Ensino Superior - SENAI São Paulo

Page 1


SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO CONSELHO REGIONAL Composição em Agosto de 2016 Presidente Paulo Skaf REPRESENTANTES DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS Titulares Antonio Carlos Teixeira Álvares José Romeu Ferraz Neto Ruy Salvari Baumer Saulo Pucci Bueno Suplentes Carlos Antonio Cavalcante Heitor Alves Filho Ronald Moris Masijah REPRESENTANTES DAS CATEGORIAS ECONÔMICAS DOS TRANSPORTES, DAS COMUNICAÇÕES E DA PESCA Titular Aluizio Bretas Byrro Suplente Irineu Govêa Diretor Regional Walter Vicioni Gonçalves REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO Titular Eduardo Anastasi Suplente Atilio Machado Peppe REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Titular Eduardo Antonio Modena Suplente Silmário Batista dos Santos


SUMÁRIO Mensagem do Presidente Mensagem do Diretor Regional Quem somos

Faculdades de Tecnologia Rede de Faculdades Mapa das Unidades

Cursos Superiores de Tecnologia Alimentos Automação Industrial Eletrônica Industrial Fabricação Mecânica Manutenção Industrial Mecânica de Precisão Mecatrônica Industrial Polímeros Processos Metalúrgicos Produção de Vestuário Produção Gráfica Sistemas Automotivos

2 3 4

7 8 9

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

24

Internacionalização

28

Vantagens dos Cursos Superiores de Tecnologia do SENAI-SP

30

Freepik

Pós-graduação e extensão universitária


Nós investimos em pessoas

C

onstruir uma sociedade independente, livre e democrática passa, sem sombra de dúvida, pela qualidade da educação que as pessoas recebem desde a infância. Mas não basta colocar a criança e o jovem na escola. É preciso dar melhores oportunidades de aprender, de se desenvolver. Dar, além de educação de base de qualidade, opções e condições para que ela escolha o que vai fazer, encontre sua vocação, descubra sua aptidão e se torne um profissional capacitado, especializado, com formação nas mais diversas áreas da indústria de transformação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo, SENAI-SP, a maior e mais conceituada escola profissionalizante do Brasil, investe na especialização e na atualização de seus colaboradores, em tecnologia de ponta, em maquinários de última geração, em experiências, em pesquisas, em intercâmbio de know-how. Essa é a marca da qualidade e da excelência que o SENAI-SP carrega com ele.

Os investimentos em educação de ponta, em parcerias educacionais e em intercâmbio de diferentes atividades com outros países são fundamentais para que os alunos sejam constantemente estimulados a aprender mais, a conhecer mais, a buscar novas soluções e novas conquistas. Os desafios e as dificuldades que precisam ser vencidos inspiram ações que fazem do SENAI-SP agente transformador para milhares de brasileiros. O SENAI-SP acredita que investir em inovação é promover o conhecimento. Por meio dela, novos caminhos são criados, novas ideias são difundidas, expandindo o potencial econômico para o desenvolvimento de novos produtos e de novos métodos produtivos de operação. Investir em educação de qualidade, em diferentes áreas de especialização, em intercâmbio de tecnologia leva ao aumento da produtividade com base sustentável. É hora de garantir um Brasil melhor para as próximas gerações!

O SENAI-SP já nasceu inovador. Com metodologia própria, esse sistema de ensino coleciona experiências bem-sucedidas. Tudo isso graças ao ensino vinculado à aplicação da tecnologia e da inovação, com os acordos internacionais de cooperação técnica e com as trocas de experiências com as mais renomadas escolas, pois o SENAI-SP busca os melhores modelos educacionais praticados no mundo. Sabemos que o crescimento profissional e pessoal depende de constantes treinamentos e atualizações. Por isso a importância de estar sempre em contato com escolas profissionalizantes do mundo inteiro.

Paulo Skaf Presidente do SENAI-SP 2


SENAI-SP: excelência também no ensino superior

N

o cumprimento de sua missão, o SENAI-SP vem garantindo a oferta de produtos educacionais de modo a atender às necessidades da indústria brasileira, segundo os desafios tecnológicos e econômicos de cada momento histórico. Sua criação, em 1942, se deu no âmbito de um conjunto de políticas que visaram, com sucesso, o desenvolvimento industrial. A Segunda Guerra Mundial, interrompendo o fluxo de bens importados e de imigrantes, foi fator que impulsionou tal movimento. Quando de sua fundação, o SENAI concentrava a oferta em cursos de aprendizagem industrial, com ênfase no desenvolvimento da destreza manual, sem descuidar, contudo, dos conhecimentos teóricos para a realização das tarefas. No final da década de 60 foram criados os primeiros cursos de nível técnico no SENAI. Indústrias mais complexas e automatizadas demandavam profissionais com novas competências para atuar nos processos e apoiar a gestão da produção. Os cursos superiores de tecnologia do SENAI-SP, criados a partir de 1996, preparam profissionais capazes de gerir o processo de produção promovendo a sua melhoria contínua, o aumento da produtividade e o desenvolvimento de inovações. Diferentemente dos cursos de teor mais acadêmico, objetivam a aplicação do conhecimento a situações reais e correntes nos ambientes industriais. Isso se realiza porque as ações do SENAI, em todos os níveis, são determinadas pela sua estreita relação com a indústria. Os docentes dos cursos do SENAI estão em sintonia com essa orientação. Todos, além da formação acadêmica, têm experiência real na indústria e são devidamente preparados na metodologia de ensino do SENAI. Além disso, o SENAI garante a infraestrutura propícia, que permite a estudantes e docentes o acesso à tecnologia mais atualizada.

O que se convencionou denominar Engenharia Educacional praticada pelo SENAI parte da identificação do perfil necessário do profissional. Currículos, metodologias e infraestrutura são planejados de modo a garantir a formação desse perfil. Teoria e prática são balanceadas dentro desses currículos, sempre entrelaçadas, porque o conhecimento deve estar diretamente vinculado à aplicação. As competências profissionais devem sintetizar três instâncias indissociáveis - conhecimento, capacidade de realização e atitudes adequadas. Essa Engenharia Educacional não é nova. Orienta os projetos e o desenvolvimento de todos os cursos desde 1942, em todos os níveis. Assim, as Faculdades SENAI são parte integrante de um sistema e foram criadas a partir de uma base já consolidada, aproveitando a experiência bem sucedida do SENAI na formação de profissionais para a indústria. Desde sua criação o SENAI-SP tem voltado seu olhar para os melhores modelos de educação profissional praticados no mundo. Num momento em que experimenta um processo de consolidação da oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia e dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Instituição, que se deseja sem fronteiras, inserida no contexto mundial, busca agora a internacionalização de suas Faculdades, por meio de ações que as aproximem dos grandes centros científicos, tecnológicos e industriais do mundo. Sempre em busca de novos significados, o SENAI parte agora para a internacionalização de suas Faculdades.

Walter Vicioni Gonçalves Diretor Regional do SENAI-SP 3


Quem somos O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição brasileira, de interesse público, sem fins lucrativos, de direito privado. Seu principal objetivo é apoiar a indústria por meio da formação de recursos humanos, inovação e transferência de tecnologia. O SENAI foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048, com a missão de formar profissionais para a então incipiente indústria nacional. Configura-se como sistema estruturado em base federativa, que desenvolve ampla variedade de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-deobra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país. O SENAI de São Paulo começou a funcionar em 28 de agosto de 1942, sob a direção de Roberto Mange.

4


Visão Consolidar-se como a instituição líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

Roberto Mange nasceu na Suíça em 1886, tendo obtido o diploma de estudos primários em Portugal, secundários na Alemanha e de engenharia na Escola Politécnica de Zurique, em 1910. Em 1913 veio para o Brasil a convite de Geraldo de Paula e Souza, contratado para a cadeira de Mecânica Aplicada às Máquinas, na Politécnica de São Paulo, onde lecionou por 40 anos, sendo declarado Professor Emérito em 1953. Em 1923, fundou junto ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, a Escola Profissional Mecânica, onde elaborou, com um grupo de estudiosos, as conhecidas séries metódicas de ofícios. Em 1929, voltou para a Europa, tendo a oportunidade de estudar a aprendizagem para operários nas estradas de ferro da Alemanha. Regressou ao Brasil no ano seguinte e organizou o Serviço de Ensino e Seleção Profissional a pedido da Estrada de Ferro Sorocabana. Esse serviço foi ampliado em 1934, originando o Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional, a fim de atender outras companhias ferroviárias. De 1940 a 1942 participou da criação do SENAI, junto com o líder industrial Roberto Simonsen. Foi o primeiro diretor regional do SENAI em São Paulo, tendo exercido o cargo até 1955.

Missão Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

Produção Educacional 2015 Número de matrículas

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

TÉCNICOS

33.426

29.649

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

290.872

409.523

ENSINO SUPERIOR: GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO TOTAL MATRÍCULAS DIRETAS* TOTAL MATRÍCULAS INDIRETAS**

TOTAL

5.068 768.880 231.779

1.000.659

* Matrículas diretas são decorrentes de cursos cuja gestão, execução e financiamento estão sob a responsabilidade direta do SENAI-SP. ** Matrículas indiretas correspondem ao somatório de matrículas de cursos realizados por empresas contribuintes que, por meio dos termos de cooperação técnica e financeira, operacionalizam programas de formação profissional.

Fonte: Relatório de Atividades do SENAI-SP 2015

5


6 Designed by Freepik


Faculdades de Tecnologia As Faculdades de Tecnologia do SENAI-SP formam uma rede de 16 Unidades credenciadas para oferecer ensino superior: Graduação – 12 Cursos Superiores de Tecnologia; Pós-graduação – 65 Cursos de Pós-graduação lato sensu; Extensão – centenas de cursos. Os cursos de graduação são carros-chefe das Faculdades. Possuem forte vínculo com a indústria. São planejados com a participação das empresas do setor. Proporcionam inúmeras possibilidades de vivências aos estudantes, que os aproximam da realidade do mundo do trabalho, com a participação da indústria – estudos de casos, desenvolvimento de produtos, processos e modelos de negócios, projetos de pesquisa e inovação utilizando o potencial da rede de Faculdades e demais Unidades do SENAI-SP. As Faculdades dispõem de laboratórios, oficinas e demais ambientes para prática profissional alinhados com o perfil dos cursos de graduação e pósgraduação – instalações, equipamentos, instrumentos e ferramentas atualizados, de acordo com as exigências de formação da moderna indústria. Uma infraestrutura, portanto, que proporciona condições necessárias para o desenvolvimento das competências inscritas nos perfis profissionais dos cursos superiores, com a tradicional marca – aprender fazendo – do SENAI-SP. O acesso e a permanência dos estudantes nos programas de graduação estão no centro das atenções das Faculdades. Como critérios, são considerados a possibilidade do estudante estar empregado em empresa contribuinte do SENAI, condições socioeconômicas, dedicação e talento. Coerente com estes princípios e, ainda, levando em conta a importância de consolidar a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia, as Faculdades oferecem bolsas parciais de estudos, desconto financeiro para pagamento da mensalidade em dia e programa de Financiamento Estudantil. 7


Rede de Faculdades São Paulo - Capital Faculdade de Tecnologia SENAI Horácio Augusto da Silveira Barra Funda | Alimentos Faculdade de Tecnologia SENAI Mariano Ferraz Vila Leopoldina | Automação Industrial Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta Vila Mariana | Eletrônica Industrial Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Simonsen Brás |Manutenção Industrial Faculdade de Tecnologia SENAI Suiço-Brasileira Paulo E. Tolle Santo Amaro | Mecânica de Precisão

Grande São Paulo Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica São Caetano do Sul | Mecatrônica Industrial Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental São Bernardo do Campo | Polímeros Faculdade de Tecnologia SENAI Nadir Dias de Figueiredo Osasco | Processos Metalúrgicos

Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf Brás | Produção de Vestuário Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica Mooca | Produção Gráfica

Faculdade de Tecnologia SENAI Conde J. Vicente de Azevedo Ipiranga | Sistemas Automotivos

