4 minute read

Alhos Alhos Vedros Vedros

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.

Temos como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.

Advertisement

Pretendemos conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.

Somos a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.

Sugestão:

Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt ou sentiralhosvedros@gmail.com.

Destaque do Mês pág. 4 pág. 4

Olhar Alhos Vedros pág. 14 pág. 14

À Mesa Com pág. 16 pág. 16

Editorial Editorial

O meu nome é Ana De Araújo Graça tenho

40 anos nasci a 5 de outubro de 1983 em Lisboa.

Falar de Alhos Vedros para mim é sem dúvida falar no melhor bairro que já conheci e nas suas gentes O Bairro Quinta Fonte da Prata.

NasciemLisboaeporláviviaminhainfância. ConheciaMargemSulantesmesmodecá viver,emfériasefins-de-semanaporcá passados, antes de conhecer Alhos Ved propriamente a Arrentela, onde vive pouco te altura e a calma e pacatez de Alhos Vedros Bairro.

Enquanto passava férias jamais imaginei alg azáfamadeLisboa,ocorre-corredacidade.

QuandonosmudámosparaaQuintaFonteda osmeustrezeanos,aentrarnaadolescênciafoiumagrandemudança,noinícionão foinadafácil,masdepressaissomudou.

Foiaquiqueaprendioverdadeirosignificadodeserdobairro.

No início até mesmo a disposição dos blocos, das casas me fazia confusão, corredoresemaiscorredores,sentia-menumlabirinto.

Pessoas desconhecidas que nos olhavam com desconfiança, miúdos da minha idadequesemprealiviveramecresceram,senti-meumaintrusa.Sentiistotudo,mas rapidamentetudoistomudouemudouaminhavidaparasempre.

Fuiacolhidaemuitobemrecebidanestemundoquenãoeraomeu.

Editorial Editorial

Ali toda a gente me dizia "bom dia" toda a gente me conhecia, era extraordinário.

Conheci o Bairro ainda existia a praça do peixe, onde o peixinho era sempre fresquinho, existia ainda o ringue da bola, onde se faziam grandes partidas de futebol aos fins-desemana. E bem longe ainda estava a construção do bairro novo.

Conheci a mercearia da D. Leonor, a D. Amália, que quem bem se lembra dela sabe que nos punha sempre a par das "novidades" e o café "do meio" onde se passavam belos serões e onde o meu Pai me ensinou a jogar snooker, onde ele próprio participou nos torneios ali feitos. Belos tempos.

Aqui no bairro aprendi a união bairrista, lembro-me bem que não havia ninguém que não nos conhecesse e sempre me senti protegida neste que agora chamo meu bairro. Os mais velhos ensinavam-nos com as suas experiências de vida, os mais novos com quem partilhávamos brincadeiras e asneiras, pois faz parte do crescimento. E havia também os que sempre nos protegiam.

Aqui conheci amizades que até hoje carrego no peito. Muitos já saíram do bairro, eu mesma já lá não vivo há algum tempo, com muita pena minha, mas a vida assim nos leva por tantos caminhos.

Com o passar dos anos vi o bairro crescer e evoluir, assim como todas as suas pessoas. É engraçado olhar para miúdos com os quais andei ao colo e vê-los crescidos, hoje homens e mulheres de grandes valores, claro que é assim que percebo o porquê dos meus cabelos brancos.

Infelizmente ao ver uns crescerem vejo também os que vão partindo e tantos são os que já nos deixaram.

A evolução do bairro tem sido notória, o bairro novo apareceu e com ele coisas simples como por exemplo uma caixa multibanco, uma farmácia, entre outros que foram aparecendo para valorizar o nosso bairro e que tanta falta faziam.

Não posso deixar de falar, claro, nas festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos de Alhos Vedros e que lindas são, nas feiras medievais que me encantam todos os anos, ora não fosse Alhos Vedros ter sido considerado um dos quatro concelhos medievais entorno do século XIV e para quem não sabe foi refúgio do nosso Rei D. João I de Portugal por altura da peste.

Editorial Editorial

Como é óbvio tenho de falar nos desfiles de Carnaval da Velhinha, o esplendor, a magia, o glamour e a diversão dos desfiles de carnaval que nos transportam para um mundo mágico, que nos animam a todos, sempre com o cuidado de evoluir e inovar a cada ano que passa São eventos chave da Vila de Alhos Vedros Que levam todos até ela, onde todos do bairro se aprontam e combinam encontros para juntos festejar e partilhar esses momentos de alegria. E sendo o bairro tão pertinho fazíamos "romarias" todos juntos a caminho destes belos eventos.

Falar de Alhos Vedros e do meu bairro em especial é também falar no Grupo Desportivo da Fonte da Prata. Falo deste grupo desportivo com muito orgulho e carinho. O atletismo é o grande forte do clube e um grande incentivo para as crianças, jovens e mesmo para os adultos do bairro.

Clube este que durante muitos anos teve como um dos seus grandes dirigentes o meu Pai, Ilídio Dos Santos De Araújo, que se dedicou de alma e coração para que o mesmo continuasse, para integrar miúdos e graúdos nesta massa associativa, incutindo a paixão pelo atletismo, desporto onde o grupo se destaca. Representou esplendorosamente o associativismo e elevou o nome do grupo procurando incansavelmente incentivos para motivar e despertar nos jovens a vontade de pertencerem a esta união e sem dúvida que o conseguiu com êxito. E por isso foi reconhecido por todos dentro desta comunidade e também fora dela.

Para mim Alhos Vedros é isto, é o carinho das suas gentes, a união entre todos, é continuar a ser do bairro mesmo quando de lá já saímos, por circunstâncias da vida. É assim que sinto esta Vila que me acarinhou e tão bem me acolheu. É notória a sua evolução ao longo dos anos e assim espero que continue trazendo mais trabalho para os seus habitantes e trazendo também mais população para esta Vila maravilhosa

This article is from: