JORNAL VIDA BRASIL TEXAS, EDIÇÃO JANEIRO DE 2023.

Page 1

ADEUS REI PELÉ

Ano 30 - Edição - Janeiro / 2023 - USA / Houston, Dallas, S. Antonio, Austin, McALLen, El Paso / Brasil - Rio , S. Paulo / Mexico, Guadalajara.

Saiba quem são as pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

Um dos momentos mais aguardados na cerimônia de posse neste domingo (1º), o da entrega da faixa presencial, emocionou o público presente na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao exterior pouco antes do fim do mandato, havia muita expectativa e especulações sobre quem passaria a faixa a Lula no ritual tradicionalmente realizado no alto da rampa do Palácio do Planalto. A equipe organizadora da posse, liderada pela primeira-dama Janja da Silva, optou por um ato carregado de simbolismo. Um grupo oito de pessoas representativas da sociedade brasileira subiu a rampa ao lado do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. No alto da rampa, a faixa presidencial passou de mão em mão até ser entregue a Lula por uma mulher negra catadora de materiais recicláveis. No grupo, havia ainda uma criança negra, uma pessoa com deficiência, o cacique Raoni, líder indígena reconhecido internacionalmente, e pessoas que participaram da vigília permanente durante os 580 dias que Lula permaneceu preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.

Os brasileiros que subiram a rampa do Planalto e colocaram a faixa em Lula, 39º presidente da República do Brasil, são:

Francisco Carlos do Nascimento, uma criança negra de 10 anos, moradora de Itaquera, periferia de São Paulo. É corintiano roxo, faz natação e, em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1ª Região).

Em 2019, participou em Curitiba da vigília pela liberdade do então ex-presidente Lula, com o qual se encontrou, em outra ocasião, em São Paulo. Francisco é filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais. Depois de assistir ao filme que conta a vida do presidente Lula e com a atenção e carinho que recebeu do presidente no Natal dos catadores, Francisco diz que também pode ser presidente.

Aline Sousa, de 33 anos, catadora de recicláveis desde os 14 anos, terceira geração de catadores na família. A mãe e a avó materna de Aline são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de filhos sete filhos, Aline atuou na direção da Rede Centecoop-DF. ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013, representando os catadores do Distrito Federal.

Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Coube a Aine receber a faixa das outras pessoas e vesti-la em Lula.

Aos 90 anos, o cacique Raoni Metuktire dedica sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta e tem grande reconhecimento internacional. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC Paulista desde os 18 anos. Atualmente trabalha na Delga, no município paulista de Diadema, onde nasceu. Wessley é casado e tem dois filhos. Formou-se em educação física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, é professor, formado em letras português e inglês e mora em Curitiba. Foi professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana, em Bogotá, capital da Colômbia, entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, Estados Unidos entre 2021 e 2022.

A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, paranaense nascida em Palotina, dedicou sua vida à cozinha e contribuiu voluntariamente na Vigília Lula Livre, durante o período em que Lula esteve preso em Curitiba.

O influencer Ivan Baron é um jovem potiguar que tem paralisia cerebral. É referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da inclusão. Com forte presença nas redes sociais, Baron publica conteúdos educativos sobre direitos, curiosidades e temas de interesse de pessoas com deficiência e para o público em geral se informar melhor e trabalhar contra o preconceito.

Flávio Pereira, de 50 anos, é natural de Pinhalão, no Paraná. Trabalha como artesão e esteve na vigília Lula Livre nos 580 dias da prisão de Lula em Curitiba, ajudando em atividades do cotidiano.

Líder indígena e pessoa com deficiência protagonizam cerimônia Fonte foto - https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/saiba-quem-sao-pessoas-que-entregaram-faixa-presidencial-lula

Esta foto marca um momento único na minha vida. Foi em Dallas, Texas, meses antes do mundial nos Estados Unidos 1994. O Rei, participava de um evento relacionado a Copa do Mundo e dava uma conferência, eu estava nas últimas cadeiras do salão, como normal a maioria presentes eram americanos. Ao terminar ele saiu conversando com os repórteres, então, me olhando e rindo veio em minha direção, me deu um abraço e disse: “Tudo bem? Como vão seus times?” Eu, surpreso, respondi emocionado com um grande abraço e pedi para tirar uma foto.

Na sequência, no bate-papo durante uns 10 minutos, só eu e ele, descobri que ele sabia tudo sobre o meu trabalho no Texas, as informações

pelos seus auxiliares do escritório em Nova York. O Rei lembrou de mim e dos times que eu havia jogado no Brasil. Ele

quando eu disse que era o treinador da Seleção do Sul do Estado Texas. Depois deste dia, fiquei uma semana sem

em paz, REI dos REIS! Sr. Edson Arantes do Nascimento, PELÉ.

