa Inferior)

19h30 às 21h30 (Externa Inferior)

9h30 às 12h e 15h às 18h (Ginásio 1)*

15h às 18h (Ginásio 1)*

até 13 anos

13h às 16h30 (Externa Superior)

12h30 às 15h (Ginásio 2)

9h30 às 12h (Externa Superior)

13 a 16 anos

17h30 às 18h30 (Externa Superior)

11h às 12h 30 (Ginásio 2)

12h às 15h (Externa Superior)

acima de 16 anos

18h às 19h30 (Ginásio 2)

19h30 às 21h30 (Externa Superior)

9h30 às 11h e 15h às 18h (Ginásio 2)*

15h às 18h (Externa Superior)

até 13 anos

15h30 às 17h30

15h às 17h

13 a 16 anos

13h às 15h30

13h às 15h

12h às 15h

acima de 16 anos

17h30 às 19h30

17h às 18h30

9h30 às 15h

acima de 16 anos

18h30 às 21h30 (Externa Inferior)

12h30 às 18h

* Recreação Orientada - Os locais das atividades podem ser alterados dependendo das condições climáticas e necessidades de programação do Sesc. Para mais informações, consulte a Central de atendimento.

17


João Moura

18

Cursos Físico-Esportivos Participe dos nossos cursos físico-esportivos. Atividades para todos os gostos e idades. As inscrições são feitas diretamente na Central de atendimentos durante todo o mês, conforme disponibilidade de vagas e sem lista de espera. São atendidos prioritariamente os inscritos na categoria Credencial Plena. Cursos com aulas 2 vezes por semana R$ 62,00 R$ 28,00 ** Horário com valor diferenciado para alunos acima de 60 anos. Curso

Ginástica Multifuncional

Yoga

Faixa Etária

Dias

Horário

Terça e quinta

7h às 12h30 / 9h às 12h30** 15h30 às 18h** / 18h às 21h30

Quarta e sexta

7h às 12h30 / 9h às 12h30** 15h às 18h** / 18h às 21h30

Sábado

9h30 às 18h (para alunos inscritos no curso)

Domingo

9h30 às 12h30 (para alunos inscritos no curso)

Terça e quinta

8h, 10h, 17h30 e 20h30

Quarta e sexta

7h, 11h, 19h30 e 20h30

a partir de 12 anos

Terça e quinta

7h, 8h, 9h, 16h30, 17h30 e 19h30

a partir de 12 anos

Quarta e sexta

7h, 8h, 15h, 16h , 18h30 e 20h30

3 a 6 anos

Terça e quinta

9h

3 a 6 anos

Quarta e sexta

17h

6 a 12 anos

Terça e quinta

10h e 15h30

6 a 12 anos

Quarta e sexta

10h

a partir de 12 anos

Terça e quinta

18h30 e 20h30

a partir de 12 anos

Quarta e sexta

7h, 9h, e 19h30

a partir de 12 anos

a partir de 12 anos

Hidroginástica

Práticas Aquáticas

Retorno das atividades dia 8/1/2019.


Marcos Zaniboni

19

PROGRAMA GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL Também conhecida como GMF, o programa foi elaborado para oferecer exercícios físicos que levam em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Desenvolve, de forma integrada, as habilidades motoras (correr, saltar, arremessar e outras) e as capacidades físicas (equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória) por meio de um roteiro de exercícios personalizados e aulas em grupo. O aluno permanece o tempo necessário para realização de sua rotina de exercícios, variando de pessoa para pessoa. É indicado para jovens (a partir de 12 anos), adultos e idosos.

PROGRAMA PRÁTICAS CORPORAIS HATHA YOGA Prática indiana indicada para pessoas que buscam equilíbrio, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado à meditação. A partir de 12 anos.

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS Apresenta programações com foco na segurança do praticante no meio líquido, na aprendizagem do nadar, no condicionamento físico, na recreação e no bem-estar.

HIDROGINÁSTICA Engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade na água, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a sociabilização. A partir de 12 anos.

PRÁTICAS AQUÁTICAS Proposta para quem quer aprender a nadar e melhorar seu condicionamento físico e técnico, além do aprendizado de esportes aquáticos, como por exemplo: natação, polo aquático, mergulho, nado sincronizado e muito mais. A partir de 3 anos.

RECREAÇÃO AQUÁTICA A perspectiva da prática físicoesportiva no meio líquido, associada ao brincar, jogar e recrear-se, tendo na ludicidade e no convívio com o outro o espaço para aprendizagem, o prazer e a sociabilidade. Para todas as idades.


20

PROGRAMA SESC DE ESPORTES

ESPORTE CRIANÇA - 3 A 6 ANOS

ESPORTE ADULTO – INICIAÇÃO

O Programa busca promover a educação pelo esporte e para o esporte nas diversas faixas etárias. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir estão sempre presentes nas atividades, que estimulam o conhecimento sobre o esporte, o aprendizado e a prática de diferentes modalidades e outras manifestações da cultura corporal como as lutas, os jogos, as atividades rítmicas e na natureza. Para se inscrever é necessário avaliação médica com validade de 1 ano, atestando aptidão para a prática esportiva. São atendidos prioritariamente os inscritos na Categoria Credencial Plena. Informações e inscrições na Central de Atendimento. GRÁTIS. A partir de 3 anos.

Baseado no jogo do faz de conta e no aprendizado das habilidades básicas como correr, saltar, rolar e manipular objetos, busca a alfabetização corporal por meio do brincar.

Promove a aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, a compreensão do jogo e da competição e demais aspectos e valores que envolvem o esporte enquanto manifestação cultural, a fim de promover a valorização e a promoção do jogo, incentivando a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida.

RECESSO As atividades Esporte Criança 3 a 6 e 6 a 10, Esporte Jovem 11 a 12, e 13 a 15 estarão em recesso até 4/2/2019. As atividades Esporte Adulto 16 a 59 anos estarão em recesso retornam 8/1/2019.

ESPORTE CRIANÇA - 6 A 10 ANOS Apresenta o universo da cultura corporal do movimento e propõe o aprendizado do esporte por meio de jogos e brincadeiras, valorizando aspectos como a participação, inclusão, cooperação, autonomia e a construção coletiva.

