Edição 12 | Janeiro 2023

Page 1

@ s e n t i r a l h o s v e d r o s Alhos Alhos Vedros Vedros Alhosvedrense Depósitos de Água Sentir Sentir Luis Mestre Luis Mestre Cabelereiro Masculino E d i ç ã o 1 2 | J a n e i r o 2 0 2 3
Na Primeira Pessoa
Descobrir
F.A.V.O.
Andreia Ramos (Re)
Alhos Vedros

ã o , C o o r d e n a ç ã o d e E d i ç ã o , R e d a c ç ã o e F o t o g r a f i a : A n a C r i s t i n a R o s a d o , F á b i o S i l v a n o , P a u l o S é r g i o P e r e i r a .

r a ç ã o : A n d r e i a R a m o s , L u i s M e s t r e , C r i s t i n a M a r i a , A n d r é G a l h ó s .

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” tem como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” é a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.

Sugestão: Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt

T í t u l o :
E
i
C o l a b
F i c h a T é c n i c a
d i c i
a d e : M e n s a l A
2 º 1 2 / 2 0 2 3 I S S N : 2 9 7 58 3 9 4
" S e n t i r A l h o s V e d r o s "
d
ç
o
P e r i o
d
n o

pág. 3 pág. 3

Alhos Alhos Vedros Vedros

À Mesa Com... pág. 14 pág.

pág. 12 pág. 12

Sentir Sentir
Olhar Alhos Vedros 14
Destaque do Mês

Editorial Editorial

No passado mês de dezembro abrimos portas do Palacete do Morgado da Casa da Cova / Condes de Sampayo, localizado no Largo do Descarregador, em Alhos Vedros, após a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação. Envolvidos por estas paredes históricas, é-nos possível observar uma exposição da Coleção Régia, um conjunto de pinturas do século XVIII que retratam e representam os reis de Portugal, da autoria do pintor e retratista Miguel António do Amaral. Coleção essa que se encontra à guarda do Município desde finais do século XIX, e é única no país, sendo constituída por 26 quadros, dos quais 19 integram esta exposição e são exibidos ao grande público pela primeira vez.

Há algo sobre a história de reis e rainhas, príncipes e princesas, que sempre me fascinou, pelo que este tema é-me impossível de ignorar. E esta vila, embora muitos não o saibam, está ligada desde cedo a reis e rainhas, príncipes e princesas.

E, portanto, por entre outros motivos, fascina-me.

Ao longo do século XV, Alhos Vedros conquistou a reputação de ser uma povoação de ares saudáveis e aprazíveis, funcionando como zona de veraneio para algumas famílias nobres portuguesas. E, em 1415, na sequência da pandemia de Peste Negra que assolava a capital e levou à morte da própria rainha Dª Filipa de Lencastre, é em Alhos Vedros que o rei D. João I se refugia, a pedido do seu Conselho, de forma a afastar-se dos ambientes pestíferos da epidemia.

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
1

Editorial Editorial

Após a morte da rainha, os Infantes reuniram-se duas vezes com o seu pai, em Alhos Vedros. Foi num desses encontros que o monarca tomou a decisão final de dar continuidade à expedição da tomada de Ceuta que estava já planeada desde o ano de 1412. Enquanto os três Infantes retornaram à capital para ultimarem os preparativos da viagem, o Rei permaneceu na nossa vila, saindo apenas na antevéspera da partida da armada para Ceuta, para o Restelo, com o seu filho, D. Afonso, Conde de Barcelos.

Este passo, tomado nesta vila, simboliza o começo da expansão ultramarina portuguesa.

Deixo-vos assim o meu convite para, nos próximos dias, visitarem a Coleção Régia no Palacete do Morgado da Casa da Cova / Condes de Sampayo e também vocês inspirarem um pouco da magia de reis e rainhas, príncipes e princesas, que respiramos aqui na nossa vila.

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
2

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
3 Passeio de BTT do 56º Aniversário do Sporting Clube Vinhense [CARTAZNÃOOFICIAL]

DestaquedoMês DestaquedoMês

Rosinha e a Manta de Retalhos Maria das Dores Nascimento

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
4
[CARTAZNÃOOFICIAL]

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
5 Encomendas: Academia 8 de Janeiro ou via email: academia8janeiro@gmail.com

Grande Grandeplano plano

Luís Mestre Cabeleireiro Masculino está aberto em Alhos Vedros desde 24 de junho de 2019.

Luís Mestre, antigo trabalhador da Autoeuropa, com 21 anos, tirou o curso de cabeleireiro na ESCA - Escola de Cabeleireiros, no Pinhal Novo, tendo já 23 anos de experiência neste ramo.

