Essa revista é um material publicitário de conteúdo técnico com o objetivo de prestar assistência às famílias que convivem com os efeitos dos transtornos decorrentes da dependência química.
Quaisquer outros esclarecimentos poderão ser prestados através de: Email: kleberpsicanalistavivamais@gmail.com ou Whatsapp 27 99502 4631
Editorial
Depois de um longo tempo, decidi retomar o projeto de uma revista temática envolvendo a dependência química Após 5 anos de atendimentos, estudos, capacitações e qualificações, . ficou evidente em meu coração que preciso fazer algo mais pela causa..................................
Ver tantos sofrimentos de dependentes químicos e seus familiares e olhando para minha própria casa, não poderia deixar de dar seguimento a esse projeto, como mais um sonho a ser realizado
Editar essa edição, a segunda, me faz desejoso de continuar nessa pegada a cada 60 dias, e vamos em busca desse ideal, Eu e Àqueles que acreditam ser capazes de fazermos algo mais e deixarmos um legado nessa luta pelo tratamento e a busca da sanidade.
Essa edição, entre muitos assuntos, abordaremos o tema central do uso dos canabinóides no restabelecimento ou na diminuição do sofrimento de algumas enfermidades. Certo de que essa edição lhe ajudará a esclarecer o uso dos canabinóides e eliminar preconceitos, lhe convido a fazer parte de nossos leitores e estarei pronto para lhe ajudar em qualquer outro questionamento
Mario Kleber Serrano é psicanalista, mestre em Nesse cantodependência química com várias qualificações na área e presidente do Ins tuto Viva Mais.
CANABIDIOL E
A EFETIVAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE
Aexperiênciadelidarcomdrogasacompanhaahumanidadedesdetemposimemoriais. O uso de plantas, tinturas, extrações e minerais com o intuito de alterar a fisiologia humanaétãoantigoquantoaprópriacondiçãohumana.DesdeaIdadeModernaatéos diasatuais,aproduçãoeoconsumodedrogastornaram-seelementosdeespecialimportância na sociedade. Quando falamos de drogas, incluímos não apenas as substâncias psicoativas ilegais, como cocaína e crack, mas também as não-psicoativas, como analgésicos e antibióticos,easpsicoativaslegais,comoansiolíticoseantidepressivos.
É fundamental compreendermos o que realmente significa o termo "droga". Para a OrganizaçãoMundialdaSaúde(OMS),umadrogaéqualquersubstâncianãoproduzidapelo organismo que atua sobre um ou mais de seus sistemas, causando alterações em seu funcionamento.
dispostonaConstituiçãoFederalBrasileira.Issoéespecialmenterelevanteemdemandasque envolvem tratamentos experimentais, alinhando-se àAgenda 2030 para o Desenvolvimento SustentáveldaONU,quebuscapromoverjustiçasocial,saúdeebem-estar
No que diz respeito ao Canabidiol (CBD),umdosprincipaiscompostos da planta Cannabis sativa L., seu potencial terapêutico tem gerado um debate crescente no âmbito jurídico, especialmente no contexto da "judicializaçãodasaúde". Apartirda décadade1960,estudoscomeçarama explorar a possibilidade de utilizar alguns componentes da cannabis no tratamento de doenças. No Brasil, a Resolução2113/2014doConselho
Federal de Medicina permitiu o uso compassivo do Canabidiol, e a Agência Nacional de VigilânciaSanitária(ANVISA)passouapermitirsuaimportação,reclassificando-opara"uso moderado"pormeiodaResolução03/2015.Em2017,aRDC156reclassificouoCanabidiol como planta medicinal. É importante ressaltar que aANVISAjá aprovou diversos produtos medicinais à base de extrato de cannabis, como substâncias purificadas e isoladas a partir do canabidiol,nãohavendo,portanto,proibiçãoparaseuusonoBrasil. Ajudicializaçãodequestõesrelacionadasaouso,importaçãoefabricaçãodoCanabidiolreflete osdesafiosnaefetivaçãododireitoàsaúdecomoumagarantiafundamental,conforme
Eu parei de usar drogas..... Você também pode parar!
Tudocomeçouquandoeuerabemjovem.Passeiporinúmerasdificuldades, comotodacriançaeadolescenteondeafamílianãotemumpoderaquisitivo alto. Mas eu era um menino feliz, até conhecer as drogas.
