Page 1

Foto: Agnaldo Rocha


A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DOS SABERES TRADICIONAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A alimentação saudável é fator fundamental da saúde das pessoas. Hipócrates – o Pai da Medicina, aproximadamente 400 a.C. pregava “Que a comida seja o teu alimento e o alimento o teu remédio”. A busca pela qualidade de vida e bem-estar é uma preocupação cada vez mais presente no conjunto da sociedade. Expressão da felicidade ensinada pelas gerações passadas, mas infelizmente esquecida por conta de escolhas facilitadas, muitas vezes desrespeitosas com o meio ambiente e a humanidade. A soma de esforços para promover estilos de vida saudáveis, com respeito, inclusive, às dimensões culturais e regionais é o cume de várias iniciativas que se espelham na vida do agricultor e da agricultora familiar. Não basta apenas ter o bolso cheio, a vida fala mais alto e a família camponesa trabalha para ver a casa “rudiada de pé de milho, que quase nem dá pra vê!”. Frases como esta, dita por uma agricultora de Várzea da Roça, faz entender porque, apesar de tanta adversidade: seca, política pública insuficiente, preconceito social e midiático, neste município mais de 50% da população ainda reside no campo. Dessa forma, oportunidades para que os conhecimentos das famílias camponesas possam ser compartilhados contribuem para evitar o êxodo rural, porque estimulam a “cultura do estoque” através da produção e armazenamento de sementes nativas e crioulas e ampliam sobremaneira as condições para a restituição e/ou ampliação da biodiversidade. Aliado a isso, a disseminação das práticas agroecológicas de plantio, manejo e diversificação no consumo de alimentos vindos da roça e do quintal ajudam a ampliar a sustentabilidade socioambiental local.

02

Receitas FEIJÃO PRO DIA-A-DIA

CHIBATA DE MILHO

INGREDIENTES:

INGREDIENTES:

MODO DE FAZER:

MODO DE FAZER:

Raimunda Santana – Cruz de Alma

1 litro de feijão, 2 litros de água, 1 pedacinho de carne de sol, 1 pedacinho de toucinho, 1 cebola pequena , 1 alho, sal a gosto

Depois de catar (selecionar) o feijão, lave-o e coloque-o em uma panela com a água, o toucinho, a carne, a cebola picada, o alho picado e o sal. Cozinhe por aproximadamente uma hora. Depois que o feijão estiver cozido, retire o toicinho e a carne para machucar o feijão com um machucador artesanal.

TEMPERO GOSTOSO

Celina Cruz – Baixa do Morro

INGREDIENTES:

5 cabeças de alho médias, 200 g de cebola, 25 g de pimenta do reino pura, 25 g de pimenta cuminho pura, 5 folhas de açafrão ou 50 g de corante, 100 g de semente de coentro, 5 folhas de louro, 5 kg de sal

Helena Santos – Baixa do Morro

1 litro de milho, 4 litros de água, 1 kg de açúcar, ½ litro de leite, 1 pitada de sal, galhos de angélica à gosto, palha de bananeira para assar

Coloque 3 litros de água para ferver, enquanto isso, limpe e lave bem o milho. Quando a água estiver fervendo coloque o milho dentro tire do fogo, tampe e deixe esfriando em cima do fogão de lenha por vinte e quatro horas. No outro dia, escorra o milho, passe no moinho e em seguida numa peneira fina para obter a fubá. Reserve. Em uma panela grande coloque o restante da água, o leite, o açúcar e os galhos de angélica para ferver até obter uma calda. Retire do fogo, acrescente a fubá e o sal e mexa até que a massa esteja uniforme. Modele as chibatas em pedaços de palha de bananeira e asse na chapa do fogão à lenha ou em fornos de pedra.

MODO DE FAZER:

Moer o alho, a cebola e as folha de açafrão e louro. Depois junta os demais ingredientes e misturar bem.

03


Receitas

Celina Cruz – Baixa do Morro

BISCOITO DE TAPIOCA COM LICURI

BOLO DE AIPIM

Vanessa Souza – Capoeira do Milho

INGREDIENTES:

INGREDIENTES:

800g de tapioca seca, 600 g de fubá de milho, 300 g de manteiga, 1 ovo, 250 ml de leite de licuri, 200 g de açúcar.

