Page 1

especial Dança Rima com Criança

São Carlos

Programação

SETEMBRO | 2015


INFORMAÇÕES Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • dependentes cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma. filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*. filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*. pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união. A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. • Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.


artemídia e cultura digital

30

esporte e atividade física

artes manuais

36

idosos

34

artes visuais

32

jovens

36

cinema e vídeo

20

literatura

33

circo

29

música

14

crianças

26

saúde

13

especial

22

teatro

19

turismo

37

4

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial Atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Biblioteca do Sesc No período de 25/7 a 13/9/2015 será realizada a recatalogação do acervo, interrompendo temporariamente o empréstimo de livros. A leitura local de revistas e jornais não sofrerá alteração. Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 15h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior


ESPETÁCULOS INTERVENÇÕES PERFORMANCES AÇÕES FORMATIVAS INSTALAÇÕES

17 A 27 SETEMBRO

CAMPINAS

SESCSP.ORG.BR/BIENALDEDANCA apoio

realização


editorial O que te move? Enfim chegou setembro, trazendo a primavera e jardins floridos. Nesse período dá aquela vontade de sair de casa e mexer o corpo. Mas o que te move? A Semana Move Brasil é uma proposta que vem para destacar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas. Durante a semana, o Sesc apresenta diversas atividades para ninguém ficar parado, tem a parede de escalada, danças circulares, jogos de lutas, corrida e até um inusitado torneio de futsal entre bandas da cidade seguido de muita música no projeto Hey Ho Let’s Gol. A ideia é mover escolas, empresas e todos que quiserem vir conosco nessa busca do que mais te dá prazer na hora de se movimentar. Gosta de esportes? Na Copa Sesc do Comércio e Serviços você pode juntar a turma toda da empresa para participar de várias modalidades esportivas. Então não perca tempo, inscreva-se! Os jogos já começam em setembro. Para mover o corpo e a mente, o projeto Dança Rima com Criança, apresenta uma programação voltada para os pequenos, com espetáculos e performances de dança, mas que também leva os profissionais da área e os demais interessados a rodopiar entre reflexões, experimentos e vivências para aguçar a criatividade e estimular novos olhares. Na primavera também dá aquela vontade de melhorar a alimentação e se preparar para o verão. Para aumentar seus conhecimentos, venha aprender um pouco mais sobre gorduras, óleos e azeites no projeto Cuide-se. Então, não fique parado! Venha correndo para nosso jardim de atividades.


6

Semana Move Brasil O MOVE Brasil é uma campanha para promover a prática de esportes e atividades físicas e aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Criado em 2012, é resultado da colaboração de instituições, empresas e pessoas e tem o intuito de ser um diferencial entre outras ações do gênero. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos, de duração permanente, com engajamento simples e objetivo de formar uma rede de parceiros para difundir sua mensagem. Sua principal ação em âmbito nacional, a Semana Move Brasil 2015, acontecerá entre os dias 19 e 27 de setembro. A 3ª edição do evento contará com atividades que evidenciam a importância da prática regular de esportes e atividades físicas, além de possibilitar que as pessoas encontrem a modalidade com a qual mais se identificam. XXDe 19 a 27 de setembro. GRÁTIS. Informações no Setor de Esporte.

Danilo Silva

esporte e atividade física


7

pareDe De eSCalaDa

Maratona aquÁtiCa

Desafia o praticante a chegar ao topo de uma parede de 6 metros de altura com diversos pontos de apoio espalhados aleatoriamente. além do equilíbrio e da coordenação de movimentos, a atividade também trabalha a resistência física. Vivencie esta prática com monitoria e segurança. Use roupas confortáveis e tênis. Não é preciso experiência anterior. Todos os equipamentos de proteção serão disponibilizados gratuitamente. X De 19/09 a 18/10. terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h. Teatro de Arena. Inscrições no local e horário da atividade. 6 anos.

Com Instrutores do Sesc. Maratona não competitiva onde as equipes poderão ser formadas aleatoriamente na modalidade natação. X Dia 24, quinta, às 19h30. Piscina Aquecida. Inscrições no Setor de Esportes. 7 anos.

GinÁStiCa MultiFunCional Com Instrutores do Sesc. atividades físicas em grupo com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras de forma integrada e as capacidades físicas de forma lúdica, criativa, dinâmica e como elemento integrador. X Dias 23, 24 e 25, quarta, quinta e sexta , às 8h e às 16h. Galpão. Inscrições no local e horário da atividade.

aBertura Da SeMana Move HeY Ho let’S Gol Torneio de Futsal disputado entre músicos integrantes de diversas bandas da cidade de são carlos e convidados, com narração e comentários ao vivo de Neto Rockfeller e Ronaldo ex-goleiro do corinthians. O encerramento ficará por conta da banda Ronaldo e os impedidos. X Dia 19, sábado, a partir das 15h. Ginásio de Eventos.


aulaS aBertaS DançaS CirCulareS 8

Com focalização de Yara Carvalho e Nara Vieira. Dançar é uma forma de expressão da natureza humana, integrando e celebrando. as danças circulares estimulam as atitudes cooperativas e o respeito às diferenças, já que a roda precisa de todos para acontecer e cada um em seu tempo de aprender. X Dia 22, terça, às 8h e às 16h e 24, quinta, às 19h. Galpão. Inscrições no local e horário da atividade.

Baile DançaS CirCulareS CoM a BanDa taBerna FolK. Com focalização de Lize Block, do Instituto Dança Viva. as danças circulares tiveram origem na europa com o bailarino alemão Bernhard Wosien, que as apresentou na comunidade de Findhorn, na escócia, resgatando as danças circulares dos povos. De mãos dadas os participantes vivenciam sentimentos de alegria, amor, amizade e se conectam com o seu eu interior. Venha participar deste baile ao som do grupo Taberna Folk, que em seus trabalhos apresenta o resgate de músicas da europa Medieval. X Dia 25, sexta, às 20h. Ginásio de Eventos. Retirada de ingressos no dia da atividade.

aula aBerta Move BraSil CorriDaS O Move Brasil corridas é um programa desenvolvido especialmente para corredores iniciantes. propõe que o praticante possa correr 5 km em 9 semanas. Neste encontro os alunos do clube da corrida do sesc são carlos, pessoas sensibilizadas pelo empresa Que se Move e interessados em geral estão convidados para uma prática orientada pela equipe de instrutores do sesc. X Dia 27, domingo, às 9h. Em frente do Sesc.


eSCola que Se Move JoGoS De lutaS Com instrutores do Sesc. Os Jogos de lutas são o desenvolvimento de elementos de uma ou mais modalidades de combate por meio de jogos e brincadeiras pautadas pelo respeito e solidariedade. as aulas serão oferecidas às escolas que tiverem professores inscritos na capacitação. X De 22 a 25, terça a sexta. Nas escolas interessadas.

CirCulaçÃo Move BraSil

eMpreSa que Se Move Move BraSil CorriDaS

a prática de esporte e atividades físicas aproxima as pessoas, promove a inclusão, além de contribuir para a prevenção e promoção da saúde e para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e comunidades. Nesse sentido, o Move Brasil quer sensibilizar e aproximar mais movedores, individuais ou coletivos e fazer com que a campanha se espalhe por todo o país. cada um poderá contribuir de uma maneira diferente, que esteja adequada à sua prática cotidiana e à sua área de atuação. Desta forma, o sesc são carlos propõe algumas ações em empresas, escolas e na comunidade para levar algumas das muitas possibilidades de inclusão de uma atividade física no dia-a-dia das pessoas ou instituições, de forma simples e prazerosa. Veja qual seu objetivo e movimente-se!

Com Instrutores do Sesc. Visitas às empresas do comércio de bens, serviços e turismo, divulgando a corrida, seus benefícios e possibilidades e apresentam o material “Move Brasil corridas - programa de Treinamento” como forma de entusiasmar e preparar as pessoas para o início da prática de corrida. De 22 a 25, terça a sexta. Nas empresas interessadas.

eMpreSa que Se Move DançaS CirCulareS leve esta atividade para sua equipe, pois dançar é uma forma de expressão da natureza humana, integrando e celebrando. as Danças circulares estimulam as atitudes cooperativas e o respeito às diferenças, já que a roda precisa de todos para acontecer e cada um em seu tempo de aprender. X De 22 a 25, terça a sexta. Nas empresas interessadas.

eSCola que Se Move CapaCitaçÃo para proFeSSoreS Com Instrutores do Sesc. encontros quinzenais para capacitação de jogos de lutas direcionados para professores da Rede Municipal de ensino. X De 8/09 a 10/11. Sesc São Carlos. Para professores previamente inscritos – informações no Setor de Esportes.

