Caderno de resumos 2013

Page 55

UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO SOBRE A OBRA “HISTÓRIA DA MINHA INFÂNCIA”, DE GILBERTO AMADO Fernanda Bispo CORREIA (UFS-SE) nandinhabis@hotmail.com

RESUMO A leitura do livro História da Minha Infância (1954) nos leva a conhecer interessantes histórias da vida do ilustre sergipano Gilberto Amado. Nas suas páginas se registram não só as experiências pessoais do narrador, mas também nos é fornecido um painel com importantes informações sobre os costumes, a cultura e inclusive as peculiaridades linguísticas da sociedade sergipana – especialmente das vilas sergipanas de Estância e Itaporanga –, à época da escrita. Tendo em vista que adotaremos a obra literária amadiana como fonte primária para um estudo de cunho sociolinguístico, o problema que se coloca é justamente verificar se temos no referido texto a validade e a adequação de que necessitamos para tal intento. Partindo desse pressuposto este trabalho quer responder ao seguinte questionamento: quais as pistas diacrônicas disponibilizadas pela obra literária “História da Minha Infância”, texto memorialista do autor sergipano Gilberto Amado – no qual são relatadas histórias transcorridas no final do século XIX e início do século XX, nas vilas sergipanas de Estância e Itaporanga – que nos possibilitam entender a relação língua x sociedade manifestada pela obra? Para isso lançaremos mão de uma abordagem sociolinguística, recorrendo tanto à teoria da variação laboviana – a qual toma a variação como diretamente correlacionada a fatores sociais – bem como à noção de persona trabalhada tanto por Penelope Eckert (2001) quanto por Coupland (2001). Partiremos de uma análise qualitativa, já que vamos analisar a correlação dos papéis sociais dos personagens aos usos linguísticos a eles atribuídos, apresentando dados do contexto sócio-histórico da sociedade sergipana de fins do século XIX e início de século XX. Após fazer o levantamento de todas as personagens do romance que têm direito à fala, traçaremos a análise e verificaremos qual a correlação existente entre as pistas que tais usos linguísticos revelam em função do papel social dos personagens no contexto da sociedade retratada.

PALAVRAS-CHAVE: Estilo. Gilberto Amado. Sociolinguística.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.