ADEUS REI PELÉ

Depoimentos

Dr. Badeco, ex América do Rio e Portuguesa de Desporto

PELÉ, como é difícil falar sobre o nosso eterno Rei do futebol, pois ele foi perfeito nesta arte ,ele carregava a bola com mestria, ora com a perna direita ora com a perna esquerda tornando difícil a roubada da bola, ainda bem que o marquei no final de carreira no Brasil, sao momentos que minha memória não esquece, atrelado a glória ter sido Campeão Paulista de 1973,título dividido entre Associação Portuguesa de Desporto e Santos Futebol Clube do nosso ETERNO REI PELÉ. OBRIGADO REI PELÉ.

Editorial EDITOR Sergio Lima * COLABORADORES Claudio Teixera Valter Aleixo Luiza Rosalen Adinaldo Souza Ariel Seleme * PRIMEIRA EDIÇÃO 7 de Setembro de 1992 em Houston Texas, USA. * EMAIL vidabrasil@hotmail. com * TELEFONE 5519 - 991754473
foram dadas ficou super feliz dormir direito. Descanse
ADEUS REI PELÉ

Depoimentos

ADEUS REI PELÉ
Fonte foto - https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/nene-belarmino-1608

Jogar com o Pelé foi a coisa mais sublime que tive na minha carreira aos 17 anos fazer parte da cortre-do Rei foi magnífico. Porque já era o Rei Pelé. O Edson morreu mais o Pelé será ETERNO.

Ex jogador Crac Nene - Berlarmino Junior
LUTO

Dr. Estevão Silva – Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN.

O Jornal Vida Brasil Texas tem o prazer de entrevistar a Associação Nacional da Advocacia Negra –ANAN, na pessoa de seu presidente Dr. Estevão Silva.

Estevão André Silva nascido na cidade de Carapicuíba, São Paulo, advogado há 11 anos, jornalista e músico pianista, graduado em Direito pela UNESP. Lançou o livro: “Vozes Emergentes: Educação e questões Étnicos Raciais” – 2016. É proprietário do escritório “Estevão Silva Advogados Associados”.

No ano de 2012, em parceria com o Dr. Osmar T. Gaspar e Dr. Jeferson Cellos fundaram a ONG “Clã da Negritude”, grupo de combate a toda forma de racismo e a discriminação, em 2016 fundou a Associação Nacional da Advocacia Negra –ANAN, sendo o atual presidente-fundador.

Por Adinaldo Souza A) Ricardo Florentino Brito – Coordenador da ANAN (Região Sul) – B) Débora Ribeiro – Representante da ANAN (São Paulo) – C) Yunus Mustafá – Coordenação da ANAN (Região Sudeste) – D) Bruna Simeão – Coordenação da ANAN (Região Nordeste) – E) Geraldo Santos – Representante da ANAN (Rio de Janeiro) – F) Luciana Ribeiro da Silva (Vice presidente Nacional da ANAN) – G) Edna Teresinha Ramos – Coordenação da ANAN (Região Norte) – H) Lívia Gonzaga (Psicóloga da ANAN) – I) Derani de Souza (Diretora financeiro)

Entrevista

VB - Quando surgiu a Associação Nacional da Advocacia Negra e qual a razão do seu surgimento?

R - A Associação Nacional da Advocacia Negra nasce de um grupo de ativistas das mais diversas áreas chamado Clã da Negritude. O Clã se dedica a defesa e empoderamento da população negra, somos um grupo interdisciplinar formado por grandes lideranças do movimento negro. No Clã da negritude nós tinhamos um grupo de advogados que atuam na defesa dos direitos das pessoas negras, especialmente aqueles que eram vitimas de racismo e discriminação. Após alguns anos fazendo a defesa da população negra, percebo que os advogados negros que estavam defendendo outros negros também precisam de alguém que os defendesse. Neste momento resolvo criar um grupo de advogados que pudessem se dedicar a defesa dos advogados e advogadas negras, assim nasceu a ANAN, um grupo de advogados negros que pudesse se posicionar da defesa destes profissionais negros que, embora fossem advogados também sofrem os mais diversos tipos de ataques à sua profissão, às suas prerrogativas e até mesmo ao seu direito de exercer a defesa dos seus clientes. Desta forma a ANAN de modo muito espontânea e natural- precisamos de um grupo para fazer a defesa dos advogados negros, então vamos criar a Associação dos Advogados Negros, assim ela foi chamado por alguns meses, até que diversos advogados(as) de outros estados quiseram se juntar a nós de São Paulo e, a Associação dos Advogados Negros, se transformou em a Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN.

VB - O próprio nome indica ser uma instituição de cunho nacional, portanto imagina-se haver uma sede administrativa e suas correlatas regionais, por favor discorra sobre o formato da ANAN?