CoMuniDaDe que Se Move arena Move BraSil atividades físico-esportivas serão realizadas no parque do Bicão, elaboradas e desenvolvidas pela equipe esportiva do sesc, levando em consideração as características e as possibilidades deste espaço. X De 22 a 27, terça a domingo, das 10h às 18h. Parque do Bicão.

9


Fábio Maurício

10

Vamos Correr! A Corrida de rua tem ganhado muitos adeptos, tanto na participação em eventos esportivos organizados como na escolha como prática regular da modalidade. Pessoas iniciando ou corredores iniciados buscam diariamente informações, treinamentos, orientações, tendências e técnicas para melhorar a performance na modalidade. Até novembro, mês de realização do Circuito Sesc de Corridas – etapa São Carlos, uma programação diversificada, com treinos abertos, cursos regulares, bate-papos e vivências, convida quem quer iniciar na modalidade e se preparar para a prova e para quem já corre, melhorar o desempenho individual. Participe!

Move Brasil Corridas

JÁ CORRE?

Pitstop na Pista

O Move Brasil Corridas é um programa de corrida desenvolvido especialmente para corredores iniciantes. Desenvolvido pela equipe de professores do Sesc São Paulo, propõe em 9 semanas que o praticante possa correr 5 Km. Para iniciar o programa, os interessados poderão tirar dúvidas e serem orientados pelos instrutores do Sesc. XXDias 23 e 25, quarta e sexta, às 19h. Dia 27, domingo, às 9h. Pista em frente ao Sesc. GRÁTIS.

Conheça técnicas corporais que auxiliam no desempenho da Corrida.

Com Instrutores do Sesc. Plantão de dicas sobre corrida, informações sobre atividades relacionadas, orientação sobre o programa de treinamento do Move Brasil Corridas. Fique atento. XXDias 9 e 30, quartas, das 18h30 às 20h30. Pista em frente ao Sesc. GRÁTIS.

Consciência corporal para corrida

Com instrutores do Sesc. Exercícios de conscientização corporal para desenvolvimento do equilíbrio, força, resistência, coordenação e flexibilidade para a melhora da técnica da corrida. XXDia 22, terça, às 19h. Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade.


outraS MoDaliDaDeS inSCriçõeS X De 6 a 25/10. inicio dos jogos em novembro. Basquete Trio Masculino, Tênis de Mesa Masculino e Feminino, corrida de Rua Masculino e Feminino e Vôlei Masculino e Feminino.

reuniÃo téCniCa

X Dia 29/10, vôlei, às 19h e Basquete, às 20h. Sala Multiuso.

torneioS Copa SeSC SMel De FutSal torneioS Copa SeSC Do CoMérCio e ServiçoS De setembro a Novembro a copa sesc do comércio e serviços entra em sua 66ª edição, com o objetivo de promover a integração entre empresas, comerciários e seus familiares, disseminando os benefícios da prática esportiva e fortalecendo o vínculo entre o sesc e as empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Apoio: Sincomerciários participe nas seguintes modalidades: futsal masculino, basquete trio masculino, vôlei masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino e corrida de rua.

Para se inscrever é necessário: - ser trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc - ter acima de 16 anos - inscrições gratuitas - união de até 4 empresas para formar uma equipe

reuniÃo téCniCa para esclarecimento de dúvidas do regulamento e realização do sorteio dos grupos. É obrigatória a participação de um representante de cada equipe,

FutSal MaSCulino inSCriçõeS X De 1 a 20/9.

reuniÃo téCniCa X Dia 22/9, terça, às 19h. Sala Multiuso.

torneio iníCio X Dia 27/9, domingo, às 10h. Os demais jogos acontecerão de terça a sexta, a partir das 19h30. Ginásio de Eventos.

sequência do torneio realizado em parceria com a prefeitura Municipal de são carlos/secretaria de esportes e lazer, em que participam equipes masculinas e femininas formadas por crianças e jovens (divididos em categorias dos 6 aos 14 anos de idade). Parceria: Prefeitura Municipal de São Carlos / Secretaria de Esportes e Lazer X Jogos aos domingos, às 9h30. Ginásio de eventos do Sesc. X Jogos aos finais de semana pela manhã e tarde. Ginásios Municipais. GRÁTIS.

11


Ivan Moreira

12

Cursos Físico-esportivos Divulgação

As inscrições são feitas diretamente na Central de Atendimento, durante todo o mês, conforme disponibilidade de vagas e sem lista de espera. Serão atendidos prioritariamente os inscritos na categoria Credencial Plena. R$ 62,00 R$ 28,00 Modalidade

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Ginástica Multifuncional

a partir de 12 anos

Yoga

a partir de 12 anos

9h e 19h

11h, 19h30 e 20h30

Hidroginástica

a partir de 12 anos

7h, 8h, 9h, 16h 17h e 19h30

7h, 8h, 15h30, 16h30 e 18h30

6 a 12 anos

9h45, 10h30, 14h e 15h

a partir de 12 anos

15h, 18h30, e 20h30

Sábado

Domingo

7h às 9h e 9h às 12h30 7h às 9h e 9h às 12h30 9h30 às 18h 9h30 às 18h (para alunos (para alunos 14h30 às 18h 15h às 18h e inscritos no inscritos no 18h às 21h30 curso) curso) 18h às 21h30

Práticas Aquáticas 9h, 10h, 11h, 17h30, 19h30

Atenção: o não pagamento da mensalidade dos cursos até a data de vencimento implica em perda de vaga. Em caso de dúvidas, procure a Central de atendimento. - Para se inscrever nos cursos é necessário credencial plena e avaliação médica, com validade de 1 ano, atestando aptidão para prática esportiva. - Para cursos que acontecem na piscina também é obrigatório o exame médico - dermatológico válido.


proGraMa De prÁtiCaS aquÁtiCaS Desenvolve competências que possibilitam a segurança do praticante no meio líquido, a aprendizagem e prática da natação, o condicionamento físico, a recreação e o bem-estar.

HiDroGinÁStiCa engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a sociabilização.

prÁtiCaS aquÁtiCaS

ivan Moreira

proposta para quem quer aprender ou praticar a natação e melhorar seu condicionamento físico e técnico além de atividades como vivências de pólo aquático, mergulho, nado sincronizado e muito mais. A partir de 6 anos.

proGraMa GinÁStiCa MultiFunCional GinÁStiCa MultiFunCional

proGraMa De ativiDaDe FíSiCa aDaptaDa

programa permanente, desenvolvido em parceria conhecida também como com a secretaria Municipal de “GMF” é o programa de educação (área da educação exercícios físicos diferenciado especial) que objetiva e que caracteriza a proposta a prática sistemática de do sesc. leva em conta a sua atividades físico-esportivas expectativa, o seu estilo de para crianças, jovens e vida, os tipos de exercícios adultos com deficiências. que gosta e muito mais. X terças e quintas, das 9h30 às Desenvolve de forma 10h30, das 14h às 15h30 e quartas integrada as habilidades e sextas das 14h às 15h30 e das motoras e as capacidades 18h às 19h30. GRÁTIS. Piscina físicas. ao se matricular, você Aquecida e Ginásio de Eventos. poderá realizar um roteiro de exercícios personalizado e peDalar também participar de aulas CluBe Do peDal em grupo. Com instrutores do Sesc. encontro de ciclistas que proGraMa prÁtiCaS se reúnem para pedalar, CorporaiS em passeios noturnos pela YoGa cidade, incentivando o uso prática indiana, indicada da bicicleta como meio de para pessoas que buscam transporte e lazer. equilíbrio, com exercícios X quartas, das 19h30 às 21h30. de respiração e posturas, Ponto de encontro Pista em frente ao mesclando tonicidade Sesc. GRÁTIS. Inscrições na Central de e relaxamento, aliado a Atendimento. 40 vagas. 18 anos. meditação. Para participar é necessário: bicicleta revisada, squeeze e capacete. Percursos com no máximo 25 Km.

CluBe Da CaMinHaDa Orientações e exercícios que têm como objetivo permitir maior autonomia para a prática da caminhada de maneira saudável e segura e como condicionamento físico. Orientação: Instrutores do Sesc. X Domingos, 9h às 10h30. Ginásio de eventos. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento.

