Page 1

Ao cuidado dos Farmacêuticos

BALANÇO DE UM MANDATO 2009-2012 SECÇÃO REGIONAL DE LISBOA

Novembro 2012


MENSAGEM DA DIRECÇÃO A Direcção da Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos que agora termina o seu mandato para o qual foi eleita, entende que é um dever, perante os associados, apresentar um balanço do triénio 2009-2012. Este documento procura informar os farmacêuticos das actividades realizadas bem como a forma como podem participar e usufruir da sua Ordem. Apesar do cenário de alterações económicas e políticas destes últimos anos, esta Direcção procurou actuar em conformidade com as suas atribuições estatutárias, por forma a valorizar e divulgar quer o papel do farmacêutico na sociedade quer a melhoraria das condições do exercício profissional.

A Direcção da Secção Regional Lisboa acredita que o farmacêutico terá um papel com maior relevância na sociedade, pelo que, a bem da nossa Classe, exaltamo-lo a continuar a participar na vida associativa da nossa Ordem como forma de contribuir activamente para esse desiderato.

António Hipólito de Aguiar

Eurico Pais

Mónica Ramalho

Susana Franca

Miguel Papança


AGRADECIMENTOS QUISEMOS FAZER MAIS E MELHOR PELA VIDA DA NOSSA ORDEM, pelo que, realizámos com muito empenho e dedicação o conjunto de iniciativas que agora vos enviamos. Estamos cientes que sem o apoio dos Órgãos Sociais e de todos os colaboradores desta Secção Regional, grupos de trabalho e associados que, voluntariamente, nos foram apoiando, tal missão não teria sido possível. Num momento em que alguns de nós se desvincularão dos Órgãos Sociais desta Secção Regional, queremos deixar o nosso mais reconhecido e sentido agradecimento a todos os referidos anteriormente. A Direcção da Secção Regional de Lisboa (triénio 2009-2012),

António Hipólito de Aguiar (Presidente)

Eurico Pais (VicePresidente)

Miguel Papança (Tesoureiro)

Mónica Ramalho (Vogal)

Susana Franca (Vogal)


Valorização Profissional FILME INSTITUCIONAL Edição de um filme institucional sobre a Classe Farmacêutica que pretende valorizar o seu papel na sociedade, dando a conhecer as várias áreas de intervenção profissional. Duração: 15 minutos

FILME “COMUNICAÇÃO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA” Edição de um filme sobre actos de comunicação em farmácia comunitária que demonstra as boas praticas nas diversas vertentes de atendimento. Duração: 31 minutos


Valorização Profissional PROTOCOLO OF – ACES OESTE I-OESTE NORTE Foi assinado entre a Direcção da Secção Regional de Lisboa e a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, através da ACES Oeste I-Oeste Norte, um protocolo que tem como objectivo perspectivar a melhor forma de articulação entre as farmácias e laboratórios de análises clínicas à rede de cuidados de saúde primários existente. Este projecto encontra-se em desenvolvimento e, perspectiva-se a sua implementação, durante o ano 2013.

Os farmacêuticos comunitários e analistas clínicos das localidades onde será implementado este projecto (numa primeira fase as localidades da área abrangida pela ACES Oeste I-Oeste Norte), serão primeiramente contactados para integrarem o estudo-piloto resultante deste protocolo.


Valorização Profissional PROJECTO DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NAS ESCOLAS “GERAÇÃO SAUDÁVEL” Foi criado um projecto com o objectivo de educar e sensibilizar as gerações futuras, particularmente os alunos do 2º ciclo do ensino básico (faixa etária dos 10 aos 12 anos), para a importância do Farmacêutico na sociedade e a sua intervenção na informação e promoção em temáticas fundamentais (Sexualidade e Alimentação e Nutrição) para os ganhos em saúde.

Autocarro itinerante e mascote que fazem parte do projecto.


Valorização Profissional PROJECTO DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NAS ESCOLAS “GERAÇÃO SAUDÁVEL” (continuação) No ano lectivo de 2011/2012, foram abordadas as temáticas Sexualidade e Alimentação e Nutrição, tendo sido envolvidas:

www.facebook.com /GeracaoSaudavel

Sexualidade – Em 12 escolas, foram formados 2626 alunos e 135 professores. Alimentação – Em 11 escolas foram formados 1824 alunos e 119 professores. Perspectiva-se para o ano lectivo 2012/2013: 24 escolas dos distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, estimando-se o envolvimento e contacto com cerca de 10.000 alunos.

São convidados a envolver-se no projecto Geração Saudável todos os farmacêuticos, especialmente os comunitários e analistas clínicos que exerçam a actividade nas localidades confirmadas no trajecto da Geração Saudável.