ESPORTE JOVEM - 11 E 12 ANOS Aprendizagem e prática de diversas modalidades esportivas, valorizando aspectos educacionais como a competição e ampliação do conhecimento esportivo.

ESPORTE JOVEM - 13 A 15 ANOS Prática de uma modalidade específica, aprimoramento do gesto esportivo, compreensão do jogo, das regras e dos demais valores e aspectos que envolvem o esporte como manifestação cultural.

ESPORTE ADULTO - CLUBE Promove o aperfeiçoamento da modalidade, o refinamento do gesto esportivo, a compreensão da competição e demais aspectos e valores que envolvem o esporte enquanto manifestação cultural, a fim de promover a valorização e a promoção do jogo, incentivando a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida.

ESPORTE PARA IDOSOS Favorece novas experiências, o aprendizado de gestos motores e modalidades esportivas como forma de integração e diversão, promovendo o bem-estar e a saúde, respeitando-se possibilidades, interesses e necessidades de cada um.


Curso

Modalidade

Dias

Horário

Terça e quinta

18h30 às 19h20

Quarta e sexta

18h30 às 19h20

Multipráticas Esportivas

Quarta e sexta

8h às 11h ou 15h às 18h

Multipráticas Esportivas

Terça e quinta

15h30 às 17h30

Vôlei

Quarta e sexta

17h às 18h

Esporte Jovem

Futsal

Terça e quinta

17h30 às 18h30

13 a 15 anos

Basquete

Terça e quinta

16h30 às 17h30

Ginástica para Todos

Quarta e sexta

15h às 16h

Volêi Iniciação

Terça e quinta

19h30 às 21h30

Triatlo iniciação

Quarta e sexta

19h30 às 21h30

Golball iniciação

Terça

18h30 às 19h30

Futebol de 5

Quintas

18h30 às 19h30

Quarta

18h às 19h30

Quinta

7h às 8h30

Terça

7h às 8h30

Sexta

18h às 19h30

Domingo

8h30 às 10h

Clube do Volêi

Quarta e sexta

19h30 às 21h30

Clube do Basquete

Terça e quinta

19h30 às 21h30

Terça e quinta

19h30 às 21h30

Quarta e sexta

19h30 às 21h30 (Barragem)

Domingo e feriado

9h30 às 12h (Barragem)

Clube Futsal

Quarta e sexta

18h às 19h30

Ginástica para Todos

Terça e quinta

16h30 às 17h30

Esportes de Quadra

Quarta e sexta

16h às 17h

Esporte Criança 3 a 6 anos

Esporte Criança 6 a 10 anos

Esporte Jovem 11 e 12 anos

Multipráticas Esportivas

Clube da Corrida

Esporte Adulto 16 a 59 anos

Clube do Tênis

Esporte para Idosos A partir de 60 anos

21


João Moura

especial

22

Nas Férias... Descubra as Pistas Circuitos, traquitanas, engenhocas, adivinhas e jogos animam as férias das crianças e adultos de referência. A cada tarde, diferentes oficinas e vivências para brincar e se divertir em grupo. Foyer do teatro. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Recomendado para crianças entre 4 e 12 anos.

OFICINAS CARRINHOS DE VESTIR Com instrutores do Sesc Venha confeccionar, customizar e vestir carrinhos com caixas de papelão. XXDias 8/1 e 5/2, terças, das 16h às 17h30.

BOLICHE GIGANTE Com instrutores do Sesc Vamos confeccionar e brincar com um boliche gigante, preparado com materiais diversos. XXDia 9, quarta, das 16h às 17h30.

CAÇA PISTAS

CIRCUITOS DE PINTAR

Com instrutores do Sesc O que é? O que é? Adivinhas, desafios e muito mais numa Caça-ao-Tesouro para todas as idades. XXDia 10, quinta, das 16h às 17h30.

Com instrutores do Sesc No percurso por um grande labirinto de papel, o público é convidado a explorar materiais como tinta, carvão, giz, entre outros, e deixar a sua marca. XXDia 15, terça, das 16h às 17h30.

CORPO PISTAS Com instrutores do Sesc Traços, desenhos e linhas corporais que formam um grande circuito de brincar. XXDia 11, sexta, das 16h às 17h30.


Lucelina Rosa

BRINCANDO NO ESCURO Com instrutores do Sesc Um percurso por um labirinto luminoso - o que será que os bebês podem encontrar? XXDias 16 e 24, quarta e quinta, das 16h às 17h30.

23

TRAQUITANAS DE BRINCAR Com o educador Vitor Janei Um espaço de invenção, criação coletiva e experimentação de diversas possibilidades de brincadeiras a partir de elementos como tubos, canos, madeiras e outros. XXDias 17 e 18, quinta e sexta, das 16h às 17h30. XXDia 19, sábado, das 10h30 às 14h30. XXDia 20, domingo, das 10h30 às 12h30.

CARRINHOS DE DERIVA Com instrutores do Sesc Construa pequenos trenós puxados por cordas, utilizando madeiras. XXDias 22/1 e 1/2, terça e sexta, das 16h às 17h30.

CAMINHOS Com instrutores do Sesc Um trajeto inventado junto por toda a área de convivência - com poesias, adivinhas, trava línguas... Onde as palavras vão nos levar? Siga essas linhas e descubra. XXDia 23, quarta, das 16h às 17h30.

PLATAFORMAS DESLIZANTES Com instrutores do Sesc Aqui você cria circuitos para brincar com bolinhas de gude. XXDia 25, sexta, das 16h às 17h30.

MONTE A MAQUETE Com instrutores do Sesc Uma cidade, um bairro, uma morada... Aqui você faz coletivamente uma grande uma maquete de brincar. XXDia 31, quinta, das 16h às 17h30.

PISTA DE CARRINHO

PISTA LOOPING

Com instrutores do Sesc Pontes, pistas e rampas são montadas coletivamente para brincar com carrinhos. XXDias 29/1 e 6/2, terça e quarta, das 16h às 17h30.

Com instrutores do Sesc Velocidade, giros e manobras surgem dessa pista para bolinhas radicais. XXDia 7/2, quinta, das 16h às 17h30.