R - A ANAN por ser uma instituição de abrangência nacional, tem sua sede

administrativa na cidade de São Paulo, no futuro pretendemos mudar nossa sede administrativa para Brasília- DF, isso facilitará muito a comunicação que a ANAN precisa ter com outros atores do cenário jurídico-político, compreendemos Brasília como um lugar estratégico, ainda não foi possível fazermos esta mudança, por isso permanecemos em SP. De toda sorte São Paulo é uma das maiores megalópoles do Planeta, essa sede provisória centraliza as ações de âmbito nacional e concentra além da estrutura administrativa, jurídica e financeira da ANAN, também o seu corpo fiscalizador. Além dessa a ANAN devido à grande extensão territorial do Brasil, está dividida em Coordenadorias Regionais que são sedes administrativas regionais encabeçadas por 5 Coordenadores Regionais, os quais, direcionam e supervisionam juntamente com suas equipes, as ações da ANAN à nível Regional. Entende se por Região uma divisão geográfica que contém nela estados da Federação Brasileira, ei-as: Sudeste, Sul, Centro Oeste, Norte e Nordeste. Cada estado da federação tem sua Representação Estadual, sendo essa a sede administrativa de cada estado brasileiro, dirigida pela figura do Presidentes Estaduais e seu corpo diretivo os quais são responsáveis pela administração da ANAN a nível estadual. Essa maneira de administração permitiu a ANAN obter em curto período de tempo um crescimento e expansão bastante organizado e coeso, eis que, tornou a administração da ANAN alinhada às características de cada estado, e estes integrados à sua região, onde convergem características e necessidades semelhantes, e por fim uma a Diretoria Nacional da ANAN integrando e direcionando toda a estrutura.

VB - Quais são os propósitos da ANAN estabelecidos em seu Estatuto?

R - O propósito da ANAN é unir, capacitar e empoderar a Advocacia Negra, e subsidiariamente a população negra, capazes de reconhecerem a sua singularidade enquanto povo negro, de modo a assegurar e direcionar a classe em defesa de sua identidade étnico-racial por meio de uma política de valorização e fortalecimento destes perante enquanto membros de uma entidade de classe e para a sociedade. Defendendo os princípios resguardados na Constituição, em especial o direito de ser tratado dignidade humana, o que implica em igualdade de direitos, respeito e representatividade. Sobretudo, como meio de apreciação do Direitos Humanos.

A advocacia negra em muito tem esta necessidade em detrimento do falho processo de abolição da escravatura que até hoje permeia em nossa sociedade esses resquícios. Unir o meio jurídico compostos por pessoas de resistência enquanto um povo, é mais que necessário. É um ato de sobrevivência, de luta e autorreconhecimento, reafirmação e de pertencimento social e de classe. Este é o nosso propósito.

VB - Qual o número de advogados(as) associados(as) da ANAN e que estimativa ela tem do número destes profissionais em território nacional ainda não associados e quais os critérios para associar-se?

R - Atualmente a ANAN conta com um média de 10 a 12 mil advogados, estudantes de direitos e bacharéis, devido ao número de pessoas que não fazem parte das áreas jurídicas e desejam se associar a ANAN abrimos a categoria do apoiador (ANAN-A). Estas pessoas integram uma lista especial da ANAN, pois são pessoas que mesmo não sendo beneficiadas diretamente das atividades da ANAN apoiam e contribuem com nossas atividades.

VB - A ANAN tem conhecimento do número de advogados(as) negros(as) inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil e caso desconheça há alguma razão para tal?

R - Na verdade, a OAB possui todos os advogados inscritos nela, contudo, apenas uma pequena parcela, hoje, sente-se, ou verdadeiramente é representada por ela e falamos não só de advogados negros. Contudo, estes são a maioria dos que não estão representados no sistema OAB.

E ela inclusive é sabedora da existência do racismo estrutural que vivemos no Brasil e institucional que há em si, pois este não é um problema restrito a OAB, mas a sociedade brasileira em geral. A Ordem dos Advogados do Brasil sendo parte desta sociedade, também reproduz tal racismo. Ela inclusive tentou a inclusão dos advogados negros, quando determinou a auto declaração de cor e posteriormente a Resolução 05/2020, para garantir 30% de advogados negros em todas as esferas administrativas de seus quadros, contudo, seus próprios regimentos e estatutos deixaram brechas para as fraudes e o famoso “jeitinho brasileiro”, que permitiu burlar, sem cumprir e, posteriormente, punir, aqueles que fraudaram as determinações da própria OAB.

