Issuu on Google+

O Mundo dos Sabores ALUNOS DO 6ยบ F . ANO 2012/13 ESCOLA PIRES DE LIMA . PORTO PROF. TERESA PEREIRA


Oferecido pela: Associação de Pais da Escola Dr. Augusto

César Pires de Lima


índice Introdução Receita da boa forma Sopas saudáveis Pratos de peixe Carne com conta, peso e medida Sobremesas deliciosas As frutas convencidas O macaco que comia lixo

5 6 7 13 19 25 34 35


Foi de braços abertos que acolhemos o projeto Mundo dos Sabores, da Câmara Municipal do Porto, cuja principal intenção era ajudar as crianças a compreender a importância de uma alimentação saudável. Desde o primeiro momento, metemos mãos à obra e todos se envolveram com entusiasmo. A participação neste projeto proporcionou-nos três visitas inesquecíveis: a primeira, à Biblioteca Pública Municipal do Porto onde tivemos uma sessão de Escrita Criativa dedicada à alimentação e produzimos uma história intitulada “O Macaco que comia lixo às escondidas“; na segunda sessão, tivemos o privilégio de visitar a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio e participar numa atividade denominada “Uma Mesa com Arte”, onde a partir de imagens retiradas de quadros e outros elementos da coleção da casa museu, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a arte do papel recortado que foi e poderá continuar a ser um elemento decorativo para a mesa; a terceira visita foi à Casa Museu Guerra Junqueiro, numa sessão dedicada ao “Chá, Café e Chocolate” onde foram explorados os rituais destas bebidas em torno das coleções do séc. XIX existentes na casa. A visita de uma nutricionista, na aula de Ciências, também constituiu um ponto alto do projeto, falar sobre alimentação saudável, conhecer os hábitos alimentares dos nossos alunos e mostrar-lhes o melhor caminho é uma tarefa a prosseguir com persistência e empenho. Recolher receitas saudáveis, escrever um texto narrativo na aula de Português “As frutas convencidas”, animá-lo na aula de EV, construir artefactos criativos na aula de ET para decorar uma mesa foram momentos únicos e para sempre ficarão na nossa memória. E para que a nossa memória não nos atraiçoe, a Associação de Pais desta escola, que nos apoiou desde sempre, concretizou-nos este sonho, da publicação deste pequeno livro de receitas, fruto das pesquisas e recolhas efetuadas. Foram assim alcançados todos os objetivos propostos. Resta-nos agradecer a todos os colaboradores e desejar que façam boas escolhas na vossa alimentação.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

5


Receita da Boa Forma Garfo e faca preparados Para dar as boas-vindas Ao peixe, à carne e aos legumes E a todas as frutas lindas. Têm já lugar marcado No teu prato, à tua mesa Todo o tipo de alimentos Desde a sopa à sobremesa. Comer tudo é essencial Se queres crescer, pensar, brincar Para não te faltar energia E o teu corpo funcionar. Equilíbrio significa Comer na medida certa. Não te esqueças deste livro Quando fazes a tua dieta.

6

Receita da professora Teresa Pereira, para que sejas forte e saudável.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Sopas

SAUDĂ VEIS

Projeto Mundo dos Sabores


Sopa de Chocolate ...................::: Gonçalo, N.º 6 INGREDIENTES - 1 panela com 1l de água quente; - 1/2 (meia) cebola pequena; - 1 frasco de feijão vermelho cozido; - 1/2 dente de alho; - Sal q.b. (que baste) - Azeite q.b. - 1 cenoura ralada; - 1/2 couve lombarda pequena cortada à juliana (tirinhas muito fininhas). ......................................................................... PREPARAÇÃO Na panela com a água quente deite o feijão, o alho, o sal e o azeite. Deixe ferver. Passe tudo com a varinha mágica até fazer um puré. Prove, veja se não está muito grosso e veja se tem sal que chegue. Junte a couve e a cenoura e deixe ferver 10 a 15 minutos. Está pronta. Bom apetite!