DANÇA-COR-PÓ

CIRCUITO LÍQUIDO

Com instrutores do Sesc Venha para essa pista de dança que levanta poeira e deixa a brincadeira mais colorida. Recomendamos o uso de roupas simples e confortáveis, que possam ser coloridas na brincadeira. XXDia 30, quarta, das 16h às 17h30.

Com instrutores do Sesc Venha construir um circuito com mangueiras transparentes para o fluxo de águas coloridas e miçangas. Recomendamos o uso de roupas simples e confortáveis, que possam ser coloridas na brincadeira. XXDia 8/2, sexta, das 16h às 17h30.


Lucelina Rosa

jovens

24

VIVÊNCIA ARENA JOVEM

OFICINA DISCOPOP

OFICINA ARENA K-POP

Com instrutores do Sesc Adolescentes e jovens são convidados a curtir uma música, se encontrar e ocupar o teatro de arena do Sesc. XXDe 6 a 27, domingos, das 14h30 às 17h30. Arena. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

Com o DJ Jefferson Scratchj Os jovens são convidados para oficinas abertas de discotecagem, com foco nos ritmos, batidas e referências dos movimentos K-Pop e Geek. XXDe 9 a 23, quartas, das 17h30 às 19h30. Arena. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

Venha conhecer a mistura de estilos e batidas musicais e experimentar um pouco dos elementos coreográficos do K-Pop, movimento popular com origem na Coreia do Sul que se tornou referência para adolescentes, jovens e adultos de todo o mundo. XXDe 10 a 24, quintas, das 17h30 às 19h30. Arena. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.


verbete 25

K-Pop Um gênero, um estilo, um movimento. O K-Pop ou Korean Pop (música pop coreana) surge na década de 1990 na Coreia do Sul integrando música, dança, audiovisual, moda. Reúne ritmos e estilos musicais ocidentais e orientais, reelaborando elementos do hip-hop, pop, rock, rap, funk, techno, entre outros. Originalmente, foi difundido entre adolescentes e jovens do sul asiático por meio das apresentações de bandas e grupos, também formados por integrantes muito jovens. Desde o início do século XXI até os dias atuais esse movimento cresce e ultrapassa fronteiras, conquistando fãs para além dos continentes. Compreendido por muitos como um “produto” da indústria cultural e do mercado de entretenimento o K-Pop revela, no entanto, a fluidez das fronteiras de produção e consumo cultural e, ao mesmo tempo, o diálogo entre subgrupos de origens sociais, culturais, políticas e étnicas muito diversas. No Brasil, suas fortes batidas eletrônicas, as coreografias marcadas, a interface entre gêneros musicais dançantes e os elementos estéticos e audiovisuais conectam jovens de diferentes territórios e regiões, promovendo encontros, ocupação de espaços públicos e privados e a conexão respeitosa em expressivas performances coletivas. Referência: KARAN, Karine. MEDEIROS, Maria Carolina. Subcultura, estratégia e produção de gosto: uma análise do k-pop no Brasil. In: http://anais-comunicon2015.espm.br/GTs/GT7/16_GT07-KARAM_MEDEIROS.pdf


26

ESPETÁCULO

Circo Zanni O Espetáculo Reunindo o que há de melhor dos artistas que integram a companhia, formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo (La Mínima, Circo Amarillo, Artinerant’s e Piccolo Circo), O Espetáculo traz números de acrobacia, aéreos, equilíbrio e magia, além da palhaçaria clássica. O Zanni é em essência um circo “clássico contemporâneo brasileiro” que retoma uma antiga tradição circense: tudo acontece ao som de uma banda ao vivo, formada por seus acróbatas, trapezistas, palhaços e malabaristas. XXDia 19, sábado, às 17h. Ginásio de eventos. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. Lugares limitados.

Carlos Gueller

circo


Bob Sousa

teatro

27

ESPETÁCULO

A Hora e vez Cia do Sopro Inspirado no conto do livro “Sagarana” de Guimarães Rosa, o espetáculo traz a história de Nhô Augusto, que é atingido em uma emboscada e dado como morto, porém é salvo por um casal. Após este acontecimento ele decide viver recluso e ter uma vida regrada, mas seu destino muda quando reencontra um velho amigo. Para contar a saga do sertanejo, o ator Rui Ricardo Diaz interpreta vários personagens. XXDia 31, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Venda limitada a 2 ingressos por pessoa. 269 lugares


João Caldas

crianças

28

OFICINA CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE CORDA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A LAMPARINA DE OURO E O GIGANTE EGOÍSTA

ESPETÁCULO A CONDESSA E O BANDOLEIRO

Com Paulo Farah André Antes da contação de história, os atores ensinarão o processo para construção dos bonecos usando cordas, lãs e papéis com técnicas simples, para que as crianças e seus familiares possam realizar juntos. XXDia 5, sábado, das 14h às 15h30. Área de convivência externa. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

Com Paulo Farah André A contação trará duas histórias: a de um sultão que lança um desafio ao seu povo e oferece uma lamparina de ouro para quem o vencesse. A outra história é baseada num conto de Oscar Wilde, em que um gigante egoísta ao voltar de uma longa viagem, expulsa crianças de seu jardim e levanta um grande muro; a partir dai muitas coisas acontecem...!As histórias são contadas com bonecos de corda. XXDia 5, sábado, às 16h30. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.

Com Barracão Cultural Uma condessa entediada com a vida de riqueza decide atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo e mudará suas visões de si mesmos e dos outros. XXDia 12, sábado, às 16h30. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.


Divulgação

SARAU SARAUZIM: SARAU PARA CRIANÇAS

29

Com Rodrigo Ciríaco e Mesquiteiros Já participou de um sarau? E de um sarau para pequenos leitores e autores? Nesta intervenção poético-literária, o espaço, o microfone são para as crianças e adultos dispostos a se aventurar e brincar no mundo das palavras. Poemas, canções, trava-línguas aprendidos, inventados ou improvisados e muita alegria são compartilhados nesta grande roda. XXDia 13, domingo, às 11h. Área de convivência. Grátis. Lugares limitados. Recomendado para crianças maiores de 3 anos.

