Memória de atividades da SEGIB 2016

Page 100

IBERORQUESTRAS JUVENIS: Programa de Apoio à Constituição do Espaço Musical Ibero-Americano XVIII CÚPULA DE SÃO SALVADOR, 2008

12

PAÍSES PARTICIPANTES

Argentina Chile Costa Rica Equador El Salvador Espanha Guatemala Honduras México Nicarágua Panamá Uruguai

Surge em conformidade com os objetivos determinados na Declaração da XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefas e Chefes de Estado e de Governo de 2008 em São Salvador, El Salvador. Objetivo Missão: Fomentar, apoiar e contribuir para a conceção e implementação da prática musical na infância, adolescência e juventude como ferramenta de formação em valores e de fortalecimento do Espaço Cultural Ibero-Americano. VISÃO - Ser um instrumento de coordenação, cooperação e ligação no âmbito da prática musical infantil e juvenil coletiva, com elevada visibilidade, apropriação social e reconhecimento dos poderes públicos, organismos internacionais e instituições públicas e privadas. Estratégias ◗◗ ◗◗ ◗◗ ◗◗

Circulação - Intercâmbios entre países e tournées. Capacitação. Fortalecimento de sistemas orquestrais. O Iberorquestras trabalha para fortalecer os sistemas orquestrais pertencentes ao programa, tendo desenvolvido os seguintes pontos: – Aumento de repertórios orquestrais. – Implementação de metodologias de trabalho. – Intercâmbio de materiais e acervos. – Obteve autorização para que as orquestras pertencentes ao sistema pudessem executar livremente os Danzones de Márquez.

◗◗ Integração de género e etnia. ◗◗ Sinergia entre programas. ◗◗ Visibilidade. Atividades e realizações em 2016

UNIDADE TÉCNICA España México

◗◗ Emissão do 7º Concurso para a apresentação de projetos 2016 nas seguintes linhas: Educação, Capacitação, Gestão do Conhecimento, Produção e Circulação de Materiais Musicais. Sobre os 15 projetos promovidos pelos países parte do Programa, destacamos que se incrementou o movimento de projetos binacionais e de 12 multinacionais, para além da implementação de projetos de interesse comum que permitiram oferecer soluções para necessidades partilhadas pelo conjunto dos países integrantes do Programa, beneficiando assim os países que menos contribuem e assegurando a igualdade de género e a atenção aos povos originários e afrodescendentes.

98 / SEGIB MEMÓRIA ANUAL 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.