Foi um processo bastante doloroso. Fiquei sem rumo. Fiz muitas pessoas sofrer Minha mãe foram baldes de lágrimas Acredito que muitos familiares e conhecidos pensaram que eu iria parar só na morte
Seisanosdepois,sóvitória.Recupereioamordaminhamãe,queéumadelicia.Ouvirminhafilhamechamarde pai era e é como se o surdo destapasse os ouvidos.Ao longo desses seis anos, muitos foram importantes para minha sobriedade. Os NarcóticosAnônimos até hoje é meu pilar de segurança. Muitos amigos, que aqui vou representar pela madrinha Gisele, foram e são excepcionais. Recuperei meu cargo de filho, e a mim foi devolvido,opai,otrabalhador,oirmão,ofilhoesobretudoohomem,ohomemquecrêemDeus.
Além disso, sou fundador e proprietário do InstitutoAsas e Vozes, em Ribeirão Preto, acolhendo 22 homens dispostosabuscaremomesmoidealqueeuaseisanosbusquei. Consegui minha casa, que é um maravilhoso refugio, visito várias instituições no Brasil afora, levando uma mensagemdeesperança,dequeépossível,poiseusouaprovavivadasconquistas.
Transformando vidas com fé, acolhimento e capacitação
Desde sua fundação em 09 de março de 1996, a FETEB tem sido uma voz ativa e comprometida na luta contra a dependência química no Brasil, promovendo a representação e capacitação das CTs em todo o Brasil e assim qualificar o acolhimento, reinserção social, a fé cristã e a dignidade humana, essenciais pra a efetiva recuperação.
OqueéaFETEB?
A FETEB (Federação das Comunidades Terapêuticas
Evangélicas do Brasil) é uma federação que representa e apoiaasComunidadesTerapêuticasnoBrasil.Suamissão é promover a capacitação de CTs, a formação de equipe multidisciplinar, gestores, colaboradores e a reflexão, visandoatransformaçãodevidas.
· AFETEB, fundou CONFENACT, juntamente com CruzAzul, Fenact e Febract em 18 de agosto de 2012,reunindoasprincipaisliderançasdeComunidadesTerapêuticas(CTs)noBrasil.Afundaçãofoi ummarconalutaporreconhecimentoefortalecimentodomodelodetratamentodedependênciasem CTs,buscandointegrarerepresentarasCTsesuasfederaçõesemnívelnacional.
· AFETEBpresidiuaConfenactentre2022e2023.
Oqueestáfazendo?
Atualmente,aFETEBatuaemváriasfrentes:
· ApoiotécnicoeinstitucionalàsCTsfiliadas;
· Elaboração do arcabouço legal que regulamenta o segmento a nivel nacional, Produção de conteúdo técnicoelegal,parafortalecimentodasequipeseCTs;
· AtualmenteaFETEBestaexecutandoseucurso,denominadoCapacitaFETEBnoESenoRJ,sempre buscandoavalorizaçãodosegmentonosestados,promovendoparceriascomasfederaçõesestaduais FECOTES do ES e FECONTERJ do RJ, sendo um Curso Nacional de Formação para Equipes e colaboradoresdeCTs.
Semefeitopsicoativo,ocanabidiol(CDB)éuma substância canabinoide existente na folha da Cannabis Sativa, a planta da maconha. De acordo com pesquisadores, não causa efeitos psicoativosoudependência.Eleéumadasmais de 400 substâncias químicas da planta e pode representaraté40%dosseusextratos. O canabidiol (CBD) é um dos principais componentes da cannabis medicinal e é visto como uma saída para pacientes que não respondembemaostratamentosconvencionais de transtornos psiquiátricos
Oqueéadepressão?
(suascausas,sintomasetratamentos)
A depressão é uma condição mental que afeta negativamenteaformacomoumapessoasesente,pensa e age. Ela pode ser desencadeada por uma combinação de fatores, incluindo eventos estressantes na vida, distúrbios químicos no cérebro, predisposição genética,
Existemváriostratamentoseficazesparaadepressão,incluindoterapia,medicamentosemudanças no estilo de vida. A terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar as pessoasaidentificaremudarpadrõesdepensamentoecomportamentonegativos.
Alguns fármacos, como os medicamentos antidepressivos, podem ajudar a regular os níveis de químicosnocérebroqueestãoassociadosaohumoreaocomportamento.Alémdisso,mudançasno estilo de vida, como a prática de exercícios regulares, uma alimentação saudável e uma boa qualidadedesono,tambémpodemserbenéficasparaaliviarossintomasdadepressão.
Comoocanabidiolpodeajudarnotratamentodadepressão?