13


Programa Sesc de Esportes 14

A educação por meio do esporte e para o esporte. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir são elementos presentes no universo dos esportes; prática humana promovedora de infinitas trocas simbólicas, favorável à formação de pessoas e à construção da cidadania. Um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento.

Esporte Criança 3 a 6 anos

Esporte Jovem 11 e 12 anos

Esporte Adulto 16 a 59 anos

Busca o desenvolvimento integral por meio do brincar.

Prática sistematizada de modalidades esportivas: Basquete, Tênis, Vôlei, Futsal e Atletismo. Valorizando aspectos educacionais como a competição e ampliação do conhecimento esportivo.

Aprendizagem de modalidades (Iniciação Esportiva), e espaço de jogo e prática esportiva como forma de troca de conhecimentos (Clubes Esportivos).

Esporte Jovem 13 a 15 anos

Favorece aos participantes novas experiências, a vivência de gestos motores e atividades esportivas como forma de integração e diversão.

Esporte Criança 6 a 10 anos Apresenta o universo da cultura corporal do movimento e desperta o interesse pelo aprendizado do esporte e da atividade física.

Esporte para Idosos

Aprendizagem de uma modalidade específica e demais valores e aspectos que envolvem a prática esportiva.

Modalidade

Faixa Etária

Esporte Criança

3 a 6 anos

Esporte Criança

6 a 10 anos 13 a 15 anos Basquete

Esporte Jovem

3ª e 5ª

Volêi Iniciação acima de 14 anos Clube do Tênis

17h30 às 18h30 16h30 às 17h30 15h30 às 17h30 18h30 às 20h 18h30 às 20h 19h30 às 21h30 18h30 às 19h30 *

Clube da Corrida

Esporte para Idosos

A partir de 60 anos

Domingo

8h às 11h 14h30 às 18h

Clube do Volêi

Esporte Adulto 16 a 59 anos

Sábado 10h às 11h

13 a 15 anos Vôlei 11 e 12 anos

4ª e 6ª

14h às 15h

*Novo horário para o curso Clube da Corrida. Somente às sextas para novos alunos.

9h às 10h30


Ivan Moreira

CUIDE-SE – ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

saúde

Programação mensal com ações preventivas e educativas sobre alimentação saudável para promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas.

Gorduras, óleos e azeites

Com Jane Glebia de Abreu, nutricionista e especialista em produtos naturais, pós-graduada em Fitoterapia Clínica e plantas medicinais pelo Instituto Oswaldo Cruz e Rosemeire Cerqueira Martins Nutricionista e Chef de Cozinha. Bate papo sobre gorduras boas e ruins e a importância em nosso organismo. Degustação ao final do bate papo. XXDia 23, quarta, às 19h30. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 40 vagas.

Festival O Prato da Casa Com Mara Salles, professora da Anhembi Morumbi, Chef do Restaurante Tordesilhas (SP) e pesquisadora sobre a gastronomia brasileira. A segunda edição do festival promove a gastronomia local com seus pratos e histórias. Neste dia, os finalistas participam de um encontro com um chef de cozinha, além de uma palestra sobre cultura alimentar. XXDia, 29, terça, às 19h. Convivência externa. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade. Vagas limitadas.

15

Domingo Saúde

Tai Chi Chuan

Com Instrutores do Sesc. Programação mensal com aulas abertas de práticas e técnicas corporais, que têm em sua essência o objetivo de estimular a consciência corporal e melhora na qualidade de vida. XXDomingos, das 10h30 às 12h. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na central de atendimentos. 12 anos.

Exercícios que melhoram a amplitude do movimento e que fluem continuamente em movimentos suaves, circulares e equilibrados, conectando a mente com o corpo. XXDia 13. Galpão.

Yoga Prática Indiana, indicada para pessoas que buscam equilíbrio, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação. XXDia 6. Galpão.

Yoga em dupla Participe de uma aula estimulante com posturas do Yoga que foram adaptadas para serem realizadas em duplas ou trios. XXDias 20 e 27. Sala de Atividades Corporais.


16

Hey Ho Let’s Gol para finalizar o torneio de futsal, os músicos, jogadores e comentaristas se apresentam em dois shows com muito rock in roll.

JaM SeSSion

ronalDo e oS iMpeDiDoS

integrantes de diversas bandas de rock da cidade se reunirão numa Jam session para tocar desde músicas autorais até clássicos do rock. a partir das 15h, músicos da cidade disputam torneio de futebol na abertura da semana Move Brasil. X Dia 19, sábado, às 17h30. Ginásio de Eventos. GRÁTIS.

Ronaldo Giovanelli tem duas paixões: o futebol e a música. além da carreira consolidada como goleiro do corinthians, Fluminense, entre outros, resolveu atuar também como cantor e formar uma banda de rock: surgiu assim Ronaldo e os impedidos. com dois álbuns lançados na década de 90, a banda está de volta à ativa após alguns anos de hiato. Nesse show o grupo toca músicas de seu repertório, além de sucessos do rock. X Dia 19, sábado, às 18h30. Ginásio de Eventos. GRÁTIS.

Divulgação

Divulgação

música


Divulgação

tHe DeaD roCKS SurF exploSÃo

loS toneS pSYCHotroniC

O surf-music instrumental está de volta à são carlos, foram dez meses de trabalho intenso até que o álbum surf explosão pudesse estourar pelo mundo a fora. O disco gravado inteiramente em são carlos, já rodou pela europa e agora se apresenta em casa. com 11 temas instrumentais registrados por Johnny crash nas guitarras elétricas, paul punk no contrabaixo eléctrico e Marky Wildstone na bateria e percussão. X Dia 4, sexta, às 19h. Convivência Externa. GRÁTIS.

são um quarteto de rock psicodélico de garagem de sydney, na austrália. eles tocam suas próprias composições, inspiradas nas originais bandas psicodélicas dos anos 60 e são conhecidos por seus shows selvagens e cheios de energia e sua constante dedicação em colocar algo novo em um gênero antigo. psychotronic, o disco de estreia da banda foi lançado em 2014, o que lhes proporcionou uma grande turnê europeia e um grande impacto na cena contemporânea de rock de garagem. X Dia 4, sexta, às 20h30. Galpão. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

CantinHo Da viola paGanelli e roSânGela triButo ao Duo GlaCia Uma das mais tradicionais duplas sertanejas do interior paulista, formada por pai e filha, um show em homenagem aos saudosos músicos Miguel e aninha, do Duo Glacial.

aBertura: rio GreGório e MonJolinHo

Dupla são-carlense X Dia 6, domingo, às 10h. Convivência Externa. GRÁTIS.

17


Tie Coelho Todao

18

Sintonizando-As Tais Atuais No ar uma nova programação! O Sesc e a Rádio UFSCar apresentam os projetos de destaque da nova música brasileira, conectando estilos, ideias e atitudes reveladas pelo país. Parceria: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Ceumar - Silencia Um repertório reunindo canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, delicadezas, movimentos sutis, com uma sonoridade ao mesmo tempo lírica e popular. Esses são alguns traços que marcam o sexto álbum da cantora e compositora. O álbum é fruto da parceria musical entre Ceumar, que mora na Holanda, com o violoncelista francês Vincent Ségal, profundo conhecedor da música brasileira. XXDia 3, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

Verônica Ferriani - Porque que boca fala aquilo do que o coração tá cheio Reconhecida como umas das principais intérpretes de sua geração por seu timbre de voz límpido e potente. Verônica Ferriani cantou com artistas consagrados como Toquinho, Ivan Lins, Beth Carvalho e Mart’nália. Em 2013, surpreendeu crítica e público ao assinar letra e música de todas as canções de seu segundo e mais recente disco, Porque que boca fala aquilo do que o coração tá cheio. XXDia 22/10, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

Juçara Marçal Encarnado Além de participar de vários projetos como Metá Metá, A Barca, Vésper Vocal, Juçara lança em 2014 um disco com seu nome. A mola do trabalho continua sendo o pensamento coletivo sobre os arranjos e a sonoridade, norteados pela voz e escolhas da cantora. Os parceiros desse novo disco são Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, e Thomas Rohrer. As cordas dão suporte à voz de Juçara Marçal que soa diferente de tudo que ela fez até o momento. XXDia 12/11, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00


SonS Da tarDe

MiStura e ManDa

Matuto BaiÃo

programação que privilegia a diversidade dos estilos musicais, buscando transformar as tardes de domingo em uma opção de lazer diferenciada para o público. X Domingos, às 15h30. Convivência externa. GRÁTIS.

