
2 minute read
Alhos Alhos Vedros Vedros
A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.
Temos como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.
Advertisement
Pretendemos conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.
Somos a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.
Sugestão:
Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt ou sentiralhosvedros@gmail.com.


Destaque do Mês pág. 3 pág. 3
Olhar Alhos Vedros pág. 12 pág. 12


À Mesa Com pág. 13 pág. 13
Editorial Editorial
É com orgulho que reconheço a nobreza duma pequena/média freguesia, mas o berço de grandes gentes e tradições: gentes que se notabilizaram nas artes, na escrita, na política, na poesia ou no desporto. Médicos, doutores, professores, escultores, pintores… e muitos mais, todos filhos duma localidade pequena, mas muito grande no incentivo à Cultura, ao conhecimento e à aprendizagem! A freguesia de Alhos Vedros é assim sinónimo de cultura, consciência e mudança.

Albergou gente do povo, mas também da realeza; que mantém com orgulho apontamentos históricos que se encaixam na perfeição com novas construções; de antigastradições,masqueseatualizanotempoerecrianovas,deformaatransmitir epromoveraculturaeinteraçãoentreosseusresidentes,bemcomoofomentarde interesse de gente de fora da freguesia. Foi sede de concelho mas apesar de ter perdido esse estatuto, nunca perdeu o orgulho nem grandeza de caráter que faz com que hoje seja possível a festa de Alhos Vedros com a sua procissão ou um concerto de rock, uma feira medieval ou a participação de atletas do concelho, em várias modalidades, em concursos nacionais/ internacionais; a Feira do Livro ou o DesfiledeCarnaval,torneiosdemalhaoudefutebol.
ComnaturalidadedeAlhosVedrosdesdeadécadadosanos50,emboranascidana BaixadaBanheiraque,noentanto,setomarmoscomoreferênciaqueatémeadosdo séculoXIXAlhosVedrosfoisededeconcelho,possoafirmarquetodaaminhavida pessoaleprofissionaldecorreudentrodestafreguesia.
Efoiavivênciaeconvivênciacomamulticulturalidadedosmigrantesdetodoopaís comassuasvivências,tradiçõeseconvicções,comoscorticeiros,eostrabalhadores das fábricas de têxteis, com os operários da CUF e os trabalhadores da CP, com as coletividadesquenosproporcionavamnovasexperiênciaseaprendizagens,queme moldaramocarácter.
Editorial Editorial
A mim e não só, pois é do conhecimento nacional a força de caráter e a inquietação de espíritos, que tiveram tantos estímulos na sua infância e adolescência, e tanto contribuíram para o enriquecimento intelectual de seres em crescimento.
E aqui estou eu, passados todos estes anos, que nunca ponderei sequer sair desta zona de conforto, que me fez tomar consciência que são as diferenças que nos tornam interessantes.
Há 37 anos que vivo na freguesia e os meus últimos 20 anos de trabalho, foram passados cumpridos nesta freguesia.
Agora aposentada, ainda impera a necessidade de me manter ativa, em movimento, de partilhar ideias, saberes e aprenderes e por isso continuo a contribuir e a interagir com a comunidade.

Eduarda Santos Professora