A nível de horário, estão abertos de 2ª a 6ª feira das 09h às 12h30 e das 14h30 às 19h30

Ao Sábado estão abertos das 09h até 13h. Encerram ao Sábado a tarde e ao Domingo.

Os clientes, podem fazer marcações por diversos meios:

No salão; Telemóvel ou Telefone Fixo; Redes Sociais (Facebook e Instagram); Email.

Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Alhos
6

“Apesar da inflação, iremos manter em 2023 os preços que tínhamos em 2022.”

Com a ajuda da Carmen Mestre, conseguem garantir as marcações a tempo.

“Temos uma mais-valia para o cliente, não só a parte de corte, mas como estamos aqui os dois, conseguimos garantir as marcações minimamente a tempo.”

“Considero os outros Cabeleireiros em Alhos Vedros como colegas e não como concorrentes, algumas vezes em que não tínhamos disponibilidade de marcação imediata por termos a agenda totalmente preenchida, encaminhamos clientes para outros salões aqui na nossa vila.”

Alhos Vedros
Sentir Sentir 7
Alhos
Vedros

Grande Grandeplano plano

“Neste momento, só aceitamos pagamentos monetários.”

Para além dos Alhosvedrenses, têm clientes vindos do Barreiro, Quinta do Conde, Alhandra, Alentejo e Algarve.

“Temos ainda um cliente que reside e trabalha em França, que todos os anos nas suas férias e visita ao nosso país, vem cortar o cabelo aqui.”

“Durante a pandemia, tentei adotar um sistema de colaboração com os meus clientes, oferecendo álcool gel, máscaras, tolhas descartáveis nas cadeiras e não aumentando os preços.”

“Atualmente estamos a voltar ao ritmo que tínhamos antes da pandemia.”

Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Alhos
8

Possuem no seu estabelecimento uma parede gênero de memorial, onde os clientes depois de cortarem o cabelo, podem assinar a mesma

“Nesta parede, os meus clientes são livres de escreverem o que quiserem.”

“Tento sempre acompanhar as modas atuais, através de conversas com outros colegas e visualizando vídeos no Youtube.”

Este cabeleireiro é frequentado por todas as faixas etárias.

“O cliente mais velho que tenho tem 94 anos.” Não existe wi-fi na loja.

“Este momento em que o cliente está sentado para cortar o cabelo, é de essa pessoa, num ambiente calmo eu que eu nunca me posso desligar dele, por este motivo não temos wi-fi.”

“Para além da minha profissão, outra das minhas grandes paixões é as motos, inevitavelmente este salão está ligado a esse mundo.”

Alhos Vedros
Sentir Sentir
Alhos
Vedros
9
plano “Não faço hair tattoo.” /luis.mestre.50767 /cabeleireiroluismestre 210821451 913 123 669 AvenidaBelaRosa39,2860-020AlhosVedros lmestrecabeleireiro@gmail.com
Grande Grandeplano

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

O meu nome é Cristina Maria, sou alentejana, vivo em Alhos Vedros há cerca de 18 anos perto da Escola Básica n. 1, mais conhecida por escola da palmeira, vivi vários anos na Baixa da Banheira.

A minha ligação a esta linda e rica vila é especial, o meu filho nasceu no antigo hospital concelhio.

Fui vendedora de móveis, vendi para muita gente em Alhos Vedros, por exemplo as trabalhadoras da antiga Fábrica da Gefa vinham à hora de almoço ver o meu catálogo e escolher os móveis.

A minha vocação para cantar, começou muito cedo nos meus tempos de criança, no Alentejo trabalhava no campo e cantava os dias inteiros.

No início dos Anos 2000, comecei a cantar fado oficialmente e assiduamente num restaurante na Baixa da Banheira chamado A Taverna, situado ao pé da Rádio Arremesso.

Os fados que canto, são de fadistas de renome, por exemplo da Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Cidalia Moreira entre outros.

Com o fecho daquele restaurante, comecei a cantar em vários sítios de norte a sul do País, Alfama, Casino Estoril, Centro Cultural de Belém, assim como em vários restaurantes e coletividades deste Concelho. Cheguei a ir cantar a um programa de televisão.

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
10

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Atualmente, através de vários convites que recebo, faço quatro espetáculos por mês, sempre ao Sábado, em Alhos Vedros, Barreiro, Moita e Baixa da Banheira.

Sinto que as pessoas em Alhos Vedros amam o fado, sempre que canto na nossa vila, a casa está cheia com cerca de 40 pessoas de todas as faixas etárias, o que me deixa extremamente emocionada e contente.

No dia 21 de janeiro vou cantar no restaurante “Os Arcos” a partir das 19h30 e já está quase esgotado.