A ANAN foi a principal opositora e quem agiu em prol dos advogados negros. Já a OAB, mesmo recebendo diversas denúncias formais, preferiu se omitir ou se render as brechas legais que permitiram as fraudes. Desta forma, sim, mesmo que a OAB tenha tentado combater o seu próprio racismo institucional, instituições são constituidas por pessoas e as pessoas ainda precisam de letramento racial. A ANAN é um dos braços dos movimentos sociais que vem lutando para combater tanto o racismo estrutural quanto institucional, e neste caso, especificamente na instituição que detem o monopólio da advocacia brasileira. Algumas seccionais da OAB, iniciarem um censo para saber quantos advogados negros existem em seus Estados, ocorre que este censo foi é amplamente divulgado e a OAB não franqueou a ANAN o resultado deste censo, nem os próprios diretoras e presidentes da comissões da OAB sabem o resultado deste censo.

VB - Tendo em vista que a OAB possui uma considerável parcela de advogados(as) negro(as) nela inscritos e por se supor ser ela sabedora da existência do racismo estrutural e institucional reinante em nosso país, pergunto: Caso a OAB tivesse em suas pautas o combate pragmático, efetivo e cotidiano contra o racismo nas esferas de ação dos Advogados(as) negros(as), pergunto: Ainda assim haveria a necessidade da existência da ANAN, se sim, por que?

R - Com certeza haveria necessidade da existência da ANAN, isto pois, A ANAN primordialmente é uma entidade de fortalecimento da Advocacia Negra através de formação e Informação, a ANAN investe pesadamente no preparo, aprimoramento e formação profissional e acadêmica de seus associados oferecendo palestras de altíssimo nível, cursos de especialização e formação complementar, palestras, simpósios, acompanhamento psicológico, inserção dos associados no mercado de trabalho, ensino de línguas, pesquisas científicas, preparo e publicação de artigos, boletins informativos, ações de fomento à advocacia negra dentre outros. Apesar de à primeira vista muitas pessoas terem a visão de que a ANAN é uma instituição de combate ao racismo, este é apenas uma de suas muitas pautas. Mesmo que a OAB conseguisse erradicar o racismo na advocacia e judiciário, mesmo que o racismo desaparecesse do Brasil em todas as esferas, ainda sim a ANAN teria necessidade de existir e continuaria com sua importante atuação. Além das acima citadas a ANAN é uma instituição de representação de um coletivo que inclui inúmeros indivíduos das mais diversas áreas de atuação organizados e militantes na causa da Advocacia Negra. Advocacia Negra é um todo com muitas frentes de atuação sendo a luta contra o racismo e intolerância contra negros e quaisquer outras minorias uma parte desse todo.

No Brasil vivemos em uma sociedade racista, muito embora os individuos e instituições costumam ter a mais absoluta convicção de que não o são, mas as atitudes diárias vividas pela grande parte da população negra e, também noticiada diariamente nos meios de comunicação acabam revelando o contrario. Se hipoteticamente o mundo ideal existisse com igualdade racial em nossa entidade de classe, entendo que atuação da ANAN seria pra alem da representação da advocacia negra, pois alem de apoiar e fomentar a advocacia negra. Aí entendo que seu papel seria dar suporte a outros movimentos negros e coletivos, objetivando a busca pelos direitos dos mais vulneraveis dentro da sociedade brasileira. Saliente-se que houve a instituição da Resolução 5/20 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que alterou o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia para estabelecer a politica de cotas raciais para negros no percentual de 30% nas eleições de 2021 . Tal passo foi importantíssimo, especialmente quanto se analisa, mesmo que superficialmente, as fotos das inúmeras SECCIONAIS e SUBSEÇÕES do Pais. Há “cores” nas fotos .

Mesmo que a OAB estivesse munida de políticas efetivas, a presença da ANAN na sociedade civil organizada seria imprescindível, pois ela iria direcionar de forma apurada as questões afetas a essa parcela de associados, assim como as associações específicas. A Advocacia Negra tem que se fazer presente e representada de forma institucionalizada.

A presença da ANAN no cenário tem como objetivo, não concorrer com a OAB ou diminuir sua importância ( ao contrario da apropriação cultural ) , mas sim contribuir com a formação e ascensão, técnica, financeira, cultura e histórica desta parcela de advogadas e advogados. A história de outros países, especialmente dos EUA, demonstra que a organização de coletivos é primordial para pleitear demandas específicas que ecoam na sociedade. Os movimentos dos direitos civils do século XX, são sem sombra de dúvidas marcos exponenciais para a conquista de direitos fundamentais, especialmente da população afrodescendente. Quando os movimentos que são segregados, eles são destacados, de forma que os integrantes se identifiquem, possibilitando que haja um compartilhamento de experiências. Não se trata de destacar qual grupo detém maior ou menor importância, mas sim, possibilitar que os iguais se identifiquem e possam contribuir com a inclusão de pautas para discussões.

