Revista de Urbanismo e Meio Ambiente 2019.2

Page 23

Aço A indústria do aço na construção civil

O mercado da construção civil acompanha as tendências mundiais e busca sempre inovar almejando o desenvolvimento com redução de custos efetivos, diminuição no período das obras e aumento do quesito eficiência. A procura por alternativas capazes de conciliar esses 3 importantes pilares conduziu o cenário da construção civil para a utilização de métodos baseados na introdução do aço em suas atividades. O aço é um produto resultado da ligação entre ferro e carbono, podendo ou não ter outros compostos. Na construção civil ele tem bastante aplicabilidade devido às propriedades de resistência que apresenta. É um material que tem a capacidade de vencer grandes vãos, tendo peças de menor dimensão e peso. A utilização do produto também se apoia em um discurso de sustentabilidade defendendo a ideia de que o material que pode ser 100% reciclado além de ser teoricamente menos agressivo ao meio ambiente, visto que reduz o uso da madeira e do concreto na construção, evitando a formação de entulhos que são depositados na natureza.

Processos de produção Apesar dos discursos fortes ao redor da sustentabilidade e possibilidade de reutilização, “A indústria siderúrgica é sistematicamente apontada como uma das mais poluidoras, visto que a mesma é responsável por um grande consumo de energia e recursos naturais não-renováveis, além da produção de diversos efluentes poluentes.” Tais usinas siderúrgicas constituem um dos grandes pilares da indústria brasileira, com forte presença tanto no mercado interno quanto nas exportações do país.

UFRJ| FAU | Urbanismo e meio ambiente | 2019.2 | 23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.