O grupo apresenta o show “Receita de choro”, resultado de um trabalho de pesquisa que privilegia a execução de grandes obras do gênero, intermediadas com informações musicais e históricas. No repertório, músicas de Jacob do Bandolim, pixinguinha, ernesto Nazareth, Waldir azevedo, entre outros compositores. X Dia 13

Tendo como linguagem principal o forró pé-deserra, cada integrante traz consigo uma extensa bagagem e experiências diversas, além das composições e arranjos próprios, são feitas releituras de clássicos de luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros. X Dia 20

vinil 78

Divulgação

Um flashback musical das décadas de 60, 70, 80 e 90, para celebrar e relembrar bons momentos com as trilhas sonoras que marcaram épocas no Brasil e no mundo. X Dia 6

BanDa tHe WanteDS a banda traz a música dos anos 60 e 70 de forma renovada, com fidelidade ao estilo dos clássicos do pop e rock dessas décadas, fazendo um som do bom e velho Rock n´Roll X Dia 27

19


Divulgação

20

Show Taberna Folk Formada no ano de 2008, a banda Taberna Folk resgata músicas, na sua maioria, da Europa Medieval. Traz para os tempos de hoje, uma das melhores formas de diversão de nossos antepassados: o clima e a alegria das antigas tabernas. Antes do show o público poderá participar de um baile de Dança Circular, com focalização de Lize Block, do Instituto Dança Viva. XXDia 25, sexta, às 21h. Ginásio de Eventos. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.


Ligia GBrosh

teatro

21

Espetáculo Portela, patrão; Mário, motorista Com Boa Companhia (Campinas - SP) Inspirado em Brecht e Chaplin, entre outras referências, o espetáculo faz uma reflexão bem humorada sobre a relação patrão e empregado quando dois homens, de realidades sociais distintas, se encontram no final de uma noite. Este é o ponto de partida para uma reflexão também sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder que dele advém. XXDia 24, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00


Divulgação

cinema

22

Sessão SeIS A Semana de Imagem e Som - SeIS objetiva promover a fruição e reflexão acerca da realização audiovisual latino americana, além da aproximação entre a universidade e a comunidade local. Parceria: Curso de Imagem e Som - UFSCar

Jauja

Relatos Selvagens

ARG/DIN/FRA/MÉX/EUA/ALE/ BRA, 2014. cor. Bluray. Dir.: Lisandro Alonso. 108 min. Ficção Os povos antigos diziam que Jauja era uma terra mitológica de abundância e felicidade. Diversas expedições tentaram encontrar o lugar para comprovar a lenda, que com o tempo cresceu de forma desproporcional. A única certeza que se tem é que todos os que tentaram encontrar este paraíso na terra se perderam pelo caminho. XXDia 20, domingo, às 19h XXDia 27, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

ARG/ESP, 2014. cor. 35 mm. 122 min. Ficção Seis histórias explorando o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens ao inegável prazer de perder o controle. XXDia 25, sexta, às 20h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.


A Gangue UCR, 2014. Cor. Bluray. Dir.: Myroslav Slaboshpytskiy. 132 min. Ficção. Sergey, um jovem surdomudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, ele acaba quebrando uma das regras veladas da tribo. Um filme rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, já que o amor e o ódio não precisam de tradução. Vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes. XXDia 6, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

A Grande Beleza FRA/ITÁ, 2014. Cor. DVD. Dir.: Paolo Sorrentino. 141 min. Ficção Roma, no esplendor do verão. Um japonês sofre um colapso, derrubado por tanta beleza. Jep Gambardella, um homem bonito curte ao máximo a vida social da cidade. Quando jovem, ele escreveu um romance que lhe rendeu um prêmio literário. Cansado de seu estilo de vida, Jep às vezes sonha em pegar a caneta de novo, assombrado

pelas memórias de um amor da juventude às quais ainda se atém. Será que ele vai superar o profundo desgosto que sente de si e dos outros, numa cidade cuja beleza deslumbrante às vezes leva à paralisia? Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014 XXDia 7, segunda - Feriado, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

Rua Secreta CHI. 2013. Cor. Bluray. Dir.: Vivian Qu. 94 min. Ficção. Qiuming, um jovem cartógrafo que trabalha para uma companhia de mapas digitais, descobre uma rua sem saída que não aparece no sistema de mapas de Nanjing. Curioso, ele começa a visitar o local e faz amizade com Lifen, uma jovem que trabalha num prédio misterioso da área. Após perder contato com ela e notar que o local desapareceu de seu próprio mapa, Qiuming descobre que talvez saiba demais. XXDia 6, domingo, às 19h15 XXDia 13, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

Noites Brancas no Píer FRA, 2014. cor. Bluray. Dir.: Paul Vecchiali. 94 min. Ficção Um homem passa um ano sabático numa cidade portuária, onde todas as noites sai para uma caminhada ao longo do cais. Lá ele encontra uma moça que espera o homem da sua vida. Durante quatro noites eles discutem sobre a vida e ele vai aos poucos se apaixonando por ela. Mas eis que surge o homem que ela ansiosamente esperava. XXDia 13, domingo, às 19h XXDia 20, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância EUA, 2014. Cor. BLURAY. Dir.: Alejandro González Iñárritu.119 min. Ficção A história de um ex-ator famoso, papel de Michael Keaton, que após interpretar um super herói chamado Birdman resolve montar uma adaptação teatral na Broadway e recuperar seu sucesso. 4 premiações no Oscar de 2015: filme, diretor, fotografia e roteiro original XXDia 27 domingo, às 19h. XXdia 4, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

23


24

Dança Rima com Criança

O território da dança contemporânea para crianças esta aumentando a cada ano, e cada vez mais os criadores estão deslocando seus olhares com delicadeza e uma dose de humor, para esse universo tão rico. Criar dança para criança é uma viagem a um universo e uma cultura especial, pois o jeito de ver e sentir o mundo é bem diferente dos adultos.

Gil Gross

especial


Com a Cia. Repentistas do Corpo (São Paulo-SP) O ponto de partida para esta nova criação foi o livro, Tupiliques, do escritor César Obeid, que recriou este universo “tupilicoso” de palavras para realizar um espetáculo lúdico, ritmado, poético, dançado e capaz de “tupilicar” a imaginação de crianças e adultos. XXDia 11, sexta, às 9h30. XXDia 11, sexta, às 15h. Teatro. GRÁTIS. 50 min. Exclusivo para grupos previamente agendados.

Ninhos, performance para grandes pequenos Com a Balangandança Cia. (São Paulo- SP) Imagens e poesias de movimento apresentam ninhos como lugar de apoio e base para os voos, descobertas, passeios. Brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais remetendo à similaridade entre movimentações de diferentes espécies. Neste jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas relações mais sutis, íntimas e subjetivas. XXDia 12, sábado, às 16h. Quintal. XXDia 13, domingo, às 16h. Praça XV de Novembro. GRÁTIS. 60 min.

Cupinzeiro

Gibi

Com Coletivo de Artistas de Santos (São Paulo-SP) Ao perambular num outro ritmo por lugares já conhecidos, os artistas propõem que a presença de seus corpos, silêncios, olhares, pausas e fugas produzam novas ordens e desvendem os segredos que a rotina esqueceu, segredos que as crianças conhecem pela sua forma lúdica de lidar com as coisas, com as pessoas e com o movimento coletivo. XXDia 12, sábado, às 17h. XXDia 13, domingo às 11h. Convivência. GRÁTIS. . 45 min.

Com Lamira artes cênicas (Palmas-TO) O mundo das histórias em quadrinhos somado ao universo dos palhaços compõem a mistura que dá vida a este espetáculo, narrando as aventuras de palhaços adormecidos que vão descobrindo, no mundo das histórias em quadrinhos, a magia e o mote para suas diversões. XXDia 18, sexta, às 15h. Exclusivo para grupos previamente agendados. XXDia 18, sexta, às 19h30. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade. 45 min. Essa atividade será melhor aproveitada por crianças acima de 5 anos.

