Memória de atividades da SEGIB 2016

Page 90

Ibercena: Programa de Desenvolvimento de Apoio à Construção do Espaço Cénico Ibero-Americano XVI CÚPULA DE MONTEVIDEU, 2006

14

PAÍSES PARTICIPANTES

Argentina Brasil Bolívia Colômbia Chile Costa Rica Equador El Salvador Espanha México Panamá Paraguai Peru Uruguai

A XVI Cúpula Chefes de Estado e de Governo foi realizada em Montevideu, Uruguai, nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2006. Objetivo Criar um espaço ibero-americano de integração de artes cénicas. Estratégias ◗◗ Promover as atividades das artes cénicas com linguagens inovadoras e novas expressões que dialoguem com o panorama contemporâneo. ◗◗ Fomentar a distribuição, circulação e promoção de espetáculos ibero-americanos. ◗ ◗ Incentivar as coproduções de espetáculos entre promotores públicos e/ou privados do panorama ibero-americano e promover a sua presença no espaço cénico internacional. ◗◗ Promover a criação de autores/as ibero-americanos/as nas artes cénicas. ◗◗ Apoiar os espaços cénicos e os festivais da Ibero-América para que nas suas programações deem prioridade às produções da região. ◗◗ Favorecer o aperfeiçoamento profissional no setor das artes cénicas. ◗◗ Promover a colaboração e sinergia com outros programas e instâncias relacionados com as artes cénicas. ◗◗ Promover a criação de projetos que incluam as questões de perspetiva de género, povos originários e afrodescendentes e que favoreçam a coesão e a inclusão social. Atividades e realizações em 2016 ◗◗ Início da preparação do décimo primeiro concurso de ajudas. ◗◗ Execução de ajudas do nono concurso: Número de ajudas geridas e executadas em 2016 pertencentes ao concurso 2015/16: 103 ajudas.

UNIDADE TÉCNICA España Espanha

– Em 2016 geriram-se 38 ajudas no concurso de Apoio a Redes, Festivais e Espaços Cénicos para a Programação de Espetáculos. – Realizaram-se 27 coproduções entre os diferentes países. – Atribuíram-se 38 ajudas para escrita dramatúrgica e coreográfica. – Tanto as ajudas para coprodução quanto para programação criaram emprego no setor das artes cénicas. A ajuda para programação repercute-se, sem dúvida, no desenvolvimento da comunidade onde se realizam estes eventos. – Relativamente aos projetos que receberam ajuda, aumentaram em número de 17, o que representa uma variação positiva de 19,7%. Verificou-se um aumento nas categorias de coprodução e criação, que registaram mais 7 e 15 projetos respetivamente.

88 / SEGIB MEMÓRIA ANUAL 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Memória de atividades da SEGIB 2016 by Secretaría General Iberoamericana - Issuu