Cnu '15 newsletter #6

Page 1

NEWSLETTER #06 CNU - Fases Finais 2015 // SÁBADO, 25 abril

MANUEL MOTA

ÀRBITRO DE 1º CATEGORIA DE FUTEBOL 11

NEWSLETTER SÁBADO, 25 | ABRIL 2015

ATÉ PARA O ANO!

O Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 contou com a participação do árbitro de 1ª categoria Manuel Mota. Para o juiz de Braga, foi a primeira vez que experienciou o desporto universitário e mostrou-se “contente por ter a oportunidade de o fazer”, ainda que apenas num jogo. Quanto à qualidade demonstrada pelos clubes que disputaram esta fase final, Manuel Mota revela-se admirado. “Estava à espera de um nível semelhante ao de uma competição mais amadora, mas muitos atletas revelam uma qualidade quase ao nível profissional”, afirma. O árbitro terminou a sua presença com apenas um jogo, mas assume “ter pena de não ter conseguido fazer mais” e espera regressar.

Estão finalizados os oito dias dos CNU’s 2015. Braga e Guimarães acolheram, entre 19 e 26 de abril, mais de 2300 atletas, cerca de 300 jogos em competições coletivas, em 20 infraestruturas desportivas, onde se apuraram os campeões nacionais universitários de oito modalidades nas suas vertentes masculina e feminina, numa organização conjunta da AAUM, da UM e das Câmaras Municipais das duas cidades envolvidas, sob a égide da FADU. A agenda desportiva prossegue nos próximos meses, com os últimos CNU’s, com os CEU que este ano se realizam em vários países da Europa – o de Andebol realiza-se em Braga, em agosto – e com as Universíadas de Verão, em Gwangju, na Coreia do Sul. A organização despede-se de todos os estudantes-atletas com os votos de um final de ano letivo cheio de sucesso e com o desejo de vos continuar a ver neste palco do desporto universitário!


NEWSLETTER #06 CNU - Fases Finais 2015

SÁBADO, 25 abril

MINHO SOMA DOIS OUROS AVEIRO BISA NO BASQUETEBOL NOVA E IPP TAMBÉM VENCEDORES Futebol 11 A AAUM sagrou-se bicampeã nacional universitária de Futebol 11, após vencer a AEFADEUP por 4-1. Após derrotarem a vice-campeã nacional, AAC, nas meias-finais, a AEFADEUP sonhou mais alto e, após estar a perder por 2-0, ainda conseguiu reduzir a diferença e aumentar a esperança dos atletas do Porto. Mas os minhotos foram mais fortes e acabaram por vencer, acumulando mais um campeonato para o clube. O dia previa um bom jogo entre a AAC e AAUBI, que estavam na disputa pelos 3º e 4º lugares, mas, sob muita chuva, surgiram algumas surpresas. A formação da Covilhã não conformada com o resultado da meia-final frente à AAUM, que terminou em 2-1 para a equipa minhota, entrou com apenas sete jogadores em campo e ergueu uma faixa negra com uma mensagem de protesto. A equipa de arbitragem prosseguiu e deu início à partida que decidiria quem subiria ao pódio. Nem um minuto passou até que o jogo teve que parar, por lesão de um jogador da AAUBI que pediu para sair por não conseguir jogar. No entanto, a equipa da Beira Interior não contava com mais atletas e, por isso, não pôde substituir o jogador lesionado, tornando impossível continuar o jogo e cedendo assim a vitória à AAC, que recebeu o bronze.

Voleibol O IPP venceu pelo terceiro ano consecutivo o campeonato nacional universitário de Voleibol masculino. Quatro finalistas e dois jogos para decidir os três melhores na modalidade, mas uma coisa já era certa – o campeão iria ser do Porto. Economia e Desporto da Universidade do Porto disputavam o 3º lugar, enquanto a Engenharia da Universidade do Porto tentou roubar o título ao IPP, clube que já o detém há três anos. Depois de a AEFADEUP vencer a AEFEP e assegurar a sua presença no pódio, foi tempo para assistir à grande final e fazer claque pela preferida. O IPP entrou com o pé direito e venceu logo os dois primeiros sets, mas a AEFEUP ambicionava o título e não permitiu que o jogo acabasse no 3º. Apoiantes dum lado e do outro do pavilhão apoiavam as suas equipas, mas o IPP mostrou a atitude de campeão que lhe deu a vitória final por 3-1. O Pavilhão Multiusos de Gualtar ecoava cânticos do Minho na final muito disputada entre a AAUM e a AEFADEUP, sendo precisos cinco sets para decidir a partida. Quem disputava também este pódio era a Católica do Porto e a AAUAv, e a vitória da primeira sobre a segunda ditou que o pódio haveria de ser ocupado por equipas do Norte. Hóquei em Patins Hoje foi um dia decisivo para esta modalidade que viu jogar as meias-finais e a final. Mais uma vez, a equipa anfitriã candidatou-se ao ouro e marcou presença na final, mas desta vez não saiu vencedora. A NOVA queria vingar o bronze do ano anterior e ambicionou mais a vitória, vencendo a partida por 5-1. Aqui também a AEFADEUP voltou a subir ao pódio, garantido o 3º lugar com a clara vitória por 10-3 sobre a formação de Aveiro. Basquetebol O Basquetebol foi entregue às equipas da AAUAv. As meninas, já campeãs nacionais universitárias da modalidade, asseguraram o título por mais um ano ao vencerem a AAC por 67-55. Já o Minho deixou passar este pódio à AEFEUP, por uma diferença mínima de um ponto (65-64). O mesmo não aconteceu com a formação minhota masculina que impediu o AEIST de conquistar o bronze (55-53). Aqui, a AEFADEUP voltou a falhar o ouro (68-74) e manteve-se na mesma posição da época anterior.