8

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Canja de Pérola .................::: Ana Cristina, N.º 1 INGREDIENTES - 2 litros água; - 1 perna de frango do campo; - Sal a gosto; - 200 gramas de sagu (Encontra-se na Casa Chinesa). ......................................................................... PREPARAÇÃO Encha uma panela com água, coloque o frango do campo, que dá mais gosto à canja, na água e leve a cozer. Quando levantar fervura, adicione sal a gosto. Assim que o frango estiver quase cozido, junte o Sagu. A canja está pronta, assim que o frango estiver cozido e o Sagu tiver crescido e ficado transparente. Esta é a sopa que todas as pessoas da minha família querem comer no Natal, “A Canja de Pérola”!

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

9


Caldo de Legumes ........::: Carlos Carreira, N.º 5 INGREDIENTES - 2 Cravos-da-índia; - 1 Cebola grande; - 2 Dentes de alho; - 1 Cenoura; - 2 Tomates picados; - 1 Talo de alho-porro; - 2 Talos de salsão; - 1 Maço de cheiro-verde; - 4 Litros de água. ......................................................................... PREPARAÇÃO Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver até reduzir. Use apenas a parte líquida do caldo.

10

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Sopa de Cenoura Saudável ...::: 7ara, N.º 7 INGREDIENTES - 4 cenouras cortadas; - 1 cebola; - 1 pimentão; - 2 dentes de alho; - 2 tomates; - Folhas de rúcula e alface; - 2 colheres de sopa de aveia; - 4 colheres de arroz – pode ser integral; - 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de milho; - Uma porção de ervas: alecrim, orégãos e manjericão secos; - Salsa e coentros a gosto. ......................................................................... PREPARAÇÃO Ponha a dourar o alho no azeite, acrescente 2 cenouras cortadas em cubos, depois a cebola, o pimentão e a porção de ervas secas. Separadamente, faça com as outras 2 cenouras que restaram um suco com aproximadamente 2 copos de água. Junte o suco ao que está sendo refogado na panela. Para dar consistência de creme, ponha a aveia diluída em água. Acrescente o arroz e deixe ferver por 15 minutos. Ponha o sal, salsa e coentros picados, os tomates sem pele, acrescente alface e pedaços de rúcula. Finalize com um pouco de azeite.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

11


PRATOS de

Peixe

Projeto Mundo dos Sabores


Filetes de Trutas com Amêndoas ..........::: Joana, N.º 8 INGREDIENTES - 8 Filetes de truta com cerca de 100g cada; - 50g de amêndoas laminadas; - 400g de batatas novas cozidas; - 50g de manteiga; - Uma pitada de pimenta; - Alguns pés de coentro; - 1 colher de chá de sal grosso.

......................................................................... PREPARAÇÃO Coloque os filetes num tabuleiro de ir ao forno, tempere com sal, pimenta, manteiga e coloque as amêndoas por cima. Leve ao forno. Sirva o peixe com batatinha nova cozida e regue com o molho da assadeira.

14

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Peixe com Batata Assada ...:: Marco, N.º 11 INGREDIENTES - Peixe: Goraz; Dourada; Robalo; - Batata assada; - Sal; - Cebola; alho, limão e ervas aromáticas; - Azeite. ......................................................................... PREPARAÇÃO Coloque o peixe num Pirex, depois de limpo e amanhado, por cima de uma cama de cebola e tempere com sal e limão. Descasque as batatas e tempere-as a gosto com sal, o alho e as ervas. Coloque-as na assadeira. Regue tudo com azeite e leve ao forno.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

15


Receita de Peixe Saudável ...::: Luís, N.º 10 INGREDIENTES - 500g de peixe cozido; - 4 batatas grandes; - 2 pimentos; - 100g de ervilhas; - 2 tomates; - 5 colheres de sopa de molho vinagreta; - Sal q.b. ......................................................................... PREPARAÇÃO Prepare o peixe. Retire-lhe a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Coza, entretanto, as batatas temperadas com sal. Em seguida pele-as e corteas em cubos. Asse os pimentos. Retire-lhes a pele, assim como os filamentos e as sementes. Corte-os em tiras. Coza as ervilhas e passe-as rapidamente por água fria. Escorra-as, de seguida. Corte, por fim, os tomates em gomos. Numa saladeira, misture todos os ingredientes e regue com o molho vinagreta.

16

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Arroz de Ervilhas com Filete..........::: no João, Forno N.º 9 INGREDIENTES :: para o Filete - Para o filete - 200g de filetes de peixe-gato - 1 ovo - Pão ralado - Leite - Vinho Branco - Sal - 1 colher de chá de azeite.

