Page 1

Curso de Formação Pós-Graduada factor-chave para a criação de empresas de sucesso

o m s i r o d e d n e e r p m E 2ª

Organização

Edição ( 51 Horas) 21 Maio > 11 Julho 2013

Sede da Ordem dos Farmacêuticos

TER. e QUI. das 19h30 às 22h30

Apoios


o m s i r o d e d n e e r p Em 1

2 Sinopse do Curso: À semelhança do que acontece nas sociedades contemporâneas mais avançadas, a sociedade portuguesa defronta-se hoje com novos desafios à sua capacidade de assegurar um crescimento sustentável e garantir o bem-estar da população. Como tal, perante o actual cenário de crise económica, de crescimento do desemprego, das dificuldades de construir uma carreira para toda a vida, apostar no nosso potencial empreendedor e inovador pode ser a única saída para vencer e ultrapassar todos os obstáculos e desafios que nos colocam. Neste contexto, a presente acção de formação destina‑se a todos aqueles que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos em empreendedorismo e a aprender a identificar oportunidades de negócio, a criar um novo negócio ou mesmo, ampliar um negócio já existente.

4 Com este curso, o FORMANDO aprenderá:

› Como delimitar uma ideia de negócio; › Os principais desafios de iniciar um negócio; › As etapas de criação de um negócio; › Os conhecimentos financeiros fundamentais para o empreendedor; › Como desenvolver um Bussiness Plan; › Como criar uma marca de sucesso.

3 Pretende-se:

› Estimular as competências

empreendedoras dos participantes, potenciando a criação do seu próprio negócio; › Identificar os elementos chave de um Plano de Negócios; › Dominar instrumentos e técnicas que permitam estruturar e elaborar um Plano de Negócios de sucesso; › Reconhecer o processo empreendedor em todas as suas fases e as etapas necessárias à criação e desenvolvimento de uma iniciativa empresarial; › Proporcionar um conjunto de ferramentas de avaliação do potencial do projecto.

No final, o formando identifica-se com os empreendedores, de acordo com as seguintes características:

› Têm iniciativa, autonomia, autoconfiança, optimismo e necessidade de realização; › Trabalham sozinhos, têm perseverança e tenacidade; › O fracasso é considerado um resultado como outro qualquer.

O empreendedor aprende com resultados negativos, com os próprios erros; › Têm grande energia. São trabalhadores incansáveis, capazes de se dedicar intensamente ao trabalho e sabem concentrar os seus esforços para alcançar resultados; › Sabem fixar metas e alcançá-las. Lutam contra padrões impostos. Diferenciam-se. Têm capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros mercados, descobrir nichos; › Têm forte intuição. Têm sempre alto comprometimento e crêem no que fazem; › Criam situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabem utilizar tais informações para o seu aprimoramento; › Sabem buscar, utilizar e controlar recursos; › São sonhadores realistas. Embora racionais, usam também a parte direita do cérebro; › São líderes, criam um sistema próprio com os seus empregados; › São orientados para resultados, para o futuro, para o longo prazo; › Mantêm um alto nível de consciência do ambiente em que vivem usando-o para detectar oportunidades de negócios; › Têm alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e são hábeis em definir a partir do indefinido; › Criam um método próprio de aprendizagem; › Traduzem os seus pensamentos em acções; › Tecem relações (contactos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar seus objectivos.


o m s i r o d e d n e e r p Em

[C] GUIA PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO

› Sumário executivo; › Descrição da empresa e Planeamento Estratégico do Negócio:

• Visão, Missão e Valores da empresa; • Análise do Ambiente interno (forças e fraquezas); • Análise do Ambiente externo (oportunidades e ameaças); • Análise da Situação Actual (Matriz Swot); • Formulação de metas e objectivos; • Formulação de estratégia. › Produtos e Serviços; › Análise de Mercado; › Plano de Marketing e Vendas; › Plano Económico-Financeiro: • A alavancagem financeira e as alternativas de financiamento do projecto; • Programas de apoio à criação de empresas (Start-up); • Entidades de apoio ao empreendedorismo.

5 Programa:

[A] INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO: VENÇA A CRISE, CRIANDO O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

› O Empreendedor: capacidades e características; › Autodiagnóstico: capacidade de empreendedorismo; › O empreendedor vs o gestor; › Os diferentes tipos de empreendedor; › Os mitos sobre o empreendedorismo; › Os 10 mandamentos do empreendedor de sucesso; › Da ideia ao negócio: o processo empreendedor. [B] O PLANO DE NEGÓCIO (BUSINESS PLAN)

› Plano de negócios: o que é e para que serve? › Factores-chave para a elaboração de um plano de negócios bem-sucedido; › Principais questões a contemplar no plano de negócios; › Erros fundamentais a evitar num plano de negócios.

