folhafinanciária www.bancariosdecuritiba.org.br
ORGANIZAR PARA CONQUISTAR FOI TEMA DA 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS FINANCIÁRIOS Entre os dias 01 a 03 de junho foi realizada a 2ª Conferência Nacional dos Financiários, com o tema “Organizar para Conquistar”, dando sequência ao movimento de organização iniciado no ano passado e com o objetivo de avançar nas conquistas de todo o segmento. O evento foi realizado na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. Durante o evento, foram debatidos temas como: a gravidade do atual cenário político, os ataques à classe trabalhadora com as reformas trabalhista e previdenciária e as consequências para a categoria, que é uma das que mais sofre com a terceirização. “A terceirização irrestrita, aprovada recentemente pelo Congresso, acentua a desigualdade social, pois o terceirizado ganha menos e não tem os mesmos direitos. A reforma trabalhista aprofunda os problemas que a categoria financiária já vem tentando combater
Financiários debatem conjuntura
há bastante tempo. É preciso mobilizar para resistir”, afirmou a desembargadora Magda Biavaschi. A categoria, que sofre com a alta rotatividade, fina-
lizou o encontro traçando estratégias para manutenção do emprego, sem a precarização do trabalho, e a preservação dos direitos já conquistados.
Financiários receberão reajuste salarial de 4,38% em 2017 Os financiários receberão reajuste salarial de 4,38% em 2017. O índice foi definido pelo fechamento do INPC de junho de 2016 a maio de 2017, em 3,35, mais 1% de aumento real, que representa um acumulado de 4,38%. A PLR também será reajustada por este índice. “Na conjuntura atual, podemos dizer que a negociação para dois anos foi assertiva. Um índice com aumento real, no atual cenário seria improvável”, defende Katlin Salles, diretora da Secretaria do Ramo Financeiro.
PLR SERÁ PAGA ATÉ 30 DE SETEMBRO • Foi necessária uma retificação no Parágrafo Único da cláusula IV da Convenção Coletiva de Trabalho Aditiva 2016/2018 dos financiários. A regra trata das financeiras que possuem programas próprios de PLR e pagam a antecipação desses programas juntamente com o adiantamento estabelecido no Acordo de PLR. A mudança teve de ser feita para adequar a data de 30 de junho para 30 de setembro, pois o pagamento está condicionado à divulgação do seu balanço semestral.
L A R E G E V E S O N GR E M A O T I E R I D NENHUM
#FORATEMER #DIRETASJÁ #CONTRAASREFORMAS
30 DE JUNHO ! VAI PARAR
O BRASIL
SEEB/CURITIBA
ANO 03 • 2ª QUINZENA • JUNHO DE 2017