ESPETÁCULO A VIDA SECRETA DAS FRALDAS Com Andi Rubinstein Uma mulher sozinha no palco se depara com sua tarefa diária de arrumar, lavar e passar. Ao entregar-se a esta atividade, ela sai por alguns minutos do mundo real e cria um mundo imaginário onde os panos se transformam em seres que contam a sua própria história. Toda a ação se passa dentro de uma lavanderia e nos transporta para o universo mágico da possibilidade da transformação. XXDia 26, sábado, às 16h30. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.

ESPETÁCULO A VACA LELÉ

DANÇA O TAL DO QUINTAL

Cia Arte das águas Matilde uma vaquinha que vivia fugindo do curral, era cheia de sonhos e curiosidades. Tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Ela consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho que tudo sabe e tudo vê. Matilde, a vaca Lelé,como era chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. XXDia 2/2, sábado, às 16h30. Teatro R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos. 269 lugares

Balangandança Cia Brincadeiras, medos e sonhos do universo infantil, transformam o espaço do quintal, num jogo constante entre o movimento, o espaço e a imaginação. Assim como em um quintal no qual as brincadeiras mudam todo o tempo, no espetáculo, a dança e a coreografia transformamse e são construídos constantemente. XXDia 9/2, sábado, às 16h30. Teatro. Grátis - Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares


XX8 a 13/1 - Pré-inscrições para crianças com a credencial plena do Sesc na Central de Atendimento. XX15 a 20/1 - Entrevistas com as famílias selecionadas com a equipe do programa, conforme agendamento prévio. XX22 a 24/1 - Pré-inscrições das vagas remanescentes para outras categorias (credencial atividade ou MIS) e não matriculados na Central de Atendimento. XX25 a 28/1 - Entrevistas para vagas remanescentes. XX5/2 - Início das ações educativas com as crianças.

30

ESPAÇO DE BRINCAR

CURUMIM

Com instrutores do Sesc Por onde se pode andar se a imaginação levar? Construir, desconstruir, olhar, estar... Esse é um programa que tem como público prioritário as crianças com até 6 anos e seus responsáveis. Nesse espaço, os ritmos, investigações e brincar livre das crianças pequenas são respeitados, assegurados e acolhidos. Os frequentadores são convidados a deixar de lado tarefas, trabalho, telefone para estar junto, interagir, conviver, soltar a imaginação e partilhar as brincadeiras. XXTerças a sextas, das 13h30 às 20h, sábados, das 9h30 às 17h30 e domingos, das 9h30 às 15h30. Espaço de brincar. Grátis. Vagas limitadas.

Um programa do Sesc São Paulo que oferece gratuitamente ações culturais, corporais e ambientais, para crianças de 7 a 12 anos, com foco no seu desenvolvimento integral. Por meio de vivências, oficinas, passeios e uma variedade de atividades, este programa de educação não formal promove a convivência, a experimentação, a cooperação, a ludicidade e o protagonismo pois aposta na formação de cidadãos autônomos, éticos, solidários e cooperativos, com base na cultura do brincar. O Curumim acontece durante todo o ano de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.

PRÉ-INSCRIÇÕES 2019 Atenção, famílias! Em janeiro, tem início o período de pré-inscrição para novos interessados em participar do programa em 2019.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: - No período de pré-inscrição, o responsável legal pela criança deve comparecer à Central de Atendimento do Sesc portando as credenciais atualizadas (do responsável e da criança), para preenchimento de formulário. - Após preenchimento do formulário, são realizadas triagem e seleção das famílias para entrevista, conforme critérios de avaliação e disponibilidade de vagas. - A seleção é feita com prioridade para famílias com credencial plena e de acordo com avaliação do perfil socioeconômico dos interessados. - A oferta de vagas remanescentes para outras categorias (credenciais atividades, MIS) e não matriculados acontecerá somente em caso de disponibilidade de vagas. Dúvidas e informações adicionais: curumim@scarlos.sescsp.org.br 3373-2351 (de terça a sexta, das 13h às 14h). Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.


idosos

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações.

31

As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

ARTE E EXPRESSÃO

CORPO E MOVIMENTO

SOCIEDADE E CIDADANIA

OFICINA ARRANJOS FLORAIS

AULA ABERTA BAILA COMIGO DANÇA BLACK

REUNIÃO CAFÉ COM PROSA

Com Rosalía Albuquerque Curso Livre Básico de Arte Floral onde os participantes aprendem noções de conservação de flores e folhagens, uso de ferramentas de decoração floral, harmonia de cores e espécies, classificação dos estilos florais, simetria e assimetria, arranjos para datas comemorativas e eventos. XXDia 16, quarta, das 14h às 17h e das 18h às 21h. Sala multiuso. Grátis. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.

Com Dani Marques e Santa Maria Projeto dançante que nesse mês traz o tema do Baile Black, para que os participantes do TSI aprendam os passos desse ritmo e os coloquem em prática nas pistas de dança. XXDia 30, quarta, das 14h30 às 15h30. Sala de atividades corporais. Grátis Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

Um espaço destinado para o diálogo e compartilhamento de saberes, que visa a regularidade de encontros entre frequentadores e frequentadoras do programa do TSI em São Carlos. XXDia 31, quinta, das 14h às 15h. Sala de atividades corporais. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.


32

PROGRAMAÇÃO JANEIRO/FEVEREIRO

OBA! FÉRIAS!

Durante as férias, em várias unidades do Sesc SP, é possível aproveitar com toda a família uma série de roteiros do programa de Turismo Social repletos de lazer, história e muito contato com a natureza!

Dia 26/1 De 13 a 17/2

Passeando às margens do rio Tietê e, sobre ele, a bordo de um navio, será possível conhecer o processo de geração de energia por suas águas, refletir sobre a importância de um desenvolvimento sustentável e vivenciar as vantagens de se manter um rio despoluído. Além de se encantar com as águas, fauna e flora, as crianças poderão brincar com argila e conhecer a cerâmica, mais um dos recursos oferecidos ao homem pelo rio. Dia 26/1, sábado, às 8h. Saída às 7h30. R$25,00 / R$38,00 Início das vendas: Dia 3/1, a partir das 13h: exclusivo para pessoas com Credencial Plena. Dia 8/1, a partir das 13h: outras credenciais e demais interessados (sujeito à disponibilidade de vagas). Neste roteiro, a inscrição de adultos está vinculada à participação de crianças com até 12 anos e os valores são os mesmos para adultos e crianças (as de 0 a 3 anos têm gratuidade).

