Viagem Pernambuco
Considerada por muitos o Caribe brasileiro, o balneário de Porto de Galinhas, região importante na época imperial, é um dos mais paradisíacos destinos do Nordeste – despontando com sua gastronomia e serviços diferenciados Por Shirley Legnani (A repórter viajou para Porto de Galinhas pela Avianca)
A bela Porto de Galinhas, faixa litoral pernambucano a pouco menos de duas horas da capital Recife, era conhecida como Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais que chegavam, muitas vezes, escondidos embaixo de engradados de galinhas-d’angola, algo que costumava ser anunciado ao berros: “Tem galinha nova no porto!”. Assim, a região ficou conhecida como Porto de Galinhas, se transformando, nos anos 90, num disputado polo turístico. Rastros históricos à parte, hoje Porto de Galinhas é um rico e disputado ponto turístico, haja vista os milhares de visitantes que recebe a cada ano, incluindo estrangeiros que por ela se apaixonam e por ali ficam. Caso do francês Benoit Paquereau. Inspirado pela gastronomia local, ele lançou o livro O Queijo de Coalho em Pernambuco – Histórias e Memórias (Editora Engenho Comunicação), obra que apresenta um estudo aprofundado das origens desse queijo tão apreciado. Aliás, foi de Benoit uma das mais animadas palestras da Semana Porto Gastrô, sexta edição do festival gastronômico da cidade, que teve como tema a “Cana de Açúcar”, onde chefs e restaurateurs da região apresentaram receitas destacando esse importante ingrediente local. Com o apoio do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB), 26 casas participaram do evento. De mesa em mesa, aos pontos turísticos da bucólica e charmosa Porto de Galinhas, eleita como um dos melhores destinos do Brasil, segundo a pesquisa Traveller’s Choice do TripAdvisor, confira algumas dicas gastronômicas locais e pontos turísticos imperdíveis, apontados após test drive da equipe Go’Where Gastronomia.
112
Nannai Resort & SPA
Luxo e comodidade Entre os inúmeros hotéis e resorts de Porto de Galinhas, um merece destaque, o imbatível Nannai Resort & Spa. O resort fica na praia de Muro Alto, a 54 km de Recife, e é reconhecido pelo tratamento diferenciado oferecido aos hóspedes, por sua arquitetura tropical e seus bangalôs com piscinas privativas, rica gastronomia e o maior SPA L’Occitane da América Latina. O Nannai acaba de lançar mais uma edição de sua bem-sucedida parceria com o grupo francês LVMH - Louis Vuitton SA/Moët Hennessy – para o verão de 2017: um lounge da Veuve Clicquot com vista para o mar. O espaço é decorado com os tons da marca Yellow Clicquot.
ARodovia PE 09 – Acesso a Muro Alto Km3, Ipojuca. Tel.: (81) 3552 0101
João Bar Restaurante
Mar e coqueiros Comandado pelo publicitário João Adauto, que largou o stress da cidade grande pela tranquilidade de Porto de Galinhas, o João Restaurante é parada obrigatória para quem visita a região. Com vista para a praia de Maracaípe, o restaurante fica à beira-mar em meio à natureza, coqueiros e muita tranquilidade. Tudo isso harmonizado com a cozinha impecável da casa. Participante do Porto Gastrô, o Peixe Porto de Galinhas (filé de peixe na chapa com molho de mel de engenho, purê de jerimum, farofa crocante e arroz cremoso) é dos deuses.
AAv. Beira Mar s/n – Praia de Maracaípe –Porto de Galinhas. Tel.: (81) 3552-2495
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Porto da realeza