12 PASSOSPARA ENTENDERA TEMPORADA
FASHION
TEM GENTE QUE NÃO LIGA MUITO PRA ROUPAS, INDO SEMPRE NO QUE É MAIS BARATO. E HÁ QUEM SE PREOCUPE DEMAIS, GASTANDO TUBOS DE DINHEIRO PARA SEGUIR TENDÊNCIAS. MAS ENTRE A CONFECÇÃO INDUSTRIAL E A ALTA COSTURA EXISTE UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO. PASSANDO POR ATELIÊS DE CRIAÇÃO E COSTURA, PELOS DESFILES DAS PRINCIPAIS SEMANAS DE MODA, E CHEGANDO ÀS VITRINES DE LOJAS POPULARES. ESSE CAMINHO TERMINA SEMPRE NO CABIDE MAIS OU MENOS FASHION DO ARMÁRIO DE ALGUÉM
O que começou como uma simples forma de proteger o corpo das variações de clima acabou se tornando símbolo de status conforme as sociedades se desenvolveram. É que roupas já foram (e continuam sendo) sinônimos de adequação, padronização, rebeldia e diferenciação, entre muitas outras coisas. O fato é que a moda está profundamente inserida na vida das pessoas, mesmo daquelas que torcem o nariz à simples menção da palavra, e a indústria fashion tem um papel fundamental nessa roda viva de novos significados. Agora, ser ou não ser fashionista nem importa mais, porque acima disso está a temporada primavera-verão que surge nas passarelas do Fashion Rio (entre os dias 5 e 10) e da São Paulo Fashion Week (entre os dias 17 e 23), com cobertura do GNT, que traz flashes ao vivo, sempre a partir das 18h. Detalhe: as criações dos maiores estilistas brasileiros podem algumas vezes parecer estranhas, mas de alguma forma, no final, elas influenciarão o que você veste.
1
[ PRÁTICA E TEORIA ]
Para se tornar um profissional da moda, principalmente um designer, é preciso muito mais que vontade e talento. Cursos de graduação em moda formam profissionais de diferentes áreas dentro da moda e são oferecidos por diversas escolas ao redor do mundo. No Brasil, a Faculdade Santa Marcelina foi a primeira a oferecer o curso, reconhecido pelo Ministério da Educação em 1987. Por se tratar de algo recente, a maioria dos estilistas famosos foi aprendiz e contou com a ajuda de mentores com carreira já consolidada. É o caso do argelino Yves Saint Laurent, que aos 17 anos foi trabalhar com Christian Dior. Já o vencedor mais jovem de Project Runway, Christian Sirianno, cursou a faculdade e fez estágios antes da competição, mas desde os 13 já fazia roupas sob encomenda.
2
[ EURECA! ]
Fazer moda não é fazer roupa. É sim um espaço para criatividade que inspira as peças a desfilar pelas ruas, ainda que os pobres mortais não percebam. Tudo isso tem a ver com a inspiração dos estilistas e pode nascer das formas mais diversas. Por exemplo, a obra do fotógrafo norte-americano Slim Aarons já inspirou estilistas como Gianni Versace. Em 2006, um ano após o lançamento do filme O Segredo de Brokeback Mountain, a temporada de Milão apresentou cowboys e cowgirls nas passarelas, inclusive no desfile de Valentino, celebrando um momento importante na luta contra o preconceito aos homossexuais. Na SPFW primavera-verão 2009, Pedro Lourenço se inspirou nos pássaros, mas utilizou apenas materiais ecologicamente corretos. A moda influencia o mundo e o mundo modifica a moda.
FOTO: DIVULGAÇÃO
O
por sarah mund, bruna ferreira e dafne sampaio
44+MONET+JUNHO
75DozePassosModa.indd 44
15/5/2009 15:44:50