MODO DE FAZER:

Em uma bacia misture bem o ovo, a manteiga, o açúcar e o leite. Acrescente a tapioca e a fubá aos poucos até que a massa solte das mãos. Então modelo os biscoitos conforme o gosto. Coloque em assadeira untada com manteiga e asse em forno brando.

CHIBATA DE PUBA

Vanessa Souza – Capoeira do Milho

INGREDIENTES:

15 kg de puba, 8 kg de açúcar, 4l de água, 500 g de folha de angerca, 10 g de canela em lasca, 500 g de manteiga, 4 l de leite, 1 l de leite de licuri, folha de bananeira para assar.

MODO DE FAZER:

Em uma panela, leve ao fogo alto o açúcar, a angerca, a canela e a água até obter uma calda. Reserve até que a calda fique morna. Despeje em uma bacia e acrescente os demais ingredientes. Misture bem até que a massa fique por igual. Coloque pequenas quantidades em pedaços de folha de bananeira e asse em forno a lenha. 04

COCADA DE LICURI Vanessa Souza – Capoeira do Milho

2 kg de aipim ralado e espremido, 2 xícaras de açúcar, 1 coco ralado, 3 ovos, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 copo de leite.

MODO DE FAZER:

Em uma bacia misture bem os ovos, a manteiga e o açúcar, acrescente o leite, a metade do coco e o aipim e misture até obter uma massa por igual. Espalhe numa assadeira untada com manteiga e salpique o restante do coco por cima. Asse em forno alto.

CUSCUZ DE MASSA DE MANDIOCA

Celina Cruz – Baixa do Morro

INGREDIENTES:

1 litro de massa de mandioca , 1 xícara de chá de licuri moído ou pisado, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de cravo, tempero verde a gosto, sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Misture todos os ingredientes e cozinhe por 25 minutos em cuscuzeiro, de preferência de barro. Sirva quente acompanhado com manteiga de fazenda.

INGREDIENTES:

1 kg de licuri, 1 kg de açúcar, 2 kg de farinha, 1 pacote de canela, 1 pacote de cravo, leite ou água (quantidade pequena suficiente para umidecer a mistura).

MODO DE FAZER:

Misture o cravo, a canela, o açúcar e a água e leve ao fogo numa panela de barro. Quando ferver, acrescente o licuri e a farinha e mexa até começar a soltar da panela. Retire do fogo e espalhe a massa em uma superfície limpa e lisa. Após aproximadamente 5 minutos, faça os cortes conforme o gosto.

Quebra-Queixo de Licuri

Salvadora Rocha - Capoeira do Milho

INGREDIENTES:

1 kg de licuri , 2 kg de açúcar, ½ xícara de chá de limão, canela e cravo a gosto

MODO DE FAZER:

Limpe o licuri e depois pise no pilão (ou no liquidificador). Em uma panela coloque o cravo, a canela, o açúcar e o suco de limão, leve ao fogo até que o açúcar derreta. (Para saber o ponto, coloque uma gotinha da calda dentro de uma vasilha com água, se a gotinha formar uma bolinha, está no ponto). Acrescente o restante do licuri e misture bem ligeiro. Tire em seguida e coloque o quebra-queixo num recipiente para esfriar.

DOCE DE LEITE EM CALDA Celina Cruz – Baixa do Morro

INGREDIENTES:

2 kg de açúcar, 4 litros de leite.

MODE DE FAZER:

Misture os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver mexa de 10 em 10 minutos para não grudar no fundo da panela. Quando o caldo estiver grosso e moreninho o doce estará pronto. Sirva quente ou gelado.

MAXIXE COM LEITE DE LICURI

Derenice Fernandes – Baixa do Morro

INGREDIENTES:

20 maxixes bem verdinhos, ½ l de água ½ l de leite de licuri, sal e tempero à gosto

MODO DE FAZER:

Limpe os maxixes e fervente com a água, depois escorra. Noutra panela, acrescente o leite de licuri, o tempero e o maxixe ferventado e termine de cozinhar.

