Edição 13 | Fevereiro 2023

Page 1

@ s e n t i r a l h o s v e d r o s
Alhosvedrense Passagens Pedonais Sentir Sentir Associação unidos Pelo Bairro Associação unidos Pelo Bairro Quinta Fonte da Prata Quinta Fonte da Prata E d i ç ã o 1 3 | F e v e r e i r o 2 0 2 3
Alhos Alhos Vedros Vedros
Na Primeira Pessoa Dulce Baltazar (Re) Descobrir Alhos Vedros Corchera Portuguesa

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” tem como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” é a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.

Sugestão:

Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt

T í t u l o : " S e n t i r A l h o s V e d r o s " E d i ç ã o , C o o r d e n a ç ã o d e E d i ç ã o , R e d a c ç ã o e F o t o g r a f i a : A n a C r i s t i n a R o s a d o , F á b i o S i l v a n o , P a u l o S é r g i o P e r e i r a . C o l a b o r a ç ã o : C l á u d i o N e v e s , A s s o c i a ç ã o U n i d o s p e l o B a i r r o Q u i n t a F o n t e d a P r a t a , D u l c e B a l t a z a r , T e r e s a R e i s . F i c h a T é c n i c a P e r i o d i c i d a d e : M e n s a l A n o 2 º 1 3 / 2 0 2 3 I S S N : 2 9 7 58 3 9 4
Sentir Sentir
Alhos Alhos Vedros Vedros
Olhar Alhos Vedros pág. 12 pág. 12 À Mesa Com... pág. 14 pág. 14 Destaque do Mês pág. 3 pág. 3

Editorial Editorial

O Carnaval em Alhos Vedros, já é uma tradição que vem de há muito tempo.

Na década de 50, do século passado, era normal na altura do Carnaval, saírem grupos de jovens e adultos, de carroça, a brincar ao Entrudo, faziam desde as Arroteias passando por Alhos Vedros, passavam as marinhas e iam até à Baixa da Banheira. Era muito usual nessa altura, serem surpreendidos pelo caminho por outros que moravam nessas zonas e lhes faziam partidas de Carnaval.

Na minha memória, tenho muito presente, ser levado pelo meu pai nos dias de Carnaval (Domingo ou Terça-Feira) até à zona do coreto para assistir ás brincadeiras que existam nessa zona por essa altura, raro era o carro que passava por essa área que não tinha a surpresa de ficar todo encharcado, tal era a força da água que vinha das dezenas de pessoas que se aglomeravam por ali…

Durante os anos 80, começou então a ser organizado pela SFRUA o Corso de Carnaval, no primeiro ano tive o privilégio de participar, numa charrete, devidamente trajado pelo Rancho Folclórico do Clube das Arroteias.

Nessa altura, existia um grupo muito bonito e muito bem organizado no Bairro Gouveia, que tinha a sua sede no GRF, saíam do bairro até à vila para se juntarem ao desfile de Carnaval, acabou com a morte prematura do principal organizador (foi pena).

Alhos
Sentir Sentir
Alhos Vedros Vedros
1

Editorial Editorial

Foi o início da aventura para mim. Depois dessa participação comecei a integrar o desfile de Carnaval, e a seu tempo, fazer parte daquela organização que muito me orgulha e onde aprendi imenso. Foi um local onde aprendi, conheci pessoas que levo para a vida, e que prezo para que se mantenha sempre atual.

De há alguns anos a esta parte, como elemento do Rancho das Arroteias, numa altura em que as associações estavam a passar uma situação muito difícil, pensámos em criar uma escola de samba nas Arroteias, poderíamos desta forma revitalizar a coletividade e trazer esta festa para o bairro. Foi então que nasceu a ESUCA (Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias). No início, a medo, criámos o grupo de passistas, que foi crescendo e que atualmente já tem trabalho feito e reconhecido. No ano de 2023, apareceu a Bateria Ousada, projeto de precursão em parceria com o grupo musical OUSADIA, que se irão apresentar pela primeira vez no desfile de Carnaval da ESUCA deste ano.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
2

DestaquedoMês DestaquedoMês

Desfile de Carnaval da ESUCA - Arroteias

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
3

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
4
Corso de Carnaval de Alhos Vedros - SFRUA 'A Velhinha'

Grande Grandeplano plano

A Associação Unidos pelo Bairro Quinta Fonte da Prata foi fundada a 18 de janeiro de 2023

A Associação Unidos pelo Bairro Quinta Fonte da Prata (AUBQFP) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal missão criar condições e meios para o desenvolvimento local do bairro Quinta Fonte da Prata.

