Seafood Brasil #11

Page 37

Para sair na frente! Confira cinco dicas para você se dar bem na montagem de um e-commerce: 1. E-commerce é planejamento estratégico em primeiro lugar e não tecnologia; 2. Tenha um planejamento tributário; 3. Evite estoque ao máximo: use o cross docking;

Já Natércia Gusela, gerente de vendas da New Fish, conta que a necessidade de aumentar o lucro, juntamente com um melhor relacionamento com o cliente, foram essenciais para a companhia apostar no modelo. “O trabalho é feito passo a passo e com muito cuidado, pois as pessoas ainda possuem certa desconfiança nas compras on-line, ainda mais se tratando de peixes”, revela. Nesse aspecto, ela conta que o boca a boca é um aliado nessa “quebra” de preconceito. “Clientes que já compram conosco para seus restaurantes nos indicam aos interessados na compra dos produtos que eles comercializam”, acrescenta. Apesar de recente, Natércia faz um balanço do impacto da loja eletrônica para a New Fish. “Este trabalho está sendo muito gratificante e estamos recebendo um retorno muito positivo.”, diz, orgulhosa.

4. Cálculo e controle financeiro rígido;

Para uma empresa dispor de uma loja virtual, precisa ter um mínimo de estrutura. “Existe uma enorme variabilidade de soluções. Depende do negócio que a ferramenta deve suportar”, expõe o professor João Carlos Neto. É preciso fazer uma modelagem adequada da ferramenta para tirar vantagens da tecnologia disponível, dos processos e ser sustentada por profissionais qualificados e experientes. O doutor Alexandre Marquesi exemplifica: se levarmos em conta uma loja pequena, é necessário um escritório de 30 m², uma pessoa, softwares de e-commerce e de emissão de nota fiscal. “Agora, se a estrutura for para um grande varejista, ele deve começar com 10 pessoas e, aproximadamente, 200 m²”, orienta.

5. Planejamento de marketing focado em ações que não demandem investimento alto, mas gerem resultado em conversão, um bom exemplo é o market place.

Renato Cabral Gullo de Figueiredo, CEO da Piscare, conta que além da estrutura física, outro fator é importante como preparação para a montagem: o conhecimento. “Temos um time de desenvolvimento bastante experiente e conhecedor do business

Fonte: Dr. Alexandre Marquesi, professor de pós-graduação da ESPM-SP

varejista, ou seja, que fala a língua das equipes de negócios”, diz. Isso, em sua visão, ajudou na escolha da melhor plataforma para viabilizar a construção e manutenção do site no modelo de negócio proposto. Na implementação, as dificuldades irão aparecer. No caso da Norte Pesca, Rodrigo Hazin, diretor-presidente da empresa, conta que vários obstáculos foram enfrentados, porém, a logística foi escolhida como o “mais chato”. Ele explica como é o funcionamento do site para ilustrar todos esses problemas. “É possível o consumidor comprar um produto para recebê-lo, no dia seguinte, em sua casa, ou estabelecimento, esteja onde ele estiver”, explica. “Então, o

Cássio Hazin, diretor da Norte Pesca

SEAFOOD BRASIL • JUL/SET 2015 • 37

No Brasil também temos empreendimentos antenados a essas tendências. A Norte Pesca, por exemplo, notou o aumento do consumo online e já vende seus produtos para grandes distribuidores pelo Brasil. No entanto, o objetivo da Epesca (marca específica para este projeto) é a venda direta para os restaurantes e consumidores finais. “Vendemos produtos com maior valor agregado e customizados conforme o tamanho e necessidade de cada cliente”, conta Cássio Hazin, diretor da Norte Pesca. “E o website, nesse caso, oferece um diferencial e tanto, pois podemos ofertar pescado imediatamente após sua captura.”

Algumas leves mudanças

Norte Pesca/Divulgação

também já tem um pé no segmento, desde que lançaram, no fim de 2013, um serviço chamado Amazon Fresh [Frescor da Amazônia, em tradução livre], que é destinado somente a frutos do mar. O sucesso é tão grande que a Santa Monica Seafoods, único fornecedor do site, sorri à toa: teve vendas triplicadas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.