DIA 18

Flaviana OX Lamira

ESPETÁCULOS “Tupiliques” - O espetáculo

Gibi

25


Provocações 26

Com o Projeto Verdanzar (Montevideo Uruguai) Provocações é um convite para o corpo e o objeto se relacionar de uma forma lúdica e espontânea. Procura provocar no telespectador incentivo para fazer parte de um espaço compartilhado que rompe a fronteira entre o palco e a plateia. A partir do uso de objetos (caixas e papel) e do corpo em ação, esta produção que fala poeticamente se desenvolve com o conceito de que tudo é reciclado em algo novo. É um espaço de jogo, movimento, corpo, magia e fantasia. XXDia 19, sábado, às 17h XXDia 20, domingo, às 11h. 45min. Galpão. GRÁTIS. Retirada de ingressos na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Parquear Com Dança Multiplex (Belo Horizonte-MG) É uma intervenção urbana que parte de uma trajetória, tomando tempo para se relacionar com os outros, com o espaço e traçar composições com a utilização de bambus, tecidos, sombras, folhas, apitos, chapéus, galhos, passarinhos, elásticos, dentre outros materiais. XXDia 19, sábado, às 16h. Quintal. XXDia 20, domingo, às 16h. Praça XV de Novembro. GRÁTIS. 60 min.

Roda de conversa Trocando experiências: A criança e seus percursos em seus processos de criação Com Priscilla Villas Boas, coordenadora da linguagem de dança da Escola Municipal de Iniciação Artística SMC/SP e Renata Fernandes, artista da dança, professora de dança e pesquisadora, coordenou e participou de projetos que envolvem crianças e comunidade e mediação de Uxa Xavier, curadora do projeto Dança Rima com Criança. XXDia 12, sábado, 10h às 12h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/9. 20 vagas.

Oficina Dança e acessibilidade Com Fernanda Amaral - criou e desenvolveu a partir de 2010 o projeto Dança sem Fronteiras, e sua formação inclui balé clássico, consciência corporal, contato improvisação dança contemporânea e DanceAbiliy. A oficina convida as crianças para o prazer e as descobertas da dança, ampliando a escuta do corpo como um todo e a sua capacidade individual de expressão através do movimento e improviso, acolhendo a diversidade. Para crianças de 7 a 12 anos. XXDia 18, sexta, das 10h às 12h. Sala de Atividades Corporais. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/09. 25 vagas.

Vivência Experimentos do Projeto Verdanzar (Montevideo Uruguai) Oficina de dança com o objetivo de estimular a imaginação individual e coletiva, através de jogos e propostas, que despertam o interesse, a investigação, a criatividade e o desenvolvimento do nosso potencial expressivo. Para estudantes de dança, educação física, academias, pesquisadores. XXDia 19, sábado, das 10h às 12h. Sala de Atividades Corporais. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/09. 30 vagas. Comparecer com roupas confortáveis. Cada participante deve trazer uma caixa de papelão do tamanho que quiser.


verbete Dança Rima com Criança? Imagine um lugar com crianças, que pode ser um momento de recreio de escola, um espaço aberto de uma praça ou um quarto escuro cheio de brincadeiras para inventar. Seja onde for, o movimento delas é a ação mais intensa e presente e também a mais “desorganizadora“ da ordem espacial dos adultos. Cada criança se desloca impulsionada pelo desejo e pela curiosidade. O desejo de se transformar em alguma coisa, ou transformar coisas, que nem sempre serão representadas pela sua funcionalidade, como vemos na figura do Menino Maluquinho, usando uma panela como chapéu. A curiosidade de explorar as variações de velocidades, os desafios das alturas, os tamanhos dos espaços, as sonoridades e intensidades gestuais nos mostra como cada uma tem seu jeito de ser, de estar e se movimentar no mundo. Afinal, o universo da criança é recheado de movimentos e de modos bem distintos de se movimentar, uma criança que vive em um grande centro urbano se movimenta diferente de uma que vive na beira do mar... são seus modos e sua cultura. E a dança o que ela é? Uma linguagem que se sustenta com a mesma substância com a qual as crianças exploram o mundo: a singularidade do movimento. A arte da dança é a alquimia infinita das percepções cinéticas, táteis, visuais e auditivas. Os artistas da dança, assim como as crianças, são recheados de curiosidades e desejos, para que estes os leve à criação de uma obra, e a forma como articulam e ativam esses elementos em seus corpos ou nos interpretes é a sua identidade, traduzidas por seus estilos, técnicas e suas escolhas estéticas. Por isso, podemos dizer que nunca uma obra é igual à outra, mesmo quando estão dançando sobre os mesmos temas. Em muitos momentos quando estamos observando uma criança percebemos que seus movimentos nos lembram uma dança e quando assistimos a um espetáculo ou a uma performance, também podemos ter a sensação de que os dançarinos estão jogando, pois a dança com toda a sua complexidade e sofisticação de sentidos e técnicas é um jogo de combinações infinitas.


Fabio Brandi Torres

crianças

28

narraçÃo De HiStóriaS HaBiBa – ContoS ÁraBeS

eSpetÁCuloS CarMenCita

Com atriz Cris Miguel a contadora de histórias Habiba sabe ler em tapetes persas o que está por se revelar e apresenta a cultura árabe através de histórias e brincadeiras. De maneira divertida apresenta um passeio pelo imaginário árabe de mercadores e suas viagens. X Dia 6, domingo, às 11h. Convivência. GRÁTIS. Haverá tradução em Libras

Com Cris Miguel - Grupo Mawaca e Cia. Ópera na Mala a atriz cris Miguel utiliza a linguagem clownesca, teatro de bonecos e música ao vivo (com acordeom, voz, castanholas e percussões) para contar a história da renomada mezzo soprano carmencita, que vai apresentar sua ópera. O espetáculo é livremente inspirado na Ópera “carmen”, de Bizet. X Dia 5, sábado, às 16h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 GRÁTIS - Crianças até 12 anos

CiranDa DaS FloreS Com Prosa dos Ventos Uma jardineira e um semeador trabalham juntos, sem coragem de declarar seu amor um para outro. Um dia, acabam brigando por causa de um cacto. a partir daí, muitas surpresas e muitos mistérios acontecem, misturando sonho e realidade. O espetáculo já conta com mais de 23 prêmios, recebidos em diversos festivais. X Dia 26, sábado, às 16h. Teatro. GRÁTIS. 45 min.


Divulgação

SeSC CuruMiM programa socioeducativo gratuito, direcionado às crianças de 7 a 12 anos, com atividades lúdicas e integrativas que objetivam a socialização, expressão, exercício do senso crítico e ampliação da autonomia das crianças, por meio do brincar e ações educativas em diversas áreas. X terça a sexta, das 14h às 18h. Informações na Central de Atendimento.

CuruMinS na roDa CineMa inFantil MinúSCuloS

tarDe De JoGoS e BrinCaDeiraS

FRA, 2013. Cor. DVD. Dir.: Hélène Giraud e Thomas Szabo. 89 min. Animação. em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninhamacho acaba sendo inadvertidamente apanhada no meio do fogo cruzado. ele acaba se tornando amigo de uma das formigas negras, Mandible, e a ajuda a salvar o seu quartel-general do ataque das terríveis formigas vermelhas guerreiras, lideradas pelo temível Butor. X Dia 27, domingo, às 15h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

Com os instrutores do Sesc. Vivências e experimentações de mini-esportes, brincadeiras de rua, jogos corporais e de tabuleiro. X Dia 7, segunda – Feriado, e domingos, das 14h30 às 16h30. Quadra de Futsal Externa. GRÁTIS.

JoGoS Do MunDo Com instrutores do Sesc. Momento de encontro e convivência, em que crianças e adultos são convidados a conhecer um pouco mais dos lugares e povos por meio de jogos: de roda, de tabuleiro e de equipe. para as famílias se divertirem de uma maneira especial: jogando! X Dias 12 e 19 sábados, das 14h às 15h30. X Dia 26, sábado, das 16h30 às 18h Convivência externa. GRÁTIS. Indicado para crianças maiores de 6 anos.

Com as focalizadoras Melina Sanchez e Carol Porto. Os valores da cultura de paz tem sido o tema orientador das ações do programa curumim em 2015. e para fortalecer a troca de afetos e energias, as crianças do programa e seus familiares são convidados para uma manhã com Danças circulares. Um momento para descontrair, integrar e fortalecer os laços entre as crianças e os adultos. X Dia 27, domingo, 11h. Galpão. GRÁTIS. Atividade direcionada às crianças matriculadas no Programa Curumim e seus responsáveis.

29


Divulgação

30

Espaço de Brincar

Espaço dedicado às crianças de 0 a 6 anos, criado para o livre brincar, a interação e a convivência. As crianças devem estar sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis, que podem desfrutar das brincadeiras na companhia dos pequenos. XXTerça a sexta, das 13h30 às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h. GRÁTIS

Vivências para as famílias Oficina Celebrando a Primavera Com Danielle Felicori. Depois do recolhimento do inverno, estamos prontos para um novo desabrochar e novas percepções. Podemos reverenciar este momento através de pequenos rituais que nos conectam com estas mudanças de ciclo: enfeitando a casa com flores, confeccionando coroas para as crianças, passeando pelas ruas e sentindo os novos aromas e o colorido das flores. Nesta oficina, os adultos são convidados a confeccionarem coroas de flores naturais para as crianças brincarem e se encantarem. XXDia 26, sábado, das 14h às 16h. Convivência Externa. GRÁTIS. Vagas limitadas.Inscrição no dia e local da atividade. Bebês são bem vindos.

Dança Circular Com Melina Sanchez e Carol Porto, focalizadoras de dança circular Um momento de experimentar a dança circular entre gerações e a possibilidade de reconhecer seu próprio corpo, desenvolver capacidades físicas e vivenciar momentos de socialização. As danças podem ter diferentes graus de dificuldade, permitindo que pessoas com nenhuma experiência na área possam participar. As músicas podem ser tradicionais, regionais, folclóricas ou contemporâneas, vindas de diversas partes do mundo. XXDia 7, segunda - Feriado, às 11h e dia 27, domingo, às 11h. Galpão. GRÁTIS. Bebês são bem vindos. Recomenda-se o uso de carregadores ou sling.

Corpo, espaço e movimento Com Melina Sanchez Encontros lúdicos e criativos onde a criança é convidada a explorar seu corpo como instrumento expressivo por meio da interação com a música e o movimento. XXDias 6 e 13, domingos, 10h às 11h. Sala de Atividades Corporais. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade. 8 famílias em cada sessão . 6 a 12 meses (1ª sessão) – 10h 13 a 30 meses (2ª sessão) – 11h


Divulgação

circo

31

Irmãos Zíngaro Com os atores/palhaços, o argentino Esteban Hetsch, e o uruguaio Gonzalo Caraballo. A Cia Circo Delírio parodia a condição do artista de hoje através das trupes ciganas, explorando diferentes técnicas circenses e fundindo diversas linguagens acessíveis e conhecidas como circo, teatro, humor e improvisação abarcando desta maneira todo tipo de público. XXDia 7, segunda, às 16h. Convivência Externa. GRÁTIS.


Divulgação

artemídia e cultura digital

32

Os Primórdios do Cinema

A origem do cinema foi feita com poucos recursos e muita “magia”. Tanto o som – ou a falta dele com o cinema mudo – e as imagens eram rústicos, mas que deixavam as pessoas encantadas. As oficinas de Fenacistoscópio e Fazendo um Som tratam das origens da sétima arte.

Oficinas Fazendo um Som

Com Marina Bruno, técnica de som direto, microfonista e editora de som. Formada em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, também trabalha como técnica de som em séries para a TV e filmes. Os primeiros filmes produzidos não tinham som. A oficina apresentará um pouco deste universo e, também, a criação de sonorização de animações. Sala Multiuso. 14 vagas. De 4 a 9 anos. XXDia 20, domingo, das 15h às 16h. Turma 1. XXDia 20, domingo, das 16h30 às 17h30. Turma 2.

Você sabe o que é um Fenacistoscópio? Objeto óptico que permite a observação de uma sequência de imagens em movimento. A oficina propõe a construção coletiva do Fenacistoscópio e que remete à origem do cinema. GRÁTIS. Inscrições na Sala Internet Livre.

Para Pais e Filhos XXDia 5, sábado, das 14h às 15h30. Turma 1. Sala Multiuso. 20 vagas para crianças. . As crianças precisam estar acompanhadas por um adulto. XXDia 6, domingo, das 15h às 16h30h. Turma 2. Sala Multiuso. 20 vagas para crianças. . As crianças precisam estar acompanhadas de um adulto.

Para Jovens e Adultos XXDia 27, domingo, das 15h às 17h. Sala Multiuso. 10 vagas.


3ª iDaDe.net programação destinada à experimentação de ferramentas do computador e do mundo virtual, viabilizando ao público da terceira idade novas possibilidades de comunicação e pesquisa de informações.

Renato assis

CurSoS e oFiCinaS

GRÁTIS. Inscrições na Sala Internet Livre.

33

ÁuDio-poeMaS Com instrutores da Internet Livre a oficina propõe uma vivência que aborda diretamente a leitura através de narrativas de poemas. a narrativa será gravada e mixada com trilhas e efeitos sonoros escolhidos pelos participantes em um banco de sons, dando a ela interpretação sonora, além da criação de um cD com Áudio-poemas. convidamos os participantes a trazerem seus poemas (livros de poesia e poemas próprios). X Dias 9, 11, 16 e 18, quartas e sextas, das 15h30 às 17h30. 14 vagas.

FazGaMe software para criar games educacionais e que apresenta um ambiente lúdico e intuitivo. X Dias 8 e 10, terça e quinta, das 15h às 17h. turma 1. X Dias 15 e 17, terça e quinta, das 15h às 17h. turma 2. 14 vagas por turma.

oFiCina De víDeo Com instrutores da Internet Livre atividade prática para poder vivenciar todas as etapas da realização de um vídeo do roteiro à finalização. X De 22 a 25, terça a sexta, das 15h às 17h. 14 vagas.

SounDtraCK

Com Marina Bruno, técnica de som direto, microfonista e editora de som. Formada em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, também trabalha como técnica de som em séries para a TV e filmes. Quer aprender como produzir sons para filmes? a oficina apresenta conceitos básicos de som para cinema e propõe aguçar o ouvido para uma percepção mais atenta aos sons dos filmes. X De 15 a 18, terça a sexta, das 19h às 21h30 . Sala de Internet Livre. 14 vagas. 15 anos.


luiz Braga

artes visuais

Do inStante à HiStória a exposição Ofício luminoso passeia pelo universo das cenas cotidianas, o que nos instiga a imaginar a vida das personagens captadas. Nessa oficina o público é convidado a criar narrativas a partir das possíbilidades contidas nas fotografias de luiz Braga, utilizando a linguagem dos HQs. X Dias 19 e 20. a partir de 7 anos.

34

intervinDo naS FotoGraFiaS De luiz BraGa – ColaGeM SoBre p&B

expoSiçÃo oFíCio luMinoSo – FotoGraFiaS De luiz BraGa com curadoria de Diógenes Moura, a mostra apresenta fotografias de cenas cotidianas captadas pelo artista paraense luiz Braga a partir da década de 1970, em ilhas e cidades do pará. a exposição é um recorte de Retumbante Natureza Humanizada, realizada no sesc pinheiros e premiada como Melhor exposição de Fotografia de 2014 pela apca (associação paulista dos críticos de arte). X até 08/11. GRÁTIS. Agendamento de grupos: agendamento@scarlos.sescsp.org.br

atelier aBerto Orientação da equipe educativa da exposição Ofício Luminoso – Fotografias de Luiz Braga. X Sábados e domingos, às 14h. GRÁTIS. 16 vagas.

CâMeraS arteSanaiS: ConStruçÃo e experiMentaçÃo as câmeras artesanais conhecidas como pinholes permitem um deslocamento do cotidiano acelerado para um passado nem tão distante, onde as câmeras analógicas, a revelação dos filmes e o próprio ato de fotografar envolviam outro tempo. proposta em dois encontros, a oficina permite a construção e captação de imagens por meio desse processo. X Dias 5, 6, 12 e 13. a partir de 10 anos.

as cores e a geometria são características marcantes nas obras de luiz Braga. Visando explorar as referências plásticas do artista, nessa oficina o público é convidado a intervir em suas fotografias p&B com formas coloridas. para compor essa nova criação os participantes experimentarão técnicas de colagem. X Dias 26 e 27. a partir de 7 anos.

intervençÃo vôo acima da terra, solto no ar. Um mergulho por entre as nuvens, o corpo entregue à correnteza do vento. Um vôo pássaro. as intervenções gráficas nos pedem para brincar com o espaço aéreo. e assim, tudo vira céu. silvia amstalden é formada em arquitetura e Urbanismo pela Universidade de são paulo e trabalha como artista gráfica. Tem os pés bem perto do chão e a cabeça bem perto do céu. assim, caminha e sonha. X até 13/10. GRÁTIS.