05


Receitas FRIGIDEIRA DE OVO

Raimunda Santana – Cruz de Alma

INGREDIENTES:

3 ovos, um pedacinho de toicinho, ½ xícara de farinha de mandioca, cebola, alho, hortelã graúdo, pimenta do reino e sal a gosto, manteiga de fazenda para assar

MODO DE FAZER:

Frite o toicinho e depois deixe escorrer a gordura para ficar bem sequinho. Em outra vasilha bata as claras até ficar em neve bem consistente, acrescente a gema e bata novamente. Em seguida junte os temperos, a farinha e o toucinho misturando até obter uma mistura uniforme. Aqueça a manteiga numa frigideira e coloque a mistura para assar. Quando estiver consistente vire o lado para terminar de assar.

EXTRATO DE TOMATE CASEIRO Celina Cruz - Baixa do Morro

INGREDIENTES:

½ xícara de chá de banha de porco, 1 xícara de chá de manteiga de fazenda, 2 colheres de chá de sal,1 dúzia de ovos, 4 kg de tomate maduro

MODO DE FAZER:

Retire a pele dos tomates e cozinhe até que seque a água. Apague o fogo e acrescente os demais ingredientes, misture bem até que esteja todo por um. Leve novamente ao fogo até ferver.

06

A UNAVAR MUNGUNZÁ COM LEITE DE LICURI

Derenice Fernandes – Baixa do Morro

INGREDIENTES:

½ litros de milho pisado para mungunzá, 2 litros de água, 1 litro de leite de licuri, sal ou açúcar à gosto, se for doce pode acre centar cravo e canela moídos

MODO DE FAZER:

Lave bem o milho e deixe de molho por aproximadamente 3 horas. Escorra e leve ao fogo com água e sal (ou açúcar se quiser doce). Quando estiver bem molinho acrescente o leite de licuri e deixe ferver mais um pouco. Obs: Se a água não der para cozinhar pode ir acrescentando mais à medida que for precisando para garantir o cozimento por igual do milho.

Em 2015 completou 20 anos de mobilização, organização e coordenação das Associações do Município de Várzea da Roça que promovem ações de assistência técnica e social, disseminação da agroecologia, preservação ambiental, fortalecimento da economia solidária, igualdade de gênero e respeito as diversidades. Valoriza prioritariamente as Associações como entidades representativas das comunidades rurais e urbanas, bem como dos diversos segmentos produtivos da economia. Conta atualmente com 13 associações filiadas a saber: 1. Associação Agrícola e Comunitária de Vila Nova dos Irrigantes; 2. Associação Bem-Estar de Campo de São João; 3. Associação Beneficiente de Tanque de Dentro; 4. Associação dos Apicultores de Várzea da Roça (APIVAR); 5. Associação Comunitária de Cruz de Alma; 6. Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho; 7. Associação Comunitária dos Moradores de Barracas; 8. Associação dos Pequenos Produtores de Baixa do Morro e Alto do Angico; 9. Associação dos Produtores de Ouricuri do Município de Várzea da Roça (APOVAR); 10. Associação dos Trabalhadores Rurais de Gameleira; 11. Associação dos Trabalhadores Rurais de Lameiro 1; 12. Associação Comunitária de Morrinhos; 13. Associação Comunitária de Campo de São João. Direção Gerivaldo Araujo Santana - Presidente Nelson Araújo de Souza - Vice-Presidente Lucilia da Cruz Santana - Secretária Abelardo Almeida Pacheco - Tesoureiro Conselho Fiscal Teodoro Cardoso de Souza Miguel Oliveira dos Santos Francolino Rosendo de Santana

Equipe da 1ª Feira de Conhecimento:

Agnaldo Rocha, Cleideane Oliveira, Joilma Rios, José Santana Ficha Técnica Cartilha elaborada como parte dos materiais de divulgação da 1ª Feira de Conhecimento realizada pela UNAVAR com o apoio do Semear /FIDA/IICA/AECID. Textos: Equipe da 1ª Feira de Conhecimento Revisão: Joilma Rios e Dirce Almeida Projeto Gráfico: Ana Luísa Oliveira e Igor Queiroz 07


Profile for Programa Semear Internacional

Fartura na Roça Cartilha da Alimentação Saudável  

Com a proposta de valorizar e resgatar saberes tradicionais do Semiárido que podem contribuir para uma alimentação saudável, a cartilha Fart...

Fartura na Roça Cartilha da Alimentação Saudável  

Com a proposta de valorizar e resgatar saberes tradicionais do Semiárido que podem contribuir para uma alimentação saudável, a cartilha Fart...