
5 minute read
SemAnA FArrouPilhA
Anita Garibaldi dá o tom dos festejos de 2021
Confira a cartilha educativa do projeto “Novas Anitas” apontando a câmera do seu celular para o QR Code.
Advertisement
Ahistória da revolucionária Anita Garibaldi inspirou os festejos farroupilhas do DTG Morro da Tapera neste ano. Guiados pelo tema “Novas Anitas”, o projeto cultural reuniu mulheres intensas para falar sobre união feminina, empoderamento e feminismo. Entre os dias 13 e 17 de setembro, a entidade – ligada à Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) – realizou atividades socioeducativas como apresentação teatral, quiz entre alunos do ensino fundamental, brincadeiras nas redes sociais e debate político sobre o papel da mulher na sociedade gaúcha. A programação ainda contou com o auxílio de uma cartilha, produzida especialmente para os estudantes.
Segundo o vice-presidente da ASJ e coordenador do projeto, Luis Fernando Alves da Silva, mesmo com as atividades ainda em formato virtual, o Morro da Tapera conseguiu levar a cultura rio-grandense para dentro das aulas de diversas crianças e adolescentes. “Nosso projeto cultural é tradicional na Semana Farroupilha e sempre busca trazer um recorte pertinente ao tema proposto pelo MTG, e neste ano não seria diferente. É uma oportunidade de desnudar as mazelas de nossa própria sociedade e valorizar o feminino”, destacou.
Apresentação teatral levou informação com humor para a criançada
Letícia Szczesny

Aulão virtual
A primeira atividade realizada pelo projeto cultural foi o aulão virtual no dia 14 de setembro, com a participação de crianças de escolas municipais e estaduais de diversos municípios gaúchos. O encontro recebeu, diretamente de Laguna (SC), a atriz e especialista em Anita Garibaldi Lize Souza, que narrou trechos da biografia da guerrilheira e seu marido Giuseppe Garibaldi. “Ela foi a maior guerreira que lutou pela liberdade. O sangue de Anita e de outros heróis gaúchos foram sacrificados para que a gente pudesse votar e exercitar nossa liberdade. Vamos enaltecer a história de Anita”, conclamou.
Além disso, a programação contou com a apresentação teatral do grupo Entretê Produções, que trouxe um esquete especial sobre o tema do projeto. Com humor, respeito e modernidade, Anita e Giuseppe contaram sua história interagindo com as crianças e discorrendo sobre a liberdade e a valorização feminina nas novas gerações. A peça foi encenada pelos atores Edye Silva e Eduarda Ouriques.
O papel da mulher na sociedade gaúcha
A resiliência feminina na atuação política, sindical e social levantou os ânimos do último debate virtual do projeto “Novas Anitas”. Com participação de
Carolina Jardine
História de Anita Garibaldi inspira meninas e mulheres gaúchas

mulheres que integram a luta por um mundo mais igualitário entre os gêneros, o encontro no dia 16 de setembro foi marcado por falas contundentes, opiniões fortes e troca de experiências.
Mediada pela 2ª secretária da ASJ, Marisa Comin, a live contou com a presença da presidente da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente nacional do PDT, Miguelina Vecchio, da presidente do CPERSSindicato, Helenir Schürer, e da professora aposentada e voluntária Denise Mendes, que por meio do projeto Mãos Dadas alfabetiza mulheres adultas residentes do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre (RS). A história das quatro mulheres também consta na cartilha educacional do DTG Morro da Tapera.
Letícia Szczesny

ASJ premia campeão de quiz
Um dos momentos mais aguardados dos festejos farroupilhas deste ano foi o resultado do Quiz Anita Garibaldi. Durante a semana do projeto, alunos do ensino fundamental puderam participar de um jogo de perguntas sobre a revolucionária, que premiou o vencedor com um notebook novinho. Entre os três melhores de 150 participantes, o estudante Felipe Acauan Negreiros, de 10 anos, levou para casa o troféu para realizar suas atividades escolares e brincar com jogos eletrônicos.
Acompanhado da mãe Ana Paulo Acauan, o garoto representou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rincão e contou um pouco sobre como foi participar do projeto. “Eu não achei a prova difícil porque meu pai sempre me ensinou a estudar com resumos. Mas, na hora do sorteio, meu coração estava batendo muito rápido”, contou o jovem menino, que venceu o sorteio final entre os finalistas.
Segundo Ana Paula, a família estimula Felipe a ler e a interpretar a história. “Recebemos o convite da Rincão e achamos o projeto muito bacana porque ele nunca havia estudado a história da Anita Garibaldi, e as mulheres geralmente são relegadas na história”, pontuou. Aulão virtual
O papel da mulher na sociedade gaúcha
Carolina Jardine

Live reuniu relatos fortes de lições de vida Estudante recebeu notebook do presidente da ASJ, Paulo Olympio
Paulo Olympio, presidente da ASJ
Sede Campestre

reabre para temporada de verão
Após um período intenso de pausa no último verão em função da pandemia, a Sede Campestre da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) finalmente retomou o seu funcionamento normal. Os espaços de lazer que englobam churrasqueiras, pista de skate, pracinhas de brinquedos e piscinas podem ser acessados pelos sócios durante a temporada. Seguindo todos os protocolos sanitários, o local esatá aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. Se a situação da Covid-19 se mantiver estável, a temporada segue até o dia 13 de março.
Para auxiliar no combate a aglomeração, cada sócio pode levar consigo no máximo 10 pessoas, sendo que dessas até cinco podem utilizar as piscinas, adquirindo convites na própria Sede Campestre. Só é permitido o acesso de sócios e dependentes previamente cadastrados na Secretaria Administrativa da associação (Av. Vigário José Inácio, nº 502). Neste ano, os convites das piscinas custam R$ 30,00. “A Sede Campestre é um espaço bastante aproveitado pelos sócios da ASJ. Com a pandemia indo embora, nada mais justo que nosso funcionamento possa voltar seguindo todos os cuidados necessários”, avalia o presidente da ASJ, Paulo Olympio.
Pensando na saúde dos associados, além do distanciamento de um metro entre cadeiras, espreguiçadeiras, mesas e grupos, também é necessário o uso de máscaras, exceto dentro das piscinas. A ASJ recomenda que sejam evitadas aglomerações.
ANOTE AÍ
Temporada 2021/2022:
Até 13/03*
Terça-feira a domingo, das 09h às 19h
Cada associado pode levar até 10 pessoas para a Sede
Desses, o acesso à piscina é limitado a 5 convites a R$ 30,00 por convidado