“A data oficial da criação desta associação é 18 de janeiro de 2023, sendo composta por 11 pessoas residentes na Quinta Fonte da Prata.”

Esta associação nasceu entre conversas de moradores e comerciantes, descontentes e cientes dos reais problemas existentes, lançaram entre si um desafio de unir as vozes do bairro, para construírem diariamente um futuro melhor.

“Somos uma associação composta por moradores e comerciantes da Quinta Fonte da Prata e estamos preocupados com o futuro do nosso bairro.”

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
5

“Queremos ser a mudança pelo futuro dos nossos moradores, comerciantes, jovens e idosos.”

“A Quinta Fonte da Prata é uma zona cheia de oportunidades e potencialidades, acreditamos que com o trabalho desenvolvido por nós, será um local de crescimento contínuo, para se trabalhar e viver.”

“Existem infraestruturas montadas que não são bem aproveitadas, por exemplo o complexo desportivo.”

“Iremos reportar todas as situações que afetem negativamente o bairro às instituições competentes, como a Câmara Municipal da Moita e Junta de Freguesia de Alhos Vedros.”

“Estamos em colaboração constante com outras instituições locais como a Fundação Santa Rafaela Maria e o projeto TASSE.”

6

Grande Grandeplano plano

AtualmenteestaAssociaçãotemquinzesócios

Pretendem também desenvolver atividades de cariz sociocultural e desportivo, apoiar as instituições locais e acima de tudo promover o comércio local.

Existe acordo entre a Associação e algum comércio local para ajudar as pessoas a terem descontos em alguns produtos e serviços

“Foi uma maneira de angariar sócios e assim também ajudamos a obterem descontos, é sempre uma ajuda.”

“Vamos tentar falar com o resto do comércio, de forma a podermos fazer mais acordos, para mostrar à população o que existe no nosso Bairro.”

“Existe todo o tipo de comércio no Bairro Quinta Fonte da Prata.”

“Este bairro tem um grande potencial paisagístico e achamos que a parte ribeirinha da Quinta Fonte da Prata é mal aproveitada.”

“Um dos nossos maiores desafios é unir o Bairro Novo e o Bairro Velho, criando um espírito de união entre todos, eliminando antigos estigmas, de forma sermos fortes e coesos, para enfrentar e resolver os problemas que nos afetam diariamente.”

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
7

Grande Grandeplano plano

“Queremos ser uma organização credível e numa primeira fase vamos planear bem as nossas atividades, bem como criar uma base de dados para os nossos sócios.”

Órgãos Sociais desta Associação

Direção

Presidente: André Filipe Galhós do Espírito Santo

Vice-Presidente: Paulo Sérgio dos Santos Guardado

Pereira

Secretário: Eliana Patricia Nunes Taborda Chaves

Tesoureiro: Daniel Filipe Cunha Pereira

Vogal: Raquel Vanessa Ricardo Graça Patricio

Mesa de Assembleia Geral

Presidente: João Carlos Peralta Matos Ferreira Pais

1º Secretário: Fernando Ferreira Taborda Chaves

2º Secretário: Ana Mafalda Ferreira Sobral

Conselho Fiscal

Presidente: Daniel Sérgio Machado Leiro

Vice-Presidente: Sara Marisa Ramires Soares

Secretário: Pedro Miguel Guedes Chaves

Pretendem desenvolver as seguintes atividades durante o ano:

Quinzena da Juventude

25 de Abril, Sempre!

Dia da Criança

Por um bairro sem lixo!

Culturfest 23'

O Nosso Eucalipto: Histórias com 100 anos

Abre a Bagageira

AssociaçãoUnidospeloBairroQuintaFontedaPrata /associacaounidospelobairroqfp

geral@aubqfp.pt

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
8
“Ainda não temos uma Sede física, mas vamos lutar por isso.”

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Olá, sou a Sandra ou Dulce Baltazar. Nascida há 53 anos, neste canto do concelho da Moita, a minha grande Alhos Vedros. Trabalho como auxiliar de ação médica no Barreiro há 24 anos, já fui padeira nas Arroteias, trabalhei também nas confeções em Alhos Vedros, na fábrica de cablagens na antiga GEFA.

