Na Feira Agroecológica tem Cultura Alimentar- Construção do Conhecimento Agroecológico em Redes

Page 1

Na Feira Agroecológica tem Cultura Alimentar

Construção do Conhecimento Agroecológico em Redes


Apresentação “Na Feira Agroecológica tem Cultura Alimentar“ é fruto de uma trajetória de experiências de agricultores e agricultoras que acreditaram e ousaram na construção do bem viver através da Agroecologia e da Convivência com o Semiárido. Este material que chega a suas mãos é um convite para conhecer as experiências das Redes de Agricultores/as Agroecológicos/as dos Territórios Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertão Central, ambos localizados no Ceará, e o acumulo de vivências, práticas e saberes de agricultores e agricultoras agroecológicos/as que experimentam novas formas sustentáveis e solidárias.

Feiras Agroecológicas e Solidárias As Feiras Agroecológicas e Solidárias são espaços em que as famílias agricultoras comercializam os produtos agroecológicos diretamente aos consumidores/as. As Feiras são estratégias de comercialização que dinamizam a produção do campo, proporcionando alimentação saudável e garantindo o aumento da renda familiar. As Feiras ainda fortalecem a organização comunitária, pois são realizadas de forma participativa, sendo coordenadas pelos próprios/as agricultores e agricultoras. Na agroecologia outra economia acontece!

O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), através do projeto Construção do Conhecimento Agroecológico em Redes, realizado com o apoio do Programa Semear*, vem fortalecer e visibilizar a soberania alimentar e nutricional a partir das feiras agroecológicas e solidárias nos territórios Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertão Central, com a capacidade de descobrir outras estratégias de convivência e de produzir alimentos saudáveis. Venha conhecer as feiras agroecológicas. Na Feira Agroecológica e Solidária tem Cultura Alimentar! *Programa de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro implementado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o apoio da Agência Espanhola para Cooperação Internacional (AECID)


É dia de feira e alegria!

“Depois que eu fiz o curso de agroecologia foi que eu conheci a importância da minha feira. E com o quintal produtivo que eu tenho na minha casa eu vejo fartura. Se chegar qualquer pessoa aqui eu tenho um suco orgânico pra dar.” Tica - Assentamento Várzea do Mundaú, Trairi/CE.

“Ela [Tica] se levanta duas horas da manhã. Cozinha macaxeira, galinha... Hoje o carro forte da feira é ela. Porque ela viu que era uma coisa que dava certo”. Zé Júlio - Assentamento Várzea do Mundaú, Trairi/CE.

“Nós focamos muito a questão de nós sermos coletivos na produção e coletivo na venda. Porque a nossa Feira Agroecológica é uma coletividade. Quando na minha banca falta produto pego o cliente e levo pra banca do colega. Quando as pessoas procuram uma coisa que eu sei quem tem o produto eu levo elas até lá. E assim nós vamos fazendo nossa troca solidária.” Aderbaldo - Assentamento Córrego dos Tanques, Itapipoca/CE.

“O que a gente tem a gente coloca na feirinha. Tudo sem veneno. Nós não usamos veneno em nada. Tudo agroecológico.” Conceição - Assentamento Córrego dos Tanques, Itapipoca/CE.

“O meu quintal é minha vida, eu me esqueço de tudo, me sinto em outro mundo”. Marcinha - Bom Jardim, São João dos Queiroz/CE.

“Agroecologia é uma nova qualidade de vida, atividade que transforma, pois é feito de coração. Mesmo em um mundo do capitalismo dominante, conseguimos trabalhar uma economia solidária, valorizando os laços familiares e o afeto. Isso não tem preço. Neto - Bom Jardim, Quixadá/CE.


Por que consumir produtos agroecológicos?

5. A Agroecologia Cultiva uma Sociedade Justa Porque trabalha com igualdade entre mulheres e homens, raças, culturas, religiões e idades. Com diversidade e equilíbrio, a agroecologia prova que pode alimentar todo o mundo.

1. O Alimento é Produzido Sem Veneno (Agrotóxicos) Na agroecologia, os agricultores e agricultoras usam as próprias defesas da natureza para que a planta siga forte e saudável. Isso sim é inteligência!

2. O Alimento é Mais Fresco

AGROECOLOGIA

Porque ele vem direto do quintal, não passa por vários lugares até chegar no meu prato!