TRADIÇÕES CAIÇARAS - PARATY, TRINDADE E SACO DO MAMANGUÁ (RJ)

Arquitetura colonial, praias e belas paisagens de Mata Atlântica são alguns dos patrimônios da cidade de Paraty, que abriga ainda comunidades caiçaras que lutam pela preservação de suas tradições e se utilizam de maneira sustentável dos recursos naturais ali presentes. De 13 a 17/2. R$ 995,00 / R$ 1493,00 Vendas iniciadas em 5/12.

TORRINHA DE FESTA E FÉ - TORRINHA (SP)

Dia 17/2

Divulgação

Divulgação

Fabu Dias

UM RIO PARA VER E BRINCAR - BARRA BONITA (SP)

O passeio apresenta duas facetas de Torrinha, conhecida por seu tradicional Carnaval de bonecos gigantes, parte do patrimônio cultural imaterial da cidade, e por suas paisagens naturais e ritmo bucólico da vida caipira. O roteiro visita espaços culturais para conhecer um pouco do típico Carnaval e uma comunidade rural para um diferente contato com a natureza e prática do silêncio. Dia 17/2, domingo. Saída às 7h. R$ 40,00 / R$ 60,00 Início das vendas: Dia 16/01, a partir das 13h: exclusivo para pessoas com Credencial Plena. Dia 22/01, a partir das 13h: outras credenciais e demais interessados - sujeito à disponibilidade de vagas.


Giselle Ventura

música

33

SHOWS THIAGO ESPIRITO SANTO

SEO MANOUCHE

Pra te fazer sonhar Recheado de composições próprias, entre valsas, baladas e sambas, o disco mostra a maturidade de uma nova fase do artista, após 25 anos de carreira, expressando um outro significado no tocar. Com Cuca Teixeira na bateria e Bruno Cardozo no piano e teclados. XXDia 17, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Venda limitada a 2 ingressos por pessoa. 269 lugares

O baixista Gilberto de Syllos, que adotou o nome artístico Seo Manouche, é o primeiro artista brasileiro a fazer manouche com virtuosismo e humor, trazendo à luz um universo próprio e singular. O show conta com um repertório composto por sucessos conhecidos do grande público e dos CDs Já que tá que fique (2015) e Cavaquinho de Itu (2017), lançados por ele. XXDia 25, sexta, às 20h. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.


Adriana Yamanoto

34

SONS DA TARDE

SOTAQUE PAULISTA

Programação que privilegia a diversidade dos estilos musicais e busca transformar as tardes de domingo em uma opção de lazer diferenciada para o público. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.

Tocando o autêntico forró pé-de-serra, a banda tem mais de 15 anos de estrada. Em seus shows interpreta canções autorais e composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Mestre Zinho, Aciolly Neto e outros. Formada por Gustavo Greco, Rodolfo Domeniconi, Lucas Ferreira e Osvaldo de Oliveira Neto. XXDia 13, domingo, às 16h.

SHOWS ELEM NARA A cantora e compositora capixaba vive seu melhor momento na música, e com seu timbre peculiar vem se destacando entre as novas cantoras de MPB e Samba. No show Conexão Sudeste, Elem apresenta clássicos sambas e músicas do seu disco “Voz do Tempo”, acompanhada de músicos da nossa região. XXDia 6, domingo, às 16h.

FRÃ FINAMORE HOMENAGEM SOUL O show conta com releituras de artistas internacionais como Ray Charles, Marvin Gaye, James Brown e Amy Winehouse. Representantes nacionais do estilo como Cassiano e Tim Maia também ganharam versões de seus sucessos. Frã Finamore

apresenta também algumas canções autorais que bebem dessa rica fonte. Com Frã Finamore (voz/guitarra), André Sangiovanni (baixo/voz), Giuliano Ferrari (teclas/voz) e Altieri Saturnino (bateria/voz). XXDia 20, domingo, às 16h.

LUCAS BALTIERI & THE KITCHEN Esse trio são-carlense é composto por Lucas Baltieri (Guitarra e voz), Danilo Hansem (Bateria e backing vocal) e Guilherme Ambrózio (Contrabaixo e backing vocal). Traz em seu repertório clássicos imortais do blues, do rock and roll e do Rockabilly, das décadas de ouro (1950, 1960, 1970...), em releituras dançantes, cheias de energia e personalidade, que não deixarão ninguém parado. XXDia 27, domingo, às 16h.


Divulgação

alimentação

35

A VOZ DO SAMBA Formado há 12 anos, o grupo se mantem fiel ao Samba de Raiz, sem perder a identidade da música, mas procurando dar uma nova roupagem para grandes sucessos de compositores como, Paulinho da Viola, Cartola, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa, Martinho da Vila, Candeia entre outros. XXDia 3/2, domingo, às 16h.

TRIO MANDACARÚ XXDia 10/2, domingo, às 16h.

CANTINHO DA VIOLA SHOW JOSEVAL & JOSIANE Com mais de 35 anos de carreira, a dupla que já gravou LP e CD’s, apresenta a autêntica Música Caipira Raiz, tendo no repertório ritmos como Cateretê, Cururu, Toada e Moda de Viola. Canta composições próprias e também, interpreta autores como Aleixinho, José Caetano Erba, Zé Tapera, Zé Mulato, Carreirinho, José Fortuna e Ademar Braga. Neste dia, a dupla Rony e Maycon, faz a abertura do show. XXDia 10/2, domingo, às 10h. Área de convivência externa. Grátis. Lugares limitados.

MESA BRASIL O Mesa Brasil é um programa de ação social criado em 1994, que integra o Sesc, doadores, instituições sociais e voluntários para formar uma rede de conexões para minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional. Saiba mais em mesabrasil.sescsp.org.br Informações pelo e-mail mesabrasil@scarlos.sescsp.org.br ou pelo telefone 080077-77701.


