Semmais 14 abril 2018

Page 7

LOCAL

MOITA

ALCÁCER DO SAL

O município está a proceder a uma avaliação do trânsito no entroncamento da Av. Luís de Camões com a Estrada do Rosário, na Moita. Com a supressão de um dos sentidos de trânsito na Rua do Rosário, tornou-se necessário encontrar uma solução alternativa para a circulação viária naquela zona que possa continuar a garantir o adequado fluxo de trânsito. Recorde-se que esta opção surge na sequência da intervenção de requalificação em curso junto à zona ribeirinha da Moita que visa a ligação das ciclovias da Marginal e da Moita-Rosário. Paralelamente, está a ser criada uma zona de parqueamento automóvel junto ao Centro Náutico. A nova ciclovia terá início na Marginal da Moita, contornando toda a zona destinada ao estacionamento, sempre junto ao rio, prolongando-se pela Travessa dos Marítimos e Estrada do Rosário, até se encontrar com a ciclovia que liga a Moita ao Rosário.

O evento “Dia da Tubra”, promovido pela Junta de S. Martinho, com o apoio do município, tem lugar este sábado, em Casebres. A festa tem início às 15 horas, com a inauguração da exposição “Casebres Saúda-vos”, do fotógrafo Jorge Veiga Alves, e que ficará patente até 4 de maio, na Junta de Freguesia de S. Martinho. Às 16h30 decorre uma mostra de receitas tradicionais de pratos à base de túbaras. Às 20h30 atuam os “Malha Vacas” e, às 22 horas, canta Miguel Azevedo. As túbaras são um fungo que cresce espontaneamente no Alentejo, entre o final de fevereiro e o início de maio. O seu sabor é menos intenso que o das trufas italianas, mas, ainda assim, são uma especialidade regional e sazonal que atrai muitos gastrónomos. O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar. A sua forma de confeção mais conhecida é com ovos mexidos.

ALCOCHETE

ALMADA

O executivo aprovou, por maioria, com a abstenção do vereador Pedro Louro, a prestação de contas e relatório de gestão relativas a 2017. «Procedemos ao pagamento por conta de 1 milhão e 41 mil euros à Simarsul dando cumprimento ao dec-lei 114 de 2014 que diz que, independentemente das faturas emitidas devíamos fazer o pagamento de pelo menos 50% por conta sob pena do município ser penalizado com coimas que vão entre os 200 mil e 500 mil euros e nós entendemos que era correto da nossa parte fazer este pagamento, para que o município não fosse penalizado», sublinhou o edil Fernando Pinto. Relativamente à dívida «considerando o valor provisional de 800 mil euros e o valor que foi pago por conta de 1 milhão e 41 mil euros, o valor da divida final em 2017 não seria 7 milhões e 800 mil euros mas sim 9 milhões e 800 mil euros», referiu.

Almada acolheu a assinatura dos Contratos de Financiamento dos Laboratórios Vivos para a Descarbonização. Com este financiamento, Almada vai poder executar os “laboratórios vivos” e executar no terreno soluções inovadoras nos domínios da mobilidade sustentável, gestão de energia, iluminação pública, gestão de água e resíduos, monitorização ambiental e informação ao público. A rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, foi escolhida para funcionar como Laboratório Vivo para a Descarbonização do concelho, testando várias soluções que depois podem ser replicadas noutros espaços. Nesta zona vai também ser testado um pavimento fotovoltaico, adiantou o vereador Nuno Matias, sublinhando que Almada foi o primeiro município a desenvolver uma estratégia local para as alterações climáticas e seu plano de mitigação.

PALMELA

BARREIRO

Os produtos tradicionais de Quinta do Anjo, como o queijo, pão e vinho, fizeram as delícias de 14 mil pessoas que se deslocaram a S. Gonçalo, entre os dias 6 e 8 de abril, para visitar a 24.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, apesar da intensa chuva que se fez sentir nesse fim-de-semana. Na área comercial, as empresas participantes mostraram-se muito satisfeitas com as vendas, perante um público cada vez mais informado e interessado em conhecer as origens e os rostos que estão por detrás de cada produto. Promovido pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio financeiro do município, o festival continua a ser uma peça central na promoção dos produtos locais de qualidade, determinante para a estratégia de desenvolvimento sustentável do território.

No âmbito do projeto Erasmus + denominado VET4SCAPE, o Presidente do Município, Frederico Rosa, recebeu uma comitiva composta por 27 alunos e 12 professores de seis escolas da Eslovénia, Áustria, Roménia, Eslováquia, República Checa, e Bulgária, esta manhã, nos Paços do Concelho. Para além dos participantes estrangeiros, estão envolvidos no projeto 12 alunos e quatro professores da Escola Secundária Augusto Cabrita (Agrupamento dinamizador da iniciativa). Frederico Rosa enalteceu “a experiência enriquecedora» que é proporcionada aos participantes que podem, assim, «aprender a história e cultura locais». Até segunda feira, o grupo realiza diversas atividades, entre as quais workshops sobre produção de vídeo e sobre o programa Junior Achievement e participa em visitas à empresa José Maria da Fonseca e a uma empresa da Baía do Tejo.

Rotunda em teste na Moita

SEIXAL

Encontro Saberes e sabores promove troca de experiências

Dez países marcam presença em evento internacional, em Corroios, com a finalidade de mostrar o que de melhor se produz. Algumas receitas revertem a favor da associação A Voz do Amor. Também há momentos desportivos, teatro, fado e jantares temáticos.

A

11.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores prossegue até este domingo, dia 15 de abril, no pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios. O evento, que promove a troca de experiências, no qual todos partilham um pouco do que os seus locais de origem têm de mais tradicional, em genuínos momentos de interculturalidade, conta com a participação de Angola, Cabo Verde, Cuba, Espanha, Índia, Indonésia, Moçambique, Peru, Portugal e S. Tomé e Príncipe. Através da deliciosa gastronomia, do rico artesanato, da dança ou de outras expressões culturais, os visitantes vão poder descobrir os saberes e os sabores de outras latitudes. As especialidades da cozinha cubana, o sabor intenso do redang indonésio, a bharatanatyam – dança típica indiana - ou o desfile de roupa da estilista santomense Tiamo Veloso são alguns dos destaques desta edição do Saberes e Sabores. Como já vem sendo habitual, o desporto anima a manhã de domingo, dia 15, com o jogo amigável de corfebol e o III Torneio Intercultural de Xadrez. A Voz do Amor é a instituição social apoiada este ano. Ao beber um café com aroma solidário estará a ajudar a associação que trabalha com famílias e crianças e jovens carenciados. O 11.º Encontro Intercultural Saberes e Sabores é organizado pela Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Corroios e pelo Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e tem o apoio de embaixadas, associações de imigrantes, parceiros do Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal e de organizações não-governamentais. O certame Encontro Intercultural Saberes e Sabores fecha à meia-noite, no sábado, e às 20 horas, no domingo.

Executivo municipal aprova contas da autarquia

Pão, Queijo e Vinho recebeu 14 mil pessoas

Casebres promove “Dia da Tubra”

Laboratório vivo para a descarbonização avança

Erasmus + aproxima concelho da internacionalização

2018 | 14 DE ABRIL | SÁBADO | SEMMAIS | 7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.