Tenho pessoas amigas de vários sítios do País, que acompanham o meu percurso há vários anos, vêm de propósito a Alhos Vedros ver-me atuar, adoram a nossa Freguesia, a sua rica história e os locais magníficos que possuímos, é uma honra para mim dar a conhecer às pessoas de fora a nossa vila.

Somos uma vila pequena, mas com muita vida, as pessoas de fora que visitam pela primeira vez, ficam sempre com vontade de voltar. Quando atuo pelo país fora e digo que sou de Alhos Vedros as pessoas que não sabem a onde fica, vão logo pesquisar na internet o sítio de onde venho e vivo.

Já fiz várias noites de fados gratuitamente em lares, nos bombeiros, para ajudar em causas e outras para angariação de fundos para as mesmas.

Vedros
Sentir Sentir
Alhos Alhos
Vedros
11
Restaurante "Os Arcos" - Alhos Vedros Rua 5 de Outubro NR 11 - Alhos Vedros

OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
12
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir (Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros F.A.V.O. F.A.V.O. FábricadeArtesVisuaiseOfícios FábricadeArtesVisuaiseOfícios Latitude: 38°65'44.37"N Longitude: -9°02'28.19"W 13

Àmesacom... Àmesacom...

André nasceu em Alho na Quinta Fonte da madeirense e mãe cozinheiros de profi emigrou para Inglater fazer um mealheiro par negócio próprio em Po

Passados 5 anos fora ás origens e abre a 12 churrasqueira e resta Bairro, situada na Aven na Quinta Fonte da P impulsionar o bairro p sendo visitado por vária Além do frango a especialidade a carne d com molhos especiais c

Alhos Vedros
Sentir Sentir
Alhos
Vedros
14

Ingredientes Lagartinhos de Porto Preto :

800 g de lagartos de porco preto qb de sal qb de sumo de limão

Preparação :

Tempere os lagartos com sal grosso e sumo de limão. Grelhe a carne em brasas bem quentes ou no grelhador.

Dicas:

Grelhe a carne de modo a manter os sucos; Um molho de piripiri é interessante para os apreciadores. Este prato acompanha bem com uma salada mista e um arroz de feijão

Alhos Alhos Vd Vdr Sentir Sentir
15 Lagartinhosdeporcopretocommolhodechimichurri Lagartinhosdeporcopretocommolhodechimichurri
4 pessoas 4 pessoas
3.
1 2.

Ingredientes para fazer Molho chimichurri argentino

1 taça de azeite

½ taça de vinagre de vinho ou de maçã

3 dentes de alho

1 taça de salsinha picada

1 cebola roxa picadinha

2 colheres de sopa de órgãos

1 colher de café de sal

2 folhas de louro

1 colher de café de tomilho seco

1 colher de chá de pimentão doce 1 pitada de pimenta do reino moída 2 Malaguetas

Preparação :

1 2. 3. 4. 5.

Prepare todos os ingredientes deste molho chimichurri argentino Pique a salsinha, a cebola e os dentes de alho e coloque numa tigela. (Dica: Pique estes ingredientes bem fininho com uma faca afiada, para que o molho chimichurri fique mais homogêneo.)

Junte os restantes temperos: os órgãos, as folhas de louro separadas em duas metades, o tomilho, o pimentão doce e a pimenta do reino Misture tudo Finalmente adicione o azeite e o vinagre, volte a misturar. Prove e acerte o sabor com sal a gosto Reserve no frio.

Nota: Faça o molho 2 dias antes da refeição para ficar mais apurado.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 16

Passado&Presente Passado&Presente

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
17
Antiga Cadeia de Alhos Vedros
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir PénaRua PénaRua 18 Coleção RégiaVisita Guiada PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS Janeiro Janeiro 115h30 5h30 28 28 FAZ (D)E CONTA: Fantoches no Palacete 11 31 31 Janeiro Janeiro a a Exposição de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria” deLuísGuerreiro 111h 1h Miss Arroteias 2023 CLUBERECREATIVOSPORTCHINQUILHO ARROTEENSE ARROTEENSE 21h 21h SFRUA SFRUA 21h 21h 28 28 Janeiro Janeiro Eleição Rainha do Carnaval 4 4 Fevereiro Fevereiro 5 5 31 31 Janeiro Janeiro a a 5 5 31 31 Janeiro Janeiro a a QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia Sábados a Ler em Família "OsPiolhosdoMiúdoeos MiúdosdoPiolho" RitaTabordaDuarteedeLuísHenriques

Alhosvedrense Alhosvedrense

Depósitos de água Depósitos de água

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 19

Alhosvedrense Alhosvedrense

depósitosdeágua depósitosdeágua

Depósito de Água Alhos Vedros (Junto ao Mercado)

Largo do Depósito de Água, Alhos Vedros

Depósito de Água Rego de Água

N11-2 39, Alhos Vedros

Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
20
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.