Divulgação

literatura

36

SARAU SARAUZIM: SARAU PARA CRIANÇAS Com Rodrigo Ciríaco e Mesquiteiros (Ver Crianças, página 27). XXDia 13, domingo, das 11h às 12h. Área de convivência interna. Grátis. Lugares limitados. Recomendado para crianças maiores de 3 anos.

MARATONA TODO DIA TEM HISTÓRIA Com Penélope Martins, escritora e narradora de histórias De sexta a domingo, na companhia da autora do blog e canal Toda hora tem história, crianças e adultos se enveredam pelo mundo das palavras contadas ou escritas. Caminhando pelo quintal, sentados ouvindo contos de lugares e tempos muito distantes ou ainda remexendo uma maleta de objetos, imaginando e descobrindo um jeito próprio de contar, a cada dia, os pequenos são convidados a experimentar diferentes formas de aproximação e fruição da literatura. XXDe 25 a 27. Grátis. Lugares limitados.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTOS DO NASCER DO MUNDO A partir de uma seleção de histórias coletadas em várias partes do mundo, a narradora Penélope Martins convida os ouvintes a imaginarem, filosofarem e se encantarem com antigas narrativas maravilhosas e suas versões sobre a origem do humanidade e das coisas. XXDia 25, sexta, às 15h. Biblioteca.


Divulgação

37

OFICINA POEMAS DO JARDIM E DO QUINTAL Com caderneta de bolso, lápis e lupa, as crianças caminham pelo Quintal para contemplar espécies botânicas, bichos, desenhos e sons da natureza. Toda essa paisagem e memórias despertadas se tornam matéria-palavra para se brincar de poesia. Oficina inspirada no processo de criação dos livros Poemas do jardim e Quintalzinho, de Penélope Martins. XXDia 26, sábado, das 14h às 16h30. Quintal. Inscrições no local e horário da atividade. Recomendado para crianças maiores de 7 anos. A criança deve estar acompanhada por um adulto de referência.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTOS DE ILUMINAÇÃO Nesta roda, são contadas histórias que iluminam e aquecem o coração humano, narrativas que guardam a sabedoria de diversos povos sobre formas de superar o medo, a dúvida, a preguiça, assim como de vencer preconceitos que impedem o diálogo, a convivência e o afeto entre as pessoas. XXDia 27, domingo, às 11h. Biblioteca.

VIVÊNCIA CONTE SUA HISTÓRIA Brincando com a voz, com o corpo em cena e simples objetos, crianças e famílias são convidados a experimentar e criar juntos suas próprias histórias. XXDia 27, domingo, das 14h30 às 16h. Biblioteca. Inscrições no local e horário da atividade. A criança deve estar acompanhada por um adulto de referência.

OFICINA ENTRE BORDADOS E HISTÓRIAS Com Carol Cherubini e Erika Dantas, do Ímã Cósmico Uma viagem literária pelas narrativas d’As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino, e pelo universo do bordado manual. Com agulhas, linhas, tramas, memórias e objetos do cotidiano e a partir da leitura de alguns contos, cada participante desenvolve um projeto pessoal com fotos, bandeirolas, desenhos, textos ou composições. A oficina apresenta ainda noções e pontos básicos de bordado para desenvolvimento do processo artístico inspirado pelo livro. Não é necessário conhecimento prévio da técnica de bordado. XXDias 6 e 7/2, quarta e quinta, das 19h às 21h30. Sala multiuso. Inscrições na Central de Atendimento. Sequencial.


Divulgação

cinema e vídeo

38

EXIBIÇÕES DIVINAS DIVAS Brasil. 2016. Cor.: Dir.: Leandra Leal. Dur.: 110 min. Documentário. Ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época. XXDia 6, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

FÁTIMA

O FILHO URUGUAIO

França. 2015. Dir.: Philippe Faucon. Dur.: 79 min. Drama. Fátima nasceu na Argélia, trabalha como doméstica e cria sozinha as duas filhas na França: Souad, de 15 anos, e Nesrine, de 18 anos. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, ela cai de uma escada e fica debilitada. Enquanto se recupera, ela escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês. XXDia 13, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

França. 2017. Cor. Dir.: Olivier Peyon. Dur.: 96 min. Drama. Há quatro anos, o filho de Sylvie foi sequestrado pelo pai, Pablo, logo após do divórcio do casal. Decepcionada com a polícia francesa, que rastreou os dois, mas deixou ambos escaparem novamente, ela decide assumir o caso e fazer justiça com as próprias mãos. XXDia 15, terça, às 19h30. XXDia 20, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares


Divulgação

CIDADÃO ILUSTRE

BENZINHO Brasil. 2018. Cor. BLURAY. Dir.: Gustavo Pizzi. Dur.: 95 min. Drama. Irene mora com o marido e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã. Mas quando seu primogênito é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo. XXDia 27, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

SEM DATA, SEM ASSINATURA Irã. 2017. BLURAY. Cor. Dir.: Vahid Jalilvand. Dur.: 104 min. Drama. Ao sofrer um acidente de carro, o médico Dr. Nariman fere um garoto. Ele se oferece para levar a criança a uma clínica, mas o pai recusa sua ajuda. No dia seguinte, no hospital onde trabalha, o médico descobre que o corpo do menino aguarda por autópsia. O médico enfrenta um dilema: ele é o responsável pela morte da criança ou o garoto morreu de intoxicação alimentar, de acordo com o diagnóstico de outros médicos? XXDia 29/1, terça, às 20h. XXDia 3/2, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

Argentina. 2016. Dir.: Gastón Duprat, Mariano Cohn. Dur.: 118 min. Comédia dramática. Depois de recusar vários prêmios importantes, o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Sr. Mantovani, aceitou um convite para retornar a sua cidade natal. Uma pequena cidade que serviu de inspiração para suas obras. Por ter usado pessoas reais como personagens, ele descobrirá que visitar a sua cidade pode ter sido uma péssima ideia. XXDia 5/2, terça, às 19h30. XXDia 17/2, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis - Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

