2 minute read

E “ ntre Cruzamento de Ideias” Exposição 2022

A vida, ao vivo e em cores, revelada em toda sua graça, vai se mostrando pouco a pouco, rompendo as máscaras antes obrigatórias. E foi um rasgo de vida, uma explosão de cores e emoções que vi na exposição, quinta exposição, da artista plástica, Solange Alves. Os níveis de emoção foram subindo em ritmo rápido, com direito a tropeções e voos de três casas decimais e, definitivamente, explodiram diante de algumas telas, dentre as quais destaco “homenagem ao enlaçado”, de Solange Alves, que retrata em arte pictórica a alma de um outro artista, bailarino, demonstrando toda a leveza, sublimidade, divindade do artista que está retratado saltando no infinito azul em um rodopio misto de ar e éter, modo possível de trazer a ideia de etéreo ao substantivo corpo que se lança ao espaço...

A artista plástica Solange Alves tem esse dom, de redimensionar a vida e os conceitos inerentes à vida e ao mundo, subvertendo estabelecidas leis da física, enquanto mostra que o ser vai muito além do palpável e se desfia (e desfibra) em fitas e volutas a imprimir movimento. Subverte nossa certeza mostrando que a menina do olho nada mais é que um buraco negro que a toda luz absorve, mas também a libera em modo de ternura, de alegria, de amor, de vida.

Advertisement

Mais que as obras, tive o prazer de reencontrar (e ser bem recebido por) Solange, a quem não via havia tempos, ausência forçada pela restrição da pandemia. Descobri então que a artista esteve em retiro, mas não se recolheu sua arte que agora está ali, exuberante, leve, plena de cores, sem máscaras, a iluminar nossos olhos.

Os abraços todos que dei em Solange Alves, os reparto (ou multiplico) com todos os outros caros amigos e artistas. Vos amo, poetas das cores, dos traços, das formas. Sois todos potentes holofotes a plenificar de paz, harmonia e beleza nossa alma. Abraço de luz a todos e a cada um.“Uma exposição linda e diferente, tanto pela beleza dos quadros que trazem muitos elementos e pela experiência do vídeo que constrói e desconstrói as imagens''.

Osmar Casa Grande - escritor e poeta

Acervo particular da Artista Óleo sobre tela Foto - Inês Theodoro

Marina Boaventura

Solange Alves é uma artista única, e como tal, precisa de um pouco de isolamento para criar. Para atingir a concentração extrema, ela escolheu morar em uma chácara, seu paraíso em meio à natureza, onde consegue o sossego ideal para criar obras com tamanha profundidade. Em dados momentos, a artista sai para expor suas obras e, pode-se perceber que suas exposições são aguardadas com grande expectativa por todos nós, pois sabemos que algo muito bom e feito com grande esmero, nos aguarda. Na sua temática, Solange insere corpos que dançam e flutuam no espaço. Todo o trabalho da artista é feito com pinceladas precisas de quem tem destreza com pincéis, intimidade com as cores e um exímio domínio da técnica" Artista visual

Acervo particular da artista

Óleo sobre tela “O Grande Lugar Ausente”, 2022 Acervo particular da artista 200X150cm Foto - Inês Theodoro

This article is from: