2 minute read

A arte como ponte para o belo dentro e fora de nós

Next Article
Vida sem máscara

Vida sem máscara

Como descrever os sentimentos vividos pelo artista antes da criação artística, aqueles expressos ou aqueles vividos pelo artista ao fazer a obra. Olhando em profundidade o visível, o secreto, a imagem imediata e o enigma reservado na obra desenvolve-se e passam a ordenar as emoções dando uma profunda satisfação de realização interior. Rompendo-se dessa forma com os limites do obvio e do cotidiano.

A artista visual Solange Alves, em suas obras, criar mundos imaginários e atemporais. Neles seus devaneios fluem naturalmente com sabor de lembranças que tornam envolventes a sua produção artística. No entanto, a intenção da artista não é a de distrair o expectador tirando sua atenção da realidade, mas de colocar uma parte do espirito em movimento. Sua arte tem essa capacidade de transportar o ser humano, de fazê-lo transcender e vivenciar essa natureza tão bela, tão profunda capaz e atemporal.

Advertisement

Sua obra relembra que as coisas possuem um valor não só pelo seu aspecto material ou pelo aspecto da utilidade, mas pela capacidade de transformação que podem causar em nós. São aspectos da vida , um movimento de leveza e sutileza, onde, o simples salto de um dançarino eternizado por seus pincéis podem inspirar poetas e filósofos a mergulhar de cabeça naquele rio de cores, formas e movimento. Uma vivência tão sutil, que nos faz transcender o espaço e o tempo em uma manifestação emocional inerente a natureza humana. E a alma na medida que ela toma contato com essa realidade produz e traduz o sentimento da percepção profunda que ela vivenciou, e nos faz atravessar uma ponte que nos coloca de frente com o divino, como eterno. E perceber a integralidade daquele momento pode levar as pessoas a contemplar a harmonia da vida, pois sua arte nos desconecta daquele tempo e daquele espaço em um despertar mágico. É perceber o mundo não só do ponto de vista intelectual, mas com a sensibilidade ter compreensão melhor do universo.

A arte vai ser sempre uma ponte para o belo, que despertada em nós gera uma referência interna de beleza e de harmonia e nos conectas com a beleza e harmonia do cosmos. Por isso, a arte também é como uma filosofia de vida, oferecendo outras perspectivas para compreender o universo e a vida que pulsa dentro de nós. E a arte de Solange Alves comunga desse dom de nos guiar por caminhos ainda não desvelados, isto é, adentrar em seu universo tem essa capacidade de unir pessoas de diferentes culturas, faixas etárias ou capacidade intelectual. Ela é capaz de alcançar a dimensão do belo dentro de nós e fora de nós. E nesse momento político, histórico e social no Brasil, onde temos tantos desafios para enfretar é importante que o ser humano traga para dentro de si um pouco de beleza, para que não se perca da sua humanidade. Pois, o belo estiver presente dentro do ser humano mais ele vai poder trazer isso para o mundo ele busca isso na sua raiz, acorda isso dentro de si e traduz isso no mundo onde vivemos.

This article is from: