Edição 14 | Março 2023

Page 1

Alhos Alhos Vedros Vedros

@ s e n t i r a l h o s v e d r o s
Alhosvedrense Pizzarias Sentir Sentir E d i ç ã o 1 4 | M a r ç o 2 0 2 3
Na Primeira Pessoa Joaquim Figueiredo
llowcosta owcosta Papelaria
(Re) Descobrir Alhos Vedros Quinta da Fonte da Prata

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” tem como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” é a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.

Sugestão:

Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt

T í t u l o : " S e n t i r A l h o s V e d r o s " E d i ç ã o , C o o r d e n a ç ã o d e E d i ç ã o , R e d a c ç ã o e F o t o g r a f i a : A n a C r i s t i n a R o s a d o , F á b i o S i l v a n o , P a u l o S é r g i o P e r e i r a . C o l a b o r a ç ã o : E d g a r C a n t a n t e , P a p e l a r i a L o w C o s t a , J o a q u i m F i g u e i r e d o , A n d r é C a r v a l h o , D o r e s N a s c i m e n t o . F i c h a T é c n i c a P e r i o d i c i d a d e : M e n s a l A n o 2 º 1 4 / 2 0 2 3 I S S N : 2 9 7 58 3 9 4
Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
Olhar Alhos Vedros pág. 10 pág. 10 À Mesa Com... pág. 13 pág. 13 Destaque do Mês pág. 3 pág. 3

Editorial Editorial

Antes de iniciar esta breve reflexão sobre a importância do Associativismo na nossa comunidade, quero agradecer o convite que me foi endereçado pelo "Sentir Alhos Vedros" para escrever um artigo, à minha escolha, para a sua revista.

Nos tempos que correm, em que se acentua o individualismo, o isolamento, a competição, o fervilhar dos interesses pessoais acima dos interesses coletivos, o aparecimento de um grupo de jovens com esta iniciativa de fazer uma revista para dar a conhecer e a valorizar a sua terra, assume uma enorme importância ao contrariar aquilo que, há muito tempo, se sente: a crise e algum declínio do associativismo.

Neste sentido, devemos reconhecer a importância que as coletividades e todo o movimento associativo tiveram, antes e depois do 25 de abril, nas nossas terras e nas nossas gentes, ao promover o convívio, a formação cívica, a aproximação entre as pessoas, a instrução e o recreio, a consciencialização política, a cultura e o desporto.

Como sinal de reconhecimento e gratidão, é de toda a justiça, destacar e homenagear as várias gerações de dirigentes associativos que num espírito de voluntariado, de entrega aos outros, sem ter qualquer retribuição monetária, nas horas livres, depois da sua atividade profissional, de alma e coração, sempre se disponibilizaram para servir o interesse coletivo.

Alhos Alhos
Sentir Sentir
Vedros Vedros
1

Editorial Editorial

Num outro plano e como consequência de todo este importante trabalho realizado nas coletividades, é de destacar o seu contributo para a consciencialização e formação de muitos dos dirigentes políticos e autárquicos no pós 25 de Abril que com esses ensinamentos e experiência, contribuiram decisivamente para o progresso e desenvolvimento locais.

É preciso ter sempre presente, que a liberdade e a democracia são como as plantas sensíveis, que precisam de ser cuidadas e regadas regularmente, caso contrário não sobrevivem. Por isso, é da maior importância para o nosso futuro coletivo, que as gerações mais novas tenham consciência disso e também estejam disponíveis para participar e colaborar, de acordo com as suas possibilidades, nas várias iniciativas locais, nomeadamente nas reuniões públicas autárquicas onde são discutidos e se procuram as soluções para o problemas existentes.

A nossa Vila, em particular, que em tempos teve importância industrial, principalmente na cortiça e confeções, dando emprego a muita gente dos concelhos vizinhos, em que o comércio também era pujante e dinâmico. Como o prova, destacamos o facto de haver, por esses tempos, três agências bancárias e hoje não termos nenhuma.

Nos últimos tempos, a dinâmica da vila tem vindo a decair a vários níveis, estando hoje, de certa forma, reduzida, essencialmente a um dormitório. Por isso, são benvindos todos os esforços e contributos

daqueles que gostam e sentem Alhos Vedros para que, em conjunto e não com divisões descabidas e sem sentido, possamos recolocar a nossa Vila onde sempre deveria ter permanecido.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
2

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
3 O Desporto vem ao Bairro! Saudação à primavera - Passeio Pedestre

Grande Grandeplano plano

A Papelaria LowCosta, está aberta ao público desde 06 de Outubro de 2017

Cada vez mais preocupados com as questões ambientais, decidiram dar uma nova vida aquilo que já não se usa, assim nasceu a Second Hand Second Chance em 2015 apenas online, em 2017 decidiram abrir um espaço físico que pudesse agregar os 2 conceitos, a Papelaria LowCosta e o Bazar Second Hand Second Chance

Uma loja colaborativa, duas marcas, um só espaço, vários conceitos e com base na regra dos 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)

Na Papelaria LowCosta o responsável é o Paulo Sérgio Pereira e no Bazar Second Hand Second Chance a responsável é a Sandra Costa.

“A ideia deste comércio foi criarmos um negócio de família apoiando a comunidade local ajudando a poupar mais e a gastar menos.”

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
4

Oferece à população da Freguesia, uma ampla oferta de serviços de conveniência desde cópias e impressões, a presentes personalizados, brindes publicitários, entre outros.

“Fazemos cópias e impressões a preto/branco e a cores, digitalização e plastificação de documentos.”

“A ideia é sermos uma papelaria ecológica com produtos económicos, por ser um conceito diferente não vendemos tabaco, jogo, jornais ou revistas.”

“Somos ponto dos CTT, a nível de venda de selos e envelopes.”

“Somos Ponto da Wish Local.”

São agentes autorizados MEO e comercializam cartões de telemóveis de todas as operadoras.

5

Grande Grandeplano plano

“Fazemos impressões de fotografias, para passes, molduras e convites.”

“Vendemos também, tinteiros reciclados, livros usados, discos de vinil usados e algumas antiguidades que são autênticas preciosidades.”

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
6
“Durante a pandemia, chegamos a ponderar fechar, mas felizmente a pouco e pouco o fluxo de negócio está a voltar ao normal.”

Grande Grandeplano plano

Na parte do Bazar, encontra uma diversidade de artigos em segunda mão, desde roupa de homem, mulher, criança, e artigos de bebé.

Disponibilizam na loja WI-FI gratuito e diversas formas de pagamento desde numerário, multibanco e MB WAY.

A nível de horário estão abertos de segunda a sextafeira das 10h às 13h e das 15h às 19h, encerrando aos sábados, domingos e feriados.

PapelariaLowCosta

geral@lowcosta.pt

V V 7
SecondHandSecondChance +351 21 180 3720

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Chamo-me Joaquim Alberto Figueiredo, sou natural de Águeda, tenho 65 anos e resido em Alhos Vedros há treze anos.

Sou ladrilhador profissional certificado, estive muitos anos a trabalhar no estrageiro, andei nos maiores cruzeiros turísticos pelo mundo fora.

Desde muito jovem comecei a praticar desporto, comecei pelo atletismo e estive ligado à arbitragem, fui fiscal de linha da primeira divisão e chefe de equipa da segunda divisão.

Fui o segundo a tirar o curso de árbitro de futsal em Portugal e tenho o curso de treinador de atletismo.

O atletismo sempre esteve presente no meu percurso, faço a 16 de setembro deste ano, 50 anos que pratico desporto.

Ao longo destes anos, fiz muitos amigos no mundo do desporto, posso dizer que sou muito amigo da Rosa Mota, do Carlos Lopes e muitos outros.

Comecei aqui na zona com caminhadas pelo Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho da Baixa da Banheira, tentei introduzir nesse mesmo clube a modalidade de triatlo, mas com muita pena minha não foi possível ao clube criar uma escola daquela modalidade, apostaram antes na de atletismo. Ainda treino atletismo com eles.

Race em Marrocos, mais conhecida pela maratona do deserto.

Sentir Sentir
8

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Em 2017 fui campeão nacional na modalidade de duatlo pelo Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho da Baixa da Banheira.

No dia 11 de fevereiro de 2023, sagrei-me Campeão Nacional de Duatlo Sprint, escalão 65-69 anos, no Campeonato Nacional Individual de Duatlo Sprint – XV Duatlo de Arronches.

Os jovens do Clube de Triatlo Palmela Desporto, pedem-me para treinar com eles, chamam-me de ídolo, pedem-me conselhos para serem melhores atletas no futuro.

No nosso concelho, temos todas as condições para criarmos uma escola de triatlo e de se investir forte nesta modalidade, pela minha experiência e conhecimento digo até que temos melhores condições que muitas zonas do norte do País que conheço, infelizmente não temos pessoas para levar este projeto para a frente.

De forma a preparar-me para as competições, treino diariamente cerca de duas horas por dia, fazendo percursos de bicicleta e corrida pela nossa Freguesia.

Sempre que entro numa competição pelo País fora, faço questão de dizer que resido em Alhos Vedros, o que desperta a curiosidade em outros atletas de conhecer a nossa terra. Digo sempre há qualquer coisa de fantástico na nossa Vila, que me faz sentir bem, já não me vejo a viver noutro lugar.

Nós temos em Alhos Vedros condições fantásticas para se praticar desporto, temos uma zona ribeirinha espetacular, por exemplo eu pego na bicicleta e descubro 10 km de caminhos em Alhos Vedros em puro BTT.

Estou disponível para um convite a nível de duatlo ou triatlo, na Freguesia assim como organização de caminhadas em percursos espetaculares que a Freguesia tem.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
9

OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Desfile Carnaval SFRUA

OlharAlhosVedr OlharAlhosVedr

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
11
Desfile Carnaval ESUCA

(Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros

QuintadaFontedaPrata QuintadaFontedaPrata

Latitude: 38°65'24.23"N

Longitude: -9°00'04.5"W

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
12

Àmesacom... Àmesacom...

Olá, chamo-me André Carvalho e sou o proprietário do Café Morçoas, existente em Alhos Vedros há 31 anos, mais precisamente na Rua Agostinho Neto, N28. Um Café com ambiente familiar.

Neste espaço, podem encontrar uma variedade de conceitos, desde o salão de jogos com mesa de snooker, num ambiente muito divertido e uma variedade de refeições como por exemplo sopa do dia, bifanas, tostas mistas, cachorros, hambúrgueres e o nosso famoso e maravilhoso pica-pau.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
13

Hoje apresentamos uma das nossas maravilhas

O pica-pau de vaca ou porco, com alguns ingredientes que não podemos desvendar, deixamos aqui a receita.

Ingredientes do molho:

Manteiga;

Mostarda;

Cerveja;

Pickles;

Preparação :

Para preparar esta receita de pica pau, descasque os dentes de alho, lave-os e pique-os finamente. Arranje as febras (bife de alcatra / bifana lombo), corte-as em pedaços pequenos e tempere-os com os dentes de alho, cerveja, o louro, sal e pimenta. Deixe marinar durante 1 hora

Leve uma frigideira ao lume com a margarina e o azeite, deixe derreter, junte a carne escorrida e deixe saltear de ambos os lados, mexendo de vez em quando, até perder a cor de cru.

Misture a mostarda com a marinada, adicione a carne na frigideira, mexa bem, deixe ferver e retifique os temperos. Retire da frigideira, deite para uma travessa, junte os pickles e sirva o pica-pau com pão caseiro.

14 PicaPau PicaPau

Passado&Presente Passado&Presente

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Travessa do mercado 15

DaraPalavra DaraPalavra

CORDÃO UMBILICAL

Ela são as do cordão umbilical

E das dores de parto

E dão o peito

Com os lábios avaliam febres

Com as mãos aconchegam ao colo

Com sussurros acalmam

Com carícias embalam

Com histórias ensinam

Pelos sinais entendem

Pelo coletivo se movem

Curam, educam e ensinam

Investigam, escrevem, questionam

Acusam, defendem e conduzem

Cantam, compõem e tocam

Guiam, atendem, dirigem

Limpam, pintam e decoram

Costuram, cozinham e voam

Testam, operam, semeiam

Sempre atentas às chamadas

São como radares e amam e gostam de ser amadas

Com a voz enchem a casa

Apaixonadas pela vida,

olham pelos filhos

Olham pelos pais

Lado a lado, com o companheiro

Nem atrás nem à frente,

Se são parceiros, se são iguais...

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
16

DaraPalavra DaraPalavra

Olharam em volta, durante séculos, Atentamente

Curies, Marias, Natálias, Joanas, Rosas, Catarinas, Carolinas,

E anónimas, muitas anónimas.

De lenço, de burka, de chapéu de palha

Conquistando lugares, ganhando batalhas

E passo a passo

firmemente desenharam trilhos

calcaram e recalcaram chãos agrestes

Ultrapassando barreiras, preconceitos

A troco de muita dor e sofrimento

Em que vidas ficaram pelo caminho

Sangrando em feridas por sarar

Para que não se voltem a repetir

Perdidas nas cicatrizes que o tempo teima em apagar

A mulher não é perfeita,

Nem a perfeição é estado desejável

É estagnação e baixar a guarda

O que se impõe é não ceder à tentação

De pensar que é irreversível o conquistado

Quando há ainda tanto a percorrer.

Há que manter a cabeça erguida

Costas direitas e olhos no horizonte

Desempenhando condignamente o papel

Que à nossa volta nem tudo são rosas

Como as do manto de Santa Isabel.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
17 DoresNascimento 8deMarçode2023 (Diainternacionaldamulher)

PénaRua PénaRua

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
18 Coleção RégiaVisita Guiada PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS Março Março 115h30 5h30 25 25 FAZ (D)E CONTA: Fantoches no Palacete 11 31 31 Março Março a a Exposição de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria” deLuísGuerreiro 111h 1h MANIFESTAÇÃO POÉTICA BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 110h 0h Ateliers Regulares de Expressão Plástica FAVO-FÁBRICADEARTESVISUAISEOFÍCIOS FAVO-FÁBRICADEARTESVISUAISEOFÍCIOS 111h 1h 11 31 31 Março Março a a 11 31 31 Março Março a a QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia Sábados a Ler em Família "Boleia" GuilhermeKarsten 4,18 4,18 25 25 Março Março ee Março Março
21 21

Alhosvedrense Alhosvedrense

Pizzarias Pizzarias

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 19

Alhosvedrense Alhosvedrense

Pizzarias Pizzarias

Horário:

Terça a Sexta: 20:00h | 22:30h

Sábados: 12:30h | 15:00h

19:30h | 22:30h

Domingos e Feriados: 12:30h | 15:00h

R. Luís de Camões 25A, 2860-162 Alhos Vedros

(+351) 927 577 725

geral@abportuguesa com

abelaportuguesa pizzaandwine/

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
20
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.