teste

Page 7

Congresso

II Congresso Latino-Americano da World Society of Anti-Aging Medicine - WOSAAM

Na saúde e na doença, o papel dos nutrientes Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo

A importância do equilíbrio entre o consumo de alimentos que fornecem combustível para o organismo (consumo energético) e a atividade física (gasto energético) para a saúde não é algo novo. Hipócrates já reconhecia isso, assim como dizia que os obesos morriam mais cedo. E, à medida que a ciência e a medicina evoluem, mais evidências surgem sobre o papel positivo da alimentação para uma longevidade mais saudável. Entre os palestrantes brasileiros que estarão no II Congresso Latino-Americano da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) está o médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky (CRM-RS 7404), que falará sobre o papel dos nutrientes encontrados nos alimentos e em substâncias usadas no dia a dia, como sal e açúcar, para a saúde e a doença. O Dr. Werutsky é diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professor do Curso Latu Sensu em Nutrologia da entidade; diretor da Clínica Dr. Werutsky de Controle do Peso; e doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Fundada em 1973, a Abran é uma entidade médico-científica dedicada ao estudo de nutrientes dos alimentos que são decisivos para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como as cardiovasculares, diabetes melito, certos tipos de cânceres, hipertensão e obesidade. Em sua palestra, o especialista destacará os erros alimentares frequentemente cometidos pelas pessoas, os quais podem trazer danos ao organismo. Entre esses erros estão os excessos no consumo de açúcar simples (doces e refrigerantes, por exemplo) de sal; de gorduras e calorias. “O excesso de sal na dieta alimentar pode, por exemplo, desencadear a hipertensão arterial, enquanto o excesso de açúcar e gordura podem levar à obesidade e ao diabetes”, explica o médico. Ele lembra, ainda, que as nutropatias são doenças inflamatórias crônicas que contribuem para a produção excessiva de radicais livres, que vão progressivamente danificando as células e acelerando o envelhecimento. Pág 24 | Revista Longevidade em Foco

A nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes encontrados nos alimentos e em outras substâncias consumidas na dieta alimentar e no nosso organismo, tanto com vistas à manutenção e recuperação da saúde como também na causa de comorbidades. A especialidade envolve a fisiopatologia, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças nutrológicas. Tem estreita relação com a oferta adequada de nutrientes ao organismo, assumindo um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis, que figuram entre as principais causas de morte nos dias de hoje. “Não é preciso privar-se do que gosta. No que diz respeito à dieta, o segredo está em fazer substituições ao escolher o que colocar no prato”, lembra o nutrólogo.

Paciente precisa ser orientado O Dr. Werutsky defende que é fundamental o médico conversar com seu paciente sobre as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo a orientá-lo para que possa fazer escolhas alimentares para viver mais e melhor. Vários estudos têm comprovado que pessoas com uma idade cronológica mais avançada podem manter-se fisiológica e mentalmente ativas e vigorosas, como alguém cronologicamente mais jovem, adotando um estilo de alimentação que previne doenças relacionadas à idade. Entre os estudos ratificando que a obesidade está fortemente associada a um risco maior de doenças, está o National Health and Nutrition Examination Study III (NHANES III), que envolveu mais de 16 mil participantes. Os pesquisadores conseguiram mostrar que a obesidade foi associada a um aumento da prevalência de diabetes tipo 2 (DM2), doença da vesícula biliar, doença arterial coronariana (DAC), hipertensão arterial sistêmica (HAS), osteoartrose (OA) e dislipidemia. Outras duas pesquisas, a Survey of Health, Aging and Retirement in Europe (SHARE) e a Swedish Obese Study (SOS), apontaram uma forte associação entre a obesidade e a incapacidade funcional, com consequente redução da expectativa de vida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.