INGREDIENTES :: para o Arroz - 30g de ervilhas congeladas; - 2/3 chávena de chá de arroz branco ou integral; - 1/2 cebola pequena; - 1 colher de chá de azeite; - 1 colher de chá rasa de sal.

......................................................................... PREPARAÇÃO Tempere os filetes com sal, vinho branco e umas gotas de leite e deixe marinar durante 2 horas no frigorífico. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque uma tira de papel vegetal num tabuleiro. Bata o ovo e disponha o pão ralado num prato. Passe os filetes por pão ralado, ovo e novamente por pão ralado. Coloque os filetes no tabuleiro, regue-os com um fio de azeite e coloque-os no forno, baixando a temperatura para 180ºC. Deixe cozinhar durante 20 minutos, nos últimos 5 minutos coloque a gratinar. Pique a cebola aos pedacinhos, coloque-a num tacho juntamente com um 1 colher de chá de azeite e coloque no lume. De seguida, junte o arroz sem deixar fritar, junte a água, as ervilhas e o sal. Depois de levantar fervura, deixe cozinhar durante 10 minutos. Acompanhe com salada. PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

17


Carne

COM CONTA, PESO E MEDIDA... Projeto Mundo dos Sabores


Bife com Cogumelos ............::: Mariana, N.º 12 INGREDIENTES - 200g bife de frango (1 bife); - 1 colher de sobremesa de azeite/ 1 pé de tomilho; - 60 g de arroz integral/ sal; - 2 cenouras; - 200g de cogumelos frescos; - ½ ramo de salsa/ Pimenta; - 1 folha de alumínio. ......................................................................... PREPARAÇÃO Corte uma folha de alumínio do dobro do tamanho dos bifes, coloque os bifes em cima, regue com azeite (0,5 colher da sobremesa) e polvilhe com folhas de tomilho. Dobre a folha de alumínio com alguma folga e deixe repousar no frigorífico durante um dia. Acrescente o arroz a 400ml de água e sal a ferver e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos, com o tacho tapado. Descasque as cenouras, corte-as em tiras finas. Limpe os cogumelos com água e corte-lhe os pés. Corte-os em rodelas finas. Lave e pique a salsa. Passe os bifes numa frigideira anti-aderente com azeite (0,5 colher da sobremesa) durante 4 minutos de cada lado. Quando colocar o bife coloque logo as cenouras. Quando virar, junte os cogumelos. Tempere tudo com sal, salsa e pimenta. Sirva só com salada ou salada e o arroz.

20

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Salada de Frango com .....:::Ananás Pedro Dias, N.º 14 INGREDIENTES - 800g de ananás natural; - 1 alface; - 500g de frango; - 2 colheres da sopa de maionese light; - Sal q.b.; - Pimenta moída q.b.; - 1 folha de louro.

......................................................................... PREPARAÇÃO Abra o ananás ao meio e retire-lhe a polpa (sem danificar a casca), corte-o aos pedaços. Lave a alface e corte-a em juliana. Leve ao lume uma panela com sal, pimenta moída, louro e o frango. Deixe cozer 30 minutos. Numa saladeira coloque o frango desfiado, a alface, o ananás e envolva com a maionese. Sirva dentro da casca do ananás e decore com bolinhas de ananás.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

21


Rolo de Vegetais e Perú ...::: Miguel, N.º 13 INGREDIENTES - 250g de feijão-verde; - 4 bifes de peru; - Água q.b. - 2 cebolas; - 1 colher de sopa de azeite; - Salsa picada q.b.; - 1 alho francês; - 1 colher de café de sal; - Pimenta q.b.; - 3 cenouras; - 90g de queijo light ralado; ......................................................................... PREPARAÇÃO Coloque uma panela ao lume com água e uma pitada de sal. Prepare o feijão-verde, retire-lhe o fio e corte-o em tiras finas. Quando a água estiver a ferver, introduza o feijão-verde e deixe cozer durante 10 minutos. Pré-aqueça o forno e regule-o para os 180 °C. Lave com água corrente o alho francês, escorra-o muito bem e corte-o em rodelas. Coloque numa panela a cebola cortada finamente, o azeite, o alho francês, a cenoura já arranjada e cortada às rodelas, o feijão-verde, previamente cozido e escorrido, adicione um copo de água, tape e deixe estufar sobre lume brando até os legumes estarem macios. Tempere com sal e pimenta, moída na altura. Entretanto espalme os bifes de peru, tempere-os com sal e pimenta e coloque-os, levemente sobreposto, sobre uma folha de papel de alumínio. Espalhe os legumes preparados sobre a carne e enrole como se fosse uma torta com a ajuda do papel de alumínio. Feche as extremidades do papel, coloque sobre um tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Numa tigela misture o queijo ralado e salsa picada, abra o papel de alumínio, barre a superfície do rolo com a mistura preparada e deixe gratinar até ficar dourado. Sirva acompanhado com uma salada de alface. 22