3. Minha Alimentação é Mais Diversa Porque na agroecologia quanto mais variedade, mais saudável é o ambiente, mais saudáveis são as plantas. Além de ser mais divertido conhecer sabores diferentes.

4. A Agroecologia Não Usa Sementes Transgênicas Transgênicos são organismos criados em laboratório, a partir do cruzamento de espécies que jamais se cruzariam sozinhas na natureza. Já existem estudos que indicam os riscos para a natureza e nossa saúde. As sementes transgênicas contaminam as sementes crioulas, que guardam toda a diversidade e riqueza dos alimentos que a natureza sempre produziu.

Fonte: Programa de Agricultura Urbana/ AS-PTA - Agricultura Familiar e Agroecologia


Faça sua feira nas

Feiras Agroecológicas! Cidade: Itapipoca Dia: Quarta-feira (quinzenal) Local: Praça da Matriz Apoio: CETRA* Cidade: Trairi Dia: Quarta-feira (quinzenal) Local: Praça da Matriz Apoio: CETRA Cidade: Tururu Dia: Sexta-feira (quinzenal) Local: Praça da Matriz Apoio: CETRA Cidade: Paracuru Dia: Sexta-feira (quinzenal) Local: Praça da Matriz Apoio: CETRA Cidade: Apuiáres Dia: Quarta-feira (quinzenal) Local: Praça da Matriz Apoio: CETRA

*Todas as feiras agroecológicas do Território Vales do Curu e Aracatiaçu contam também com o apoio dos Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR)

Cidade: Quixadá Dia: Terça e Quinta (semanal) Local: Praça da Matriz/ Praça do STTR Apoio: CETRA e IAC* Cidade: Quixeramobim Dia: Quarta-feira (semanal) Local: Galpão da Agricultura Familiar Apoio: CETRA e IAC Cidade: Senador Pompeu Dia: Sexta-feira (semanal) Local: Arredor do prédio da COSENA Apoio: IAC Cidade: São João dos Queiroz Dia: Sábado (semanal) Local: Praça da Igreja Apoio: CETRA Cidade: Fortaleza Dia: Sábado (quinzenal) Local: Praça da Gentilândia/Benfica Apoio: Grupo de Agricultores/as Agroecológicos/as Cidade: Russas Dia: Sábado (semanal) Local: Em frente ao STTR Apoio: OBAS* Cidade: Pereiro Dia: Sábado (semanal) Local: Praça da Matriz Apoio: OBAS


Cidade: Crato Dia: Sexta-feira (semanal) Local: Em frente a sede da ACB (rua dos Cariris, 61) Apoio: ACB* Cidade: Nova Olinda Dia: Sábado (semanal) Local: Em frente ao STTR Apoio: ACB Cidade: Santana Dia: Sábado (semanal) Local: Próximo ao museu de paleontologia Apoio: ACB Cidade: Milagres Dia: Sábado (semanal) Local: Em frente ao STTR Apoio: ACB

“Aiê êia Floresta de Alimentos fartura que Deus nos dá Aiê êia No quintal da tua casa tem cultura alimentar...” Soberania Alimentar - Orlângelo Leal *Instituto Antônio Conselheiro (IAC); Organização Barreira Amigos Solidários (OBAS); Associação Cristã de Base (ACB).

Receitas do quintal

Bolo de Batata Doce Ingredientes I kg de batata doce cozida 100ml de leite de coco ou gado Açúcar a gosto 3 ovos 3 colheres de manteiga Modo de Preparo Bater no liquidificador a batata e o leite. Bater os ovos separadamente no liquidificador, juntamente com açúcar e manteiga. Ao terminar, misturar tudo. Colocar em uma forma untada e levar ao forno pré aquecido. Receita da agricultora Zeza, da comunidade Sítio Coqueiro/Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE.

Projeto Gráfico e Diagramação: Amanda Sampaio Créditos Fotografia: Fernanda Oliveira e Amanda Sampaio Texto: Flávia Cavalcante, Gleyciane Teles e Neila Santos Esta cartilha foi contemplada pelo Edital Nº 01/2014 de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil, promovido pelo Programa Semear (FIDA/IICA/ AECID).


Realização

Parceria


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.