VB - Há desde sempre no Brasil um fenômeno que se manifesta contra a população negra e que podemos denominar de “apropriação”. Ele se faz presente na história, nos costumes e na cultura e tem como eficácia invisibilizar o protagonismo negro sem qualquer contrapartida; à exemplo das escolas de samba, das religiões de matriz africana, do futebol, etc..., pergunto: A ANAN vê alguma correlação deste fenômeno também sobre as leis de cotas existentes em nosso país? Se sim, a punição não deveria ser exemplar por tratar-se de transgressão a lei, abrangendo inclusive os que contribuem com os infratores?

ES - Qualquer elemento de apropriação só é aceito e assimilado pela cultura dominante depois de ser submetido a um processo de depuração, de esvaziamento de significados e apagamento dos traços e de sua cultura de origem. Nesse sentido, invisibilizar ou até mesmo diminuir os significados, inclusive religiosos, de objetos, figuras, danças e rituais são formas de apropriação cultural, que após isso, são transformadas em produtos comerciais com foco maior no consumo do que na cultura. Um exemplo é o Berimbau. Instrumento essencial para rituais de origem africanda, dentre eles a capoeira,. que por vezes é adquirido pelo “turista” somete como uma lembrança ou adorno da terra boa ( por vezes estado da Bahia ), sem informação alguma sobre a sua origem, uso, finalidade dentro da cultura africana. Por outro lado, é fácil encontrar em definições da internet, com primeiro houve um interesse comercial por esse produto, para somente após ser utilizado na capoeira.

A Lei de cotas ( 12.711/2012 ) reserva nas instituições de ensino superior vinculadas ao Ministério da Educação, o percentual de 50% das vagas aos estudantes oriundos de família com baixa renda. E ainda, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, na proporção do Estado, haverá reserva a esses estudantes. Há estudos que demonstram o comprometimento dos alunos contemplados com as cotas, com o bom desempenho durante o curso, como por exemplo https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/6125 . Dessa forma, diminuir o comprometimento e capacidade desse alunos, se assemelha com as características da apropriação cultural. Dessa forma a ANAN compreende sim que há uma correlação direta nas leis de cotas, inclusive com o fortíssimo lobby para que não sejam revalidadas, sob os inúmeros argumentos, dentre eles meritrocacia.

A punição deve ser exemplar. Contudo, parafraseando Abidias do Nascimento, a apropriação cultural, em que pese poder ser considerada um genocídio, porque mata e apaga a cultura de um povo, não é tipificada como crime . Dessa forma, cabe a ANAN, bem como os demais atores da sociedade civil organizada, combater esse fenômeno tal maldoso para a nossa cultura, bem como para as futuras gerações, que poderão ser beneficiadas com a manutenção e ampliação das cotas raciais.

VB - Caso a ANAN queira discorrer sobre algo mais que não foi contemplado nas perguntas, sinta-se a vontade para fazê-lo.

ES - A ANAN é pioneira na organização, articulação e posicionamento da advocacia negra no Brasil, vale dizer que, embora a ANAN seja pioneira no Brasil em outros países como EUA, Europa e até mesmo no continente africano existem diversas organizações de profissionais da área jurídica negra, contudo, o grande diferencial e sobressalta da ANAN frente a estas organizações internacionais é que a ANAN se posiciona como organização que representa uma classe em todo o território nacional, outro destaque a ANAN é que não nos limitamos a atuar apenas na defesa dos direitos da profissionais das áreas jurídicas a ANAN também se destaca na defesa da população negra, por educação, saúde, moradia, liberdade e outros direitos fundamentais a dignidade humano, com isso a ANAN é indiscutivelmente a uma organização muito a frente do seu tempo. A ninguém mais do que nós advocacia negra estamos habilitados a fazer a defesa da população negra em toda e qualquer área.

Petrobras e Águas do Rio assinam acordos

para implantação dos maiores projetos industriais de reúso de água no Brasil

REDUC e Polo Gaslub, no RJ, deverão ser abastecidos por volume anual de mais de 28 milhões de m3 de água

A Petrobras e a Águas do Rio, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, assinaram acordos para que as operações industriais da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e no Polo Gaslub, em Itaboraí, ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, passem a ser abastecidas com água de reúso.

Os acordos preveem que após a formalização dos contratos definitivos e implantação dos projetos, um volume anual de pelo menos 28.908.000 m3 de água, suficientes para o abastecimento de uma cidade de 250 mil habitantes, e serão os maiores projetos de reúso industrial até o momento no Brasil.

“Acreditamos que o avanço nesses acordos permite que a Petrobras siga em seu compromisso de reduzir a captação de água doce em suas operações nos próximos anos. A companhia tem atuado no tema de segurança hídrica tanto adotando projetos de reúso de água em suas operações e tratamento de efluentes, como no patrocínio a projetos de conservação de nascentes e mata ciliar”, afirma o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa.