Valorização Profissional PROJECTO KIDZANIA A Secção Regional de Lisboa, entendeu oportuno, para a valorização do papel do Farmacêutico a presença, com um espaço didáctico, na Kidzania, localizado no Centro Comercial Dolce Vita Tejo, Amadora, onde o princípio básico é “brincar às profissões dos adultos”, por forma a que os mais pequenos e os seus familiares pudessem tomar contacto com a actividade dos farmacêuticos na sociedade.

Está agendada a inauguração do espaço farmácia/laboratório para o mês de Dezembro de 2012, que contempla as áreas da sua intervenção comunitária, industrial e também de análises clínicas. Os Farmacêuticos, para além de beneficiarem de condições vantajosas para filhos e familiares podem rever a sua actividade quotidiana neste espaço. Nº de visitantes Kidzania (Junho 2009-Agosto 2012):

901.151


Valorização Profissional BOLSA DE VOLUNTARIADO “FARMACÊUTICOS EM MISSÃO” A Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos (SRL/OF) e a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), estão a desenvolver, tendo como parceiros o Instituto de Apoio à Criança e a Misericórdia de Lisboa, projectos de acção social, sustentados num banco de voluntários farmacêuticos, podendo estes envolver-se em várias vertentes de intervenção, quer directa, quer indirectamente para trabalho social na comunidade; A bolsa de voluntários é constituída por candidatos farmacêuticos e/ou estudantes de Ciências Farmacêuticas. Os farmacêuticos estão convidados a participar neste projecto, devendo para tal contactar os serviços da Secção Regional de Lisboa.


Valorização Profissional CICLO DE CONFERÊNCIAS Foram realizadas 11 Conferências com temas relacionados com o sector da Farmácia , do Medicamento, das Análises Clínicas e da Farmácia Hospitalar. Foi criada através do portal da Ordem dos Farmacêuticos, uma plataforma de Web-Conference, na qual os farmacêuticos puderam assistir em directo aos eventos realizados.

Total de Participantes presenciais: 1245 Total de Participantes por Web-Conference: 1748


Valorização Profissional COMEMORAÇÕES DO DIA DO FARMACÊUTICO Em 2010 competiu à Secção Regional de Lisboa a organização e realização destas Comemorações, tendo sido realizadas: Simposium “Os Contributos do Farmacêutico para a Sustentabilidade do SNS” 24 de Setembro – Hotel Tivoli em Lisboa

Acção de Rastreio e Sensibilização para o Uso do Medicamento em Lares de Idosos 25 de Setembro – Lares da União das Misericórdias Portuguesas

Sarau Farmacêutico 25 de Setembro – Aula Magna da Universidade de Lisboa

Sessão Solene do Dia do Farmacêutico 26 de Setembro – Hotel Tivoli em Lisboa


Valorização Profissional FÓRUNS DE DEBATE “NOITES NA ORDEM” Foram realizadas 17 eventos “Noites na Ordem”, com transmissão WEBCONFERENCE e com temáticas do foro sócio-cultural ou de manifesto interesse para a profissão farmacêutica.

Total de Participantes presenciais: 1328 Total de Participantes por Web-Conference: 2781


Valorização Profissional DISTINÇÃO FARMACÊUTICA DA SECÇÃO REGIONAL DE LISBOA A Secção Regional de Lisboa instituiu, em 2011, uma distinção que prevê homenagear farmacêuticos nas mais diversas áreas da sua intervenção profissional, que se tenham destacado na defesa da saúde pública, na contribuição para a promoção da saúde junto da sociedade científica e/ou civil e por terem dignificado a profissão farmacêutica no desempenho das suas funções.

A 30 de Junho de 2011: Francisco José Guerreiro Gomes A 29 de Março de 2012: José António Barreto Damas Móra A 21 de Junho de 2012: João Pedro Toste de Freitas A 25 de Outubro de 2012: Maria Júlia Rodrigues de Nóbrega A 29 de Novembro de 2012: Carlos Alberto Laranjeira Henriques


Valorização Profissional OPINIÃO FARMACÊUTICA A SRL promoveu activamente a participação de farmacêuticos em publicações de âmbito regional o sentido de veicular as opiniões dos farmacêuticos em temáticas sociais e sanitárias,. Os farmacêuticos interessados em participar e colaborar com artigos de opinião deverão contactar os serviços da Secção Regional de Lisboa.

PLATAFORMA DE FILMES DA SECÇÃO REGIONAL DE LISBOA A Secção Regional de Lisboa colocou à disposição dos farmacêuticos uma plataforma de vídeos dos eventos realizados. A plataforma conta com um total de 13 vídeos. Os farmacêuticos poderão visualizar estes vídeos através do link


Valorização Profissional INICIATIVAS COMEMORATIVAS DE EFEMÉRIDES Integrada na estratégia de comunicação do projecto Geração Saudável, a Secção Regional de Lisboa, no sentido de procurar novas formas de estimulação do estilo de vida saudável recorrendo ao exercício físico, implementou a Caminhada contra a Obesidade, tendo organizado algumas edições. Os farmacêuticos participam nestas iniciativas quer através da sua presença no evento, quer pelo envolvimento de utentes de laboratórios de análises e farmácias comunitárias.