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Carne Picada com Massa Esparguete .....::: Rafael, N.º 15 INGREDIENTES - 500g de carne magra de vaca picada; 300g de massa esparguete; 1 copo de vinha branco; 1 tomate; 1 cebola; Pimenta; Sal; Azeite.

......................................................................... PREPARAÇÃO Colocar num tacho o vinho, uma cebola picada, o tomate, um pouco de pimenta, sal e um pouco de água. Deixar refogar durante 5 minutos e depois juntar a carne. Deixar cozinhar mais de 30 minutos. Para a massa, colocar numa panela cerca de meio litro de água até levantar fervura. Colocar a massa, juntar uma colher de sopa de azeite e sal. Deixar cozer 10 minutos. Servir numa taça a massa com a carne picada por cima. Bom apetite!

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

23


Sobremesas

DELICIOSAS

Projeto Mundo dos Sabores


Mousse de Morango ...................::: Sofia, N.º 17 INGREDIENTES - 200 gramas de iogurte natural desnatado; - 2 pacotes de gelatina sabor morango; - 200 gramas morangos para fazer polpa; - 3 claras de ovo; - 1 colher de sopa de açúcar. ......................................................................... PREPARAÇÃO Dissolve os pacotes de gelatina em 250ml de água quente. Deixa arrefecer e leve ao frigorífico até endurecer. No copo do liquidificador coloque a polpa dos morangos, o iogurte, a gelatina cortada aos quadradinhos e o açúcar. Misture tudo. Reserve. Na batedeira, coloque as claras e bata até obter ponto firme. Reserve. Misture delicadamente o creme liquidificado às claras em castelo. Coloque em taças individuais e leve ao frigorífico, no mínimo 6 horas. Em cada taça de mousse, coloque um morango.

26

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Tarte Gelada de Leite Condensado .....::: Tatiana, N.º 18 INGREDIENTES (6 a 8 pessoas) Cobertura Bolo - 2 dl de Natas frias - 6 Ovos - 1 Lata de Leite - 200 gr de Açúcar Condensado Cozido - 190 gr de farinha - 1 colheres de chá de fermento em pó

Calda - 2,5 dl de água - 100 gr de Açúcar - 2 Paus de canela

Decoração - 50gr de top de chocolate de compra - 1 Fisális

......................................................................... PREPARAÇÃO Bolo Bata os ovos com o açúcar, até obter um preparado fofo e esbranquiçado, adicione a farinha peneirada com o fermento e envolva. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com 30 cm de diâmetro e fundo amovível. Verta a massa e leve ao forno a 180º C por 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Calda Para a calda, leve ao lume a água, o açúcar, os paus de canela e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do calor, deixe arrefecer e regue o Bolo. Cobertura Bata as natas em neve e envolva no leite condensado, com uma ajuda de vara de arames. Finalizar Cubra o Bolo com o creme e leve ao frio, por duas horas, decore a tarte com o Top de chocolate, a Fisális e sirva.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

27


Compota de Toranja ...................::: Sara, N.º 16 INGREDIENTES - 400 g de toranja; - 350 g de maçã; - 200 g de ameixas; - 60 g de açúcar mascavado. ......................................................................... PREPARAÇÃO Rale a pele limpa das toranjas, previamente lavadas com água quente. Esprema uma toranja, coe o sumo e a casca num tacho e acrescente o açúcar mascavado. Com o lume forte, dissolva o açúcar, mexendo sempre para não se queimar. Retire o coração às maçãs (retirando as sementes e partes duras), corte-as em rodelas, coloque-as num tacho com o sumo e deixe cozinhar até que amoleçam. Coloque todos os ingredientes preparados numa tigela. Extraia os gomos das toranjas restantes, com cuidado, para não se desfazerem. Corte as ameixas em 4, retirando o caroço, e acrescente ao resto da fruta. Tape com película aderente e coloque no frigorífico até ao momento de servir. Para desfrutar de todo o seu sabor, esta compota de frutas deve permanecer, no mínimo, duas ou três horas (o ideal seria um dia inteiro) tapada no frigorífico. Pode servir a compota ao lanche, ao pequeno-almoço ou como sobremesa, tanto simples como acompanhada com fruta fresca.

28

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Gelatina de Melancia ...................::: Tiago, N.º 19 INGREDIENTES - 1 Embalagem de gelatina em pó incolor; - 1 Melancia de 1,5 kg; - Suco de 1/2 limão; - 2 Colheres (sopa) de uva passa preta. ......................................................................... PREPARAÇÃO Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Corte a melancia ao meio, retire a polpa e prepare um suco (1 250 ml). Reserve a casca. Num recipiente, misture o suco de melancia, o suco de limão e a gelatina dissolvida. Acrescente as passas e despeje na casca da melancia. Leve ao frigorífico até ficar firme. Na hora de servir, corte em fatias.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

29


Espetos Coloridos ...................::: Tiago, N.º 19 INGREDIENTES - 1 Tangerina média em gomos ; - 2 Bananas em rodelas; - 2 Kiwis em rodelas;  - 2 Fatias de abacaxi sem casca picadas;  - 2 Morangos; - 1 Xícara (chá) de suco de tangerina;  - 1/4 De xícara (chá) de rum claro. ......................................................................... PREPARAÇÃO Monte os espetos de madeira alternando as frutas. Arrume-os num recipiente. Misture o suco e o rum. Regue os espetos com metade do molho. Cubra e leve ao micro-ondas em potência alta por dois minutos. Sirva gelado com o molho restante.

30

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Salada de Frutas ...................::: Ricardo, N.º 20 INGREDIENTES - 1 Embalagem de nata (390 g); - 1 Lata de leite condensado; - 1 Frutas picadas a gosto. ......................................................................... PREPARAÇÃO Na batedeira, bata a nata até formar um creme. Continue batendo e acrescente o leite condensado, aos poucos, até formar um creme homogéneo. Em taças individuais, intercale camadas de creme e de frutas. Leve para gelar.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

31


Puré de Maçã com iogurte .....:::e Canela Sofia, N.º 17 INGREDIENTES (4 pessoas) - 4 Maçãs Reinetas; - Canela em pó; - 125 g de iogurte natural simples (ou iogurte de soja); - 2 colheres de sobremesa de amêndoas raladas e torradas; - Água; - 2 claras de ovo (opcional); - Hortelã (opcional).

......................................................................... PREPARAÇÃO Depois de descascadas e descaroçadas, corte as maçãs em pedaços e coloque num tacho. Polvilhe-as com canela e leve-as a lume brando, com um pouco de água. Entretanto, prepare o iogurte juntando-lhe um pouco de canela e misture bem. Quando as maçãs estiverem cozidas, desfaça-as em puré e misture-as com o iogurte. Deite este puré em tacinhas individuais e polvilhe-as com canela. Pode, ainda, bater as claras em castelo bem firme, enfeitar a superfície de cada tacinha no momento de servir, corá-las com o isqueiro de cozinha e polvilhar com mais um pouco de canela em pó. Experimente juntar algumas folhas de hortelã para colorir esta sobremesa.