“A utilização da água de reúso em processos industriais está alinhada às melhores práticas globais e demonstra o compromisso da empresa com a agenda 2030, da ONU. Garante um melhor aproveitamento dos recursos naturais e a segurança hídrica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro sem impactar no desenvolvimento das indústrias.

Esse modelo sustentável deve ser replicado. Por isso, celebramos o acordo com a Petrobras, para o crescimento econômico do polo industrial, otimizando o uso dos recursos naturais e garantindo a disponibilidade para os mais vulneráveis desse recurso essencial à vida”, explica Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

REDUC abastecida exclusivamente por reúso

No caso da REDUC, foi assinado contrato formalizando a atuação da Águas do Rio para a captação e fornecimento, via adutoras de propriedade da Petrobras, de 3.300 m³/h (três mil e trezentos metros cúbicos por hora) de água para a REDUC e outras unidades industriais atendidas pelo mesmo sistema. O mesmo contrato também formalizou a intenção das partes em avançar em entendimentos para que a Águas do Rio passe a fornecer água de reúso para a REDUC a partir de 2024. Com isso, a refinaria passará a usar exclusivamente água de reúso em seus processos industriais, deixando de captar água dos sistemas do Guandu e Saracuruna.

No Polo GASLUB, onde a Petrobras está concluindo o Projeto Integrado Rota 3, que envolve a Unidade de Processamento de Gás de Itaboraí, e onde a companhia está avançando com os projetos de produção de lubrificantes avançados, diesel de ultra-baixo teor de enxofre, querosene de aviação e geração térmica, Petrobras e Águas do Rio assinaram memorando de entendimentos visando negociação de acordos para que o GASLUB passe a receber, em seus projetos atuais e futuros, até 3.940 m3/h de água de reúso. Com os acordos firmados, a Águas do Rio pretende adiantar os seus compromissos de investimentos na Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo, com benefícios diretos nas metas de despoluição da Baía de Guanabara.

Ambos os projetos estão alinhados às ambições e compromissos ASG –Ambiental, Social e Governança - destacados no Plano Estratégico 202327 da Petrobras. A Petrobras tem como uma de suas metas ASG reduzir em até 40% o volume de captação de água doce em suas operações até o ano de 2030. A empresa tem ampliado a adoção de água de reuso em suas operações industriais e projeta reduzir em cerca de 60 milhões de metros cúbicos de água doce captados por ano em suas operações até 2030.

https://www.agenciapetrobras.com.br/pt/sustentabilidade/petrobras-e-aguas-do-rio-assinam-acordos-para-implantacao-dos-maiores-projetos-industriais-de-reuso-de-agua-no-brasil-21-12-2022/

Fonte foto -

Você sabia?

Soluços, Dores e Estalos. De Onde eles Vêm?

expressão vem do inglês honeymoon. Na Irlanda, na Idade Média, os jovens recém-casados tinham o costume de tomar uma bebida fermentada chamada mead – ou hidromel, composta de água, mel, malte, levedo, entre outros ingredientes. O mel era considerado uma fonte de vida, com propriedades afrodisíacas. A bebida deveria ser consumida durante um mês (ou uma lua). Por essa razão, esse período passou a ser chamado de “lua de mel”.

Casa da mãe Joana

expressão “casa da mãe Joana” alude a um lugar em que vale tudo, onde todo mundo pode entrar, mandar, uma espécie de grau zero de organização. A mulher que deu nome a tal casa viveu no século 14. Joana era condessa de Provença e rainha de Nápoles (Itália). Teve a vida cheia de confusões. Em 1347, aos 21 anos, regulamentou os bordéis da cidade de Avignon, onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar”. “Casa da mãe Joana” virou sinônimo de prostíbulo, de lugar onde impera a bagunça.

Chegar de mãos abanando

expressão está relacionada com os imigrantes que chegavam ao Brasil no século 19. Eles costumavam trazer da Europa ferramentas para o cultivo da terra, como foices e enxadas, além de animais, como vacas e porcos. Uma ferramenta poderia indicar uma profissão, uma habilidade, demonstrava disposição para o trabalho. O contrário, chegar de mãos abanando, indicava preguiça. Atualmente, quando uma pessoa vai a uma festa, mandam os bons modos que leve um presente. Se não o faz, diz-se que “chegou com as mãos abanando”.

1 Por que ao comer alimentos gelados a cabeça às vezes dói?

Esses alimentos causam um superestímulo nos nervos do céu da boca, mas a sensação de dor vem da cabeça porque é lá que está a matriz nervosa. Os especialistas dizem que os indivíduos que sofrem de enxaqueca estão mais propensos a sentir esse tipo de dor. Eles ensinam também que, para reduzir o impacto dos alimentos gelados no sistema nervoso, a melhor tática é ingeri-los a uma velocidade mais lenta.