*Oradores convidados

Programas de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego Dr. Álvaro Amorim (Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP) Programas de Apoio ao Microcrédito e financiamento de novos projectos Dr. Bernardo Lima (Montepio Geral) Stanton Chase International Dr. Carlos Sezões, Partner at Stanton Chase International

[D] CONSTITUIÇÃO LEGAL DA EMPRESA

› Autodiagnóstico: Está preparado para criar a sua empresa? › A criação da empresa em 7 passos; › Erros a evitar na criação de uma empresa; › Check-list para avaliação da exequibilidade da ideia ou projecto. *Oradores convidados

Processo de Constituição de Empresas para NERDS Lisete Santos (Loja da Empresa – AMA) * a confirmar


o m s i r o d e d n e e r p Em WORKSHOP I: EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA:

WORKSHOP II: COMUNICAÇÃO E MARKETING EM PROJECTOS FARMACÊUTICOS

[A] Ser Empreendedor está no nosso ADN?

PROGRAMA:

Dr. Marco Fernandes (Executive Manager at DNA Cascais)

[B] As Farmácias entre a Tradição e a Modernidade Dr. Marco Mesquita (Diretor – SOS Medical)

[C] A Farmácia sob o signo das 14 competências-chave Dr. Marco Mesquita (Diretor – SOS Medical)

› Conhecimento Especializado; › Actualização e Aperfeiçoamento; › Análise de Informação e Resolução de Problemas; › Comunicação; › Relacionamento Interpessoal; › Espírito de Equipa; › Orientação para o Utente; › Orientação para a Qualidade; › Cumprimento de Regras e Deontologia; › Orientação para o Negócio; › Liderança; › Planeamento e Organização; › Aconselhamento e Desenvolvimento; › Avaliação e Controlo.

[A] A comunicação em Farmácia:

Dr. Miguel Silva (Director Pharmaplanet)

› Características e particularidades da comunicação em saúde; › A Comunicação com o consumidor final e parceiros de negócio; › A comunicação no ponto de venda. [B] Conceitos básicos de Marketing em Farmácia Dr. Miguel Silva (Director Pharmaplanet)


o m s i r o d e d n e e r p 8 Em

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

6

A avaliação final do curso terá como base: [A] 10% na assiduidade (sob o total de horas do curso que inclui os workshops). [B] 90% no trabalho final de curso (Business Plan), que será apresentado a um júri de especialistas na temática, convidados pela direção da SRL.

Metodologia de Formação: As acções de formação a ministrar serão desenvolvidas por formadores especializados, envolvendo equipas que aliam competências técnicas às pedagógicas, formando um modelo de formação teórico/prática com reconhecida qualidade. A nossa proposta metodológica será eminentemente activa e participativa, de forma a garantir não só uma aprendizagem concreta e eficaz mas também favorecer a preparação para a actividade diária profissional dos indivíduos sujeitos à formação. Tendo por objectivo dotar os participantes de um conjunto de métodos e técnicas, as acções irão assentar sobretudo no treino dos participantes para a obtenção de mudanças comportamentais individuais e visíveis, através do recurso a textos de apoio, visionamento de filmes, autodiagnósticos e outros métodos pedagógicos activos nomeadamente, jogos pedagógicos, análise de “case-studies”, trabalhos individuais e de grupo.

9 VALORES DE INSCRIÇÃO 1. O Valor de inscrição no curso (incluindo workshops) é de 390,00 euros;

7 CALENDÁRIO DO CURSO

MAIO 21, 23, 28 e 30 [19h30 às 22h30] JUNHO 4 e 6 [19h30 às 22h30]

Workshops Obrigatórios

JUNHO 11, 12, 18, 20, 25 e 27 [19h30 às 22h30] Workshops Obrigatórios

JULHO 2, 4 e 9

Monitoria do Business Plan

JULHO 10 e 11 [19h30 às 22h30]

Defesa dos Trabalhos Finais

2. Poderá usufruir da possibilidade de pagamento da inscrição em duas prestações de 195,00 euros; [A] 1ª prestação: no acto de inscrição; [B] 2ª prestação: até 30 de Junho de 2013; Só se aceitam pagamentos em prestações mediante o envio de 2 cheques pré-datados no valor de 195,00 euros cada; 3. Caso pretenda liquidar o valor total do curso no acto de inscrição, usufruirá de um desconto de 10% sobre o valor total; 4. Os estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas dispõem de 5 vagas para o curso, sendo o valor de inscrição de 273,00 euros (30% de desconto sobre o valor total); 5. Os farmacêuticos que se encontrem em situação de desemprego usufruirão, igualmente, de um desconto sobre o total de inscrição, no valor de 15%;

i Informações e Inscrições:

Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos 21 319 13 70 ou formacao.srlisboa@ordemfarmaceuticos.pt

2ª Edição do Curso de Formação Pós-Graduada em Empreendedorismo  

Curso promovido pela SRL da OF

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you