NEWSLETTER #06 CNU - Fases Finais 2015

OS TEUS RESULTADOS Basquetebol f AEFEUP 65-64 AAUM (3º e 4º lugar) AAC 55-67 AAUAv (FINAL) Basquetebol m AAUM 55-53 AEIST (3º e 4º) (FINAL) AEFADEUP 68-74 AAUAv Futebol 11 AAUBI 0-3 AAC (3º e 4º) (FINAL) AAUM 4-1 AEFADEUP Hóquei em Patins AAUM 5-0 AEFADEUP NOVA 6-3 AAUAv 3º e 4º AEFADEUP 10-3 AAUAv FINAL - AAUM 1-5 NOVA Voleibol f UCP-CRP 2-1 AAUAv AAUM 3-2 AEFADEUP Voleibol m AEFEP 1-3 AEFADEUP AEFEUP 1-3 IPP

SÁBADO, 25 abril


NEWSLETTER #06 CNU - Fases Finais 2015

SÁBADO, 25 abril

SARA BARATA

CAPITÃ VOLEIBOL F AAUM

COMO SE SENTE COM ESTA VITÓRIA E QUAL A EXPECTATIVA PARA O EUROPEU? FOI UMA REEDIÇÃO DA FINAL QUE PERDEMOS NO ANO PASSADO, LOGO O SENTIMENTO É UM POUCO DE VINGANÇA, QUERIAMOS ESTA DESFORRA. AMBAS AS EQUIPAS ESTAVAM MAIS FORTES, MAS A VONTADE FOI MAIOR DA NOSSA PARTE, TIVEMOS UM GRUPO UNIDO. NO EUROPEU VAMOS TENTAR OBTER UM RESULLTADO MELHOR DO QUE NAS EDIÇÕES ANTERIORES.

FÁBIO REGO

CAPITÃO FUTEBOL 11 AAUM

COMO SE SENTE COM ESTA VITÓRIA E QUAL A EXPECTATIVA PARA O EUROPEU? É UM SENTIMENTO FANTÁSTICO TERMOS CONSEGUIDO ALCANÇAR ALGO QUE NUNCA TINHA SIDO FEITO ATÉ AGORA, ESTABELECENDO ASSIM UM MARCO HISTÓRICO NO FUTEBOL UNIVERSITÁRIO DA UMINHO. FOI UM PERCURSO DIFÍCIL, MAS A UNIÃO E ESPIRITO DE SACRIFÍCIO DO GRUPO PERMITIU ULTRAPASSAR TODOS OS OBSTÁCULOS. QUANTO AO CAMPEONATO EUROPEU, VAMOS SEMPRE COM O MESMO PENSAMENTO TENTAR FAZER O MELHOR POSSÍVEL JOGO-A-JOGO, SABENDO QUE O NÍVEL COMPETITIVO É MAIS ELEVADO, MAS ESTABELECENDO DESDE JÁ COMO OBJETIVO ULTRAPASSAR A NOSSA MELHOR CLASSIFICAÇÃO EUROPEIA, QUE FOI O SÉTIMO LUGAR.

MATTHEW MOREIRA CAPITÃO BASQUETEBOL M AAUAV COMO SE SENTE COM ESTA VITÓRIA E QUAL A EXPECTATIVA PARA O EUROPEU? COMO DESDE INÍCIO! CONFIANTE, UNIDOS, HUMILDE E SEMPRE COM UM GRANDE ESPÍRITO DE EQUIPA. SEMPRE ACREDITAMOS QUE ERA POSSÍVEL, TENDO A NOÇÃO DE QUE ISSO IA EXIGIR O MÁXIMO DE CADA UM DE NÓS. A EQUIPA ESTÁ TODA DE PARABÉNS E AGORA É APROVEITAR ESTE MOMENTO ÚNICO QUE SÓ SE VIVE UMA VEZ. QUANTO AO EUROPEU, A EQUIPA ESTÁ COM OS PÉS BEM ASSENTES NA TERRA MAS QUEREMOS APRENDER COM OUTRAS REALIDADES. É TAMBÉM UMA BOA OPORTUNIDADE PARA DISFRUTAR EM EQUIPA (COM TODO O MÉRITO) ESTA EXPERIÊNCIA NUM PAÍS DIFERENTE.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.