32

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


Pudim de Laranja ...................::: Ari, N.º 4 INGREDIENTES - 5 ovos; - 1 copo de sumo de laranja; - 2 copos de leite; - 8 Colheres-de-sopa de açúcar. ......................................................................... PREPARAÇÃO Numa forma para pudim, coloque uma parte do açúcar. Junte-lhe um pouco de água e aqueça até formar um caramelo clarinho.   Mexa a forma do pudim, para que o caramelo cubra bem o seu interior. Em seguida, aqueça o leite ao lume e retire-o antes que comece a ferver. Bata os ovos com o açúcar restante, até ficarem bem espumosos. Adicione o leite quente e o sumo de laranja. Verta, por fim, o preparado na forma com caramelo e cozinhe em banho-maria no forno a 180ºC, durante cerca de 45-50 minutos. Quando estiver solidificado, retire. Deixe o pudim arrefecer. Reserve no frigorífico, até ao momento de servir.   Desenforme e decore com raspas de laranja.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

33


As frutas convencidas! Certo dia, na cantina de uma escola, estava um alguidar cheio de frutas: bananas, laranjas, maçãs, morangos e mangas à espera de serem cortadas para fazerem parte de umas belas espetadas de fruta. Todos os alunos estavam ansiosos por comer as espetadas no Dia de Alimentação. As frutas estavam muito entusiasmadas e discutiam entre elas a ordem pela qual deveriam ser colocadas nos espetos. - Eu acho que devo ser a primeira, porque sou a rainha das frutas em Portugal! - exclamou a maçã muito vaidosa. - O quê!? Tu és muito convencida! Eu sou um fruto muito apreciado e todas as crianças me adoram! - disse a banana muito zangada. - Ah! Deves estar a brincar. Eu sou o fruto mais apreciado, mais saboroso, mais vendido em Portugal! Todos bebem o meu sumo com prazer! - afirmou a laranja indignada. - Irra! Que frutos tão irritantes! - observou a manga furiosa - Uf! Estou farta de vos ouvir! Eu acho que as espetadas deviam ter só um fruto, só MANGA. Na verdade, eu sou o fruto mais caro e todos gostariam de me comer. O morango, que até aquele momento estava muito silencioso, deu um salto e gritou: - Eu sou o sábio morango, o melhor de Portugal, colocado na espetada dou um golpe fatal. - Ah! Ah! Ah! Ah! - riram-se as outras frutas do pedante do morango. A confusão estava instalada, os frutos não se entendiam. Todos achavam que eram muito importantes e valiosos na alimentação dos portugueses, todos queriam ser os primeiros nas espetadas. Nisto, uma cozinheira entrou na cantina com uma enorme faca, começou a descascar e a partir a fruta: Zás! Zás! Zás! O silêncio foi total.

34

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13


O macaco que comia lixo! Certo dia, Homer Simpson, um macaco amarelo e muito obeso que vivia num circo, adoeceu gravemente. Na verdade, Homer comia demasiado! Para além da dose diária da sua ração, comia e bebia todas as sobras que encontrava nos caixotes do lixo: batatas fritas, pipocas, pizas, cerveja, coca-cola…

MUNKIUS COMEMUITUS

CHIMPUS IMBECILUS

MACACUS ESTUPIDUS

NEANDERSGROSSEIRUS

HOMERSAPIEN

O dono do circo chamou o veterinário que o observou cuidadosamente: - Este macaco está com sérios problemas de nutrição! Está obeso! O que é que lhe dá de comer? - Ó Senhor Doutor! Os meus animais são muito bem tratados! Só comem ração da melhor! – indignou-se o dono. - Não pode ser! Este animal anda a comer outras coisas! – exclamou o médico desconfiado. - Não! Ele só come maracujá, kiwi, manga, banana, melão e ananás, como suplemento à sua alimentação diária. - Mau! É melhor investigar! O dono do circo começou a vigiar o macaco e não demorou muito tempo a descobrir toda a verdade: Aquele malvado macaco andava a comer no caixote do lixo tudo o que encontrava. Precisava de ser educado para ter uma alimentação saudável.

Trabalho do 6ºF, elaborado numa Oficina de Escrita Criativa, na Biblioteca Pública Municipal do Porto.

PROJETO MUNDO DOS SABORES

E. B. 2-3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

TURMA 6º F

ANO LETIVO 2012/13

35


barbozza.design@gmail.com

Em cima, da esquerda para a direita: Tatiana, Carlos, Tiago, Miguel, Gonçalo, Andreia, Iara, Mariana, Ricardo, Pedro e Sara. Em baixo, da esquerda para a direita: Ana Cristina, Sofia, Rafael, Luís, Ari, Marco, João e Joana.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO

EB 2/3 DR. AUGUSTO CÉSAR PIRES DE LIMA

MAIO 2013


Mundo dos Sabores III