CYTED: Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento
CYTED CIENCIA Y TECNOLOGÍA PARA EL DESARROLLO
V CÚPULA DE BARILOCHE, 1995
21
PAÍSES PARTICIPANTES
Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Costa Rica Cuba Equador El Salvador Espanha Guatemala Honduras México Nicarágua Panamá Paraguai Peru Portugal Rep. Dominicana Uruguai Venezuela
Criado em 1984 através de um Acordo Quadro Interinstitucional subscrito pelos países que formam a Comunidade Ibero-Americana de Nações, foi incluído entre os Programas de Cooperação dependentes das Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanas, na “V Cúpula” que teve lugar em San Carlos de Bariloche, nos dias 16 e 17 de outubro de 1995. Objetivo O Programa CYTED tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso da Região Ibero-Americana mediante o estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos países membros que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis para os sistemas produtivos e para as políticas sociais. Estratégias ◗◗ Fomentar a integração da Comunidade Científica e Tecnológica Ibero-Americana promovendo uma agenda de prioridades partilhadas para a Região. ◗◗ Fortalecer a capacidade de desenvolvimento tecnológico da Ibero-América mediante a promoção da investigação científica conjunta, transferência de conhecimentos e técnicas, e intercâmbio de cientistas e peritos/as tecnológicos/as entre grupos de I+D+I dos países membros. ◗◗ Promover a participação de setores empresariais dos países membros interessados nos processos de inovação, em concordância com as investigações e desenvolvimentos tecnológicos da Comunidade Científica e Tecnológica Ibero-Americana. ◗◗ Promover a participação de investigadores/as da Região noutros programas multilaterais de investigação através de acordos. Atividades e realizações em 2016 Participação no Concurso Científico e Tecnológico Para o Concurso CYTED 2016 convocaram-se um total de 15 linhas de investigação (12 linhas para Redes Temáticas e 2 linhas para Projetos de Temas Estratégicos), o que finalmente resultou num total de 127 propostas apresentadas atempadamente e em devida forma no período estipulado (101 Redes Temáticas, 4 Incubadoras de Empresas e 22 Projetos Estratégicos). Dentro das 127 propostas contou-se com a participação de mais de 1.300 grupos e 5.000 investigadores dos 21 países da Região Ibero-Americana, membros do Programa CYTED.
UNIDADE TÉCNICA España Espanha
Resultados Científico-Tecnológicos Como consequência das 54 Ações científico-tecnológicas em vigor no exercício de 2016, alcançaram-se os seguintes resultados de produção científica: foram publicadas 2.806 citações em artigos, livros e papers.
68 / SEGIB MEMÓRIA ANUAL 2016