Interior do Estado de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Campinas | Fabricação Mecânica Faculdade de Tecnologia SENAI Antônio Adolpho Lobbe São Carlos | Mecatrônica Industrial Faculdade de Tecnologia SENAI Félix Guisard Taubaté | Fabricação Mecânica Faculdade de Tecnologia SENAI Gaspar Ricardo Júnior Sorocaba | Fabricação Mecânica Faculdade SENAI de Tecnologia de Santos Santos | Automação Industrial

8


165 unidades

Mapa das Unidades

91 unidades fixas 74 unidades móveis 16 unidades com ensino superior

O SENAI-SP é a maior rede privada de educação profissional e tecnológica da América Latina. 9


10


Cursos Superiores de Tecnologia Alimentos 12 Automação Industrial 13 Eletrônica Industrial 14 Fabricação Mecânica 15 Manutenção Industrial 16 Mecânica de Precisão 17 Mecatrônica Industrial 18 Polímeros 19 Processos Metalúrgicos 20 Produção de Vestuário 21 Produção Gráfica 22 Sistemas Automotivos 23 11


Tecnólogo em

Alimentos Planejar, implantar e gerir processos produtivos da indústria de alimentos e desenvolver produtos e processos garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos, cumprindo legislação pertinente.

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Horácio Augusto da Silveira Barra Funda - São Paulo/SP

12


Tecnólogo em

Automação Industrial Planejar, desenvolver e implementar soluções em sistemas de automação industrial da manufatura, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.

Coordenar a implantação e a manutenção de sistemas de instrumentação e controle em processos industriais e elaborar projetos destes sistemas, seguindo normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho e de qualidade.

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Mariano Ferraz Vila Leopoldina - São Paulo/SP

ONDE Faculdade SENAI de Tecnologia de Santos Santos/SP

13


Tecnólogo em

Eletrônica Industrial Projetar, implementar e realizar manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, administrando recursos com eficácia e promovendo a inovação tecnológica, respeitando a legislação e as normas específicas, de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta Vila Mariana - São Paulo/SP

14


Tecnólogo em

Fabricação Mecânica Gerenciar e implementar a instalação, a produção e a manutenção de processos de produção e usinagem, coordenando equipes e de acordo com normas técnicas, de qualidade, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.

Projetar e desenvolver ferramentas para a fabricação mecânica; planejar a fabricação de ferramentas e gerenciar processos e recursos necessários, atendendo normas técnicas de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Félix Guisard Taubaté/SP Faculdade de Tecnologia SENAI Gaspar Ricardo Júnior Sorocaba/SP

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Campinas/SP

15


Tecnólogo em

Manutenção Industrial Planejar, implementar e supervisionar a manutenção eletromecânica seguindo as normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Simonsen Brás - São Paulo/SP

16


Tecnólogo em

Mecânica de Precisão Planeja e gerencia nos níveis tático e operacional, ações relativas à produção de sistemas mecânicos de precisão; participa do desenvolvimento de projetos relativos a sistemas mecânicos de precisão; coordena equipes de trabalho e atua na comercialização de produtos ou serviços, antes, durante e após a venda, de acordo com a gestão tecnológica da empresa e com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança. ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Suiço-Brasileira Paulo E. Tolle Santo Amaro - São Paulo/SP

17


Tecnólogo em

Mecatrônica Industrial Desenvolve, implementa e mantém sistemas mecatrônicos de produção industrial seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de segurança e de saúde no trabalho. ONDE Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica São Caetano do Sul/SP Faculdade de Tecnologia SENAI Antônio Adolpho Lobbe São Carlos/SP

18


Tecnólogo em Polímeros Gerenciar processos da indústria de materiais poliméricos e desenvolver produtos, garantindo a qualidade, a segurança e a saúde do trabalhador e a proteção do meio ambiente.

ONDE Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental São Bernardo do Campo/SP

19


Tecnólogo em

Processos Metalúrgicos Planejar, operacionalizar e supervisionar processos metalúrgicos, considerando materiais, equipamentos, tecnologia, qualidade, segurança e saúde ocupacional e meio ambiente, segundo a legislação e normas vigentes.

ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Nadir Dias de Figueiredo Osasco/SP

20


Tecnólogo em

Produção de Vestuário Planejar, dirigir e controlar o processo produtivo do vestuário, com visão estratégica e tática, e assessorar tecnicamente os diferentes setores da empresa, considerando os aspectos referentes à gestão da qualidade, aos princípios éticos e à responsabilidade socioambiental, com foco nos resultados organizacionais. ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf Brás - São Paulo/SP

21


Tecnólogo em

Produção Gráfica Planejar, gerir e avaliar as ações dos processos produtivos gráficos, nas suas diversas etapas, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho, tendo em vista a priorização de resultados e o atendimento a clientes. ONDE Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica Mooca - São Paulo/SP

22


Tecnólogo em

Sistemas Automotivos Desenvolver soluções tecnológicas e administrar processos de pós-venda na área automotiva e conduzir a manutenção em sistemas automotivos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança no trabalho, buscando atender as necessidades e expectativas do cliente e a rentabilidade do negócio. ONDE Faculdade de Tecnologia SENAI Conde José Vicente de Azevedo Ipiranga - São Paulo/SP

23


Pós-graduação e extensão universitária Em 2005, as Faculdades SENAI-SP deram início à oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. Trata-se de “especializações” e “MBA”. Essa modalidade permite o aprofundamento em áreas tecnológicas específicas e também na gestão de processos produtivos. A opção do SENAI-SP foi, novamente, por programas que melhorem a capacitação dos profissionais na atuação direta nos processos industriais. O conhecimento adquirido nesses programas pode ser imediatamente aplicado no dia-adia das empresas. Atualmente essa oferta soma mais de sessenta cursos. 24

O público desses programas é constituído tanto por profissionais graduados no próprio SENAI quanto em outras faculdades. Estes últimos poderão ser particularmente beneficiados com a experiência de aproveitar todos os recursos que o SENAI coloca à disposição dos seus estudantes e professores. Programas de extensão universitária também são realizados pelo SENAI, com carga horária menor e com mais flexibilidade nos pré-requisitos. O objetivo dessa oferta é permitir que mais pessoas sejam beneficiadas pelos resultados do ensino e pesquisa desenvolvidos.


Alimentos e Bebidas Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos

Automação Automação - Mecatrônica: Automação da Manufatura Automação e Controle Automação Industrial

Eletroeletrônica Eletrônica de Potência para Sistemas Industriais Máquinas e Controles em Malha Fechada Sistemas Eletroeletrônicos Industriais Automatizados Sistemas Eletrônicos para Controle

Automação Industrial e Robótica

Energia

Internet das Coisas Projeto de Ferramentas Suportado pela Manufatura Digital Projetos de Mecatrônica Aplicados à Automação

Eficiência Energética

Projeto, Manufatura e Análise de Engenharia Auxiliados por Computador (CAD/CAM/CAE)

Eficiência Energética na Indústria

Redes Industriais de Comunicação e Controle Robótica

Gestão de Energia e Eficiência em Sistemas de Climatização Gestão de Energia e Eficiência Energética

Robótica Integrada às Células de Manufatura

Gestão

Automação - Manufatura: Automação da Manufatura Automação e Controle de Processos Industriais Manufatura Digital

Gestão da Produção: MBA - Gestão de Projetos e da Produção Gestão e Otimização de Processos de Produção Industrial

Automotiva

Gestão da Qualidade: Gestão de Projetos e Formação de Auditor Líder

Automação Mecânica:

Gestão - Planejamento:

Motores de Combustão Interna

Gestão de Projetos

25


Gráfica e Editorial

Metalmecânica

Desenvolvimento e Produção de Embalagens Flexíveis

Metalurgia:

Gestão Avançada da Produção

Engenharia de Soldagem

Gestão de Projetos de Embalagem

Fundição:

Gestão Inovadora da Empresa Gráfica

Engenharia de Fundição

Planejamento e Produção de Mídia Impressa

Logística MBA - Gestão Portuária

Plásticos Materiais Poliméricos Processamento de Polímeros

Meio Ambiente Controle Ambiental:

Têxtil e Vestuário

Direito Ambiental Gestão Ambiental

Design de Moda

Gestão de Controles Ambientais

Empreendedorismo

Gestão Integrada

Gestão da Produção em Negócios da Moda

Gestão para a Sustentabilidade

Gestão de Negócios da Moda

Saneamento: Produção Mais Limpa

Gestão do Design de Moda Gestão e Tecnologias da Qualidade Gestão Estratégica de Pessoas Gestão Financeira e Controladoria Inovação Tecnológica Interfaces da Moda Logística Moulage de Moda - Drapping Química Têxtil Sustentabilidade Transações Internacionais


27


Internacionalização A intensificação das relações mundiais em todos os níveis exige profissionais cada vez mais qualificados no que diz respeito a tecnologias, habilidades interpessoais e de comunicação num contexto internacional. Torna-se, portanto, imprescindível a atualização tecnológica, tanto de estudantes quanto de colaboradores em ações de cooperação internacional, com vistas ao aumento da produtividade e competitividade da indústria brasileira.

Designed by Freepik

Assim, com o objetivo de propor melhorias contínuas para o processo de consolidação da oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia e de Cursos de Pós-graduação, foram realizadas duas missões internacionais, entre outubro de 2014 e março de 2015, compreendendo visitas a instituições de renome mundial, nas quais foram observadas as melhores práticas e verificadas possibilidades de estabelecimento de parcerias internacionais.

28

Nesse sentido, e considerando os bons resultados obtidos por meio de relações decorrentes de parcerias internacionais firmadas, o escopo da proposta de internacionalização das Faculdades do SENAI-SP compreende as seguintes estratégias: • graduação e pós-graduação sanduíche para estudantes do SENAI-SP em instituições de ensino superior no exterior, e de estudantes destas, no SENAI-SP; • participação em projetos internacionais de pesquisa aplicada e desenvolvimento em parceria com instituições de ensino superior estrangeiras; e • missões de colaboradores.


Instituição de Ensino

Indústria

• Conhecimento mútuo;

• Parceria na identificação das Instituições;

• Definição de áreas estratégicas;

• Comparação e alinhamento de currículos; •

• Inclusão da estratégia na Política de RH;

Convênio de cooperação; • Acolhimento e apoio ao intercambista; •

Participação nos fóruns da Faculdade;

Avaliação do processo.

Co-participação em projetos e pesquisas;

• Encaminhamento de candidatos; •

Apoio à participação dos colaboradores; •

Investimento.

• Incremento da qualidade, produtividade e competitividade das empresas; • Acesso a tecnologias de ponta; • Aperfeiçoamento permanente das Faculdades SENAI-SP; • Aquisição de competências internacionais; • Desenvolvimento da cooperação mundial.

Resultados 29


Vantagens dos Cursos Superiores de Tecnologia do SENAI-SP

1. Perfil do profissional desenhado de acordo com a demanda da indústria (comitê técnico setorial). 2. Currículo orientado aos processos industriais.

3. Ênfase da aplicação prática na solução de problemas reais.

4. Infraestrutura alinhada com o mundo do trabalho.

5. Processo seletivo com a participação das empresas.

6. Professores titulados e com experiência na indústria. 30


7. Capilaridade e trabalho em rede.

8. Formação com foco em áreas tecnológicas.

9. Acesso a cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu).

10. Internacionalização.

11. Forte inter-relação entre faculdade e indústria.

12. Plataformas tecnológicas alinhadas às demandas. 31


32


SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO CONSELHO REGIONAL Composição em Agosto de 2016 Presidente Paulo Skaf REPRESENTANTES DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS Titulares Antonio Carlos Teixeira Álvares José Romeu Ferraz Neto Ruy Salvari Baumer Saulo Pucci Bueno Suplentes Carlos Antonio Cavalcante Heitor Alves Filho Ronald Moris Masijah REPRESENTANTES DAS CATEGORIAS ECONÔMICAS DOS TRANSPORTES, DAS COMUNICAÇÕES E DA PESCA Titular Aluizio Bretas Byrro Suplente Irineu Govêa Diretor Regional Walter Vicioni Gonçalves REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO Titular Eduardo Anastasi Suplente Atilio Machado Peppe REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Titular Eduardo Antonio Modena Suplente Silmário Batista dos Santos



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.