DAVID LYNCH: A VIDA DE UM ARTISTA EUA, Dinamarca. 2016. Dir.: Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm, Rick Barnes. Dur.: 93 min. Documentário. Da sua criação idílica em uma pequena cidade até as sombrias ruas da Filadélfia, acompanhamos David Lynch pelos acontecimentos que moldaram o seu enigmático cinema. O documentário infunde Lynch em sua própria arte, sua música e seus filmes, lançando luz nos cantos escuros de seu universo, dando uma melhor compreensão do diretor enquanto homem e artista. XXDia 10/2, domingo, às 17h30. Teatro. Grátis. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 269 lugares

39


Fulvia Gilbertoni

tecnologias e artes

40

ENCONTRO EXPERIMENTAÇÕES Com educadores do Espaço de Tecnologia e Artes Momento dedicado ao livre pensar e dedicação prática dos projetos pessoais do público a partir de experimentações com materiais e ferramentas disponíveis na unidade e trocas de experiências XXDia 4 - Marcenaria XXDia 11 - Costura XXDia 18 - Impressão 3D XXDia 25 - Softwares Livres edição de imagens XXSextas, das 16h30 às 18h30. Sala multiuso. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. É possível trazer também seu próprio material.

OFICINAS UPCYCLE K-POP Com Bianca Habbib Caracterizado pela produção exagerada, música dançante e coreografias super ensaiadas, o K-Pop apresenta produtos audiovisuais estimulantes, cheio de cores e bits. A proposta é voltar o olhar para o recorte dos figurinos, experimentando uma produção através da técnica de upcycling, baseada na transformação de roupas usadas em peças personalizadas. XXDe 8 a 11, terça a sexta, das 19h às 21h30. XXDia 12, sábado, das 14h às 16h30. XXDia 13, domingo, das 14h às 15h30. Sala multiuso. Grátis. Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento de 2 a 7 exclusivo para Credencial Plena e no dia 8 aberto também para não credenciados e outras categorias, mediante disponibilidade de vaga.

COLAGEM: DO PAPEL AO DIGITAL Com Educadores de Tecnologias e Artes A colagem, derivada da palavra francesa “coller”, ganhou popularidade no início do século XX, e é definida como uma composição artística feita de vários materiais (papel, pano ou madeira) colados em uma superfície. A lista da utilização da colagem na arte moderna é enorme, já que ela permeou movimentos artísticos como o cubismo, surrealismo, dadaísmo, futurismo, pop art entre outros. A técnica da colagem digital é feita da mesma forma que a manual, só que é digitalizada no computador. “Escaneiase” a imagem que se quer, recortando e sobrepondo constituindo-se uma unidade. Para isso, utilizaremos softwares livre como o Gimp. XXDias 9 e 23, quartas, das 15h às 17h. Espaço de tecnologias e artes. Grátis. Não sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.


CONSTRUÇÃO DE DIORAMA Com educadores do Espaço de Tecnologia e Artes Com materiais bastante variados construiremos coletivamente o Diorama, que é uma espécie de maquete, cenário tridimensional, em que personagens e objetos dão vida ao pequeno espaço. XXDias 16 e 17, quarta e quinta, das 17h30 às 19h30. Espaço de tecnologias e artes. Grátis. Não sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.

Radames Gois

TARDES ANIMADAS Com Educadores de Tecnologias e Artes Stop Motion em inglês ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica e um computador. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em sequência, criando a impressão de movimento. Participe dessa atividade e crie sua própria animação. XXDe 10 a 24, quintas, das 15h às 17h. Espaço de tecnologias e artes. Grátis. Não sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.

41

CRIAÇÃO COM PIXEL ART Com educadores do Espaço de Tecnologia e Artes Prática que explora artisticamente a formação de imagens através do pixel, elemento básico da imagem digital. Nesta atividade, com o uso de softwares específicos, os participantes poderão criar seus próprios cenários e personagens. XXDe 22 a 24, terça a quinta, das 17h30 às 19h30. Espaço de tecnologias e artes. Grátis. Sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.

SHAPES ARTESANAIS DE SKATE Com Radamés Góis Uma maneira de descobrir e se envolver com a arte, além de conhecer um pouco da história do skate e a evolução dos shapes, usando a criatividade. Conteúdo dinâmico que abrange todo o processo criativo, desenvolvimento do projeto, escolha de materiais, técnicas usadas para cortes, ferramentas, moldes,furações, lixas, acabamentos, pintura entre outras. XXDia 26, sábado, das 13h30 às 17h30. Sala multiuso. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento de 8 a 25/1 exclusivo para Credencial Plena e no dia 26/1 aberto também para não credenciados e outras categorias, mediante disponibilidade de vaga.


Quando você abraça o verão, o bem-estar abraça você


DANÇA

o

Jam ZZ

e qu

Dia 14

m ve

E E-S AR EP PR po

MÚSICA

ra

Morgana Kurmann

íe

m

iro re ve fe

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

Sesc Verão Marcel Strümer Dia 10

Dia 22


AGENDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

1

2

3

SESC FECHADO

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito aeróbico

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito de Habilidades Motoras

8

9

10

TECNOLOGIAS E ARTES Upcycle K-pop ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão Vem pra pista de Dança!

15

TECNOLOGIAS E ARTES Colagem: do papel ao digital JOVENS DiscoPop ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Mini atletismo

16

CINEMA E VÍDEO O Filho Uruguaio ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão Vem para pista de Dança!

IDOSOS Arranjos Florais JOVENS DiscoPop ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - BMX

22

23

TECNOLOGIAS E ARTES Tardes animadas CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Caça Pistas JOVENS Arena K-pop

17

TECNOLOGIAS E ARTES Tardes animadas JOVENS Arena K-pop MÚSICA Thiago Espirito Santo

24

TECNOLOGIAS E ARTES Criação com Pixel Art ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão Vem para pista de Dança!

CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Caminhos TECNOLOGIAS E ARTES Criação com Pixel Art JOVENS DiscoPop

TECNOLOGIAS E ARTES Tardes animadas JOVENS Arena K-pop TECNOLOGIAS E ARTES Criação com Pixel Art

29

30

31

CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Pista de Carrinho CINEMA E VÍDEO Sem data, sem assinatura

IDOSOS Baila Comigo - Dança Black CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Dança-Cor-Pó

IDOSOS Café com Prosa CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Monte a Maquete TEATRO A Hora e vez


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

4

5

6

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Yoga TECNOLOGIAS E ARTES ExperimentAÇÕES

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Vem Pra Pista! Atletismo CRIANÇAS “A lamparina de ouro” e “ O gigante egoísta”

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Abertura MÚSICA Sons da Tarde - Elem Nara CINEMA E VÍDEO Divinas Divas

11

TECNOLOGIAS E ARTES ExperimentAÇÕES ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Verão Jovem! Vôlei TECNOLOGIAS E ARTES Upcycle K-pop

12

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Vem brincar de atletismo ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Recreação Aquática CRIANÇAS A condessa e o bandoleiro

13

18

LITERATURA SarauZim: Sarau para crianças MÚSICA Sons da Tarde -= Sotaque Paulista CINEMA E VÍDEO Fátima

TECNOLOGIAS E ARTES ExperimentAÇÕES ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão -BMX ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Sesc Verão - Boliche

19

CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Traquitanas de Brincar CIRCO Circo Zanni

20

25

26

27

CRIANÇAS Nas Férias - Descubra as Pistas Plataformas Deslizantes MÚSICA Seo Manouche

TECNOLOGIAS E ARTES Shapes Artesanais de Skate LITERATURA Maratona Todo dia tem história Poemas do jardim e do quintal CRIANÇAS A vida secreta das fraldas

MÚSICA Sons da Tarde Frã Finamore Homenagem Soul CINEMA E VÍDEO O Filho Uruguaio

LITERATURA Maratona Todo dia tem história Contos de iluminação MÚSICA SONS DA TARDE Lucas Baltieri & The Kitchen CINEMA E VÍDEO Benzinho


informações e horários

Sesc São Carlos Terça a sexta, 13h às 22h Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h30 CENTRAL DE ATENDIMENTO/ BILHETERIA/ LOJA SESC/ COMEDORIA/ QUINTAL/ GINÁSIO E QUADRAS Terça a sexta, 13h às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h

ATIVIDADES FÍSICAS / RECREAÇÃO - Somente com trajes e calçados apropriados para a prática de atividades físicas e/ou esportivas. - Para a utilização das piscinas e/ou retirada de material esportivo/recreativo, é obrigatório portar a Credencial Plena atualizada; - Na devolução do material esportivo/recreativo confira sua Credencial Plena; - Guarde seus pertences nos armários. Traga cadeado ou adquira nos caixas do Sesc.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES MEIA ENTRADA

COMEDORIA CONJUNTO AQUÁTICO Terça a sexta, 13h às 21h Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 17h30 ODONTOLOGIA Terça a sexta, 7h50 às 21h30 / Sábado, 9h30 às 17h30 BIBLIOTECA Terça a sexta, 13h30 às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 10h às 18h INTERNET LIVRE Horário destinado para navegação na rede mundial de computadores. O agendamento e uso dos computadores deverá ser feito com a Credencial Plena ou a Credencial Atividade. Menores de 7 anos devem utilizar o computador somente acompanhados pelos responsáveis legais. Crianças entre 7 e 12 anos podem utilizar o computador desde que o agendamento seja realizado com seus responsáveis legais. O tempo para navegação pessoal é de 30 minutos, prorrogáveis por mais 30 minutos. Consulte grade de dias e horários no espaço. VESTIÁRIOS Terça a sexta, 13h às 21h45 Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h15.

PARQUE AQUÁTICO Trajes - Utilize trajes específicos destinados ao uso em piscinas: biquíni, maiô, sunquíni, burkíni, macaquinho, sunga, sungão, meias e luvas para hidroginástica. Touca- Indicada para a prática da natação. Crianças- Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos. PISCINA AQUECIDA - NADO LIVRE Terça a sexta, 13h às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h

PISCINA AQUECIDA - RECREAÇÃO LIVRE Terça a quinta, 13h às 21h30 Sexta, 13h às 15h e 16h às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h

PISCINAS EXTERNAS Terça a sexta

13h às 21h30 Sábado, domingo e feriado 9h30 às 18h

Conforme legislação vigente, pagam meia entrada nos shows e eventos realizados no Sesc: - Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e

servidor da escola pública com comprovante. - Doador de sangue com comprovante.

ENTRADA NOS EVENTOS É imprescindível a apresentação de documento para comprovação de categoria nos casos de ingressos com desconto previsto: - Credencial Plena atualizada (inclusive dependentes); - Carteirinha de estudante do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade; - Professores com comprovante; - Documento de identidade (acima de 60 anos); - Documento de identidade e carta de concessão do Benefício ou extrato do pagamento do Benefício ou cartão de aposentado emitido pela Previdência Social.

LUGARES LIMITADOS O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços.

LUGARES NUMERADOS Os lugares numerados são garantidos apenas até o horário marcado para início da atividade.

DEVOLUÇÃO DE INGRESSOS Consultar nossa Central de Atendimento ou sescsp.org.br/servicos NÃO FAZEMOS RESERVA ANTECIPADA DE INGRESSOS.

EXAME MÉDICO DERMATOLÓGICO Terça a sexta

16h45 às 20h15

Sábados 12/1 e 26/1, domingos 13/1 e 27/1

10h15 às 13h45

TAXAS R$ 20,00

R$ 10,00 /

Crianças até 11 anos são isentas da taxa

IMPORTANTE - É necessária a apresentação da Credencial Plena atualizada; - Para a realização de exame dermatológico, os trajes de piscina devem permitir a avaliação de toda a pele, incluindo virilhas e axilas. - Obrigatório para todas as idades; - Validade do exame: 6 meses; - Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) na Central de atendimento.

BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc São Carlos possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

Programação Sesc São Carlos - Distribuição gratuita - Fotos: divulgação e arquivo - Projeto gráfico: Comunicação Sesc São Carlos Tiragem 10.000 exemplares - Programação sujeita a alterações.

Profile for sesc são carlos

Caderno de Programação Sesc São Carlos - Janeiro 2019  

Advertisement