Divulgação

literatura

35

Espaço Ler na Escola

Criado no Sesc São Carlos em 2011 com o objetivo de atuar na formação de leitores, o Espaço Ler na Escola é uma ação cultural voltada para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio das escolas públicas da cidade e região. Composto por 10 malas itinerantes, o projeto circula semestralmente pelas salas de leitura das escolas e da Fundação Casa com um acervo de livros e HQs, acompanhado de rodas de leitura orientadas por uma equipe de mediadores.

ENCONTROS INVESTIGATIVOS O corpo como primeiro A Literatura e suas suporte da literatura. barreiras invisíveis Narração de estórias, rituais e cosmogonias. Orientação Ana Lívia Castro, mestre em estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos, estudante de psicanálise do IPLA – Instituto de Psicanálise lacaniana de São Paulo, educadora e contadora de estórias. A partir da realização do projeto Espaço Ler na Escola, e entendendo que a necessidade e o encantamento por narrativas garantem a permanência de uma coleção de perguntas sem respostas sobre literatura, uma série de 3 encontros nos meses de setembro, outubro e novembro, colocarão em discussão as possibilidades de mediação da palavra escrita como acontecimento estético.

Com Carol Porto, educadora física, dançarina e arte- educadora e Leilane Matsushita, socióloga e educadora. XXDia 15, terça, às 19h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. 25 vagas.

Do texto dramatúrgico clássico às narrativas midiáticas. Quem aparece, hoje, como arquétipo do herói no imaginário coletivo? Com Fernando Chiari Cruz, diretor de teatro e gestor cultural. XXDia 6/10, terça, às 19h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. 25 vagas.

Literatura, Identidade e Resistência: deslocando os discursos de poder por meio da palavra artística. Com Guga Santos, músico, compositor, artista plástico, capoeirista angola e arte-educador. XXDia 25/11, quarta, às 19h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. 25 vagas. “Caro leitor, Informamos que até 13/09 de 2015 a Biblioteca do Sesc São Carlos iniciará o processo de recatalogação do seu acervo, interrompendo temporariamente o empréstimo de livros. A leitura local de revistas e jornais será mantida.”


36

Trabalho Social com Idosos Programa de educação não-formal, desenvolvido pelo Sesc São Paulo desde 1963, que tem por objetivo a inclusão e a valorização social da pessoa idosa, por meio de atividades socioculturais e educativas. Voltados ao cidadão acima de 60 anos, o programa quer promover a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações. Inscrições com agendamento na Central de Atendimento.

Ivan Moreira

idosos


Arte e Expressão Mini-curso “Salvador Dali - Vida e Obra” Com o arte-educador Breno Menezes. Dono de um bigode marcante, Salvador Dali se consagrou como ícone do surrealismo, pois sua arte combina bizarrices e figuras oníricas numa execução plástica de excelência. Figura controversa, sem dúvida se tornou referência em diversas linguagens artísticas. O curso trará um pouco dessa história, bem como uma visita à exposição “A Divina Comédia: Dalí rumo ao paraíso de Dante”. XXDe 4 a 18, sextas, às 13h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento. 25 vagas.

Cinema Ciclo: “Personagens e suas histórias” Sessões apresentadas em DVD que contam a história de ícones das artes, da música política e que são reconhecidos pelo legado que deixaram à sociedade.

Poucas Cinzas – Salvador Dali

Ing/Esp, 2010. Cor. Dir.: Paul Morison. 112 min. Madrid, 1922. Uma cidade dividida por um sentimento de revolução cultural e um lugar de repressão e instabilidade política, o jovem e excêntrico Salvador Dalí, de 18 anos, entra na faculdade decidido a se tornar um grande artista.

Logo, ele começa uma amizade com o poeta revolucionário Federico García Lorca e o controverso Luis Buñel, formando um trio que procura se divertir e encontrar sua liberdade artística. XXDia 8, terça, às 15h. Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.

Corpo e Movimento Dança de Salão Com Magda Silva Neste mês desenvolveremos a Salsa na forma de Rueda de Casino, que é uma maneira de trabalhar o ritmo de forma coletiva. XXDe 4 a 30, quartas e sextas às 15h30. Sala de Atividades Corporais. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento. 20 vagas.

Sociedade e cidadania Ponto de Encontro Um momento de encontro entre os participantes para trocar informações, realizar algumas reflexões e conhecer as ações propostas para o mês de setembro. XX23, quarta, às 14h e às 16h30. Teatro. GRÁTIS.

O que fiz depois dos 60 Projeto que busca na sociedade personalidades que de alguma maneira se reinventaram na terceira fase da vida.

Bate-papo Caminho de Compostela – Uma experiência de Walter Monzon O “Caminho de Compostela” já fazia parte dos planos, mas a preparação e a execução do projeto aconteceram depois da aposentadoria para Valter Monzon, que percorreu a pé os 780 km desde Saint Jean de Port, na França até Santiago de Compostela, na Espanha. Rota de mais de 250 mil peregrinos e turistas ao ano, esse é um percurso histórico e religioso desde os anos 870 DC, aproximadamente. XXDia 24, quinta, às 14h30. Sala Multiuso. GRÁTIS. 30 vagas. As inscrições para as atividades acontecerão a partir do dia 2, quarta, para os inscritos no programa. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelo público em geral antes do início da atividade.

37


artes manuais

jovens

38

Venha aprender técnicas diferenciadas, estimular sua criatividade e fazer modelos para usar ou presentear. Material da oficina já incluso. Inscrições na Central de Atendimento. X a partir do dia 8, terça, às 13h. Somente para credencial plena. X Dia 9, quarta, às 13h. Para outros interessados, se houver vaga. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

oFiCina eM MDF petisqueira com acabamento em mosaico de azulejo. Orientação de José Roberto Sentanin (São Carlos) X 26, sábado, das 10h às 18h. Sala Multiuso. 20 vagas (turma única).

JuventuDeS vaMo aí!? Com mediação dos instrutores do Sesc. programa direcionado ao público jovem, com experimentações artísticas, culturais e atividades físicas, que busca fortalecer o encontro, a troca de experiências e ampliação do repertório dos participantes. X terças e quintas, das 15h30 às 18h30. Ponto de encontro: Convivência. Vagas limitadas. Informações na Central de Atendimento. Para jovens entre 13 e 18 anos.

eSpaço GeeK programação para quem curte o que rola no mundo dos jogos, quadrinhos, games, robótica, ficção científica, animes e similares. em setembro, o grupo de jovens confraria das ideias (sp) realiza no sesc uma tarde com Batalha campal, Zombielarp, mesas de RpG e jogos de tabuleiro. X Dia 26, sábado, das 13h30 às 17h30. Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local das atividades. A partir de 13 anos.


PROGRAMAÇÃO

Divulgação

15 a 20/09

SETEMBRO/ OUTUBRO/ NOVEMBRO/ DEZEMBRO

LADEIRAS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS OURO PRETO (MG)

A antiga capital mineira é parte significativa da história da história do Brasil. Suas igrejas, ladeiras e ruas compõem um cenário marcante e importantíssimo dentre as cidades históricas mineiras. Ouro Preto transpira história e uma gastronomia bem saborosa. Visitas também em outras cidades históricas mineiras: Mariana, Congonhas do Campo - onde estão os Doze Profetas de Aleijadinho - e Lavras Novas. Vendas iniciadas R$ 972,00 (R$ 132,00 + 7x R$120,00) R$ 1.458,00 (R$ 191,00 + 7x R$ 181,00)


Divulgação

40

25 a 27/09 NA CAPITAL DAS SERESTAS E SERENATAS CONSERVATÓRIA (RJ) Conhecida como a cidade da seresta, um dos grandes atrativos são suas charmosas ruas e casas com nomes de musicas. Destaque também para suas belas paisagens. Vendas iniciadas R$ 702,00 (R$ 93,00 + 7x R$87,00) R$ 1053,00 (143,00 + 7x R$130,00)


Nico Kaiser

41

31/10 a 04/11 A HERANÇA E A TRADIÇÃO AFRICANA NO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO (RJ)

O roteiro apresenta locais com significativa vinculação com a história dos muitos africanos e seus descendentes que habitaram a cidade em tempos pretéritos, como a Praça Onze, Escola de Samba Estácio de Sá, a Pedra do Sal, o Sambódromo e o Museu do Negro. Além de pontos tradicionais como o Pão de Açúcar. Vendas a partir de 09/09 R$ 982,00 (parcelamento em 8x) R$ 1.473,00 (parcelamento em 8x)

12/12 a 21/12 NATAL LUZ E SERRAS GAÚCHAS GRAMADO, CAIXAS DO DO SUL, CANELA (RS) e Curitiba (PR)

O roteiro apresenta dois grandes atrativos: as decorações natalinas e as serras gaúchas. Em dezembro, a cidade de Gramado se transforma para receber os turistas e tudo que envolve o Natal, as luzes ganham espaço nas ruas e o ambiente se transforma. A região das serras gaúchas apresenta características culturais bem marcantes por conta da influência alemã e italiana. Outro atrativo bem conhecido é a produção de uvas e vinhos. O roteiro também apresenta a capital paranaense, Curitiba, com presenças significativas de populações europeias, como a alemã, italiana e polonesa. Vendas a partir de 7/10


42


o e qu m ve po ra

Texturas sonoras

íe m ou

Dia 14

tu o br

prepare

Dança

saúde

Cuide-se Dia 15

crianças

Dia 12

-se

Se essa rua fosse minha...


AGENDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

1

2

3

JovenS Vamo Aí - Juventudes

eSporteS Esporte Criança

MúSiCa Sintonizando-As Tais Atuais-Ceumar JovenS Vamo Aí - Juventudes

8

iDoSoS Cinema-Poucas Cinzas-Salvador Dali JovenS Vamo Aí - Juventudes

9

eSporteS Vamos Correr-Pit Stop na Pista arte MíDia e Cultura DiGital Cursos e oficinas - Áudio poemas

10

15

16

17

arteMíDia e Cultura DiGital Faz Game JovenS Juventudes - Vamo Aí

arteMíDia e Cultura DiGital Soundtrack literatura Encontros Investigativos-O Corpo como primeiro suporte da literatura

eSporteS Esporte Criança iDoSoS Corpo e Movimento-Dança de Salão

arteMíDia e Cultura DiGital Cursos e oficinas - SoundTrack JovenS Vamo Aí - Juventudes

22

23

24

eSporteS Aulas abertas-Danças Circulares arteMíDia e Cultura DiGital Ofícina de Vídeo

SaúDe Cuide-se Alimentação e SaúdeGorduras, Óleos e Azeites iDoSoS Sociedade e Economia - Encontro

29

30

SaúDe O Prato da casa

eSporte Vamos Correr-Pit Stop na Pista iDoSoS Corpo e movimento-Dança de Salão

eSporteS Maratona Aquática teatro Portela, Patrão, Mário, Motorista iDoSoS Bate papo-Camimho de Compostela Uma experiência de Walter Monzon


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

4

5

6

Música Dead Rocks Música Los Tones Idosos Mini Curso-Salvador Dali-Vida e Obra

Infantil Teatro - Carmencita Jovens Juventudes - Vamo Aí Artemídia e Cultura Digital Pais e Filhos

Saúde Domingo Saúde - Yoga Música Cantinho da Viola-Paganelli e Rosângela Música Sons da Tarde - Vinil 78

11

12

13

Especial Dança Rima com CriançaTupiliques-o espetáculo Arte Mídia e Cultura Digital Crusos e Oficinas - Áudios-poemas

Especial Dança Rima com Criança-Ninhos, performance para grandes pequenos Especial Dança Rima - Cupinzeiro

Saúde Domingo Saúde - Tai Chi Chuan Música Mistura e Manda Cinema Noites Brancas no Píer

18

19

20

Especial Dança Rima com Criança-Gibi ArteMídia e Cultura Digital Oficinas e Cursos-Áudio-Poemas Idosos Arte e expressão-Mini Curso ‘‘Salvador Dali-Vida e obra”’

Esporte Abertura da Semana Move-Hey Ho Let’s Gol Especial Dança Rima com Criança-Espetáculo Provocações

Esportes Semana Move - Parede de escalada Saúde Domingo Saúde - Yoga em dupla

25

26

27

esportes Semana Move Brasil-Baile-Danças Circulares com a Banda Taberna Folk ArteMídia e Cultura Digital Oficina de Vídeo

Crianças Espetáculos-Ciranda das Flores Jovens Espaço Geek Artes manuais Oficina em MDF

Esportes Aula Aberta-Move Brasil Corridas Saúde Domingo Saúde-Yoga em dupla Música Sons da Tarde-Banda The Wanteds


ATIVIDADES FÍSICAS / RECREAÇÃO

informações e horários

Sesc São Carlos Terça a sexta, 13h às 22h Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h30 CENTRAL DE ATENDIMENTO BILHETERIA LOJA SESC COMEDORIA QUINTAL GINÁSIO E QUADRAS Terça a sexta, 13h às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 9h30 às 18h ODONTOLOGIA Terça a sexta, 7h50 às 21h30 Sábado, 9h30 às 17h30 BIBLIOTECA/ ESPAÇO LER/ INTERNET LIVRE Agendamento: Somente para o dia, horários sem atividade especiais programadas. Apresentar pessoalmente um documento de identidade ou credencial plena. Terça a sexta, 13h30 às 21h30 Sábado, domingo e feriado, 10h às 18h

- Somente com trajes e calçados apropriados para a prática de atividades físicas e/ou esportivas. - Para a utilização das piscinas, quadras, ginásio e/ou retirada de material esportivo/recreativo, é obrigatório portar a credencial plena atualizada; - Na devolução do material esportivo/recreativo confira sua credencial plena; Guarde seus pertences nos armários. Traga cadeado ou adquira nos caixas do Sesc.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES MEIA ENTRADA Conforme legislação vigente, pagam meia entrada nos shows e eventos realizados no Sesc: - Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, menores de 18 anos, estudante e professor com comprovante.

ENTRADA NOS EVENTOS É imprescindível a apresentação de documento para comprovação de categoria nos casos de ingressos com desconto previsto: - Credencial Plena atualizada (inclusive dependentes); - Carteirinha de estudante do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade; - Professores com comprovante; - Documento de identidade (acima de 60 anos); - Documento de identidade e carta de concessão do Benefício ou extrato do pagamento do Benefício ou cartão de aposentado emitido pela Previdência Social.

LUGARES LIMITADOS O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços.

LUGARES NUMERADOS PARQUE AQUÁTICO Trajes permitidos: maiô, biquíni e sunga, somente em tecido sintético; roupão e toalha; touca (obrigatório para utilizar a piscina aquecida) Trajes não permitidos: transparente e roupas íntimas. Permitido somente o uso de bóias de braço. PISCINA AQUECIDA - NADO LIVRE Terça e quinta Quarta e sexta Sábado, domingo e feriado

13h às 21h30 13h às 21h30 9h30 às 18h

Os lugares numerados são garantidos apenas até o horário marcado para início da atividade.

DEVOLUÇÃO DE INGRESSOS Consultar nossa Central de Atendimento ou sescsp.org.br/servicos NÃO FAZEMOS RESERVA ANTECIPADA DE INGRESSOS.

EXAME MÉDICO DERMATOLÓGICO Terça e Quinta

17h45 às 19h

Sexta

17h45 às 21h

Domingo

9h45 às 12h e das 13h às 18h

Não haverá exame médico nos dias 10 e 11, quinta e sexta e 13, domingo Na segunda, dia 7 – feriado, haverá exame médico

PISCINA AQUECIDA - RECREAÇÃO LIVRE Terça e quinta 21h30 Quarta e sexta Sábado Domingo e feriado

13h às 14h / 16h às 13h às 17h30 18h30 às 21h30 9h30 às 18h 9h30 às 18h

PISCINAS EXTERNAS Terça a sexta Sábado, domingo e feriado

13h às 17h30 9h30 às 18h.

TAXAS R$ 20,00

R$ 10,00 /

Crianças até 11 anos são isentas da taxa

IMPORTANTE - É necessária a apresentação da credencial plena atualizada; - Obrigatório traje de banho; - Obrigatório para todas as idades; - Validade do exame: 6 meses; - Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) nos caixas.

BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc São Carlos possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

Programação Sesc São Carlos - Distribuição gratuita - Fotos: divulgação e arquivo - Projeto gráfico: Comunicação Sesc São Carlos Tiragem 10.000 exemplares - Programação sujeita a alterações.


FreeImages.com /Thony Creativo

A escrita, a leitura, a literatura, autores e leitores

ESTREIA 28/9 Ă s 21h Assista online s e s c t v. o r g . b r / a o v i v o

Nova sĂŠrie do


9 772358 853003

ISSN 2358-8535

03

Sesc S達o Carlos Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 CEP 13560-649 TEL.: (16) 3373-2333 sescsp.org.br

Apoio

Caderno de Programação Sesc São Carlos - Setembro 2015  

Caderno de Programação Sesc São Carlos - Setembro 2015

Advertisement