Emboraaindanãohajaevidênciascientíficasrobustasparasustentarsuaindicação,arelaçãoentre canabidiol e depressão se dá à medida que estudos em modelos animais sugerem que o CBD promove rápido e contínuo efeito antidepressivo, além de induzir transformações celulares e molecularesemregiõesrelacionadasàneurobiologiadadepressão.
Uma das maneiras pelas quais o canabidiol (CBD) pode ajudar na depressão é por meio de suas propriedadesansiolíticaseantidepressivas.
FEBRACT
FEDERAÇÃOBRASILEIRADECOMUNIDADESTERAPÊUTICAS
Congregando, qualificando, capacitando e assessorando as Comunidades Terapêuticas em todo o território Nacional
AFEBRACT contribuiu diretamente na políticas públicas brasileira na construção da RDC 29/2011, que estabeleceu requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de CTs; também com a resolução do CONAD 01/2015, que regulamenta as CTs no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas; da lei 13.850/2019, que estabeleceu o novo Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, entremuitasoutrasleiseregulamentações.
AsComunidadesTerapêuticasfiliadasàFEBRACTsãoorientadaspelospropósitosdevaloresepressosno seu código de ética,como tambémpelos parâmetroslegais vigentes. O compromisso da FEBRACTcom a evoluçãodasComunidadesTerapêuticasnoBrasil,aéticaeapromoçãodosdireitoshumanostemsidoum marconosúltimostempos.
BenefíciosdaFiliação
As instituições filiadas à FEBRACTbeneficiam-se de uma série de vantagens, incluindo: ApoioTécnico: Orientaçãoesuportecontínuosparamelhoraraqualidadedoatendimento.
Adependênciaquímicaéumadasmaisurgentesedesafiadorasquestõesdesaúdepúblicado nosso tempo. Trata-se de um fenômeno de múltiplas dimensões, com impactos diretos na segurançapública,naeconomia,naestruturafamiliarenadignidadehumana.Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, progressiva e potencialmente fatal, a dependência de substâncias psicoativas não pode mais ser tratada como uma pauta secundária: exige prioridade nas agendas de governo e comprometimento integral de todaasociedade.
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, tenho direcionadoesforçospermanentesnosentidodedebater,discutir,proporprojetoseincentivarações nas áreas da saúde e da assistência social, com o objetivo de formular respostas estruturadas e humanasparaesseproblemaqueafetamilharesdecapixabasemilhõesdebrasileiros.
Sabemos,apartirdedadosestatísticosedaobservaçãodarealidadeemnossosmunicípios,queo uso abusivo de drogas impacta diretamente nos índices de violência, no aumento de internações hospitalares,noafastamentodejovensdaescolaenadegradaçãodasrelaçõesfamiliares.Diante dessarealidade,precisamosfortalecernãoapenasoolhartécnico,mastambémoolharhumanoe socialsobreotema.
As comunidades terapêuticas representam um pilar essencial nessa rede de acolhimento e recuperação.Atuando com base na reinserção social, no suporte psicológico, espiritual e afetivo, essasinstituiçõesvêmsedestacandocomoagentesdetransformaçãodarealidadedemilharesde dependentes químicos. No entanto, muitas enfrentam falta de recursos, ausência de apoio institucionaleentravesburocráticosquecomprometemseufuncionamentoelimitamseualcance. Por meio da Frente Parlamentar que presido, estamos trabalhando para assegurar condições adequadas para o funcionamento pleno das comunidades terapêuticas, com base no diálogo intersetorial entre o Legislativo, o Executivo, a sociedade civil e os profissionais da área. Nosso objetivo é garantir que essas instituições atuem com respaldo técnico, jurídico e financeiro, promovendoacolhimentoético,dignoeeficaz.
A dependência química não é apenas uma questão de saúde: é também uma questão de oportunidade, de inclusão, de dignidade e de futuro. Ninguém escolhe ser dependente. Por isso, precisamos construir um sistema de políticas públicas que ofereça prevenção, tratamento, acompanhamentoereinserçãosocial,sempreconceitosecomplenorespeitoaosdireitoshumanos.
Ocombateàdependênciaquímicaexigerespostasarticuladasentre asociedadecivileopoderpúblico,enãopodemosmaispermitirque essalutasejatravadaapenasnosbastidores.Éhoradetrazê-lapara o centro das decisões políticas, com orçamentos destinados, legislações atualizadas e programas duradouros que transformem vidasegeremimpactosocialreal.