2011

2012


Relações Institucionais Promoção de reuniões e parcerias no âmbito de projectos de enaltecimento da profissão farmacêutica e multidisciplinaridade profissional.


Inserção Profissional RECEPÇÃO AO ALUNO ESTAGIÁRIO Dia dedicado ao aluno finalista de Ciências Farmacêuticas, nos quais, anualmente, se realizam acções de sensibilização e divulgação de assuntos relacionados com a classe farmacêutica. Nestes encontros participam estudantes estagiários das várias faculdades que leccionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na área geográfica da jurisdição desta Secção Regional: - Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; - Universidade Lusófona - Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz - Universidade do Algarve. Nestes três anos, a Secção Regional de Lisboa recebeu nas suas instalações, no âmbito desta actividade, cerca de 1100 alunos finalistas.


Inserção Profissional SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL Em colaboração com a Direcção Nacional e outras Secções Regionais foi implementado um Seguro de Responsabilidade Civil, de componente gratuita, no montante de 100.000,00€ de capital seguro, para todos os associados desta Secção Regional, por forma a salvaguardar de actos praticados durante a intervenção profissional. Os farmacêuticos que registem alguma ocorrência indesejável com a sua actividade profissional podem fazer uso deste seguro, devendo para tal contactar os serviços da AXA ou da Secção Regional de Lisboa.

BOLSA DE INOVAÇÃO - BInovSRL Por forma a contribuir para a realização e divulgação de projectos de investigação e de âmbito profissional nas áreas de intervenção farmacêutica, realizados por farmacêuticos a exercer em Portugal, foi criada uma Bolsa que prevê a atribuição de um valor pecuniário, com um plafond semestral de 5.000,00€, que poderá ser utilizado em despesas com realização ou divulgação dos projectos que vierem a concurso. No início dos períodos de candidatura que serão publicamente divulgados, os farmacêuticos poderão contactar a Secção Regional de Lisboa por forma a apresentarem os seus projectos.


Inserção Profissional CERIMÓNIAS DE VINCULAÇÃO À PROFISSÃO FARMACÊUTICA A Secção Regional de Lisboa promoveu eventos que se destinam a dar as boas-vindas aos farmacêuticos que iniciaram recentemente o seu percurso profissional, tendo para isso realizado cerimónias, nas quais se realça como ponto alto a leitura do Juramento Farmacêutico.

ACADEMIA FARMACÊUTICA Actividade com componente de preparação complementar para quadros executivos e dirigentes, que teve como objectivo o convívio entre colegas na partilha de experiências e de ideias, num ambiente externo ao contexto laboral.


Inserção Profissional O ASSOCIATIVISMO NO CONTEXTO PROFISSIONAL E POLÍTICO -Actividade para dirigentes e ex-dirigentes associativosA Secção Regional de Lisboa organizou este evento, especialmente dirigido a jovens farmacêuticos, ex-dirigentes associativos estudantis, dos últimos 5 anos, bem como jovens farmacêuticos, actuais dirigentes associativos, no sentido de estimular os mesmos para a uma melhor compreensão do sector da Saúde e o papel do farmacêutico como interveniente na vida política da Sociedade.


Inserção Profissional GRUPOS DE ACOMPANHAMENTO DA ACTIVIDADE FARMACÊUTICA Com o objectivo comum de criar um elo de ligação entre os farmacêuticos que exercem a actividade profissional em zonas de maior interioridade e a sua Secção Regional, foram criados dois grupos denominados de Acompanhamento da Actividade Farmacêutica, concretamente no Algarve e Alentejo e que têm como objectivo: - Monitorizar a evolução do Sector Farmacêutico nas respectivas zonas geográficas referenciadas; - Estudar estratégias, em cooperação com a Direcção da Secção Regional de Lisboa, para potenciar o reconhecimento do Farmacêutico na sociedade; - Potenciar a participação dos farmacêuticos na comunicação social regional; - Agendar reuniões periódicas com colegas para o debate de temas relevantes para a Classe. Os farmacêuticos são convidados a participar e colaborar, podendo para isso contactar os serviços da Secção Regional de Lisboa.