2 O que causa o soluço?

Os cientistas concluíram que os casos mais comuns de soluço se originam de quatro situações: comida em excesso, ingestão de álcool, estado de agitação e stress. Elas tendem a provocar duas reações concomitantes no corpo: levam a um hiperestímulo do nervo responsável pelo comando do diafragma, que por sua vez passa a se contrair de forma descontrolada, e fazem a glote (aquela parte da laringe onde as cordas vocais estão localizadas) se fechar. O resultado dessas alterações físicas é o soluço. Para livrar-se dele, os especialistas não sugerem nada além de velhas soluções caseiras: segurar a respiração ou beber água gelada.

3 Por que o número de pessoas doentes é maior no inverno?

Há duas explicações para esse fenômeno. A primeira é que no inverno as pessoas tendem a permanecer em casa, onde a circulação de ar é mais restrita do que nos ambientes abertos. A probabilidade de se tomar contato com algum vírus nesse tipo de situação é naturalmente maior. A segunda razão para a incidência de mais doentes no inverno é que o ar se torna menos úmido nessa época do ano, o que faz secar as vias nasais. Segundo os especialistas, com isso as pessoas ficam mais vulneráveis a uma invasão viral.

4 Por que as pálpebras tremem involuntariamente?

A tremedeira descontrolada das pálpebras é resultado de uma falha na transmissão dos impulsos nervosos que chegam aos músculos ao redor dos olhos. Os especialistas afirmam que tal sintoma está quase sempre relacionado a stress, fadiga ou insônia – e desaparece sozinho. Em raros casos, o tremor freqüente das pálpebras pode sinalizar algo mais sério, como a esclerose múltipla ou a presença de um tumor.

5 Por que as mulheres têm as mãos e os pés mais frios do que os homens?

A explicação é que os nervos responsáveis pelo controle da corrente sanguínea nas mãos e nos pés são mais sensíveis nas mulheres do que nos homens. Na prática, quando a temperatura ambiente cai, os vasos sanguíneos femininos se contraem mais, o que dificulta a circulação nas extremidades do corpo. Outro fator que ajuda a esclarecer a questão é que as mulheres apresentam pressão sanguínea mais baixa do que a dos homens. Quando faz frio, a pressão delas cai ainda mais. Isso provoca um redirecionamento do sangue para os órgãos vitais. O resultado é que os pés e as mãos ficam menos irrigados de sangue e, portanto, mais gelados.

6 Por que os lábios tendem a afinar quando envelhecemos?

Isso acontece porque a produção natural de colágeno – proteína que dá sustentação à pele e confere aos lábios o efeito “carnudo” – se reduz gradativamente conforme os indivíduos ficam mais velhos. Um fator que acelera a perda de colágeno, e que contribui para o afinamento dos lábios, é a exposição freqüente aos raios ultravioleta do sol. Segundo os dermatologistas ouvidos por VEJA, a melhor maneira de evitar isso é usar um protetor labial com filtro solar.

7 Por que os adolescentes dormem até mais tarde?

Uma das principais teorias para esse fenômeno é que na adolescência a melatonina –hormônio que regula o ciclo do sono – passa a ser liberada mais tarde, por volta das 21 horas, e não no princípio da noite, como ocorre com as crianças. Isso faz com que muitos jovens tenham dificuldade de adormecer antes das 23 horas. Como nesse estágio da vida o período médio de sono é de nove horas, os adolescentes compensam dormindo mais pela manhã. Outra teoria sobre o assunto avança no campo sociológico: segundo ela, os jovens acordam mais tarde como resultado de uma profunda mudança de hábitos nessa fase da vida.

8 Por que o cotovelo dá choque?

A origem dessa sensação vem de um nervo espesso e bastante sensível que reveste os ossos do cotovelo. Trata-se do nervo cubital. Ao ser estimulado – quando o cotovelo bate em uma mesa, por exemplo –, ele produz a sensação de choque e, às vezes, de dor. A incidência do “choque no cotovelo” é maior entre os magros. A razão é que eles têm menos gordura na região para amortecer a pancada e com isso evitar que o nervo cubital seja atingido.

9 Por que há pessoas com dentes mais brancos do que outras?

O tom dos dentes é determinado pela herança genética de cada um, da mesma forma como a cor dos olhos ou a dos cabelos. Há, no entanto, fatores externos que contribuem para o escurecimento dos dentes. Os cientistas concluíram que o consumo freqüente de alguns líquidos – como café, chá, refrigerantes e vinho tinto – faz aumentar a probabilidade de os dentes se tornarem mais escuros. O mesmo acontece em relação ao cigarro. Em alguns casos, uma limpeza odontológica pode ajudar a restabelecer a cor original dos dentes. Em outras ocasiões, é necessário o uso de um produto clareador ou de procedimento clínico específico para branqueá-los.