Reitero, como parlamentar e cidadão, meu compromisso com essa causa. Através da atuação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, daremos voz a quem muitas vezes é silenciado pela dor da dependência Vamos construir, juntos, políticas públicas eficazes, humanas e responsáveis, em sintonia com os esforços do Governo do Estado na promoção da saúde e da assistênciasocial.
O Projeto Alfa Comunidade Terapêutica, é uma Instituição sem fins lucrativos, que tem por área de atuação o acolhimento e tratamento de homens maiores de 18 anos que possui a doença da Dependência Química. O Projeto Alfa está localizado no município de Piúma, e presta o serviço há 15 anos. A Instituição conta com aproximadamente 12 profissionais capacitados, entre Psicólogo, Assistente Social e Monitores em dependência química. A estrutura física da Instituição conta com 05 quartos, cozinha, sala de vídeo, salão comum, piscina, horta, academia, laboratório de informática climatizado, quadra de areia e salas de atendimento individuais.
Oacolhidopoderápermanecernotratamentoatéoperíodomáximode06meses,epassaráaolongodos meses pelas fases do tratamento, compreendidas entre: desintoxicação, adaptação, autoconhecimento, conscientização, reformulação, reinserção social e manutenção do tratamento. Durante o acolhimento, será trabalhado com o acolhido seu histórico de vida, a restauração ou fortalecimento de vínculos familiares, sua possibilidadedecapacitaçãoescolar,comoaconclusãodoensinofundamentaloumédio,alémdooferecimento decursosnolaboratóriodeinformática.Aconfecçãodedocumentosoutroraperdidos.
Apartirdoquartomêsdetratamento,éofertadoaoacolhidoapossibilidadedaconfecçãodecurrículos, para que sejam entregues durante seu período de ressocialização e seu consequente retorno ao mercado de trabalho.Nosúltimos30diasdeacolhimento,tantooserviçosocialquantoopsicólogoeosmonitores,iniciarão atendimentosespecíficosaoacolhidonabuscadequeeste,reflitaaimportânciadamanutençãodiáriadetudo que adquiriu ao longo dos meses, os evites, os procures, a necessidade da rede de apoio, acompanhamento psicológicoapóstratamentoemCT,eaparticipaçãoemreuniõesdosgruposdeN.A.
O ProjetoAlfa, compreende a importância e necessidade de um tratamento digno e respeitoso a cada acolhidoqueporventuraadentraraInstituição,semprerespeitandoocredoreligioso,etnia,orientaçãosexual, cultura e vulnerabilidade sociais.Adependência química, é uma doença segundo a Organização Mundial da Saúde,incurável,progressivaefatal,masaindaquenãopossuacura,hátratamento,ecompreendemosqueeste deveserabrangente,porseradependênciaquímica,umadoençabiopsicossocialeespiritual.
Sou o pastor Luís coordenador geral do projeto Alfa Comunidade Terapêutica, situada na cidade de Piúma; sou órfão de pai e mãe desde a minhainfânciaeeuacabeientrandonosubmundodasdrogascomissoem 1997eelamefezperdertudo,masem2009euconheciumacomunidade terapêutica e ali fiz um tratamento de dependência química e também espiritualconseguindodaravoltaporcimaereconstruiraminhavidaea minha história. Junto com minha esposa e dois pastores, iniciamos o projetoquehojeéaComunidadeTerapêuticaAlfa.HojeoprojetoAlfafaz 13 anos, re-inserindo, homens de volta à sociedade. Recentimente fui convidado aparticipardadiretoriadaFebract- FederaçãoBrasileiradas Comunidades Terapêuticas, Eu sou Luís César Oliveira, um adicto em recuperação.
DROGAS,EU E DEUS
FalarsobreadialéticadaEspiritualidadeevícioéde sumaimportânciaparaanossarealidadebrasileira.Primeiro precisamosentenderoqueévício,apalavra"vício"derivade um termo latino para "escravizado por" ou "preso a" Qualquerpessoaquetenhalutadoparasuperarumvício—ou tentado ajudar alguém a fazê-lo — entende o porquê. É importante compreender a natureza da espiritualidade e sua relação com o vício. Vimos que é comumente aceito que o transtorno por uso de substâncias é um processo pelo qual a droga progressivamente desloca prioridades, relacionamentos e valores anteriores, tornando-se a preocupação central da vida de uma pessoa. Quando visto através das lentes da religião, o vício muitas vezes pode ser vistocomoumanálogomodernodaidolatria.