Nas horas vagas (poucas) brinco com o artesanato, pinto, decoro, renovo peças de madeira e gosto de pintar presépios, participo nas feiras que me rodeiam, sempre que posso. Acalma-me a alma e desperta-me a imaginação.

Já participei num livro, "Alhos Vedros da minha Alma".

A minha base: a família chegada, a minha mãe e os meus filhos Alexandre e Catarina.

Desde sempre envolvida no associativismo da terra, SFRUA, CRI, GRF, Chinquilho das Arroteias e claro a Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro.

Na Academia a minha entrada foi a fazer de menino Jesus, numa das peças encenadas. Na SFRUA ou Velhinha pratiquei ginástica dos 6 aos 17 anos, até a professora Lurdes Serra ir-se embora. Nessa altura o senhor António Santos dava aulas de ginástica na Academia, comecei a frequentar e eram super divertidas, a palavra de ordem era amizade e desporto.

Na altura havia muitas praticantes, surgiu a oportunidade de passar aos mais novos aquilo que aprendi durante a minha vida de atleta. Foi espetacular, o primeiro sarau de ginástica encheu o salão da Academia, durante 9 anos fui monitora de ginástica rítmica/desportiva, tive sempre várias classes, muitas atletas com idades entre os 6 e os 60 anos. Fizemos várias apresentações nas coletividades da Freguesia, a dança aliada ao desporto. No GRF também dei aulas a duas classes de ginástica. Sempre que nos encontramos as minhas miúdas da ginástica relembram sempre com alegria os tempos passados.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
9

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

A Feira do Livro era sempre a cerimónia de encerramento do ano desportivo. Duas horas de espetáculo, com o Leonel a dizer “ainda falta muito, temos o rancho a seguir”.

No Clube Recreio e Instrução fui “levada” pelo meu pai, o Gabriel que foi treinador, aguadeiro, massagista e diretor.

Acompanhava-o com a minha mãe, nos fins de semana de petiscada a seguir aos jogos de futebol. Houve alturas que a minha mãe ajudava o meu pai no bar do CRI, era uma loucura, bifanas, calhandras, lambujinhas, eu sei lá. Os mais velhos de certeza que se lembram… As memórias são lixadas.

No Clube Chinquilho das Arroteias, os bailaricos, as mostras de folclore, os amigos, mais tarde a minha filha entra no rancho folclórico do Clube das Arroteias, a ida a vários pontos do nosso país a representar a Freguesia de Alhos Vedros… as memórias.

Sou adepta de ajudar, com roupas e haveres quando há causas.

Sou adepta de ajudar os animais, na nossa Freguesia tento ajudar O Abrigo da Mãozinhas, projeto que um punhado de voluntários teima em levar em frente e não deixar que faltem cuidados, comida e bem-estar a cerca de 250 animais (cães e gatos).

Apelo a quem quiser ajudar com mantas, almofadas, patês, rações para cães e gatos, areias, ligaduras, etc. Ajudar não custa. O Abrigo da Mãozinhas... não se esqueçam.

A Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro tanto para dizer. Organizei uma passagem de modelos com uma grande passarela, as modelos todas de Alhos Vedros, excelentes até tinha uma noiva.

Nos dias que correm a Academia tem uma equipa de ginástica aeróbica, tem campeões. A esta classe tenho dedicado também algum do meu apoio, estando presente na maioria das competições. Tem uma classe de Pilates.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
10

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Fui a maior parte de vezes, nos tempos mais antigos responsável pelos catálogos da feira do livro, onde se pediam às editoras os catálogos, onde se escolhiam os títulos, se faziam as listas de pedidos de livros, onde se conferiam todos os títulos à chegada e no final de cada feira do livro. Os anúncios colados à mão, todo o catálogo feito na máquina de escrever, primeiro naquelas de fita e já nos tempos mais recentes numa máquina elétrica.

Montar e desmontar a feira quase uma vida. Em vários locais da nossa freguesia

Ainda me lembro da Feira do livro no antigo Largo do Coreto, onde se fazia bonecos em barro e havia exposição de desenhos feitos pelos miúdos.

.

Onde a minha mãe me comprou o grande Livro da Mafalda, a contestatária, não sabia eu o queria dizer, mas gostei da boneca.