10 Por que as juntas

estalam?

Pela falta de um lubrificante natural produzido nas cavidades que amortecem o contato entre os ossos. A ausência da tal substância faz com que as articulações fiquem grudadas. Ao se alongarem as juntas, elas se separam e produzem o som do estalo. Ao contrário do que afirma a crença popular, os cientistas asseguram que isso está longe de provocar doenças, como a artrite. Por outro lado, não tem efeito positivo para o corpo. A sensação de bem-estar que algumas pessoas descrevem após o estalo é psicológica – e não física.

Lua
Fonte - https://www.vocesabia.net/lingua_portuguesa/origem-das-expressoes/
Fonte - https://www.vocesabia.net/

Petrobras inicia processo de contratação de plataformas P-84 e P-85

Unidades terão conceito All Electric voltado à redução de emissões

A Petrobras iniciou o processo de contratação de duas unidades de produção do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) para as jazidas compartilhadas de Atapu e Sépia, com previsão de recebimento das propostas em julho de 2023 e início da produção em 2028.

Após a segunda rodada de licitação dos volumes excedentes da cessão onerosa, a Petrobras, operadora, passou a deter na jazida compartilhada de Atapu 65,7% de participação, a Shell 16,7%, a TotalEnergies 15%, a Petrogal 1,7%, e a União, representada pela Pré-Sal Petróleo S.A. –PPSA, 0,9% da jazida compartilhada de Atapu. Para a jazida compartilhada de Sépia, a composição é Petrobras (55,3%) como operadora, TotalEnergies (16,9%), Petronas Petróleo Brasil Ltda. (12,7%), QatarEnergy (12,7%), Petrogal (2,4%). Em ambas jazidas a Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA atua como gestora do contrato de partilha.

As plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia) terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O projeto das plataformas, padronizado entre as duas unidades, representa um degrau de evolução tecnológica para a redução de emissões de gases de efeito estufa, com destaque para a introdução do conceito All Electric em projetos deste porte, que consiste em uma concepção de engenharia para geração mais eficiente de energia, fazendo uso da recente revisão dos limites de emissões prevista na resolução CONAMA 382/2006.

O projeto tem a previsão de redução de 30% na intensidade de emissões de gases de efeito estufa por barril de óleo equivalente produzido. A redução se deve aos benefícios da configuração All Electric, de otimizações na planta de processamento para o aumento da eficiência energética e da incorporação de diversas tecnologias: zero ventilação de rotina (recuperação de gases ventilados dos tanques de carga e da planta de processamento), captação profunda de água do mar, uso de variadores de velocidade em bombas e compressores, cogeração (Waste Heat Recovery Unit), zero queima de rotina (recuperação de gases da tocha – flare fechado) e válvulas com requisitos para baixas emissões fugitivas e a captura, uso e armazenamento geológico do CO2 do gás produzido.

Esse resultado reflete o compromisso da Petrobras com a geração de valor, sustentabilidade, segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Sem tags vinculadas ao post. Texto desta matéria

Preços inclui taxas e bagagem: Dallas - SP direto $733 Ida e volta S Antonio - SP 1 parada $897 Ida e volta S Antonio - Rio 1parada $921 ida e volta Austin - SP ou RJ 1 parada $898 Ida e volta Houston - Campinas 1 parada $932 Ida e volta Miami - SP direto $592 Ida e volta Houston - SP direto $1578 Ida e volta Houston - RJ 1 parada $1396 Ida e volta Houston - Campinas 1 parada $545 Só Ida As tarifas anunciadas são baseadas em datas disponíveis. Caso não haja vaga para os dias que você precisa, ligue para nós ou envie um email Com certeza lhe informaremos o melhor preço nas datas de sua preferencia. Antes de comprar o seu bilhete aéreo para o Brasil pela Internet, nos dê uma chance para economizar pra voce. Conosco as tarifas são diferente. Afinal, são 26 anos especializado Para mais informações rápida, favor enviar email sergiodoris@sergiodoris.com visite nosso Website Sergio & Doris Tra sergiodoris@sergiodori www.sergiodoris.com 281-679-997 Facebook Website Sergio & Doris Travel sergiodoris@sergiodoris.com 281 - 679 - 9979 Estamos descontando 10% a 15% nas passagens aéreas de US para o Brasil. Antes de comprar a sua passagem direto da Companhia aérea, por favor entre em contato conosco para receber o desconto. **Algumas restrições se aplicam** Para um atendimento rápido, favor enviar email ou ligue 281-679-9979. sergiodoris@sergiodoris.com visite nosso Website http://www.sergiodoris.com/ Estamos descontando 10% a 15% nas passagens aéreas de US para o Brasil.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.