Idolatria é a adoração de um ídolo ou objeto físico como representação de um deus. Em todas as religiões abraâmicas, a idolatria é fortemente proibida, embora as visões sobre o que constitui idolatria difiram dentro e entre elas. Em outras religiões, o uso de ídolos é aceito. Quais imagens, ideias e objetos constituem idolatria é frequentemente uma questão de considerável controvérsia. Comportamentos considerados idólatras ou potencialmente idólatraspodemincluiracriaçãodequalquertipodeimagem da divindade ou de outras figuras de significado religioso, como profetas, santos e clérigos, a criação de imagens de qualquerpessoaouanimal,eousodesímbolosreligiososou seculares Além disso, teólogos cristãos ampliaram o conceito para incluir a atribuição de importância indevida a outros aspectos da religião ou a aspectos não religiosos da vida em geral, sem o envolvimento de imagens especificamente.
Quem usa drogas, é um idólatra? Na minha experiência de 20 anos ministerial tenho observado e já conheci muitas pessoas que estão totalmente escravizadas devido seus vícios. Vícios que retiram suas amizades, familiares, saúde mental e física, etc. Mas há Esperança, mesmo que seja muito controvérsia a influência da espiritualidade nas drogas, eu ainda acredito que seja a melhoralternativaparatornarmuitagentelivresdasdrogas. Eu mesmo, sou um exemplo disso…um menino que cresceu nas ruas de Belo Horizonte-MG mas foi ali que Deus mudou a minha vida Não é religião, mas sim relacionamento com Deus. Larguei o tiner, cola, loló, maçonha e o crack, tudo isso devo o peso de uma espiritualidade que prega sobre graça, misericórdia, paz e libertação.
HojesoulivredasdrogasporqueconheciJESUS!
PR.SIDNEYPEREIRA
Presidente e Fundador do MIRC Brasil.
Ex menino de rua resgatado pela JOCUM, Hoje pastor do MIRC Brasil Casado com pastora Eli-Ruama e pai do Malik Emmanuel, da Eloáh e da AliceAyla.
Escritor de 7 livros, Já esteve em 30 países fazendo missões.
Formação em capelania hospitalar e prisional (CPO -Centro Preparatório de Obreiros do Brasil) 2017
Bacharel em Teologia. (Faculdade UNIDAde Vitória-ES) 2018
Mestre em Ciências das Religiões. (Faculdade UNIDAde Vitória-ES) 2020
Recebeu um prêmio na Geórgia - EUA no ano de 2023 ''Cripps Courage Award
Recebeu a Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero`` em 2019 daAssembleia Legislativa do ES. (A honraria é concedida a cidadãos e instituições que tenham se destacado nas ações sociais de desenvolvimento social em benefício dos pobres e excluídos da sociedade).
Aliteraturacientíficaapontaquepolíticasbaseadasexclusivamentenomoralismoounarepressão têmsemostradoineficazes.Oenfrentamentodousoabusivodedrogasdeveserestruturadosobre quatro pilares: prevenção, tratamento, reinserção social e pesquisas. Nesse sentido, o Espírito SantocontacomoProgramaEstadualdeAçõesIntegradassobreDrogas(RedeAbraço),quedesde2013já atendeumaisde22milpessoasnosCentrosdeAcolhimentoeAtençãoIntegralsobreDrogas(CAADs).O programa busca preencher lacunas na Rede deAtenção Psicossocial (RAPS/SUS), oferecendo suporte a usuáriosesuasfamíliasepromovendoocuidadodeformaintegrada.
Na Rede Abraço, o investimento em prevenção baseado em evidências tem sido um compromisso prioritário.UmexemplodissoéoCentrodePrevençãoComunitária,inauguradonoTerritóriodoBem,em Vitória, com foco na redução de vulnerabilidades e na oferta de alternativas concretas para crianças e adolescentes em situação de risco.Além disso, o governo do Estado implementa várias outras políticas intersetoriaisvoltadasàproteçãosocial,geraçãodeempregoerenda,reconhecendoqueoenfrentamentodo problemanãopodeselimitaraaçõesisoladas.
A maior parte dos dados apresentados nesta seção está disponível no painel de indicadores do sitio eletrônicodoObservatórioCapixabadeInformaçõessobreDrogas-Ocid,queéatualizadomensalmente. Os demais são obtidos por meio de monitoramento interno da Sesd. Em todos os casos em que os dados estiverematualizadosmensalmentenoOcid,estainformaçãoconstaránoitem"Fonte"doindicador Em2023,oProgramapassouacoletarnovasinformaçõessobreaspessoasatendidasnosCAADS,gerando informaçõescomofaixaetária,raça/cor,escolaridadeerenda.