Inserção Profissional ESTÁGIOS EXTRA-CURRICULARES

A Secção Regional de Lisboa iniciou em 2010 a procura de parcerias junto de instituições do sector das análises clínicas, indústria farmacêutica e distribuição grossista, de forma a permitir ao farmacêutico equacionar uma inserção profissional mais esclarecida. Estes estágios permitem o contacto com áreas de intervenção do farmacêutico pára as quais não é feito estágio curricular. Neste âmbito foi assinado, em Maio de 2011, um protocolo de colaboração com a APIFARMA, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF). Os farmacêuticos podem junto da Secção Regional de Lisboa e/ou instituições referidas solicitar informações acerca de como se processa a candidatura a este programa.


Apoio ao Associado BOLSA DE EMPREGO Foi criada uma Bolsa de Emprego em 2010, de componente gratuita, por forma a apoiar os farmacêuticos na procura activa de emprego, bem como na colocação de ofertas do mercado. Está a ser desenvolvida, dada a conjuntura nacional, a integração de oportunidades internacionais nesta bolsa.

Poderá contactar os serviços da Secção Regional de Lisboa e solicitar a sua inscrição na Bolsa de Emprego.

GABINETE DE ACONSELHAMENTO JÚRIDICO Desde 2010 que se manteve o funcionamento às quartas e sextas-feiras à tarde.

Para usufruto dos associados, e a título gratuito, poderá agendar uma consulta, presencial ou telefónica, com um dos nossos consultores jurídicos.


Apoio ao Associado BENEFÍCIOS PARA OS SÓCIOS NA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS Foi editado em 2011 o primeiro suporte: “Ser Farmacêutico dá Vantagens”; nas quais através de protocolos com instituições de variada índole (hoteleira, restauração, saúde e bem estar, diversos), se oferecem benefícios que se traduzem em descontos para os associados da Ordem dos Farmacêuticos. Os farmacêuticos podem consultar o site ou Facebook da Secção Regional de Lisboa ou solicitarem brochura impressa com todos os benefícios.


Apoio ao Associado FORMAÇÃO CONTÍNUA Acções de formação sobre diversas temáticas da actualidade técnico-científica por forma a proporcionar uma melhor prática profissional, privilegiando-se a descentralização pelas várias capitais de distrito da área de jurisdição da Secção Regional de Lisboa.

81 Nº de participantes totais: 1091 Nº de acções realizadas:


Apoio ao Associado FORMAÇÃO CONTÍNUA Foram realizados, no âmbito da formação contínua, formações de duração intermédia (40-70 horas):

1ª, 2ª e 3ª Edição do Curso de Formação Pós-Graduada em Marketing Farmacêutico, no ano 2011 e 2012, com a participação de 70 farmacêuticos. 1ª Edição do Curso de Farmácia Comunitária - Optimizar a intervenção em áreas de saúde e conforto, com a participação de 14 farmacêuticos. 1ª Edição do Curso de Empreendedorismo, com a participação de 14 farmacêuticos. 1ª Edição do Curso Farmacêuticos com Asas, com a participação de 18 farmacêuticos e estudantes de Ciências Farmacêuticas.


Apoio ao Associado FORMAÇÃO CONTÍNUA EM E-LEARNING Foi criada uma plataforma de ensino à distância (e-learning) que desenvolveu o curso “Atendimento em Medicamento Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) – Sistema Digestivo, Parte I” para farmacêuticos comunitários, em parceria com a Distance Learning Consulting (DLC) e a 4Choice Health Consultancy. Os farmacêuticos poderão participar, acedendo à plataforma através do link:

http://elearning-of.dlc.pt/


Apoio ao Associado COMUNICAÇÃO ELECTRÓNICA Foi criada a página do Facebook, em Setembro de 2010, destinada a uma maior interacção entre a Secção Regional de Lisboa e os farmacêuticos. A comunicação por esta via serviu para divulgação de eventos, álbuns de fotos, auscultação de opiniões. Foi criada, igualmente, uma Newsletter Semanal e uma de âmbito Mensal, destinada a manter os associados permanentemente informados sobre a actividade da sua Secção Regional. Foi actualizada e melhorada a base de dados de correio electrónico dos associados, para permitir uma comunicação mais célere com os mesmos.


Apoio ao Associado SEDE REGIONAL Por forma a permitir uma correcta utilização do património da Secção Regional de Lisboa e pela necessidade de proporcionar aos sócios e colaboradores melhores condições de trabalho, foi definida uma estratégia de reabilitação do prédio anexo na Rua Bernardim Ribeiro que se encontra em estado avançado de deterioração.

Edifício Actual

Exemplo de um possível projecto:

A Direcção da Secção Regional de Lisboa nomeou, em Setembro de 2012, um grupo de trabalho para avaliação do projecto de reabilitação deste edifício e consequente instalação da Sede da Secção Regional de Lisboa.


Balanço do Mandato 2009-2012  

Balanço do Mandato da Direcção da Secção Regional de Lisboa da OF 2009-2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you