Destino: Futuro – 20 anos da Associação Comunitária Despertar

Page 26

A primeira história é a de uma jovem professora, nascida em Limeira, interior de São Paulo. Ela tinha por costume pegar carona no velho caminhão carregado de leite recolhido dos sítios e fazendas da região. Era o início da década de 1960, os caminhões, bem mais rústicos que os de hoje, e nossa personagem chacoalhava junto com as garrafas de leite e o motorista pela estrada de terra esburacada. A professora se chamava Nanci Gorni, tinha 17 anos, e sempre levava uma caneca na bolsa para, na hora de descer, receber o leite oferecido pelo motorista.

24

Em uma pequena encruzilhada da estrada, ela descia do caminhão e aguardava o aluno que a levaria em seu burro até a escola mista da Fazenda Santa Lourdes, na zona rural de Herculândia, vizinha a Tupã, onde viveu parte de sua juventude. “Eu não teria aprendido a amar tanto meu ofício de professora se não tivesse seguido para as minhas aulas, durante tanto tempo e ainda tão jovem, no lombo de um burro, junto com meu aluno; vivenciando as dificuldades, a pobreza e o tremendo esforço daqueles meninos e meninas lá da roça”, diz Nanci. Especializou-se em educação infantil e em 1970 em pedagogia e, desde sempre, foi professora em escolas públicas. Esta é uma das sementes das quais brotou a Despertar, plantada em algum ponto das estradas de barro do interior de São Paulo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.