Tanta coisa que haveria para dizer, sim sou de Alhos Vedros.

Obrigada ao Sentir Alhos Vedros pelo Vosso excelente trabalho, inovar e mostrar a nossa terra. Disponham.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
11
Dulce Baltazar A nossa Feira do Livro irá fazer 50 anos este ano, visitem a mesma.

OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
12
Jota Snack Bar - CRI

(Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros

CorcheraPortuguesa CorcheraPortuguesa

Latitude: 38°65'24.23"N

Longitude: -9°02'80.73"W

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
13

Àmesacom... Àmesacom...

Olá sou a Teresa Reis, tenho 44 anos e vivo em Alhos Vedros. Resido aqui há pouco tempo pois sempre vivi em Lisboa.

Sou confeiteira (cake designer) há 12 anos e gosto muito do meu trabalho.

Esta carreira começou desde que fiquei desempregada, visto que sempre gostei de fazer bolos e como sempre fui elogiada por familiares e amigos decidi dar a conhecer o meu trabalho. Tenho página no Instagram e no Facebook “@fofosedoces” .

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
14

Ingredientes Cupcakes de baunilha:

1 pote de iogurte natural;

2 potes de açúcar;

1 pote de óleo;

4 ovos;

1 colher de chá de essência de baunilha;

2 1/2 farinha de trigo com fermento;

1 colher de chá de fermento em pó;

*a medida é do pote de iogurte(125g)

Preparação :

Pré-aqueça o forno a 180°C; Numa tigela misture o iogurte, os ovos, o açúcar, o óleo e a essência de baunilha misture (com uma vara de arames) até ficar bem homogéneo;

Adicione ao preparado anterior a farinha, o fermento e uma pitada de sal peneirado e misture até ficar uma massa lisa e homogénea;

Num tabuleiro apropriado para cupcakes, forre com formas de papel e ponha 1/4 de chávena do preparado em cada forma e leve-os ao forno por mais ou menos 18 min;

Faça o teste do palito; Depois de frios decore-os a gosto (ex : chantilly)

15
Cupcakesdebaunilha Cupcakesdebaunilha

Passado&Presente Passado&Presente

Ornatos da Rua

da Silveira

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
António
16

PénaRua PénaRua

11 24 24

8 20 20

9 21 21

Corso de Carnaval de Alhos VedrosSFRUA 'A Velhinha' ALHOSVEDROS ALHOSVEDROS

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
17 Coleção RégiaVisita Guiada PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia PALACETEDOMORGADODACASADA PALACETEDOMORGADODACASADA COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS COVA/CONDESDESAMPAYO-ALHOS VEDROS VEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS Fevereiro Fevereiro 115h30 5h30 25 25 FAZ (D)E CONTA: Fantoches no Palacete 11 28 28 Fevereiro Fevereiro a a Exposição de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria” deLuísGuerreiro 111h 1h
ARROTEIAS ARROTEIAS 118-21h 8-21h 20-20:30h 20-20:30h
Desfile de Carnaval da ESUCA
115h 5h
Fevereiro
a a
Fevereiro
a a
Fevereiro Fevereiro ee
Fevereiro Fevereiro ee
Fevereiro
11 24 24
Fevereiro
QuintaseSextas QuintaseSextas Feiras,mediante Feiras,mediante marcaçãoprévia marcaçãoprévia Sábados a Ler em Família "OCasodosRabosTrocados" PeterBentlyeMeiMatsuoka 119
118

Alhosvedrense Alhosvedrense

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 18
PASSAGEns PEDONAis PASSAGEns PEDONAis

Alhosvedrense Alhosvedrense

PASSAGEnsPEDONAis PASSAGEnsPEDONAis

Passagem superior pedonal que faz ligação entre as Arroteias e a Lagoa da Pega

Ponte de ligação entre as Arroteias e a rotunda junto á Kleópatra, esta com passagem pedonal e viária.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
19
38°38'53.6"N -9°00'39.3"W 38°39'01.5"N -9°01'15.6"W

Alhosvedrense Alhosvedrense

PASSAGEnsPEDONAis PASSAGEnsPEDONAis

Passagem superior da estação de comboios de Alhos Vedros

38°39'07.2"N

-9°01'38.3"W

Passagem superior de peões que liga a Vinha das Pedras ao Continente

38°39'14.9"N

-9°01'58.9"W

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
20

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.