PerfildoPúblicoBeneficiário
Somando-se suas três unidades, o CAAD registrou o atendimento de 3.467 pessoas, sendo 2.606 (75,16%) eram pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas em busca de acolhimento acompanhamentoeorestanteeraformadoporfamiliares. e Perfildopúblico15
Carlos Lopes é sociólogo, Doutorando em Ciências Sociais (UFES) e Subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas no EspíritoSanto
CONSELHO MUNICIPAL SOBRE DROGAS E SUAS PROPOSTAS
Diantedeesforçosdarepreensãopolicialaotráficodedrogas,olhamososenárioetemosa sensação de que falta recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes na prevenção e tratamento. Os municípios encontram dificuldades em planejar ações mais assertivas que cheguem a quem de fato vive em vulnerabilidade social exposto a ser candidatoadependênciaquímicaeaotráfico.
Os recursos humanos existem, pois tem muita gente de boa índole querendo de alguma forma ajudar. Existem também os recursos financeiros para incentivo e custeio das ações. O que nãoexisteemmuitascidadeséoplanejamentoeorganizaçãodestasações.
O Conselho Municipal sobre drogas é um instrumento fundamental na formulação, implementaçãoeacompanhamentodepolíticaspúblicasvoltadasparaaprevenção,tratamentoe reinserção social de pessoas que sofrem com o uso abusivo de substâncias psicoativas. Tem o objetivo de propor, acompanhar e implementar políticas públicas voltadas para a prevenção, combateetratamentodadependênciaquímica.
Os Conselhos Municipais são órgãos colegiados, compostos por representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades especializadas, que atuam na promoção de políticas públicas relacionadas ao uso de drogas. Eles funcionam como espaços de diálogo, articulação e planejamento, buscando integrar suas ações, com atuação pautada pela intersetorialidade, envolvendoáreascomosaúde,educação,assistênciasocial,segurançapúblicaejustiça. Noentanto,paraqueessesconselhoscumpramplenamenteseupapel,énecessárioqueagestão domunicípioseempenhenoapoiomaciço,poisalutacontraadependênciaquímicaécomplexae exigeoengajamentodetodosossetoresdasociedade.
Atualmente o Pastor é escritor de 07 livros amplamente conhecidos e já esteve em 30 países pregando o Evangelho.ObtevebachareladoemTeologiaehojeémestreemCiênciasdasReligiões.
OPr.SidneyécasadocomaPastoraEli-RuamaquenasceunoBrasil,mascresceuemMoçambiquenaÁfrica ondeteveexperiênciascomDeusnocampomissionário.Jáviajoupara15paísespregandoelevandooamorde Cristo.FezaescoladoCTMDTdaLagoinhaeobtevebachareladoemTeologia. O casal tem 03 filhos Malik Emmanuel, Eloáh eAliceAyla. E sonham em contribuir com a transformação da sociedade atual, não somente para os seus filhos, mas para as pessoas que precisam conhecer o evangelho e o quantooamordeDeustransformaerestauravidas.SomosResgatadosParaContar
No ano de 2019 depois de ter viajado dezenas de países conhecendo a realidade politica, social e espiritual da populaçãoporondepassavam,Deusfezumchamadoaocasalparatreinareequiparumageraçãodecristãospara impactarnãosomenteoBrasil,masomundocomumevangelhoprático,criativoeeficiente.
Dessa forma, surge o Ministério Internacional Resgatado Para Contar - MIRC, um lugar de treinamento, capacitação de pessoas que são escolhidas para transformar a realidade do Brasil e outras nações. É um movimento global que vai além das placas de Igrejas, com a missão de ser Igreja nos lugares mais sofridos do mundo,compessoasqueforamresgatadasdastrevasparaseremagentesdeboasnovas.
NoMIRCosalunossãoprivilegiadoscomumaestruturadeescola,comacessoascomunidadesperiféricas,por meiodeprojetossociaiseassim,serãopreparadosatravésdeaulasespecificascomosseguintestemas:Ocristãoe aCidadania;Liderança;MídiaeCaptaçãodeRecursos;Idiomas;PanoramadoAntigoTestamento;Panoramado Novo Testamento; Ética Crista; Evangelismo; Aconselhamento Bíblico; Missão Nacional e Transcultural; Homiletica;PanoramadasReligiõesdoMundo;IdentidadeCrista;HistóriadaIgrejaeTeatro.